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Acidente e Companhia de Seguros

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    Acidente e Companhia de Seguros

    Estava parado numa bicha,deram uma porrada por trás e o meu carro foi projectado contra o carro da frente. A gaja que me bateu por trás assumiu a culpa mas não assume a culpa da projecção do meu carro contra o carro da frente.
    Como é logico não assinei a Participação Amigável.
    Entreguei a papelada na minha companhia e na companhia dela e apresentei reclamação.
    Como ela ainda não tinha entregue a papelada dela tenho que esperar 48h e esperar que me contactem a marcar a peritagem.
    Mas estou um bocado preocupado, pois a oficina onde
    depositei o carro para reparação,oficina que já há vários anos me faz as manutenções e o dono perguntou-me qual era a companhia de seguros da pessoa que me bateu e eu disse que era a Império Bonança e ele disse... é pá esses gajos não vêm cá!!!!
    Não vêm cá, porquê?
    Porque essa companhia parece que só quer fazer peritagens nas oficinas recomendadas por eles.
    Pergunto:

    Quando se pede uma peritagem à comp. de seguros somos obrigados a colocar o carro na oficina onde eles querem?

    Será isso um procedimento legal?

    Se alguém me puder dar algum esclarecimento agradeço.

    #2
    Eles vão fazer a peritagem no sitio onde o carro tiver... o carro ate podia estar em tua casa...
    Dps eles avaliam os danos...e apresentam o valor q pretendem pagar...e tu aceitas ou não...claro q te vao tentar empurrar para as chamadas oficinas recomendadas com q eles tem protocolos ou la cm se chama...
    Mas se arranjares um sitio dentro do msmo orçamento q a seguradora acha aceitavel...podes optar por esse msmo sitio...

    Cumps

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      #3
      Eles tem que fazer a peritagem no sitio onde o carro estiver, claro que te vão mandar a treta das oficinas recomendadas mas não faças isso, já tive a experiência e arrependi-me amargamente.

      Se tens o carro na tua oficina habitual, então eles tem que o ir lá ver.

      Comentário


        #4
        Já me aconteceu uma coisa dessas! A império tem parcerias com diversas oficinas de modo a obter preços mais baixos nas reparações e evitar que oficinas "menos" sérias se aproveitam das seguradoras para ganharem mais com a reparação dos carros dos seus clientes.

        Todavia o proprietário não é obrigado a aceitar que o seu carro seja reparado nessas oficinas. Foi o que me aconteceu pois o carro era de uma empresa e esta já tinha uma oficina que tratava da manutenção de todos os veículos e não aceitava tal facto!

        Tive que solicitar uma autorização à império para que o carro fosse peritado e reparado onde nós queriamos... e foi!

        Comentário


          #5
          Essa agora era boa, eu tinha ue reparar o meu carro onde uma seguradora ou otra qqr pessoa quisesse?
          Isso nunca, se tiver uma oficina e mecanico de confiança não irei a outro. É a mesmo coisa que um médico.
          Não te deixes convencer por conversas da treta, se eles insistirem n te impressiones com o paleio deles, insiste tambem, aliás não recues, é um direito teu, o prejudicado no acidente foste tu.

          Comentário


            #6
            O carro pode ser reparado na oficina que se quiser, mas os prazos obrigatórios alteram-se.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela ajuda pessoal.
              Estes gajos dos seguros são uma treta do caraças.
              Mas não vou na treta deles.

              Comentário


                #8
                1- o carro será reparado aonde você quiser.

                2- tive um acidente exactamente igual:: o q conta na responsabilidade do 2º embate é o q está no croqui, mas s ela tiver concordado em como voce tava parado qd ela lhe bateu, cavou a sua propria sepultura pois aí tem sempre culpa

                Comentário


                  #9
                  Eu já estive envolvido num acidente semelhante...

                  No meu caso o culpado fui eu. Abalrroei por trás um Clio que por sua vez foi projectado contra um 3º veículo. Quem desencadeou o acidente foi eu, o da frente não teve culpa e provavelmente muito menos tempo para reagir a tempo de evitar embater no da frente.

                  Outra coisa, tanto se paga quer se bata num como se faça estragos em mais que um carro. A gaja é a culpada e ponto final. Só tens mesmo de "bater o pé" e dizeres que estavas parado. Se isto puder ser ajudado com declarações do condutor da frente, melhor ainda.

                  Comentário


                    #10
                    O meu pai à uns anos teve na mesma situação com a Mundial e Confiança: após um acidente sem culpa, determinou reparar o carro na oficina aqui da rua. A companhia queria que a reparação fosse efectuada numa recomendada por eles.
                    A reparação foi feita ca na rua, a companhia recusou emprestar um carro de substituição, e que mais tarde em tribunal acabaram por pagar o aluguer do veiculo que o meu pai alugou nesse periodo de tempo (pagaram o aluguer do carro mas não o seguro do mesmo). Conclusão: Mundial e Confiança nunca mais.
                    Na tua situação, reparas o carro onde TU quizeres e não onde eles querem!!

