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Jantes maiores fazem carro consumir mais?

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    Jantes maiores fazem carro consumir mais?

    Boas pessoal, é o seguinte a uns dias a conversa com um colega estávamos a discutir a influencia do tamanho das jantes no consumo de combustível. O meu colega assume a todo o custo que um carro com jantes maiores consome mais combustível.
    Embora já tinha ouvido falar do assunto da mesma forma que o meu colega afirmou. Analiso a coisa noutra prespectiva. Nas bicicletas comparando uma roda 26 com uma roda 29 em plano direito ou inclinado (descer) na roda 29 é necessária menos rotação do pedaleiro (motor) para atingir a mesma velocidade que na roda 26. Ou seja o consumo energético na roda 29 é menor.
    Nos carros menos rotações de motor não significa menos consumo de combustível?

    Dependendo das respostas poderei ou não trocar as jantes do meu carro pelas de origem 14" pois neste momento ta com 16. Pneu mais caro. Se consumir mais não compensa. Embora a beleza.

    #2
    Em parte até pode fazer sentido o que dizes. Mas normalmente quanto maior a jante, maior a largura do pneu.
    E quanto mais borracha está em contacto com o asfalto, mais atrito faz, mais gasta.

    Comentário


      #3
      O tamanho das jantes só por si não quer dizer nada.. O que no fundo interessa é o conjunto de jante + pneu. Se aumentares a jante e diminuíres o perfil do pneu, o diâmetro acaba por poder ser igual ou parecido.

      E até há outra coisa.. Por norma, um pneu é mais pesado que uma jante. No conjunto até podes vir poupar peso. Mas como o Fraga disse, se aumentares a largura do pneu e da própria jante, aí a história já é outra.

      Comentário


        #4
        O que influência não é o diâmetro da jante em si, mas sim a largura do pneu que advém de teres uma jante de diâmetro maior. Como disseram atrás, quando mais largo o pneu, maior contacto com o chão, logo maior atrito o que significa maior consumo de combustível.

        Comentário


          #5
          E para jantes feitas com a mesma tecnologia/materiais a inercia rotacional vai ser maior, tanto pelo peso acrescido como por estar mais afastado do centro. Basicamente a roda resiste mais a rotação por isso é preciso mais energia:

          O diametro da roda (jante + pneu) não costuma variar muito e a maior parte das vezes até é mais pequeno com jantes maiores.

          Por exemplo Opel Astra actual 205/60R16 e 215/50R17 são as medidas que usa, a medida 17 tem menor diametro.

          Comentário


            #6
            Pelas razões já enumeradas, em principio sim, como também degradada o conforto e a carteira n hora de trocar pneus.
            Editado pela última vez por Mrodrigues; 12 February 2015, 06:27.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
              E para jantes feitas com a mesma tecnologia/materiais a inercia rotacional vai ser maior, tanto pelo peso acrescido como por estar mais afastado do centro. Basicamente a roda resiste mais a rotação por isso é preciso mais energia:

              O diametro da roda (jante + pneu) não costuma variar muito e a maior parte das vezes até é mais pequeno com jantes maiores.

              Por exemplo Opel Astra actual 205/60R16 e 215/50R17 são as medidas que usa, a medida 17 tem menor diametro.
              Esta é a resposta correcta. Jantes maiores implicam maior momento de inércia e isso significa maiores consumos de combustível porque um carro tende a necessitar acelerar e travar! Se a jante for maior mas tiver um desenho mais leve isso pode não acontecer mas dentro de jantes de liga leve é bastante difícil conseguir isso.

              Naturalmente o tema de atrito de pneus também se coloca se forem pneus mais largos.

              Quanto às rotações do carro não tem nenhuma influência porque (em geral) o diâmtero de jante+pneu é constante ou tenta-se pelo menos que não altere. Em todo o caso também não é verdade que menos rotação seja igual a menos consumos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                Pelas razões já enumeradas, em principio sim, como também degradada o conforto e a carteira n hora de trocar pneus.
                A questão do preço dos pneus é muito relativa.

                Por vezes um diâmetro maior é mais barato. Depende sempre da medida associada.

