Boas a todos,
Devido a umas questões, ontem, tive de me deslocar à Opel, como estava folgado de trabalho, aproveitei e dei uma saída mais cedo para apanhar a Santogal de Paço D’Arcos aberta, quem conhece o Stand, sabe que ao lado, existe a Bmw e a MINI, quando lá cheguei, a Opel já lá não estava, entrei na Bmw para perguntar o que tinha acontecido, resumindo, tinha mudado de instalações para o Cacém, mas já que ali estava, aproveitei para conhecer a nova geração do MINI Cooper (que é um carro sobre o qual nutro bastante interesse) e ver algumas opções Bmw Premium Selection.
Ao falar com o comercial que estava na zona MINI, e referenciando que, a curto e médio prazo, não pretendo fazer compras automóveis, aproveitei para conhecer o MINI e perceber os preços que o mesmo tem, depois entrei lá num One D só para conhecer o novo interior e blá blá blá.
Após isso, aproveitei para ver os Bmw Premium Selection, disse que carro tinha e que gostava de ver os Série 1, visto que havia lá um Série 1 E87 120d que me tinha deixado a . O comercial, muito acessível, mostrou-me o tal 120d Pack M da geração anterior e levou também a chave de um 116d Efficient Dynamics da geração atual para ver as diferenças.
Resumindo, 120d E87, 5 portas, Pack M, Jantes de 18”, Bi-Xenon e todo o equipamento essencial mas sem navegação, 45 mil kms, de 2010, 22500€ com retoma. Sem retoma baixava um pouco.
116d F20 de 2014 estavam lá uns quantos, Line Sport, com bastantes poucos kms, tudo a 24950€.
Avaliou o meu Astra Sport Van 1.9 CDTI 150cv e não estive para o fazer perder mais tempo, visto que não tinha interesse em comprar (estive lá uns 20 minutos se tanto). Tudo porreiro, obrigado e bom fim-de-semana.
No regresso para casa vinha a pensar, e sem querer puxar a brasa à minha sardinha, lembrei-me de um carro que vi aqui há uns meses, precisamente um Opel Astra GTC 1.9 CDTI de 150cv, 2007, cerca de 150 mil kms, todo original, equipamento de série com um ou outro extra “normal”, como sensores de parqueamento e afins, mas sem Xenon, revisões tudo pipi e tal, mas falamos de um carro usado com 150 mil kms e o dono parecia ser cuidadoso, o carro tinha tudo em ordem e foi trocado por um Audi TT-S. Preço: 8800€ negociados sem retoma.
Vinha-me a questionar se compensará esta diferença de ~13 mil € de um carro para o outro, no fundo, são os dois segmentos C, tem os dois motores “interessantes” (o Bmw nem se compara, são 177cv vs 150cv), têm os dois um apelo à desportividade, o equipamento é semelhante, são carros +/- da mesma geração.
É óbvio que o Bmw está quase novo, tem 45 mil kms e é de 2010, tem uma garantia de 2 anos associada e é um carro com algumas valências acima do Astra, nomeadamente prazer de condução, chassis, performances e consumos, bem como algum equipamento.
É óbvio que o Astra tem mais 3 anos, tem 150 mil kms (já andou bem), não tem nenhuma garantia associada e é menos equipado que o Bmw.
O Bmw tem uma série de valências superiores ao Astra, mas a verdade é que já conduzi um 118d (sem Pack M, versão de 143cv) e agora sou proprietário de um Astra 1.9 CDTI 150cv e não notei assim nada de especial no 118d ou no Série 1 em geral, que me faça pagar mais 13 mil € por ele.
É que com o valor do Bmw, compro 2,5 Astras, que no fundo, acaba por ser um carro semelhante.
Com isto questiono, será que no mercado de usados, compensará pagar a mais algumas disparidades entre modelos? Isto é um mero exemplo, mas não faltarão outros. Qual seria a razão lógica e racional para levar o 120d para casa? Apenas e só o facto de ser mais novo, com garantia, com menos kms e um carro que é algo superior mas não uma diferença enooorme? Mas isso vale 13 mil €?
Acho que é um caso a pensar...