                    Comentário


                      #11
                      Pode por o carro no local que entender e, não me lembro de ver esse problema nos casos que conheço...

                      Quanto ao sinistro em si, caso quem lhe bateu não o fizer claramente, terás que provar que foi prjectado e não tinha já batido no carro da frente. o gajo da frente pode testemunhar isso em principio)

                      Comentário


                        #12
                        A minha esposa esteve envolvida num acidente semelhante, se bem que no caso dela estava em primeiro lugar, ou seja, o 6 só levou uma "castanhada" na traseira. Mas aqui houve participação amigável.

                        Quanto à oficina, o procedimento normal das seguradoras é indicarem oficinas para "arranjos mais rápidos" ou outra treta assim do tipo. Não tens de aceitar, basta dizer, "não senhor, vou colocar o carro a arranjar na oficina x", e a seguradora aceita a tua escolha (embora por vezes seja um pouco "teimosa").

                        Aconselho a que coloque o carro numa oficina da marca.

                        Comentário


                          #13
                          Também já tive um acidente identico, em que o tipo me bateu por trás (eu estava parado) e fui bater no da frente.

                          Inicialmente o tipo não queria responsabilizar-se pelo 3ª carro, em que o próprio condutor deste afirmava que eu estava parado.

                          Como sempre, independentemente do tipo de acidente chamo as autoridades.

                          Antes de chegar agente ao local, o sujeito já estava mais mentalizado, mas por pura ironia, o agente apercebeu-se que mesmo assim o tipo não ia lá muito à "bola".


                          Mesmo assim, agente deixou-nos preencher as declarações amigáveis, e depois de tudo isso, virou-se para o tipo e disse-lhe que o acidente estava registada nas camaras de transito, visto que a mesma estava mesmo direccionada para nós.

                          Quanto à questão da oficina, podes colocar onde quiseres.

                          O mesmo se passou, em que companhia queria que fosse à dita oficina por eles recomendada.

                          Certo é que lhes disse que o carro ou iria à oficina, da qual tenho inteira confiança, ou então, iria para um representante oficial, em que a mão de obra seria mais cara.

                          Certo é, que não colocaram nenhum entrava em deixar o carro onde queria.

                          Abraços e boa sorte.

                          Comentário


                            #14
                            O carro de substituição é disponibilizado no momento em que a companhia manda reparar e entra na oficina por eles recomendada. Se for noutra oficina só é disponibilizado quando o carro for reparado e durante os dias indicados na peritagem.

                            De qualquer dos modos o seguro do carro de substituição é igual ao do carro sinistrado e coberto pela companhia que manda arranjar.

                            Comentário


                              #15
                              O Carro até pode estar no cu de judas, eles têm é que ir para onde estiver o Carro. Mas nem me falam de seguradoras, olha que a Allianz não é melhor [)]

                              Tive um acidente em Setembro de 2003, sim, leram bem 2003 e só vai agora para Outubro a Tribunal porque a Allianz queria dar 50% Pois o outro condutor nunca chegou a fazer participação do acidente, só na minha seguradora mas não na dele. Resumindo, a minha seguradora não lhe paga tusto e a Allianz diz que o acidente deu-se numa situação dúbia por isso atribui 50 50 na responsabilidade. Atenção, tenho duas testemunhas e o outro condutor entretanto já se deu por culpado ... Seguradoras, nem me falam disso. Mas fui paciente, e eles vão pagar tostão por tostão a reparação do carro.

                              Mas já viram isto ?, um gajo tem um acidente, se tiver culpa não vale a pena fazer participação nenhuma, o outro lixado que se lixe É este o Portugal que temos

                              PS - Desculpem o desabafo ... Boa sorte para ti, espero que tudo se resolva pelo melhor, e que não dure 3 anos como eu ...

                              Comentário


                                #16
                                A melhor testemunha é o outro interveniente (3.º passivo), pois poderá, caso se recorde, declarar que primeiro ouviu o embate e só depois levou a pancada na traseira. Ele tem a prova da projecção e portanto poderá ser a tua melhor testemunha abonatória. É normal as companhias terem dúvidas e averiguarem o sinistro nesses casos, pois há casos em que o choque da frente acontece primeiro e só depois o de trás (neste caso há só um agravamento de danos (parte da reparação) a assumir pela companhia do carro da rectaguarda. Mas a condutora de trás não assume a responsabilidade do choque da frente porque desconhece que lhe cabe a responsabilidade ou afirma que já tinhas embatido no da frente quando ela te embateu??? É que podem estar de acordo em relação à forma como ocorreu o sinistro (que te é favorável) e não relativamente à ideia sobre a responsabilidade...

