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Compensarão alguns diferenciais de valores no mercado de usados?

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    [Mercado] Compensarão alguns diferenciais de valores no mercado de usados?

    Boas a todos,

    Devido a umas questões, ontem, tive de me deslocar à Opel, como estava folgado de trabalho, aproveitei e dei uma saída mais cedo para apanhar a Santogal de Paço D’Arcos aberta, quem conhece o Stand, sabe que ao lado, existe a Bmw e a MINI, quando lá cheguei, a Opel já lá não estava, entrei na Bmw para perguntar o que tinha acontecido, resumindo, tinha mudado de instalações para o Cacém, mas já que ali estava, aproveitei para conhecer a nova geração do MINI Cooper (que é um carro sobre o qual nutro bastante interesse) e ver algumas opções Bmw Premium Selection.

    Ao falar com o comercial que estava na zona MINI, e referenciando que, a curto e médio prazo, não pretendo fazer compras automóveis, aproveitei para conhecer o MINI e perceber os preços que o mesmo tem, depois entrei lá num One D só para conhecer o novo interior e blá blá blá.

    Após isso, aproveitei para ver os Bmw Premium Selection, disse que carro tinha e que gostava de ver os Série 1, visto que havia lá um Série 1 E87 120d que me tinha deixado a . O comercial, muito acessível, mostrou-me o tal 120d Pack M da geração anterior e levou também a chave de um 116d Efficient Dynamics da geração atual para ver as diferenças.

    Resumindo, 120d E87, 5 portas, Pack M, Jantes de 18”, Bi-Xenon e todo o equipamento essencial mas sem navegação, 45 mil kms, de 2010, 22500€ com retoma. Sem retoma baixava um pouco.

    116d F20 de 2014 estavam lá uns quantos, Line Sport, com bastantes poucos kms, tudo a 24950€.

    Avaliou o meu Astra Sport Van 1.9 CDTI 150cv e não estive para o fazer perder mais tempo, visto que não tinha interesse em comprar (estive lá uns 20 minutos se tanto). Tudo porreiro, obrigado e bom fim-de-semana.

    No regresso para casa vinha a pensar, e sem querer puxar a brasa à minha sardinha, lembrei-me de um carro que vi aqui há uns meses, precisamente um Opel Astra GTC 1.9 CDTI de 150cv, 2007, cerca de 150 mil kms, todo original, equipamento de série com um ou outro extra “normal”, como sensores de parqueamento e afins, mas sem Xenon, revisões tudo pipi e tal, mas falamos de um carro usado com 150 mil kms e o dono parecia ser cuidadoso, o carro tinha tudo em ordem e foi trocado por um Audi TT-S. Preço: 8800€ negociados sem retoma.

    Vinha-me a questionar se compensará esta diferença de ~13 mil € de um carro para o outro, no fundo, são os dois segmentos C, tem os dois motores “interessantes” (o Bmw nem se compara, são 177cv vs 150cv), têm os dois um apelo à desportividade, o equipamento é semelhante, são carros +/- da mesma geração.

    É óbvio que o Bmw está quase novo, tem 45 mil kms e é de 2010, tem uma garantia de 2 anos associada e é um carro com algumas valências acima do Astra, nomeadamente prazer de condução, chassis, performances e consumos, bem como algum equipamento.

    É óbvio que o Astra tem mais 3 anos, tem 150 mil kms (já andou bem), não tem nenhuma garantia associada e é menos equipado que o Bmw.
    O Bmw tem uma série de valências superiores ao Astra, mas a verdade é que já conduzi um 118d (sem Pack M, versão de 143cv) e agora sou proprietário de um Astra 1.9 CDTI 150cv e não notei assim nada de especial no 118d ou no Série 1 em geral, que me faça pagar mais 13 mil € por ele.

    É que com o valor do Bmw, compro 2,5 Astras, que no fundo, acaba por ser um carro semelhante.

    Com isto questiono, será que no mercado de usados, compensará pagar a mais algumas disparidades entre modelos? Isto é um mero exemplo, mas não faltarão outros. Qual seria a razão lógica e racional para levar o 120d para casa? Apenas e só o facto de ser mais novo, com garantia, com menos kms e um carro que é algo superior mas não uma diferença enooorme? Mas isso vale 13 mil €?

    Acho que é um caso a pensar...

    #2
    Na minha opinião estás a comparar dois carros com características muito diferentes, em termos de Kms e idade, o que distorce completamente as tuas conclusões.

