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Lisboa Aprova Circulação de Motociclos pelo BUS - Taxistas conta...

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    Lisboa Aprova Circulação de Motociclos pelo BUS - Taxistas conta...

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    Conforme outras cidades - de repente lembro-me do Porto, Londres...

    Lisboa aprova circulação de motas nas faixas bus > TVI24

    Assim, dentro de seis meses, a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes irá realizar um estudo sobre a viabilidade do projeto, que será, numa primeira fase, aplicado numa zona piloto a definir, explicou hoje à agência Lusa o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira.


    Taxistas não querem motociclistas a circular nas faixas de "Bus" - JN

    Motas nas faixas 'bus'? Taxistas estão contra - Portugal - DN

    NMHO os comentários do homem são um bocado deploráveis...
    Editado pela última vez por PDCouto; 13 February 2015, 11:16. Razão: taxis, bus, motas, motociclos

    #2
    Os corredores foram concebidos para os transportes públicos e devem ser só para os transportes públicos.
    na minha opinião, um táxi é um transporte privado para o taxista e um transporte privado temporário para o passageiro, logo esta corja também não deveria poder andar nestas faixas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
      na minha opinião, um táxi é um transporte privado para o taxista e um transporte privado temporário para o passageiro, logo esta corja também não deveria poder andar nestas faixas
      Antes -há uns anos valentes, não tenho ideia - não podiam.

      Comentário


        #4
        Os taxistas se estivessem a favor é que eu me admirava

        Comentário


          #5
          "há muitas pessoas que cumprem com o Código da Estrada, mas a larga maioria dos taxistas não cumpre", realçou Florêncio Almeida.

          fixed.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Antes -há uns anos valentes, não tenho ideia - não podiam.
            Desde que estejam autorizados pela C.M. , podem . Em Lisboa, é assim.

            Comentário


              #7
              As motas já não tem assim tanta dificuldade de circulação no trânsito, quanto isso. Teoricamente não me parece má medida.

              Comentário


                #8
                boa ideia, o lobby das motas é forte.

                primeiro foi a cena das 125 e agora isto.

                Comentário


                  #9
                  Os automobilistas tambem são contra os taxis poderem circular fora das faixas BUS

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Os automobilistas tambem são contra os taxis poderem circular fora das faixas BUS
                    Não digas essas coisas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                      boa ideia, o lobby das motas é forte.

                      primeiro foi a cena das 125 e agora isto.
                      Discordo, são um bocado confusos.

                      Comentário


                        #12



                        Onde está o Toninho Costa?

                        Comentário


                          #13
                          Mesmo à taxista com o rei na barriga. Nem percebem que quanto mais motas mais mobilidade.

                          Comentário


                            #14
                            Acabe-se com as vias "BUS".

                            Qualquer dia lembram-se de que esse tipo de vias até dá jeito para promover o escoamento de trânsito e permitem que os restantes veículos lá circulem.

                            Mais uma medida populista da treta.

                            Comentário


                              #15
                              E, eventualmente, menos clientes para eles

                              Percebi mal ou só daqui a seis meses é que vai ser possível circular, legalmente, nessa via de trânsito? Vai lá vai, tanto tempo.....

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso, dado o brutal aumento de motociclos, aspiradores e outros objetos de duas rodas a circular em Lisboa, esta medida é bem capaz de ser um contra-senso, pois permite maior mobilidade ás duas rodas mas atrasa a mobilidade de quem vai enlatado num autocarro...

                                A ver como vai correr...

                                Comentário


                                  #17
                                  Atrasa? Então?
                                  Por exemplo, as motas não param nas paragens.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                    Atrasa? Então?
                                    Por exemplo, as motas não param nas paragens.
                                    Não...10 motas paradas num semáforo vermelho, na faixa BUS, ás 08h30 na Fontes Pereira de Melo não atrasa nada...quando o semáforo abrir elas evaporam de repente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Por acaso, dado o brutal aumento de motociclos, aspiradores e outros objetos de duas rodas a circular em Lisboa, esta medida é bem capaz de ser um contra-senso, pois permite maior mobilidade ás duas rodas mas atrasa a mobilidade de quem vai enlatado num autocarro...

                                      A ver como vai correr...
                                      A convivência entre duas rodas (a pedais ou a motor) e autocarros está longe de ser pacífica. Esta medida só promove ainda mais confusão entre ambos. Pior, vai ser capaz de reduzir a velocidade comercial de um autocarro, prejudicando tem tem de optar por este meio de transporte

                                      Enfim, é uma manobra populista de quem não sabe o que é conduzir um autocarro ou para que serve uma via reservada.

                                      Mais, se querem promover o ar puro em Lisboa, incentive-se o uso do transporte público, não o transporte individual. E também gostaria que a CML optasse por veículos a gás natural, a GPL ou mesmo eléctricos. Dava o exemplo e promovia o uso de combustíveis "mais limpos".

                                      Depois, espero que a CML tenha a mesma atitude que tem para com o automóvel e obrigue as motas a pagar parquímetros e a puni-las severamente quando ocupam o passeio (e já nem falo quando circulam nele ou em passadeiras...).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Não...10 motas paradas num semáforo vermelho, na faixa BUS, ás 08h30 na Fontes Pereira de Melo não atrasa nada...quando o semáforo abrir elas evaporam de repente.
                                        Nunca vi isso acontecer e não me parece que vá acontecer "agora". Tal como não acredito que esta medida vá fazer crescer muito o número de motas a nesses aglomerados. Tendo em conta que actualmente já muitos (se não a maioria) usam essa via de trânsito, nomeadamente nesses casos junto aos semáforos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pelo que se vê em Lisboa, pensava que essa medida já estava implementada à muito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sabem como está a correr esta experiência no Porto? Alguém de lá para dar opinião?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agora já não podem ir a 80 na faixa do bus...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas.