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, houve intervenção da autoridade?
                                  É que nesse caso a prova bastante (caso tenha sido anotada), são o ponto de choque (local onde se encontram os vestígios de vidros das opticas, farolins, etc.) e marcas de travagem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Houve intervenção das autoridades.
                                    Tive que colocar o carro noutra oficina, pois a companhia alegou que tinha assuntos litigiosos pendentes com a oficina onde eu tinha deixado o carro. Já foi feita a peritagem e pasme-se deram o carro como perda total e querem dar-me 1000€ mais o carro e 15€ por dia desde a imolização do carro até ao dia de hoje.
                                    O carro é um Rover 111 SI de 1995, com 74000 km e estava impecável tanto de motor como de carroçaria.
                                    Não vou aceitar, pois tenho uma pessoa conhecida que é advogado e vou-me aconselhar com ele.
                                    O que é que faço com 1225€?
                                    A reparação deve-se amandar aí para os 2000 ou 3000€.
                                    Estou f***do.

                                    Comentário


                                      #19
                                      desculpa que te diga mas tás mesmo, o valor comercial do carro é muito baixo, mas podes exigir que te deêm um com as mesmas caracteristicas e estado do teu
                                      boa sorte que vais precisar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por giotto

                                        Houve intervenção das autoridades.
                                        Tive que colocar o carro noutra oficina, pois a companhia alegou que tinha assuntos litigiosos pendentes com a oficina onde eu tinha deixado o carro. Já foi feita a peritagem e pasme-se deram o carro como perda total e querem dar-me 1000€ mais o carro e 15€ por dia desde a imolização do carro até ao dia de hoje.
                                        O carro é um Rover 111 SI de 1995, com 74000 km e estava impecável tanto de motor como de carroçaria.
                                        Não vou aceitar, pois tenho uma pessoa conhecida que é advogado e vou-me aconselhar com ele.
                                        O que é que faço com 1225€?
                                        A reparação deve-se amandar aí para os 2000 ou 3000€.
                                        Estou f***do.
                                        Podes exigir a reparação do carro! Seja qual for o preço!
                                        E um carro de substituição enquanto o teu carro é reparado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A lei foi alterada há pouco tempo e não lhe é favorável. O valor da reparação ultrapassa em muito o valor venal do carro.

                                          Se estivesse no seu lugar começava a pensar em entregar o carro para abate (sempre vale mais)e aproveitar este dinheiro mais o da indemenização para entrada de um outro carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O carro de substituição pode ser entregue ao segurado a partir da imobilização, depende das cláusulas do seguro.
                                            No caso da Império Bonança (eu era cliente deles até á pouco tempo) acontece q com a fusão das 2 empresas a Império adoptou os principios da Bonança, ou seja, carro substituição só após peritagem aprovada.
                                            Azar o deles q o meu seguro era Imperio e bati o pé, conclusão: carro arranjado na oficina da marca q eu queria e carro de substituição entregue em minha casa no dia em q a participação foi feita.
                                            Sempre que necessitei o arranjo foi feito onde eu queria, e nem os prazos deixava ultrapassar pois andei sempre a chatea-los.