Devido a umas questões, ontem, tive de me deslocar à Opel, como estava folgado de trabalho, aproveitei e dei uma saída mais cedo para apanhar a Santogal de Paço D’Arcos aberta, quem conhece o Stand, sabe que ao lado, existe a Bmw e a MINI, quando lá cheguei, a Opel já lá não estava, entrei na Bmw para perguntar o que tinha acontecido, resumindo, tinha mudado de instalações para o Cacém, mas já que ali estava, aproveitei para conhecer a nova geração do MINI Cooper (que é um carro sobre o qual nutro bastante interesse) e ver algumas opções Bmw Premium Selection.
Ao falar com o comercial que estava na zona MINI, e referenciando que, a curto e médio prazo, não pretendo fazer compras automóveis, aproveitei para conhecer o MINI e perceber os preços que o mesmo tem, depois entrei lá num One D só para conhecer o novo interior e blá blá blá.
Após isso, aproveitei para ver os Bmw Premium Selection, disse que carro tinha e que gostava de ver os Série 1, visto que havia lá um Série 1 E87 120d que me tinha deixado a . O comercial, muito acessível, mostrou-me o tal 120d Pack M da geração anterior e levou também a chave de um 116d Efficient Dynamics da geração atual para ver as diferenças.
Resumindo, 120d E87, 5 portas, Pack M, Jantes de 18”, Bi-Xenon e todo o equipamento essencial mas sem navegação, 45 mil kms, de 2010, 22500€ com retoma. Sem retoma baixava um pouco.
116d F20 de 2014 estavam lá uns quantos, Line Sport, com bastantes poucos kms, tudo a 24950€.
Avaliou o meu Astra Sport Van 1.9 CDTI 150cv e não estive para o fazer perder mais tempo, visto que não tinha interesse em comprar (estive lá uns 20 minutos se tanto). Tudo porreiro, obrigado e bom fim-de-semana.
No regresso para casa vinha a pensar, e sem querer puxar a brasa à minha sardinha, lembrei-me de um carro que vi aqui há uns meses, precisamente um Opel Astra GTC 1.9 CDTI de 150cv, 2007, cerca de 150 mil kms, todo original, equipamento de série com um ou outro extra “normal”, como sensores de parqueamento e afins, mas sem Xenon, revisões tudo pipi e tal, mas falamos de um carro usado com 150 mil kms e o dono parecia ser cuidadoso, o carro tinha tudo em ordem e foi trocado por um Audi TT-S. Preço: 8800€ negociados sem retoma.
Vinha-me a questionar se compensará esta diferença de ~13 mil € de um carro para o outro, no fundo, são os dois segmentos C, tem os dois motores “interessantes” (o Bmw nem se compara, são 177cv vs 150cv), têm os dois um apelo à desportividade, o equipamento é semelhante, são carros +/- da mesma geração.
É óbvio que o Bmw está quase novo, tem 45 mil kms e é de 2010, tem uma garantia de 2 anos associada e é um carro com algumas valências acima do Astra, nomeadamente prazer de condução, chassis, performances e consumos, bem como algum equipamento.
É óbvio que o Astra tem mais 3 anos, tem 150 mil kms (já andou bem), não tem nenhuma garantia associada e é menos equipado que o Bmw.
O Bmw tem uma série de valências superiores ao Astra, mas a verdade é que já conduzi um 118d (sem Pack M, versão de 143cv) e agora sou proprietário de um Astra 1.9 CDTI 150cv e não notei assim nada de especial no 118d ou no Série 1 em geral, que me faça pagar mais 13 mil € por ele.
É que com o valor do Bmw, compro 2,5 Astras, que no fundo, acaba por ser um carro semelhante.
Com isto questiono, será que no mercado de usados, compensará pagar a mais algumas disparidades entre modelos? Isto é um mero exemplo, mas não faltarão outros. Qual seria a razão lógica e racional para levar o 120d para casa? Apenas e só o facto de ser mais novo, com garantia, com menos kms e um carro que é algo superior mas não uma diferença enooorme? Mas isso vale 13 mil €?
Acho que é um caso a pensar...
Comentário