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Mais um acidente que mais parece telenovela

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    Mais um acidente que mais parece telenovela

    Boa tarde,
    Infelizmente já somo o segundo acidente que mais parece uma telenovela.
    No dia 10/01/2015 tenho um acidente.
    No dia 12/01/2015 fiz a participação no meu seguro pois no momento do acidente não aceitei assumir a culpa.
    O meu mediador informou logo que dado os factos, eu seria o culpado! Perante isto, levei neste mesmo dia a uma oficina para ter uma ideia da reparação que iria ficar a meu cargo. Neste mesmo dia, o carro ficou logo na oficina para que mal fosse feita a peritagem, pudessem começar logo com a reparação. O orçamento (apalavrado) que me foi dado, rondaria os 300 euros.
    A peritagem foi feita apenas no dia 29/01 sendo que o ''mecânico'' já tinha iniciado a reparação!
    No dia 2/02 (segunda-feira), contactei a oficina afim de informarem quando teriam o carro pronto. Foi-me dito que no final dessa semana teria o carro pronto.
    Até ao fim dessa semana não me contactaram e como tal, contactei eu. As chamadas foram rejeitadas e não me foi dada qualquer tipo de satisfação.
    Na semana seguinte (9/02) voltei a contactar e foi-me dito para passar hoje (11/02) de tarde pois já teriam o carro pronto. Para além de não terem o carro pronto, também não avisaram. Simplesmente acho que poderiam ter ligado a avisar que afinal não teriam o carro pronto o que seria um ato de consideração mínimo para com os clientes.

    Além de toda esta telenovela, entretanto recebo uma carta da seguradora a comunicar a responsabilidade do acidente em que assumem 50% dos danos :/ o que representa cerca de 430 euros (50% do valor da peritagem sem IVA)...
    Um pouco confuso com este valor, confrontei o mecânico com esta carta, que me informou que tinha dado um valor de peritagem acima de 900 euros...
    O que acham que se passa aqui????? Qual é a ideia do mecânico?

    Agora, diz-me que o carro só estará pronto amanha ao final do dia...

    Devo pedir o livro de reclamações caso o carro não me seja entregue amanha?
    Tenho o direito de trazer o carro no estado em que está (falta pintura)?
    Obrigado.

    #2
    Então mas a peritagem não é feita pelo perito da seguradora?

    Comentário


      #3
      Sim, mas a oficina é que diz quanto é que custa a reparação... ou não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
        Sim, mas a oficina é que diz quanto é que custa a reparação... ou não?
        Perito vê o carro e dá um valor, se o perito diz que a reparação é de 500 euros a oficina não vai dizer que é de 1000 euros

        Se o perito dá um valor a oficina tem de o combrir, visto que o seguro vai pagar

        Comentário


          #5
          Hum, ok. obrigado pelo esclarecimento... cheguei mesmo a pensar que fosse manha do mecânico para caso a seguradora pagasse a reparação ele fosse receber 900 de uma reparação de ''300''.

          Comentário


            #6
            Quanto ao facto de atrasar a reparação poderei fazer alguma coisa ou não tenho alternativa senão esperar?

            Comentário


              #7
              Estás a falar de vários problemas ao mesmo tempo.

              Uma coisa é o valor:

              Além de toda esta telenovela, entretanto recebo uma carta da seguradora a comunicar a responsabilidade do acidente em que assumem 50% dos danos :/ o que representa cerca de 430 euros (50% do valor da peritagem sem IVA)... Um pouco confuso com este valor, confrontei o mecânico com esta carta, que me informou que tinha dado um valor de peritagem acima de 900 euros...

              Ou eu não percebi bem o teu post, mas parece-me bater certo. Ora se a seguradora assume metade e tu pagas o resto, seria 430*2 + Iva, que dá os "acima de 900 euros".

              Devo pedir o livro de reclamações caso o carro não me seja entregue amanha?
              Sim.

              Tenho o direito de trazer o carro no estado em que está (falta pintura)?
              Talvez, mas não vais pagar menos por isso.


              O orçamento (apalavrado) que me foi dado, rondaria os 300 euros. A peritagem foi feita apenas no dia 29/01 sendo que o ''mecânico'' já tinha iniciado a reparação!
              Então e o que disse o mecânico quando tu o confrontaste com a diferença entre orçamentos?

