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Óleo acima do nível Máximo nos carro a Gasolina.

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    Óleo acima do nível Máximo nos carro a Gasolina.

    Bom Dia,

    Tenho um Honda Jazz e tive de mudar o óleo do carro numa oficina, mas por minha surpresa o óleo passou o nível máximo, sabendo eu que eles tinham colocado o óleo na medida correcta já a contar com o filtro.

    Fui à oficina e eles disseram que as vezes esconde oleo na parte de cima o motor para não me preocupar!!!

    Venho aqui pedir a vossa ajuda para ver se tenho mesmo que exigir que me tirem o óleo.

    Aqui está uma foto tirada hoje de manhã com o carro nivelado e frio.

    IMG_20150204_092104.jpg


    Abraço a Todos

    #2
    Não sou nenhum expert na matéria mas sempre me disseram que acima do nível não faz nada bem. Agora o porquê já temos que esperar pelos especialistas.

    Comentário


      #3
      Estou com o Fraga, além de que nunca ouvi tal coisa. Se mudaram o óleo, e está acima do nível, na minha opinião, convém retirar o excesso.

      Comentário


        #4
        Pelo que pude perceber da foto não me parece nada de mal se a mesma foi tirada a frio depois de umas horas de repouso, agora se a foto tivesse sido tirada já depois de o motor estar quente já me parecia um bocado mal e pelo sim pelo não mandava tirar o excesso

        Qualquer Midas que tenha uma maquina de sucção de óleo tira o excesso sem te cobrar nada!

        Mas repito se essa foto foi a frio está bem, obviamente que escorre sempre óleo do motor para o cárter quando o carro fica em repouso algumas horas!

        O problema de ter óleo em demasia num cárter tem a ver com a alteração das pressões recomendadas que uma situação dessas pode causar!
        O que obviamente pode estragar!
        Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 12:35.

        Comentário


          #5
          Tem bastante óleo a mais e já está escuro...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Farang Ver Post
            Tem bastante óleo a mais e já está escuro...
            Bem quanto à cor do mesmo, dependendo do tipo de óleo, efectivamente se fez pouquissimos Kms depois da muda, o mesmo devia ter uma cor mais clara, mas isso há muitos factores que podem justificar a cor mais escurecida.......


            Pela foto aposto que com o motor em funcionamente o nível desce para o máximo ou para abaixo do máximo, se for isto, não tem qualquer problema a quantidade em causa e desafio quem me conseguir provar que tem

            Agora se o nível se mantiver um pouco acima do máximo com o motor em funcionamento, já muda um pouco a perspectiva...
            Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 12:45.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post

              Agora se o nível se mantiver um pouco acima do máximo com o motor em funcionamento, já muda um pouco a perspectiva...
              Eu sempre ouvi dizer que o óleo se mede a frio (e as marcas são calibradas para isso). Logo o que estás a dizer está errado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Eu sempre ouvi dizer que o óleo se mede a frio (e as marcas são calibradas para isso). Logo o que estás a dizer está errado.
                Repito que o que estou a dizer não está errado, eu estou a falar em fazer mal, não estou a falar em como se mede o nível do óleo

                Uma coisa é como se afere o nível de óleo e isso já agora varia de manual para manual , sendo que a maioria em que se mede pela vareta é 5m depois de desligar o carro!

                Outra coisa é saber até que ponto o excesso de óleo no cárter pode motivar eventuais alterações de pressão do óleo!

                Ao criador do tópico, sugiro que na dúvida mande tirar o excesso, volto a dizer que numa Midas ou outra oficina com máquina de sucção normalmente fazem isso de borla......

                Mas continuo a dizer que aquele excesso não deverá ser suficiente para transbordar do cárter com motor em funcionamento! Que na realidade é que pode efectivamente fazer mal! Daí falar em medir a quente, para tirar as dúvidas!
                Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 13:41.

                Comentário


                  #9
                  Antes da nossa preocupação intensa em que os carros façam de conta que não poluam os motores tinham "fusiveis" que permitiam queimar o excesso de óleo evitando maiores problemas.
                  Hoje em dia creio que esta situação já não acontece devido a danificar emissões e sistemas como o catalisador.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                    Eu sempre ouvi dizer que o óleo se mede a frio (e as marcas são calibradas para isso). Logo o que estás a dizer está errado.
                    A grande maioria dos carros que tem medidores digitais e electrónicos, apenas faz a medição a quente.

                    Quanto à vareta, sempre ouvi muitas histórias, 100% a frio, depois de umas voltas de motor, etc etc

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas respostas pessoal.

                      Eu medi hoje de manhã o carro esteve parado umas 9 horas, sempre tive a ideia de medir com o carro a frio.

                      Na oficina mediram o óleo com o carro quente, e estava assim:

                      oleo_2.jpg

                      Na Midas tiram de borla? como é que isso é possível? Não custa nada perguntar, quando poder aqui no trabalho vou fazer um telefonema para eles.

                      Ps: Colocaram Óleo 10w-40 da Helix e filtro da Purflux ( fui eu que trouxe este material ) o carro só fez 1.000 km após a mudança, se isso.