    Quanto aos preços: é o que as pessoas estão dispostas a dar. Já se sabe que as marcas premium mais desejadas vêm os valores subir, por vezes de forma quase irracional...

    Comentário


      #3
      Deve compensar a quem os estabelece (stand), à partida há handicap no mercado novo que é a dupla tributação fiscal que distorce no imediato a oferta de carro.

      A consequência é adulterar o preço de carro em mercado de usado, um exercício rápido é observar preço de um dito premium no mercado espanhol, francês ou alemão, é dado em comparação directa ao aqui praticado, a par do próprio poder de compra aí detido pelo consumidor.

      Ou a raridade de se observar um qualquer carro novo acima de 2.0cc no velho parque automóvel nacional é mera coincidência?, não deve ser.

      Comentário


        #4
        Olha lá pá...então vindes do campo à cidade e não me foste fazer uma visita ? Mau !!!

        Comentário


          #5
          Para mim é mais relevante comparares por exemplo as diferenças entre um 318d touring c 4 anos e uma Mondeo com a mesma idade. Vale a pena os 2 a 4k de diferença q por vezes existe?
          Por mais q goste de automóveis o meu lado racional não consegue fugir a isto.

          Comentário


            #6
            Granda testamento

            Eu li tudo porque gosto dos teus posts e tópicos

            Sinceramente parece-me tudo normal.

            Há a diferença de idade, de km, de credibilidade de quem vende, de marca e de produto.

            O BMW 120d se fosse de 2007 e com 150 mil km em vez de 22.500 pediam 13.500 por ele, se fosse um particular pedia 12.500 e vendia-o por 11.500, pelo que já não está muito distante dos 9.000 do Opel

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Para mim é mais relevante comparares por exemplo as diferenças entre um 318d touring c 4 anos e uma Mondeo com a mesma idade. Vale a pena os 2 a 4k de diferença q por vezes existe?
              Por mais q goste de automóveis o meu lado racional não consegue fugir a isto.
              Dependendo de algumas coisas, vale.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                Olha lá pá...então vindes do campo à cidade e não me foste fazer uma visita ? Mau !!!
                Oh homem, eu já vivo na cidade há praticamente 1 ano E eu não sei onde andas, mas vivo perto daquele que acho que foi o teu primeiro "stander" e que corresponde ao Nick que ainda hoje ostentas . Quando houver Polos GTI para test-drive eu passo aí, eu meto gasolina no carro.

                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Para mim é mais relevante comparares por exemplo as diferenças entre um 318d touring c 4 anos e uma Mondeo com a mesma idade. Vale a pena os 2 a 4k de diferença q por vezes existe?
                Por mais q goste de automóveis o meu lado racional não consegue fugir a isto.
                Afinal não sou o único a pensar desta forma.

                Basicamente é a velha questão da relação custo / benefício, eu gosto de carros, mas a verdade é mesmo essa que dizes. E acho que a Bmw é uma marca onde isso acontece com muita frequência...

                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Granda testamento

                Eu li tudo porque gosto dos teus posts e tópicos

                Sinceramente parece-me tudo normal.

                Há a diferença de idade, de km, de credibilidade de quem vende, de marca e de produto.

                O BMW 120d se fosse de 2007 e com 150 mil km em vez de 22.500 pediam 13.500 por ele, se fosse um particular pedia 12.500 e vendia-o por 11.500, pelo que já não está muito distante dos 9.000 do Opel
                Eu não estou a dizer que haja uma anormalidade, mas gostava de saber até que ponto certas disparidades de valores no mercado de usados justificam isso mesmo.
                Um 120d de 2007 com cerca de 150 mil kms, ainda rondam valores de 15 a 17 no site habitual... Isto vendidos por stand. A Bmw, mesmo com o problema do N47, continua a ter uma desvalorização soft face a outras marcas, estou a ver.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Na minha opinião estás a comparar dois carros com características muito diferentes, em termos de Kms e idade, o que distorce completamente as tuas conclusões.

                  Quanto aos preços: é o que as pessoas estão dispostas a dar. Já se sabe que as marcas premium mais desejadas vêm os valores subir, por vezes de forma quase irracional...
                  Caracteristicas muito diferentes? Só considero a nível de kms e idade, de resto falamos de dois segmentos C, com o motor "topo" de gama da sua gama (mais tarde saiu o 123d é certo), com algum aspecto desportivo e são ambos da mesma geração.