                Tendencialmente 205/55/r16 e 225/45/r17 são mais baratas que medidas com diâmetros de jante imediatamente inferiores.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                  Boas pessoal, é o seguinte a uns dias a conversa com um colega estávamos a discutir a influencia do tamanho das jantes no consumo de combustível. O meu colega assume a todo o custo que um carro com jantes maiores consome mais combustível.
                  Embora já tinha ouvido falar do assunto da mesma forma que o meu colega afirmou. Analiso a coisa noutra prespectiva. Nas bicicletas comparando uma roda 26 com uma roda 29 em plano direito ou inclinado (descer) na roda 29 é necessária menos rotação do pedaleiro (motor) para atingir a mesma velocidade que na roda 26. Ou seja o consumo energético na roda 29 é menor.
                  Nos carros menos rotações de motor não significa menos consumo de combustível?

                  Dependendo das respostas poderei ou não trocar as jantes do meu carro pelas de origem 14" pois neste momento ta com 16. Pneu mais caro. Se consumir mais não compensa. Embora a beleza.
                  Fica quieto! Vais poupar umas "cagagésimas" de combustível para perder beleza? Esquece lá isso que os olhos também comem!

                  Comentário


                    #10
                    é melhor é por uns pneus de carro de mão...
                    não exagerem nas conclusões por causa de tretas teóricas.
                    Fazia mais sentido poupar num maço de tabaco por ano do que reduzir o tamanho das jantes por ter o carro a consumir mais...sendo que esse dado é mais hipotético que outra coisa ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                      Boas pessoal, é o seguinte a uns dias a conversa com um colega estávamos a discutir a influencia do tamanho das jantes no consumo de combustível. O meu colega assume a todo o custo que um carro com jantes maiores consome mais combustível.
                      Embora já tinha ouvido falar do assunto da mesma forma que o meu colega afirmou. Analiso a coisa noutra prespectiva. Nas bicicletas comparando uma roda 26 com uma roda 29 em plano direito ou inclinado (descer) na roda 29 é necessária menos rotação do pedaleiro (motor) para atingir a mesma velocidade que na roda 26. Ou seja o consumo energético na roda 29 é menor.
                      Nos carros menos rotações de motor não significa menos consumo de combustível?

                      Dependendo das respostas poderei ou não trocar as jantes do meu carro pelas de origem 14" pois neste momento ta com 16. Pneu mais caro. Se consumir mais não compensa. Embora a beleza.
                      Está aí alguma confusão com o diâmetro da jante e o da roda, ou seja, do conjunto jante e pneu. Podes ter jantes 14'' e jantes 16'' com o mesmo diâmetro de roda, mas na 14'' tens pneus mais altos.

                      Muito mais influencia tem a largura do pneu devido a atrito e aerodinâmica.

                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      Esta é a resposta correcta. Jantes maiores implicam maior momento de inércia e isso significa maiores consumos de combustível porque um carro tende a necessitar acelerar e travar! Se a jante for maior mas tiver um desenho mais leve isso pode não acontecer mas dentro de jantes de liga leve é bastante difícil conseguir isso.

                      Naturalmente o tema de atrito de pneus também se coloca se forem pneus mais largos.

                      Quanto às rotações do carro não tem nenhuma influência porque (em geral) o diâmtero de jante+pneu é constante ou tenta-se pelo menos que não altere. Em todo o caso também não é verdade que menos rotação seja igual a menos consumos.
                      Não necessariamente ppais. Com uma jante maior a inércia em rotação também é maior pelo que se aguentará mais a manter o movimento. Tal e qual como um volante... de motor!
                      Editado pela última vez por PDCouto; 12 February 2015, 08:35.

                      Comentário


                        #12
                        Se aumentares a superfície de contato do pneu-solo, ou seja aumentas o atrito, aumentas o consumo, e vice versa.

                        Quanto à questão do tamanho da jante já explicaram bem, normalmente só consegues uma jante maior de menor peso, indo para jantes de competição realizadas em ligas mais leves, mas caríssimas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                          é melhor é por uns pneus de carro de mão...
                          não exagerem nas conclusões por causa de tretas teóricas.
                          Fazia mais sentido poupar num maço de tabaco por ano do que reduzir o tamanho das jantes por ter o carro a consumir mais...sendo que esse dado é mais hipotético que outra coisa ...