              Comentário


                #8
                a última pergunta é que é a de maior valor. se me dessem um orçamento, quando muito andaria um pouco acima desse valor. se me dissessem que seriam 900€ ia logo chamar as autoridades a dizer que estava a ser roubado descaradamente!

                se são 300 não são 900, pois o mecânico deu-te 1 orçamento antes da peritagem e só muito depois é que te deu novo orçamento, ou seja, o que terias já a pagar. ele deve ter aproveitado o valor que a seguradora deu e está a meter muito dinheiro ao bolso, disso não tenho dúvidas. a seguradora não deu só 300 ou 400€ de valor para poderem arranjar o carro (e esquecendo para já os 50-50).

                Comentário


                  #9
                  As seguradoras não têm interesse nenhum em avaliar a reparação de um carro em 3 vezes mais. Quanto muito, o mecânico é que inicialmente avaliou mal a reparação do carro. Além de que nunca poderia ter iniciado a reparação sem todas as partes envolvidas concordarem num orçamento.

                  Comentário


                    #10
                    É o seguinte:
                    Quando fui ao mediador participar o acidente, mediante o que expliquei ao mediador do seguro ele disse me prontamente que iria ser culpado (bati de frente porque não consegui travar a tempo- não guardei margem de segurança). Dai, uma vez que iria ficar com o prejuízo a meu cargo fui logo tratar de saber quanto me iria ficar o arranjo e tentar fazê-lo o mais rápido possível.
                    Nessa altura ele disse que ficaria por 300 euros para arranjar um capo amassado e soldar o para-choques que estava bastante partido e em vários sítios (também parti a otica e teve de ser outra nova que eu fui logo comprar uma usada visto o preço delas na marca). Então, o orçamento para capo + parachoques =300.
                    Passado semanas foram fazer a peritagem, e como diz o XIPower e Wannabe o perito chegou à conclusão que seriam 900, e foi com base neste valor que apuraram os 50%.
                    Posso também acrescentar que se o levasse à marca, o preço do parachoques rondam os 1300 sem pintura, a otica 350 e o capo nao perguntei. somando isto com a pintura e mao de obra mais o capo até daria mais de 900 sem duvida. E digo na marca uma vez que peças para este carro não existe na concorrência (na marca não fariam a reparação mas sim a troca por peças novas).
                    Quando hoje falei com o mecânico sobre os 50/50, e os 900 da peritagem, ele também falou que quem fez isso foi o perito embora eu tivesse ficado com duvidas mas já fui esclarecido.
                    Quanto a esse valor dos 50/50, o mecânico falou que eu podia ir já à companhia receber o dinheiro se quisesse pois esse valor dá e sobra pra pagar o que ele me vai cobrar.
                    Nesse aspecto acho que fico a ganhar em dois lados:
                    1º- a companhia assumir 50% dos danos;
                    2º- o preço do arranjo que vou pagar, é inferior ao preço que a companhia me irá pagar a mim.

                    Visto isto, só posso é ficar sossegado no meu canto.

                    Mas o que eu quero é mesmo que o carro me seja entregue na data em que se comprometeram (não fui eu que me comprometi). Só acho que poderiam dar alguma satisfação em vez de nada dizerem ou dizerem apenas: não tá pronto!
                    Preciso de carro pra trabalhar e tenho adiado compromissos para a data em que me dizem que o carro será entregue, e depois chego a essa data e quem fica mal sou eu perante as outras pessoas com quem assumi compromissos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      ele deve ter aproveitado o valor que a seguradora deu e está a meter muito dinheiro ao bolso, disso não tenho dúvidas. a seguradora não deu só 300 ou 400€ de valor para poderem arranjar o carro (e esquecendo para já os 50-50).
                      Neste caso o mecânico nunca pode meter esse tal dinheiro ao bolso pois a seguradora irá transferir esse dinheiro dos 50/50 para a minha conta.
                      O que o mecânico pode fazer é agora dizer que afinal o valor da reparação fica acima do orçamento inicial que me deu. Coisa que ele já me disse embora não se tenha adiantado com valores.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por phirestarter Ver Post
                        As seguradoras não têm interesse nenhum em avaliar a reparação de um carro em 3 vezes mais. Quanto muito, o mecânico é que inicialmente avaliou mal a reparação do carro. Além de que nunca poderia ter iniciado a reparação sem todas as partes envolvidas concordarem num orçamento.
                        Sim, também fiquei com a ideia de que o valor do primeiro orçamento era baixo o que me levou logo a questionar a qualidade do serviço. Para já ainda não posso comentar a qualidade do serviços mas a qualidade no atendimento/compromisso prestado, posso dizer que nunca mais voltarei àquela oficina.