                      Mais uma vez obrigado pelas ajudas

                      Comentário


                        #12
                        Ligeiramente acima também não será razão para alarme, mas a situação inversa será sempre melhor...

                        Carros com cárteres pequenos basta um descuido/carro desnivelado. O jazz creio que leva 3.5L. Se quiseres ficar descansado retira o excesso.


                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Ok com essa nova indicação só te posso dizer para mandar tirar o excesso, na Midas normalmente fazem de borla...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
                            Obrigado pelas respostas pessoal.

                            Eu medi hoje de manhã o carro esteve parado umas 9 horas, sempre tive a ideia de medir com o carro a frio.

                            Na oficina mediram o óleo com o carro quente, e estava assim:

                            [ATTACH]127908[/ATTACH]

                            Na Midas tiram de borla? como é que isso é possível? Não custa nada perguntar, quando poder aqui no trabalho vou fazer um telefonema para eles.

                            Ps: Colocaram Óleo 10w-40 da Helix e filtro da Purflux ( fui eu que trouxe este material ) o carro só fez 1.000 km após a mudança, se isso.

                            Mais uma vez obrigado pelas ajudas
                            Ok, com essa nova foto só te posso dizer para mandar tirar o excesso, na Midas normalmente fazem de borla, não é um serviço tabelado e se tiverem máquina, tempo e vontade, fazem isso sem cobrar....

                            Comentário


                              #15
                              Pois, pode não ser nada de alarmante, vou ver na Midas se não vou mesmo à oficina exigir que me retirem.

                              É de 3,5 l sim ;) e ainda guardei o restante oleo 1,5 l

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
                                Obrigado pelas respostas pessoal.

                                Eu medi hoje de manhã o carro esteve parado umas 9 horas, sempre tive a ideia de medir com o carro a frio.

                                Na oficina mediram o óleo com o carro quente, e estava assim:

                                [ATTACH]127908[/ATTACH]

                                Na Midas tiram de borla? como é que isso é possível? Não custa nada perguntar, quando poder aqui no trabalho vou fazer um telefonema para eles.

                                Ps: Colocaram Óleo 10w-40 da Helix e filtro da Purflux ( fui eu que trouxe este material ) o carro só fez 1.000 km após a mudança, se isso.

                                Mais uma vez obrigado pelas ajudas

                                Esse oleo é que nao é o mais indicado, todos os hondas recentes já nao usam 10w-40.

                                Está no manual como aceitavel mas não é o mais recomendado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não acho essa quantidade a mais probelmática (conheço bem as varetas da Honda). Eu deixava o carro andar assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a frio tinha essa quantidade toda (e é a frio que se verifica o nível), é por sí só problema.
                                    As marcas da vareta são para ser religiosamente seguidas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sempre sabes que o motor está a ser bem banhado

                                      Óleo a mais não é propriamente bom, e acho isso um bocado elevado. Sempre um esforço adicional aos retentores que pode dar despesa no futuro.

                                      Mas há maneiras caseiras de resolver isso, compras uma bomba de aspiração manual e tiras o excesso pela vareta, tiras o filtro de óleo e despachas o conteúdo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ou então verifica o oleo muiiitas vezes até ficar a nível


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é uma diferença mínima. Normalmente o intervalo é de um litro, isso nem meio litro é, nem 1/4 deve ser.

                                          Comentário


                                            #22
                                            não sendo professional de motores acho que se a vareta tem 2 marcas um minimo e um maximo os mesmos devem ser respeitados !!

                                            caso contrario uma só indicação chegava e sobrava!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Se a frio tinha essa quantidade toda (e é a frio que se verifica o nível), é por sí só problema.
                                              As marcas da vareta são para ser religiosamente seguidas.
                                              Eu não afirmei o que afirmei, de cor

                                              Sei que existe um máximo e um minimo e que deve ser cumprido, mas neste caso devem ser uns 300-400 ml a mais.

                                              Todos os meus carros, de variadas marcas, vêm sempre das revisões (na marca) com um pouco de óleo a mais. Várias vezes questionei sobre esse facto, e inclusivamente na Toyota referiam que o óleo colocado era na quantidade que a marca indicava e era automático nas máquinas.

                                              Vale o que vale, eu sei, mas nenhum deles me deu problemas e muitos deles fizeram mais de 150 mil Km´s.

                                              Acho que, se for uma pequena quantidade, não existe stress. Agora se for o dobro da vareta MIN-MAX, claro, assim existe um problema!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                Ou então verifica o oleo muiiitas vezes até ficar a nível


                                                Cump.
                                                Já me tinham dito essa

                                                O carro andou sempre com o 10w-40 quando o comprei em 2 mão já tinha levado esse oleo. E na oficina dissem para nao mudar, o carro já tem 11 anos com as pequenas folgas e tudo não é aconselhável este oleo?

                                                Em ralação ao nível...não sei mesmo o que fazer, o mecânico disse isso mesmo que deve ter 400 ml a mais que não fazia mal.
                                                Mas depois pensei nessa questão da pressão e esforço, se futuramente não dá o berro de alguma coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Faz o seguinte, espreita o filtro de ar, tira-o e vê se o tubo de admissão tem óleo. O excesso de óleo costuma sair por aí, até há um buraquinho próprio para se isso acontecer não ir para o filtro de ar.