                          Também podes ver de outra perspectiva... melhoras consumos e melhoras acelerações 0-100 Não é teórico. É real. Agora se isso compensa as desvantagens (estéticas, estabilidade em curva, etc...) isso já é outra história. Também concordo em geral que pela diferença mais vale ficar como está... mas ele é que sabe medir isso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post



                            Não nesseriamente ppais. Com uma jante maior a inércia em rotação também é maior pelo que se aguentará mais a manter o movimento. Tal e qual como um volante... de motor!
                            O volante de motor mais "pesado" quase sempre implica maiores consumos. É verdade que aguenta mais a manter o movimento mas a não ser que sejas muito bom no hypermiling, isso em geral não te permite poupar assim tanto combustível (vais sempre travar e eliminar parte dessa vantagem em parte das vezes) e pelo contrário terás SEMPRE que consumir mais combustível para acelerar.

                            Não estou a dizer que tens de aligeirar o volante do motor ao máximo porque ele faz falta para tornar o motor mais suave especialmente a baixas rotações por exemplo, mas tenho algumas dúvidas que seja possível reduzir consumos aumentando o peso do volante.

                            A não ser que seja uma coisa destas: Volvo tests flywheel tech to increase fuel economy - CNET Mas isto já é um sistema activo de armazenamento de energia, estilo KERS na formula 1. Não é propriamente o que temos nos nossos carros hoje.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                              Também podes ver de outra perspectiva... melhoras consumos e melhoras acelerações 0-100 Não é teórico. É real. Agora se isso compensa as desvantagens (estéticas, estabilidade em curva, etc...) isso já é outra história. Também concordo em geral que pela diferença mais vale ficar como está... mas ele é que sabe medir isso.
                              Pura e simplesmente não faz qualquer sentido debater o tamanho da jante.
                              Se me falarem de pneus mais largos ou mais estreitos faz sentido agora tirando o exemplo de um pneu 235/75R15 vs 235/70R16 qual é a perca nos consumos em % ? Por outro lado ganhas em estética e comportamento dinâmico claramente.
                              Ainda mais se estes pneus estiverem montados num veículo com 1,8 mt de altura e 1700 kgs de peso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                O volante de motor mais "pesado" quase sempre implica maiores consumos. É verdade que aguenta mais a manter o movimento mas a não ser que sejas muito bom no hypermiling, isso em geral não te permite poupar assim tanto combustível (vais sempre travar e eliminar parte dessa vantagem em parte das vezes) e pelo contrário terás SEMPRE que consumir mais combustível para acelerar.

                                Não estou a dizer que tens de aligeirar o volante do motor ao máximo porque ele faz falta para tornar o motor mais suave especialmente a baixas rotações por exemplo, mas tenho algumas dúvidas que seja possível reduzir consumos aumentando o peso do volante.

                                A não ser que seja uma coisa destas: Volvo tests flywheel tech to increase fuel economy - CNET Mas isto já é um sistema activo de armazenamento de energia, estilo KERS na formula 1. Não é propriamente o que temos nos nossos carros hoje.
                                Sim, só quis transpor o conceito de roda maior para o volante de motor. Estava a ser picuinhas porque aqui discute-se cagagésimos.

                                Também posso ir dizer que o pneu mais baixo numa jante maior implica menos flexibilidade e menos perda energética.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                  Boas pessoal, é o seguinte a uns dias a conversa com um colega estávamos a discutir a influencia do tamanho das jantes no consumo de combustível. O meu colega assume a todo o custo que um carro com jantes maiores consome mais combustível.
                                  Embora já tinha ouvido falar do assunto da mesma forma que o meu colega afirmou. Analiso a coisa noutra prespectiva. Nas bicicletas comparando uma roda 26 com uma roda 29 em plano direito ou inclinado (descer) na roda 29 é necessária menos rotação do pedaleiro (motor) para atingir a mesma velocidade que na roda 26. Ou seja o consumo energético na roda 29 é menor.
                                  Nos carros menos rotações de motor não significa menos consumo de combustível?

