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duvida: navara vs jimny vs samurai

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    duvida: navara vs jimny vs samurai

    boas, tenho a sorte de poder conduzir sempre que quero estes tres carros. apesar de gostar bastante de TT a minha onda é mais passeios pelas serras e mato sem grandes abusos... um trecho com subidas acentuadas com bastantes buracos e pedras que costumo fazer habitualmente na navara sem grandes preocupações (sem ligar a tração) fui tentar com o jimny e com muitas dificuldades subiu. de frisar que a navara tem pneus de terra e o jimny não. com o samurai passeio lá uma vez mas ia a minha avo a conduzir, fez o ponto da embreagem a meio de uma subida e ele foi sem qualquer problema... ta mexido no motor, um 1.9td mas tambem com pneus de estrada. pois bem, a minha duvida seria a seguinte: qual destes tres valeria apena fazer algumas preparações, coisas basicas como meter um pouco mais alto outros pneus e assim.. foi me dito que a navara com algum peso na caixa vai a td lado.. bem, resumindo qual seria o mais fiavel para este tipo de percursos?
    espero que os entendidos no assunto me possam ajudar.

    a navara de 2002 conta com 47k kms http://imageshack.com/a/img538/9531/R9N1Wt.jpg
    o jimny um 1.5 ddis de 2004 ja vai com 192k kms http://imageshack.com/a/img909/4263/LkNrwv.jpg
    cumprimentos!

    #2
    Se já tens pneus de terra na Navarra, e ela vai a qualquer lado... a escolha é fácil.

    O Samurai aguenta-se melhor em trialeiras devido aos angulos e não precisa de grande coisa.

    Quando ao Jimny, se está bom e com pneus de estrada, podes guarda-lo para "utilitário" até pelo maior valor comercial e venda mais fácil em relação ao Samuca.

    Podes ver aqui algumas coisas baratas a fazer nos Suzukis:

    JIMNYBITS - Suzuki Jimny / Vitara modification parts

    Samurai / SJ - Bits4Vits WebShop

    Comentário


      #3
      Isso é muito relativo, um sobe o outro não, as viaturas tem limites próprios, pela sua dimensão, distância entre eixo, curso de suspensão, potência, binário, etc.
      É normal que um Samurai ou Jimny em alguns casos precise de balanço para abordar uma subida, onde uma outra viatura suba sem ele.

      Só a questão dos pneus é mais de meio caminho andado para um progredir e outro ficar.

      Por isso, o mais importante é conhecer as viaturas, os seus limites e a melhor forma de abordar um obstáculo - p.e. o baixo peso na traseira das PU, leva a que muitas vezes "salte", o que também não é bom.

      Quanto à escolha, depende do que se pretende fazer, os samurais/jimnys como já disseram, pelas dimensões e o que oferecem, para coisas mais trialeiras, são do melhor que anda por aí.

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        #4
        Se quiseres fazer trial puro e duro o Jimny com poucas mods fica muito bom. Se a ideia é mais rolar fora de estrada a Navara é mais indicada. Se andares com companhia melhor a Navara também.
        Atenção que de série nenhum dos 2 tem grandes cruzamentos de eixos.
        A nível de preparação a Navara seria a minha escolha. Contudo dependendo do que queres fazer assim se deve fazer a preparação. Provavelmente como está é mais que suficiente.
        Uns amortecedores novos, uns brincos nas molas traseiras, um aperto nas barras de torsão reforço do pendural da direção e já é suficiente para meter uns pneus 33".
        Se for para fazer TT com algum frequência um bloqueio a 100% no eixo traseiro é obrigatório.
        Depois já podes fazer umas brincadeiras destas.





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          #5
          boas, obg a todos. a minha cena é mais tt em passeio se é que me faço compreender. os 5 lugares da navara também ajudam na escolha pois posso levar mais gente cmg. a navara e o jimny nao vao sair da familia pois vieram a 0s. é uma especie disso na foto q quero fazer a navara, mas nao por agora. levantar um pouco. os penus de tras sao terra mas os da frente parecem me mistos? numa subida inclinada, em alcatrao, a navara a meio da subida ao fazer ponto de embreagem vai a baixo. mesmo com pe em baixo, ela nao sobe.. isso nao percebo porque. cumps

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            #6
            Então se 5 lugares são importantes, não podes fugir da Navarra. É que os lugares traseiros do Samurai / Jimny são infantis...

            Quanto à falta de força da Navarra em subidas, por vezes também sinto no Grand Vitara, é por isso que para força pura os diesel aspirados são melhores. Tens bom remédio: redutoras.

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