                  É certo que se me meterem o 120d e o Astra à frente, eu quase certamente vou para o 120d, mas se isso vale 13 mil €? Ou comparando carros do mesmo ano e com os mesmos kms com diferenciais de ~6000€? Para mim dificilmente. Para o mercado de certeza que não.

                  Comentário


                    #10
                    vamos lá discutir aquilo que se discute todos os dias no fórum e chegar à mm conclusão e pelo meio uns bans

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                      Caracteristicas muito diferentes? Só considero a nível de kms e idade
                      Por vezes há aqui diálogos surreais... então e não foi isso que referi? Kms e idade?

                      E não achas que a idade e os Kms têm uma influência brutal nos preços?

                      Comentário


                        #12
                        Respondendo ao topico, depende, mas na generalidade dos casos sim, compensa apesar de isto ser assunto para nunca mais acabar, mas eu vou tentar ser curto.

                        Como todos nós sabemos os Portugueses são um povo que no geral gosta de ostentar, daí, as marcas Premium serem mais procuradas porque sendo mais caras isso será um eventual reflexo do sucesso de cada um. Sendo mais procuradas em novos, serão á partida também dependendo dos modelos, mais procurados em usados. Isso influencia os valores comerciais…portanto por norma valem mais do que outros semelhantes.

                        Não é menos verdade que muita gente que tem os Premium tem tambem porque vivemos numa sociedade que vive com os mesmos valores automóveis que tinha há 20 anos: Os Alfas e os Fiat avariam, os Ford’s gastam muito, os Franceses são frágeis, os Toyota não avariam, os Coreanos não prestam, etc,etc,etc. Isto esta enraizado, tal como está que os Premium são melhores….ainda que grande parte das pessoas que os compra se lhes perguntarem dizem que são melhores mas não o sabe justificar. É melhor, pronto.
                        Os carros usados são um mercado diferente dos novos, apesar de partilharem algumas regras mas não funciona exactamente da mesma maneira porque esta sujeito á quantidade de carros da marca/modelo que está de momento no mercado, da procura, do estado deles, dos km’s, etc,etc. Os novos é mais simples.

                        Se formos falar num Mondeo, como fala o ESPIRIT, para um 318D o que posso dizer é que depende. E quando dizemos depende devemos sempre ter em consideração que depende do que a pessoa que está comprador valoriza. No geral, o 318D é um carro qualitativamente melhor, portanto vale mais 4000 euros. A qualidade de materiais, montagem, equipamentos, chassis, e resistência dos componentes dos Premium são na generalidade melhores que os das marcas generalistas….e sobrevivem bastante melhor ao passar dos anos e isto, principalmente esta ultima parte, é bastante notoria.

                        Eu tenho um Fiat Bravo de 2007 e o carro esta cheio de barulhos e grande parte dos componentes é na sua generalidade, mais frágil do que diversos Golf’s e A3 e Series 1 e coisas do género que vou recebendo e avaliando. O meu carro é um carro honesto, mas os outros são melhores. Há diferenças, principalmente a médio e longo prazo, por mais que se queira dizer que não.

                        Agora pode haver prioridades….e isso tambem é legitimo. O 318D é uma “trampa” ( desculpem a expressão ) como carro de família porque a visibilidade, habitabilidade e capacidade de bagageira são fracas e nesse campo o Mondeo dá 10-0. Portanto quem tem uma família, e previligia espaço e conforto a bordo, se calhar legitimamente opta pelo Mondeo. É tudo uma questão de prioridades.

                        Se depois, no mercado de usados, a diferença que existia em novo diminui ou aumenta ( e aqui vou ao exemplo do Gmigas e do Astra valer 2,5x menos ) é uma resposta do mercado á procura do usado e aqui, uma vez mais, as pessoas tem de definir prioridades e as prioridades pode ser espaço, pode ser conforto, pode ser equipamento, pode ser motor , pode ser muita coisa e para aquela pessoa em especifico, um Premium, pode ou não valer mais 3000ou 4000 euros….mas tambem pode não valer. Ou o Mondeo ser uma oportunidade que vale a pena aproveitar…mas isto é questões qualitativas….e questões de prioridades e qualidades nada tem haver com a mania de ter um BMW ou um Mercedes.

                        Comentário


                          #13
                          Excelente post!!!

                          Comentário

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