                        Comentário


                          #13
                          Uma história que começa mal, mas parece que vai acabar bem!
                          Agora dois conselhos: - nunca vás na conversa de nenhum mediador! Ele não ouviu o outro sinistrado, não viu o carro do outro, nem provavelmente o teu, e muito provavelmente nem conhece o local do acidente. Estou certo? Só a seguradora te pode informar quem tem e não a culpa.

                          -Pensa em mudar de mediador! Nem que te mantenhas na mesma companhia, se estás satisfeito, e pelos vistos ajudou-te, e até podes ficar com o mesmo seguro, mas o que não falta aí são mediadores.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Anicio Ver Post
                            Uma história que começa mal, mas parece que vai acabar bem!
                            Agora dois conselhos: - nunca vás na conversa de nenhum mediador! Ele não ouviu o outro sinistrado, não viu o carro do outro, nem provavelmente o teu, e muito provavelmente nem conhece o local do acidente. Estou certo? Só a seguradora te pode informar quem tem e não a culpa.

                            -Pensa em mudar de mediador! Nem que te mantenhas na mesma companhia, se estás satisfeito, e pelos vistos ajudou-te, e até podes ficar com o mesmo seguro, mas o que não falta aí são mediadores.
                            Pois, de facto o mediador nem sequer quis saber as circunstancias... Apenas me disse que se eu bati na traseira do outro, sou eu o culpado... E geralmente é a ''regra assumida pelas seguradoras'' O que eu sei, foi que em quem eu bati também teve de travar bruscamente porque outro carro se meteu na frente dele. Talvez esse condutor tenha dito que travou dessa forma e por isso as companhias decidiram pelo 50/50... :/

                            Estou satisfeito com o mediador apenas pela questão de preço... Já agora : se trocar de mediador e a companhia ser a mesma, o preço mantém? ou diferentes mediadores da mesma companhia podem fazer preços diferentes?

                            Comentário


                              #15
                              Só uma nota - se reclamares ao mecânico, reclama depois de receberes o carro arranjado ou caso queiras tirar de lá o carro como está (senão se reclamas e deixas lá o carro para terminar o arranjo vá-se lá saber o que faz ao carro).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                Só uma nota - se reclamares ao mecânico, reclama depois de receberes o carro arranjado ou caso queiras tirar de lá o carro como está (senão se reclamas e deixas lá o carro para terminar o arranjo vá-se lá saber o que faz ao carro).
                                Obrigado pelo conselho nogueiraribeiro. Eu apenas gostava que o mecânico assumisse com as datas que se compromete. Como parece que está difícil para ter o carro pronto, quero por um pouco de pressão e que ele cumpra aquilo a que se compromete... Acho muito pouco de profissionalismo nesse aspecto.

                                Comentário


                                  #17
                                  há casos que os seguros aceitam o orçamento da própria oficina e nem sequer enviam perito abaixo de 1250 eur, informação dada por telefone no meu caso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                    Já agora : se trocar de mediador e a companhia ser a mesma, o preço mantém? ou diferentes mediadores da mesma companhia podem fazer preços diferentes?

                                    preço é o mesmo, não é mediador que faz o preço mas a seguradora

                                    Comentário


                                      #19
                                      O mecânico deu o dobro do valor à seguradora para TU não pagares nada. Assim recebe limpinho da seguradora. Got it?

                                      Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
                                      Perito vê o carro e dá um valor, se o perito diz que a reparação é de 500 euros a oficina não vai dizer que é de 1000 euros

                                      Quem dá o valor é a oficina! Por essa lógica a seguradora que é quem paga queria sempre fazer por tuta e meia... os carros nem são dela! A oficina diz custa X, o perito vai lá e confirma que custa X! Até podem desmontar e dizer afinal custa X mais estes danos que não estavam à vista, é X + Y, e chamam outra vez o perito.

                                      Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                      Quanto ao facto de atrasar a reparação poderei fazer alguma coisa ou não tenho alternativa senão esperar?
                                      Isso é outra história, que prazo te foi dado? Também há que ter alguma flexibilidade, aliás se escolheste a oficina deves ter alguma confiança nela.
                                      Editado pela última vez por PDCouto; 12 February 2015, 11:45.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só uma coisa, se bateste por trás e o teu mediador disse que eras 100% culpado, como ficou a 50/50?