                                                Nem sei bem o que hei-de pensar da ideia. Creio que um período de testes de 2 ou 3 meses deveria de ser equacionado para se perceber se a medida vale mesmo a pena ou não. Em relação aos taxistas nem vejo grande stress pois na generalidade andam nas faixas todas conforme lhes dá jeito, pouco respeitando o código da estrada (não são todos mas em Lisboa grande parte é certamente). Já consigo imaginar mais confusão é com os autocarros, quer devido ao seu tamanho, quer devido à sua velocidade na faixa do bus.

                                                Por outro lado, e como disse o MetalKing, hoje em dia isso já acontece com as motas, mesmo que sem a aprovação oficial

                                                Enfim, vamos ver o que dá ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  "há muitas pessoas que cumprem com o Código da Estrada, mas a larga maioria dos taxistas não cumpre", realçou Florêncio Almeida.

                                                  fixed.
                                                  Diz um dirigente que não cumpre aquilo que um básico código deontológico...

                                                  Ele há com cada um... É por estas e muitas outras que deixei de ser associado da Antral.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    Não...10 motas paradas num semáforo vermelho, na faixa BUS, ás 08h30 na Fontes Pereira de Melo não atrasa nada...quando o semáforo abrir elas evaporam de repente.
                                                    Eu até ando de mota, mas nunca me apercebi de tal aglomerado, e o meu percurso passa por algumas das zonas mais movimentadas de Lisboa (Marquês de Pombal, Praça de Espanha, Avenida de Berna...). O que noto é que assim que abre o sinal, eu e os outros motociclistas avançamos bem mais rápido que os restantes veículos, logo há pouco embaraço para o trânsito.

                                                    Eu já uso a faixa de BUS, e mesmo sem o poder fazer, nunca senti qualquer reacção negativa de quem lá anda por direito, até porque como disse, não atrapalho, não me meto à frente de quem já lá está, paro mais à frente no semáforos, arranco primeiro, etc...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      A convivência entre duas rodas (a pedais ou a motor) e autocarros está longe de ser pacífica. Esta medida só promove ainda mais confusão entre ambos. Pior, vai ser capaz de reduzir a velocidade comercial de um autocarro, prejudicando tem tem de optar por este meio de transporte

                                                      Enfim, é uma manobra populista de quem não sabe o que é conduzir um autocarro ou para que serve uma via reservada.

                                                      Mais, se querem promover o ar puro em Lisboa, incentive-se o uso do transporte público, não o transporte individual. E também gostaria que a CML optasse por veículos a gás natural, a GPL ou mesmo eléctricos. Dava o exemplo e promovia o uso de combustíveis "mais limpos".

                                                      Depois, espero que a CML tenha a mesma atitude que tem para com o automóvel e obrigue as motas a pagar parquímetros e a puni-las severamente quando ocupam o passeio (e já nem falo quando circulam nele ou em passadeiras...).
                                                      Espero o mesmo tratamento com os automobilistas que estacionam nos parcos espaços reservados a motas.
                                                      Espero pagar o IUC correspondente à CC, e não como se cada centímetro cúbico representasse um grama de ouro.

                                                      Sei também que existe quem pare a mota de qualquer maneira, e a menos que o passeio tenha um metro de largura, NUNCA irá estorvar tanto como um carro mal parado.

                                                      Como vês, há queixas de ambos os lados, e eu avalio imparcialmente visto que sou motociclista e automobilista.
                                                      Editado pela última vez por NepYas; 15 February 2015, 00:34.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                        Pelo que se vê em Lisboa, pensava que essa medida já estava implementada à muito.
                                                        há muito

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                          Espero o mesmo tratamento com os automobilistas que estacionam nos parcos espaços reservados a motas.
                                                          Espero pagar o IUC correspondente à CC, e não como se cada centímetro cúbico representasse um grama de ouro.

                                                          Sei também que existe quem pare a mota de qualquer maneira, e a menos que o passeio tenha um metro de largura, NUNCA irá estorvar tanto como um carro mal parado.

                                                          Como vês, há queixas de ambos os lados, e eu avalio imparcialmente visto que sou motociclista e automobilista.
                                                          As portagens também deviam ser adequadas e não iguais às dos carros..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                            Eu até ando de mota, mas nunca me apercebi de tal aglomerado, e o meu percurso passa por algumas das zonas mais movimentadas de Lisboa (Marquês de Pombal, Praça de Espanha, Avenida de Berna...). O que noto é que assim que abre o sinal, eu e os outros motociclistas avançamos bem mais rápido que os restantes veículos, logo há pouco embaraço para o trânsito.
                                                            Pouco embaraço num veículo que no momento inicial do arranque é mais lento que qualquer carro ou autocarro.

                                                            Pior, como têm a mania de se colocar à frente do correcto local de paragem nos semáforos, o que dificulta a correcta visualização da sinalização, só arrancam quando sentem os carros atrás ou de lado a arrancar e ainda dizem que se metem à frente para não fazer perder tempo aos demais...


                                                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                                                            Eu já uso a faixa de BUS, e mesmo sem o poder fazer, nunca senti qualquer reacção negativa de quem lá anda por direito, até porque como disse, não atrapalho, não me meto à frente de quem já lá está, paro mais à frente no semáforos, arranco primeiro, etc...
                                                            O que vale é que o bom condutor nunca atrapalha ninguém. Na prática, muitos convencem-se disso e circulam como bem entendem sem olhar a quem ou à sinalização.

                                                            Comentário

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