                                            O user teve azar, ficou sem o carro numa altura em que as regras mudaram, o melhor será deixar que a sua companhia resolva o assunto ou pedir informações com o Instituto de Seguros, eles são de uma simpatia extrema e se na altura não souberem responder ficam com o contacto e telefonam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Abate, só na compra de novo...
                                              No entanto, a companhia terá mais algum "na manga" para oferecer, estão apenas a fazer o jogo deles.
                                              Bate o pé e se o carro tem essa quilometragem real, deves insistir que com esse valor não compras um carro com as características e no estado (uso) em que o teu se encontrava.
                                              Até porque, apesar do ano do mesmo a oferta com esses Kms é práticamente inexistente no mercado e terá de ser bem mais recente para ter essa quilometragem, e portanto de maior valor.
                                              Estavas perfeitamente servido e não tinhas qualquer intenção de vendê-lo, não fosse ocorrer o sinsitro pelo qual não és responsável.
                                              Informa-te do valor exacto dos prejuízos tudo que for abaixo disso não é mau negócio para eles. Caso sejam os 2000 eur, estou convencido que devem ter pelo menos 1500 para oferecer, terás de negociar com o gestor do sinistro ou caso seja atribuída essa tarefa, com um perito liquidatário fará a arrumação do sinistro.
                                              Se não precisas de carro aproveita o valor diário que sempre dá uma ajuda.
                                              Quanto à exigência da reparação, até há pouco tempo a mesma era exigível caso fosse tecnicamente viável (código civil).
                                              Não estou a par dessa alteração, mas concerteza não foi alterada a legislação que obriga a repor o estado do carro, devolvendo-lhe a sua condição anterior, que refere também caso não seja tecnicamente possível, a indemnização será em dinheiro.
                                              O que me parece é que a legislação, em relação ao valor a segurar para um automóvel com seguro de danos próprios, passou obrigatóriamente a ser determinado mediante uma tabela de desvalorização, para evitar o seguro por um valor superior ao do carro, com aproveitamento por parte das companhias quando o segurado não comunicava a actualização.
                                              Ainda pelo código civil não podes ficar prejudicado e tens direito a ser ressarcido de todos os prejuízos (lembra-lhes que vais ficar com um carro que foi acidentado, que mesmo bem reparado, poderá perder ainda mais valor comercial, pois a inexistência de acidentes anteriores era um bom argumento no caso de venda).
                                              Tenta levar exemplos de carros à venda idênticos em bom estado que estejam mais inflaccionados, por exemplo em sites de venda, carros com garantia.
                                              O que poderá funcionar é comunicar isto por escrito (não concordância com o valor da indemnização e argumentos), pois enquanto for "de boca" rola tudo a favor deles, tu é que estás sem carro e tens urgência em resolver o problema, eles para se "chegarem à frente" não têm pressa porque quem discorda do valor és tu, não estão em falta. Depois terão de responder e rebater tudo isso para não pagar.
                                              Claro que tudo isto é um pouco relativo e sujeito a interpretação pelo que tens de fazer o teu jogo, com todos os "trunfos" possíveis pois eles vão continuar com o deles até chegarem a um acordo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Talvez a leitura do Decreto-Lei nº 83/2006 de 3 de Maio de 2006 elucide a situação.

                                                Não sei quando entrou em vigor talvez seja bom conferir as datas, pois a data do acidente e data de entrada em vigor do decreto devem andar muito juntas e é preciso esclarecer qual a legislação aplicável, se a antiga se a nova.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por LM

                                                  A lei foi alterada há pouco tempo e não lhe é favorável. O valor da reparação ultrapassa em muito o valor venal do carro.

                                                  Se estivesse no seu lugar começava a pensar em entregar o carro para abate (sempre vale mais)e aproveitar este dinheiro mais o da indemenização para entrada de um outro carro.
                                                  Essa lei (ainda) não foi alterada. Foi veiculada nos meios de comunicação essa discussão mas não alterações. Por enquanto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    http://dre.pt/pdfgratisa5/2006/05/085A00.pdf

                                                    03.05.2006 (data da publicação) + 120 dias (entrada em vigor)!!!
                                                    Não se aplica, portanto, a este sinistro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Realmente estou um pouco por fora do assunto, mas acho interessante a forma como deste decreto-lei apenas foi divulgado na comunicação social a obrigação de regularizar o sinistro com brevidade pelas companhias (que foi do agrado de todos) e afinal é mais uma "prenda" do governo para lixar o mexilhão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Exactamente. Este decreto está feito à medida das companhias. Se eu tiver um carro antigo em perfeito estado, mas que vale pouco, e mo destruírem, estou desgraçado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por antoniop

                                                          Exactamente. Este decreto está feito à medida das companhias. Se eu tiver um carro antigo em perfeito estado, mas que vale pouco, e mo destruírem, estou desgraçado.
                                                          É precisamente nessa situação que eu me encontro.
                                                          Estava servido com o carrito, pois nunca me deu problemas era só meter gasosa, mudanças de óleo e relizar as manuteñções rotineiras óleo. Agora fiquei sem carro e a indemenização que me querem dar por ele quase que não chega para comprar 4 pneus.
                                                          Como é que as seguradoras não hão-de apresentar lucros fabulosos.
                                                          Estou revoltado com toda esta cambada de LADRÕES E GATUNOS,
                                                          Ainda por cima a pessoa amiga (Advogado) que se prontificou a ajudar-me garaciosamente, teve um azar na vida, pois morreu-lhe na Sexta-Feira um filhinho com 4 meses e eu nem vou pensar sequer em pedir-lhe já ajuda neste imbróglio.
                                                          É um amigo da minha criação, mas existem ocasiões em que a sensatez deve sobrepor-se sobre todas as outras coisas e neste caso vou pôr um ponto final nisto e aceitar o que os LADRÕES me querem dar, até porque contratar um advogado concerteza que não seria viável economicamente, dado o valor da indemenização que me querem dar.
                                                          Estou resignado. Paciência dias melhores virão.
                                                          Obrigado a todos pelas dicas e conselhos.
                                                          Um abraço

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