Anúncio

Collapse
No announcement yet.

saxo 1.5d custa a pegar de manhã

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    saxo 1.5d custa a pegar de manhã

    Boa tarde a todos, a pouco mais de 2 semanas adquiri um saxo 1.5d com 230.000km, o carro parecia estar até bastante estimado, no entanto quando depois de o adquirir no dia seguinte o carro já não pegou, só o consigo por a trabalhar ligando os cabos da bateria a outro carro e de muito insistir, depois de pegar a primeira vez do dia o resto do dia e como se nada acontecesse pega a primeira

    Telefonei para o antigo proprietário e ele disse que nunca lhe tinha acontecido tal coisa, e disse para levar ao mecânico dele aonde testaram velas e estavam ok e também retiraram o filtro de ar e colocaram uma tampa penso junto ao filtro de gasóleo


    Trouxe o carro mas voltou a acontecer o mesmo no dia seguinte de manha nada, foi verificado que existia uma pequena fuga em dois injetores, foram retirados e levei a bosch e foram ambos reparados, depois de colocados e pelas duvidas também coloquei outra bateria, no dia seguinte o carro pela primeira vez pegou a primeira mas a muito custo, no outro dia já não pegou de novo

    Já testei algumas das opiniões aqui do forum, dei a "bomba" aquela ao pé da bateria até ficar dura e depois tentei por a trabalhar e nada na mesma

    entretanto o carro foi de novo para o mecânico do antigo proprietário, e ele disse que o carro esta ok, colocaram uma nova bateria e tem pegado, o que acho estranho pois tinha colocado uma nova e nunca pegou exepto o primeiro dia que a coloquei, no entanto coloquei a bateria noutro carro ax 1.5d e pegava sempre , dai achar estranho porque já tinha excluído por completo a bateria

    O que penso é que muito provavelmente o carro passado um dias vá de novo voltar a não pegar...

    #2
    Eu verificaria para já outras enventuais fugas em todo o sistema de combustível, testar as velas uma a uma, e verificar o filtro de combustível.

    O carro a trabalhar faz fumo?

    Comentário


      #3
      boas de manha lá a custo quando pega faz um ligeiro fumo branco,
      As velas já foram todas elas vistas e estavam ok, quanto ao filtro será retirar e colocar novo? o filtro que diz será aquela em que tenho de retirar a caixa do filtro de ar?
      tks

      Comentário


        #4
        cab vê com o antigo dono quando foi a ultima substituição do filtro. Caso o mesmo seja novo verifica também o o'ring que está no corpo do filtro de gasóleo, se estiver deteriorado ou mal montado deves ter bolhas de ar no sistema de combustível. Vê na zona do filtro por tras da caixa se tens vestígios de gasóleo, deves ter um freio nessa tampa que tens de desmontar

        As velas foram testadas no carro ou fora dele? Convém verificar se as velas recebem corrente.
        Caso não recebam o módulo de controlo das velas é outra coisa a verificar, tens aqui a localização segundo o autodata.



        Ficheiros anexados
        Editado pela última vez por blakke; 15 February 2015, 16:20.

        Comentário


          #5
          Blakke antes de mais obrigado pela explicação ilustrativa

          As velas foram testadas fora e ficaram todas elas incandescentes
          Quanto ao temporizador, tive a ver e as velas estavam a receber corrente 12v, o que achei um pouco estranho foi que mesmo de pois de ele pegar ainda passava corrente durante +- 6seg é normal?

          Quando coloco a chave na ignição a luz de resistência "só" fica ligada 3seg é o tempo normal?


          blakke

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cab Ver Post
            Blakke antes de mais obrigado pela explicação ilustrativa

            As velas foram testadas fora e ficaram todas elas incandescentes
            Quanto ao temporizador, tive a ver e as velas estavam a receber corrente 12v, o que achei um pouco estranho foi que mesmo de pois de ele pegar ainda passava corrente durante +- 6seg é normal?