                                  Dependendo das respostas poderei ou não trocar as jantes do meu carro pelas de origem 14" pois neste momento ta com 16. Pneu mais caro. Se consumir mais não compensa. Embora a beleza.
                                  Nesse exemplo das bicicletas, o consumo energético numa 29 não é inferior.. é mais ao contrário. Lembra-te que com uma roda 29, no geral, é necessária mais força de pernas para conseguires arrancar com a bicicleta e fazeres acelerações e sprints com ela, do que aquela que tu usas numa roda 26

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Pura e simplesmente não faz qualquer sentido debater o tamanho da jante.
                                    Se me falarem de pneus mais largos ou mais estreitos faz sentido agora tirando o exemplo de um pneu 235/75R15 vs 235/70R16 qual é a perca nos consumos em % ? Por outro lado ganhas em estética e comportamento dinâmico claramente.
                                    Ainda mais se estes pneus estiverem montados num veículo com 1,8 mt de altura e 1700 kgs de peso.
                                    Teoricamente perdes no conforto porque as 16 têm perfil mais baixo mas há de ser uma coisa imperceptível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                      Nas bicicletas comparando uma roda 26 com uma roda 29 em plano direito ou inclinado (descer) na roda 29 é necessária menos rotação do pedaleiro (motor) para atingir a mesma velocidade que na roda 26. Ou seja o consumo energético na roda 29 é menor.
                                      As coisas não são bem assim, porque apesar de menos rotação tens que fazer mais força na pedalada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                        Sim, só quis transpor o conceito de roda maior para o volante de motor. Estava a ser picuinhas porque aqui discute-se cagagésimos.

                                        Também posso ir dizer que o pneu mais baixo numa jante maior implica menos flexibilidade e menos perda energética.
                                        Bem visto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Pura e simplesmente não faz qualquer sentido debater o tamanho da jante.
                                          Se me falarem de pneus mais largos ou mais estreitos faz sentido agora tirando o exemplo de um pneu 235/75R15 vs 235/70R16 qual é a perca nos consumos em % ? Por outro lado ganhas em estética e comportamento dinâmico claramente.
                                          Ainda mais se estes pneus estiverem montados num veículo com 1,8 mt de altura e 1700 kgs de peso.
                                          Não sei calcular a perda em consumos... No que toca a comportamento dinâmico.. lá está depende do que procuras. Se estás a falar de estabildiade em curva sim, se estás a falar de aceleração então não.

                                          mas em 235/75R15 estamos a falar tamanhos TT e aí já não faço ideia do que é relevante para o comportamento! Não é a minha praia

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                            Nesse exemplo das bicicletas, o consumo energético numa 29 não é inferior.. é mais ao contrário. Lembra-te que com uma roda 29, no geral, é necessária mais força de pernas para conseguires arrancar com a bicicleta e fazeres acelerações e sprints com ela, do que aquela que tu usas numa roda 26
                                            Faria mais sentido que ele pensasse em bicicleta de estrada vs bicicleta de montanha.
                                            é mais facil pedalar em pneus finos de estrada, que pneus grossos de montanha (cardados ou nao)
                                            Mais contacto com o chao, mais atrito, mais forca é necessario imprimir.

                                            Depois na questao da travagem, a situacao inverte. Quanto mais atrito/contacto com o chao, melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Não sei calcular a perda em consumos... No que toca a comportamento dinâmico.. lá está depende do que procuras. Se estás a falar de estabildiade em curva sim, se estás a falar de aceleração então não.

                                              mas em 235/75R15 estamos a falar tamanhos TT e aí já não faço ideia do que é relevante para o comportamento! Não é a minha praia
                                              Não é por ser TTs ou outro carro
                                              Uma das alterações que o célebre teste do alce fez ao classe A foi o de colocarem uma jante maior com um flanco mais reduzido para que o pneu não dobrasse quando em esforço ajudando dinamicamente o comportamento do carro além do ESP que levou de série.
                                              Seja como for diria que faz mais influência controlar a pressão dos pneus cada 2 ou 3 semanas que tudo o resto.

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                                                #24
                                                A minha experiência diz-me que os consumos tendem a aumentar, sobretudo em AE.