                                        Eu já bati por trás e a culpa ficou 100% do outro... (sigo na faixa direita em via de duas faixas, outro condutor há frente arranca para a faixa direita, eu mudo para a faixa esquerda para ultrapassar, ele muda novamente para a esquerda e imobiliza-se para fazer inversão de marcha...)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                          Isso é outra história, que prazo te foi dado? Também há que ter alguma flexibilidade, aliás se escolheste a oficina deves ter alguma confiança nela.
                                          Pois, na segunda feira da semana passada disse que estava pronto no final dessa semana. Não deu satisfação e sexta ao fim do dia liguei. Mostrou-se indisponível para falar e também não deu qualquer satisfação quanto ao carro.
                                          Agora nesta semana (segunda) voltei a ligar e disse para o ir buscar na quarta de tarde. Fui lá mas disse que ainda não estava pintado. Mandou passar hoje ao final do dia.
                                          Provavelmente nem hoje estará pronto pois tem um dia para pintar duas peças e montar o para-choques no sitio :/

                                          O que me chateia nesta história é o facto de ja me ter dado duas datas que não foram cumpridas.

                                          Não tenho qualquer confiança nesta oficina. Só a escolhi pois trabalham com soldagem de plásticos. As outras oficinas diziam que teria de ser para-choques novo ou outro usado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Provavelmente as seguradoras também decidiram dessa forma pois o outro carro admitiu que se meteu à frente e travou porque se meteram à frente dele, nisto tudo não tive sequer hipótese de ganhar a margem de segurança.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa história de quem bate por trás ate acredito que seja a maioria dos casos e as companhias ate adotem essa teoria para simplificar os acidentes.
                                              Agora que me digam que toda a gente que bate por trás é a culpada, duvido muito. Então no transito é quase impossível guardar estas margens de segurança, pelo menos sem ouvir as reclamações de quem vem atrás porque está a deixar passar os chico-espertos todos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                um momento, partindo do principio que a culpa do acidente seja tua , o seguro paga os danos do outro carro , não tens nada que pagar , tu só pagas o teu arranjo porque tivestes a culpa .

                                                Se não tivesses a culpa o seguro tinha que pagar a 100% os danos do teu carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                  um momento, partindo do principio que a culpa do acidente seja tua , o seguro paga os danos do outro carro , não tens nada que pagar , tu só pagas o teu arranjo porque tivestes a culpa .

                                                  Se não tivesses a culpa o seguro tinha que pagar a 100% os danos do teu carro.
                                                  O seguro definiu que tive 50% de culpa e o outro condutor, igual. A companhia do outro paga 50% dos danos no meu carro e a minha companhia paga 50% dos danos do carro do outro. Até aqui, simples!
                                                  Agora posso arranjar o carro ou não. Posso nem arranjar e meter o dinheiro ao bolso mas como quero arranjar, os 50% que recebo dá para pagar a totalidade do arranjo, isto porque o mecânico deu um orçamento a mim, e depois outro aquando da peritagem.
                                                  O que me foi explicado à poucos minutos atras por um amigo que trabalha numa outra oficina, é que as oficinas nas peritagens cobram tudo o que podem ao máximo, para o caso de o seguro pagar receberem da companhia essa quantia e depois gastarem no carro o básico para o por operacional.
                                                  Com jeito, os clientes nem chegam a saber os valores e relatório das peritagens, isto porque as oficinas não tem interesse em que os clientes saibam que estão a ser usados para essas mesmas oficinas poderem faturar à vontade.
                                                  Caso um cliente queira o relatório da peritagem, a oficina não o disponibiliza alegando que isso é tratado entre a oficina e a seguradora. Caso o cliente insista, cobram um valor astronómico por este relatório- Quanto a isto posso provar pois já me aconteceu no passado!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É muito simples de entender depois de o ''nevoeiro levantar''.

                                                    -Um cliente dirige-se à oficina para receber um orçamento.
                                                    -A oficina faz um preço competitivo e justo para não perder o cliente caso seja o cliente a suportar o custo.
                                                    -Com o perito o orçamento é mais elevado pois já não precisa de fazer um preço competitivo e justo.
                                                    -Caso a companhia ''assuma'', a oficina gasta 300 no carro e fatura 900.
                                                    -Caso a companhia não ''assuma'', a oficina gasta 300 no carro e fatura 300 ao cliente.

                                                    Pelo que me foi explicado, é isto que acontece...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estás engando, porque as companhias de seguros são obrigadas a comunicar o resultado das peritagens aos lesados/segurados.