                                                  Aposto que está tudo seco...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vamos lá esclarecer umas coisas :


                                                    1 - É errado assumir que é imperativamente a frio que se verifica o nível, por favor ponham isso na cabeça, porque só induz a malta em erro, já disse e volto a dizer depende de manual para manual, sendo que em muitos casos vem no manual para verificar 5m depois de desligar o motor, isto nunca na vida é com o motor frio......

                                                    2 - Quanto ao fazer mal o excesso é uma questão muito subjectiva, depende do excesso

                                                    3 - O facto de ter óleo acima do máximo com o motor frio depois de largas horas de repouso, não é de todo indicativo que vá fazer mal, depende e só se a pressão de óleo é a ideal com o motor em funcionamento! E isso só pode ser aferido com exactidão em carros com sensor e manómetro de pressão do óleo ou de forma mais rudimentar a olhómetro, percebendo se os níveís máximos no cárter não são ultrupassados com o motor em funcionamento e á temperatura normal de funcionamento!

                                                    4 - Jogando pelo seguro e se limite máximo é ultrupassado com o motor quente, tira-se o excesso.
                                                    Editado pela última vez por Italiaspeed; 04 February 2015, 14:51.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                      Eu sempre ouvi dizer que o óleo se mede a frio (e as marcas são calibradas para isso). Logo o que estás a dizer está errado.
                                                      É um bocado "à vontade do freguês", conforme a marca.

                                                      Nos vários carros que passaram lá por casa, a maioria dos manuais dizia para ver o nível do óleo na vareta após o motor estar parado algumas horas, (vários Renault, dois Rover, um Seat Leon, um Land Rover)

                                                      Mas também já por lá passou um Polo 1.2 em que o manual recomendava ver o nível com o motor ainda morno (5 min depois de desligar).

                                                      Mesmo dentro do grupo VAG (Seat e VW), há contradições...

                                                      Apesar disso, eu sempre vi com os motores frios (mesmo no Polo).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                        Eu não afirmei o que afirmei, de cor

                                                        Sei que existe um máximo e um minimo e que deve ser cumprido, mas neste caso devem ser uns 300-400 ml a mais.

                                                        Todos os meus carros, de variadas marcas, vêm sempre das revisões (na marca) com um pouco de óleo a mais. Várias vezes questionei sobre esse facto, e inclusivamente na Toyota referiam que o óleo colocado era na quantidade que a marca indicava e era automático nas máquinas.

                                                        Vale o que vale, eu sei, mas nenhum deles me deu problemas e muitos deles fizeram mais de 150 mil Km´s.

                                                        Acho que, se for uma pequena quantidade, não existe stress. Agora se for o dobro da vareta MIN-MAX, claro, assim existe um problema!
                                                        Eu não respondi com base no que disseste.

                                                        De qualquer forma, se há cosia que aprendi foi que se deve respeitar as coisas que os engenheiros fazem.
                                                        A vareta tem 2 marcas que aferem o nível minimo e máximo do óleo, logo, essas marcas devem ser respeitadas, na minha opinião.
                                                        Claro que 1mm a mais na vareta corresponde a uns mililitros a mais no cárter e existem semrpe margens de tolerância, no entanto, se se vir bem a imagem, estamos a falar de quase 50% entre o nível minimo e máximo que tem a mais.
                                                        Não sabendo eu a quantidade que lá está e sabendo que a diferença entre o min e o máx anda à volta de 1 litro (mais mililitro, menos mililitro), ter 400 a 500 mL a mais não me parece o mais correcto.

                                                        No que toca á quantidade que colocam, o problema é que nunca o óleo escorre por inteiro.
                                                        Há sempre zona onde o óleo fica empoçado.

                                                        Nunca tiveste problemas e ainda bem, mas nunca sabendo, não andaria com um motor da forma como é apresentado neste tópico.

                                                        mas também como não sou nenhum vidrinho de cheiro, não seria por passar 1 ou 2mm que ia fazer este texto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Podem chamar-me picuinhas... Mas carro meu não anda com óleo a mais.

                                                          Para começar como disse, é logo os retentores com maior esforço devido à maior pressão que o óleo a mais vai causar, se o carro já tiver uns km, facilmente se tem fugas de óleo e isso é sempre € a mais a sair.

                                                          Depois a questão de ele queimar o excesso, isso pode causar desgaste nos segmentos.

                                                          Se a oficina retira o excesso sem levar mais (e não tem nada de levar, foi problema da oficina) eu pedia sem dúvida para retirar. Se não se quiser ir à oficina, basta sacar o filtro de óleo e retirar o seu conteúdo, que leva o nível para o normal.

                                                          Geralmente mete-se óleo a mais, quem não está minimamente com atenção ao que está a fazer, até porque levar mesmo ao nível as vezes são 10-15 minutos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso não é nada. Antes a mais, do que com falta dele. É a chamada pintelhice.

                                                            Comentário

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