                                                Depois, o comportamento com pneus de baixo perfil tem tendência a piorar em situações limite, há perda de progressão e com isso podes ser apanhado de surpresa. É do tipo, num instante agarra e de repente já foste...

                                                Pneus considerados: 205/55R16 vs 205/50R17, mesmo carro.

                                                Depois há a factura, onde cada pneu em jante 17, "só" custava mais 50%...


                                                Agora, não sei que carro tens. Se quiseres diz mas não me parece que uma redução brutal de 16 para 14 polegadas vás ganhar grande coisa nos consumos, sendo que poderás perder até em comportamento.

                                                Podemos fazer poupanças mas apartir do momento em que elas inflectem na nossa segurança, esquece lá isso. É preferível adoptares uma condução mais preventiva e previsível.

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                                                  #25
                                                  Actualmente as marcas já disponibilizam dados diferentes para emissoes CO2, dependendo do tamanho da roda escolhida.
                                                  Como já foi dito, o problema pode não estar directamente associado ao tamanho da jante, mas sobretudo ao pneu mais largo que implica.

                                                  Em testes efectuados em que comparam o mesmo carro com diversas medidas de jante/pneu os resultados costumam ser curiosos.
                                                  Recordo-me de um efectuado ao Twingo RS normal e CUP, que substitui as jantes de 16 por 17, mas mantém a largura de 195, só mudando o perfil.
                                                  O Cup era um carro mais preciso, mas quando os números apareceram, o de 16" era mais rápido a acelerar, consumia menos e mesmo quando os dois foram colocados em circuito, foi o equipado com rodas de 16" que conseguiu ser o mais rápido.
                                                  Não estamos a falar de diferenças gigantes, mas acredito que o maior peso da jante de 17 teve um efeito penalizador no resultado final, adicionando indesejado lastro nas vitais massas não suspensas.

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                                                    #26
                                                    Depende do peso do conjunto jante+pneu, diâmetro do conjunto e da superfície que o pneu tem em contacto. Ja deram aqui boas explicações.

                                                    Jantes é das coisas que menos ligo nos carros

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                                                      #27
                                                      Aproveitando o tópico, ando a pensar no meu 307 1.4 hdi, passar das jantes de 15", 195/65, para umas jantes 16" 205/55.
                                                      Acham que ira fazer muita diferença, tanto em consumos como na aceleracao e velocidade?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Irás piorar a aerodinâmica e atrito, ainda que ligeiramente.

                                                        Depois, tens o custo inicial com a compra das jantes e deves verificar se a diferença de custo de cada pneu também é suportável e se estás disposto a pagá-la.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                                          O que influência não é o diâmetro da jante em si, mas sim a largura do pneu que advém de teres uma jante de diâmetro maior. Como disseram atrás, quando mais largo o pneu, maior contacto com o chão, logo maior atrito o que significa maior consumo de combustível.
                                                          O diâmetro não influencia? Então como funcionam os carretos das bicicletas com mudanças ou das caixas de velocidade dos carros?

                                                          Um maior diâmetro faz com que a mesma rotação da pedaleira permita cobrir uma distância maior, mas à custa de maior força no pedal (binário).

                                                          No mesmo carro, um aumento do diâmetro da roda (jante + pneu) implica maior esforço e, logo, maior consumo.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                            é melhor é por uns pneus de carro de mão...
                                                            não exagerem nas conclusões por causa de tretas teóricas.
                                                            Fazia mais sentido poupar num maço de tabaco por ano do que reduzir o tamanho das jantes por ter o carro a consumir mais...sendo que esse dado é mais hipotético que outra coisa ...
                                                            Pois... até porque se já tem R16, para trocar para R14 tem que comprar jantes+pneus, e se a diferença for de €20 por pneu na hora da troca e de €5 por cada 1000km em combustível... não vai ser fácil a poupança.

                                                            Depois em muitos casos, por exemplo um pneu 225/40 R18 tem um melhor comportamento e segurança que o equivalente em R16 (205/55 R16) mesmo sendo o mesmo modelo de pneu. O R16, neste caso só vence em economia, de resto perde em toda a linha.

                                                            Entre os R16 e R14 deverá ser igual... até porque hoje em dia já existem poucos carros novos a equipar R14 e por isso os preços poderão subir.

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