                                                      Se não facultam o relatório completo, pelo menos o valor informam, caso contrário é só pedir ao Segurador em questão, que é dito, sem custos.
                                                      Caso contrário reclamem no ISP.

                                                      Há o hábito de deixar na oficina uma cópia mas isso não invalida o acima.

                                                      Edit: Bom isso acontecer não será assim tão "simples" a menos que o perito faça um muito mau trabalho.
                                                      Podes é dizer que para o cliente mete peças usadas, marca branca, para o Segurador cobre originais.
                                                      Ou diz que tem um valor de mão de obra maior, porque até as horas, normalmente são vistas...
                                                      Mas há aí pessoal mais nessa área que eu que possa explicar.
                                                      Editado pela última vez por Valium; 12 February 2015, 13:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Estás engando, porque as companhias de seguros são obrigadas a comunicar o resultado das peritagens aos lesados/segurados.

                                                        Se não facultam o relatório completo, pelo menos o valor informam, caso contrário é só pedir ao Segurador em questão, que é dito, sem custos.
                                                        Caso contrário reclamem no ISP.

                                                        Há o hábito de deixar na oficina uma cópia mas isso não invalida o acima.

                                                        Edit: Bom isso acontecer não será assim tão "simples" a menos que o perito faça um muito mau trabalho.
                                                        Podes é dizer que para o cliente mete peças usadas, marca branca, para o Segurador cobre originais.
                                                        Ou diz que tem um valor de mão de obra maior, porque até as horas, normalmente são vistas...
                                                        Mas há aí pessoal mais nessa área que eu que possa explicar.
                                                        Sim, eu recebi uma carta com o valor e depois fui confrontar o mecânico que me disse que o orçamento tinha ficado em mais de 900euros. Mas digo isto, porque para além do que me foi dito, também já passei por uma situação idêntica num outro acidente com o mesmo desfecho mas em que para receber esse valor dos 50% teria de apresentar o relatório de peritagem, ao qual me negaram o acesso e mais tarde pediram 100 euros por esse relatório. Só ficou resolvido porque informei a seguradora recorrer ao CIMPAS.
                                                        Hoje em dia parece que já é mais fácil a resolução destes casos pelo acordo CIDS...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                                          É muito simples de entender depois de o ''nevoeiro levantar''.

                                                          -Um cliente dirige-se à oficina para receber um orçamento.
                                                          -A oficina faz um preço competitivo e justo para não perder o cliente caso seja o cliente a suportar o custo.
                                                          -Com o perito o orçamento é mais elevado pois já não precisa de fazer um preço competitivo e justo.
                                                          -Caso a companhia ''assuma'', a oficina gasta 300 no carro e fatura 900.
                                                          -Caso a companhia não ''assuma'', a oficina gasta 300 no carro e fatura 300 ao cliente.

                                                          Pelo que me foi explicado, é isto que acontece...
                                                          (continuando a história)

                                                          - seguradora descobre o "esquema" e processa o segurado por tentativa de burla e a oficina pelo mesmo motivo;
                                                          - segurado fica sem carro arranjado e ainda paga do seu bolso indemnização à seguradora, definida em tribunal;
                                                          - oficina é visitada pelos inspectores das finanças e é processado por fraude fiscal ao descobrirem vários casos semelhantes de facturas falsas (e se não estiver legal, ainda tem o bónus de ser encerrada no momento);

                                                          PS: espero que não tenha este desfecho, mas se uma pessoa se põe a jeito, as coisas acontecem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                            (continuando a história)

                                                            - seguradora descobre o "esquema" e processa o segurado por tentativa de burla e a oficina pelo mesmo motivo;
                                                            - segurado fica sem carro arranjado e ainda paga do seu bolso indemnização à seguradora, definida em tribunal;
                                                            - oficina é visitada pelos inspectores das finanças e é processado por fraude fiscal ao descobrirem vários casos semelhantes de facturas falsas (e se não estiver legal, ainda tem o bónus de ser encerrada no momento);

                                                            PS: espero que não tenha este desfecho, mas se uma pessoa se põe a jeito, as coisas acontecem...
                                                            Mesmo!
                                                            Para isso bastava eu dizer que me foi dado um orçamento de 300? Mas nem tenho nada escrito. Foi só apalavrado...
                                                            Editado pela última vez por pedropx; 12 February 2015, 14:03.

                                                            Comentário

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