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Passar as lombas em ziguezague

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    Passar as lombas em ziguezague

    Faz sentido o comportamento que vejo por vezes de alguns condutores, que passam as lombas em ziguezague, de forma a que os pneus não passem os dois ao mesmo tempo?

    Isto tem efetivamente alguma vantagem para as suspensões ou é daquelas coisas que o pessoal faz porque vê os outros a fazer?

    #2
    É pior do que passar a direito...


    Cump.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ice Ver Post
      É pior do que passar a direito...


      Cump.
      Olha que tenho ideia exactamente contrária...

      Comentário


        #4
        Já foi amplamente discutido por aqui. Chega-se à conclusão que o melhor é passar a direito.

        É um angulo que a suspensão foi pensada para suportar e envolve menos esforços do conjunto elástico do que passar uma roda de cada vez.

        É um pouco como aquela teoria de aquecer os pneus das motos aquando o arranque


        Cump.

        Comentário


          #5
          Sim. Faz sentido.

          Comentário


            #6
            Dois tópicos recentes onde o assunto já foi discutido :

            http://forum.autohoje.com/forum-gera...uma-lomba.html

            http://forum.autohoje.com/road-book/...o-abordar.html

            Comentário


              #7
              Eu geralmente quando chego à lomba acelero... não é para acelerar?


              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                Eu geralmente quando chego à lomba acelero... não é para acelerar?


                E aceleras em ziguezague ou a direito?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                  E aceleras em ziguezague ou a direito?
                  Sempre em frente!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Já foi amplamente discutido por aqui. Chega-se à conclusão que o melhor é passar a direito.

                    É um angulo que a suspensão foi pensada para suportar e envolve menos esforços do conjunto elástico do que passar uma roda de cada vez.

                    É um pouco como aquela teoria de aquecer os pneus das motos aquando o arranque


                    Cump.
                    Essa teoria não faz sentido, até porque dizes aí umas palavras bonitas mas com pouco sentido técnico. Nem sei o que é isso do conjunto elástico.

                    Quando sobes uma lomba com uma roda de cada vez, o impacto sobre os componentes de cada suspensão é inferior. Basta pensar que, quando atacamos a lomba de frente, o centro de massa da viatura vai subir abruptamente com a subida das duas rodas simultaneamente. Essa subida repentina do centro de massa resulta em esforços avultados nos componentes da suspensão (e não só, também na direcção e transmissão).

                    Quando subimos com uma roda de cada vez, a subida do centro de massa da viatura (e posterior descida) é mais suave, resultando em esforços inferiores nos componentes da suspensão (e em todos os outros).

                    Aliás, basta tirar o rabo da cadeira e ires testar por ti, quando passas com a viatura de lado o carro passa mais suavemente.

                    Quanto ao ângulo que a suspensão foi pensada para suportar, esquece lá isso. De facto a roda sobe um bocado de lado, fazendo esforços oblíquos na suspensão...até pode parecer que esses esforços são maus para a suspensão, mas não são diferentes dos esforços que a suspensão sofre em curva Aliás, em curva serão muitíssimo superiores.

                    Comentário


                      #11
                      Depende do efeito que se queira ter com o passageiro do lado... por norma só decido na hora

                      Comentário


                        #12
                        Epá, não tive intençõs de embelezar a coisa. Apenas foram palavras que ficaram aquando a leitura dos tópicos atrás mencionados sobre este tema.

                        Eu também tinha ideia que uma roda de cada vez seria, a longo prazo, menos penoso para o suspensão. Depois fiquei com a ideia que estava errado. Agora já não sei e honestamente não me apetece estar a ler outra vez os mesmos tópicos...

                        Continuo no entanto 100% certo (ok, a não ser que o carro flutue), que dará sempre mais desgaste à viatura


                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Essa teoria não faz sentido, até porque dizes aí umas palavras bonitas mas com pouco sentido técnico. Nem sei o que é isso do conjunto elástico.

                          Quando sobes uma lomba com uma roda de cada vez, o impacto sobre os componentes de cada suspensão é inferior. Basta pensar que, quando atacamos a lomba de frente, o centro de massa da viatura vai subir abruptamente com a subida das duas rodas simultaneamente. Essa subida repentina do centro de massa resulta em esforços avultados nos componentes da suspensão (e não só, também na direcção e transmissão).

                          Quando subimos com uma roda de cada vez, a subida do centro de massa da viatura (e posterior descida) é mais suave, resultando em esforços inferiores nos componentes da suspensão (e em todos os outros).

                          Aliás, basta tirar o rabo da cadeira e ires testar por ti, quando passas com a viatura de lado o carro passa mais suavemente.

                          Quanto ao ângulo que a suspensão foi pensada para suportar, esquece lá isso. De facto a roda sobe um bocado de lado, fazendo esforços oblíquos na suspensão...até pode parecer que esses esforços são maus para a suspensão, mas não são diferentes dos esforços que a suspensão sofre em curva Aliás, em curva serão muitíssimo superiores.
                          E basta pensar numa coisa...a direito a superfície percorrida é menor, logo a passagem é mais brusca. Passar "de lado" é o inverso.

                          Em todo o caso só tenho por hábito diminuir a velocidade, a não ser que sejam lombas acentuadas/mal feitas (autênticas elevações feitas à parva).

                          Comentário


                            #14
                            OK abordagem diagonal portanto.

                            Entretanto falaram aqui de um tema ligeiramente diferente mas também interessante: algumas pessoas desviam-se da lomba e só passam por ela com um lado do carro. Atenção não pisem nenhum traço contínuo nesse caso. Conheço quem o tenha feito, para evitar acordar a filha que ia a dormir e foi multado. O polícia foi insensível a essa questão e com a discussão a criança acabou por acordar mesmo. :D

                            Comentário


                              #15
                              Sobre lombas e atitude dos condutores, do melhor que tenho visto mesmo, é travar e passar na lomba com o pé no travão.

                              Eu se for distraido travo o que puder bem longe da lomba e tiro o pé antes de passar por cima, passo sempre a direito.

                              Comentário


                                #16
                                Pensem só nisto, ao subir um passeio como é que custa mais?

                                A. De frente, o mais perpendicular possível.

                                B. O mais paralelo possível ao passeio.

                                Comentário


                                  #17
                                  E se eu vos disser que passam nas lombas na diagonal porque 99% dos casos, elas estão "danificadas" e têm buracos onde efectivamente não há lomba? Logo, muitos condutores passam na diagonal para que só um pneu de cada eixo tenha de passar pela lomba.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Passo na diagonal em praticamente qualquer lomba. Sinto que é menos custoso para a direcção e suspensão, e é mais confortável para os ocupantes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A única justificação que vejo para subir uma lomba na diagonal, é para evitar que um carro muito baixo raspe. Mas tirando essa eventualidade, nem me dava ao trabalho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                        E aceleras em ziguezague ou a direito?
                                        de traseira e depois de passar largar o volante é que é...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só se o carro raspar. Caso contrário passar a direito distribui o esforço...e se for a uma velocidade moderada quase não a sentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem, os meus carros têm suspensão independente atrás. Se conseguir desviar-me de um lado, o outro não sofre nada.

                                            Depois é uma questão de equilibrar o número de desvios para a direita com o número de desvios para a esquerda, que é para os componentes da suspensão se desgastarem da mesma maneira.

                                            Comentário


                                              #23
                                              chegas a lomba, carregas no travão e passas devagarinho. é menos custoso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                Bem, os meus carros têm suspensão independente atrás. Se conseguir desviar-me de um lado, o outro não sofre nada.

                                                Depois é uma questão de equilibrar o número de desvios para a direita com o número de desvios para a esquerda, que é para os componentes da suspensão se desgastarem da mesma maneira.

                                                Se tiveres retirado a barra estabilizadora não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ao menos de mota é dar gás...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    dependendo do carro em que vou por vezes até acelero

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      dependendo do carro em que vou por vezes até acelero
                                                      Ah! Afinal não sou só eu!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu travo, bem, antes da lomba, assim passo-a com suspensão "aliviada" e não em carga.

                                                        jbarbosa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Giro giro é travar até bloquear ou actuar o ABS, com pressão baixa nos pneus.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                                            Se tiveres retirado a barra estabilizadora não.
                                                            OK, um deles não tem estabilizadora atrás. Com esse ainda me safo!!

                                                            Comentário

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