            Quando coloco a chave na ignição a luz de resistência "só" fica ligada 3seg é o tempo normal?


            blakke
            Sim normalmente ainda passa corrente alguns segundos depois, sendo assim verificava os o'rings é comum nos 1.5d esse problema que descreves vir dos o'rings do filtro gasóleo e/ou bomba injectora.
            De manhã antes de dares á chave dá primeiro umas bombadas na bomba manual até ela ficar dura, se não tiver dificuldade em pegar a minha aposta vai para ar no circuito.

            Comentário


              #7
              Isso das "bombadas" já experimentei mas sem resultado,
              bomba injetora? que poderá ser? como poderei ver se será dai?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cab Ver Post
                Isso das "bombadas" já experimentei mas sem resultado,
                bomba injetora? que poderá ser? como poderei ver se será dai?
                Só depois de eliminar a hipótese de ser o o'ring do filtro é que eu partiria para ai, vê isso porque é mais comum do que imaginas principalmente se o filtro ja for velhinho..

                Em todo o caso, se fosse bomba ai já te aconcelhava falar com um mecânico.

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho um saxo com esse motor e no meu caso a luz da resistencia fica acesa durantye 15 segundos, e depois de o motor começar a trabalhar as velas continuam a receber corrente durante 30 segundos, o meu ja tem 298 000

                  Comentário


                    #10
                    ok vou verificar isso do filtro, situa-se por baixo da caixa do filtro de ar certo?

                    rasantos também já me tinham dito que 3seg seria muito pouco, também poderá ser sai não estar a aquecer o tempo suficiente mas para ver isso tenho de adquirir um novo temporizador, no entanto vou verificar isso do filtro de gasoleo

                    tks

                    rafasantos

                    Comentário


                      #11
                      Não poderá ser a bomba de combustível ? Dado que é a 1º partida do dia...

                      Comentário


                        #12
                        vai ter de ser por tentativas, amanha já vou verificar essa situação do o`ring do filtro do gasoleo

                        tks a todos
                        o'ring do filtro

                        o'ring do filtro

                        Comentário


                          #13
                          Para veres se é do temporizador, fazes assim, ligas a chave deixas apagar a resistencia, e repetes o processo 2 ou 3 vezes antes de pores a trabalhar

                          Comentário


                            #14
                            Viva.

                            Talvez seja a bomba injetora, deve estar a fazer retorno do combustivel...

                            Comentário


                              #15
                              Ora boas ponto de situação

                              O filtro do gasóleo parece ok, não o removi pois está seco sem marcas de gasoleo
                              Depois da bateria nova o que se veio a verificar é que pegou nos 2 primeiros dias hoje só já pegou à quarta vez.

                              O que o mecânico disse deixar ligar a resistência e esperar até que ouça o "clic" do temporizador e só depois colocar a trabalhar, no entanto não resolveu

                              Disseram me foi para avançar a bomba injector, mas pelo que estive a ver para isso teria de mexer na correia de distribuição
                              Editado pela última vez por cab; 18 February 2015, 12:07.

                              Comentário


                                #16
                                Verificas-te bem o filtro? Pode estar a deixar entrar ar no circuito não tem que estar necessariamente a jorrar gasóleo. No entanto visto que a situação não se alterou recomendava-te consultares um mecânico da tua confiança, aqui pouco mais podemos fazer além de mandar uns bitaites.

                                Boa sorte e vai informando desenvolvimentos já agora estou curioso por saber o que é.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já mudaste os vedantes do copo do filtro de gasóleo ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois acabei por não trocar, como vi que o filtro estava completamente seco pensei que estivesse ok, mas hoje vou tratar disso já comprei um filtro novo pelas duvidas

                                    vou dando o feedback, mais uma vez obrigado a todos pelas sugestões

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa tarde,

                                      Tive por minha casa durante 15 anos um Peugeot 106 XRD, durante os primeiros 8 anos esteve com o original 1.4 d (quando este deu o berro como todos os 1.4d), salvou-se de ir para o ferro-velho, porque me decidi colocar-lhe um motor 1.5d usado de um saxo acidentado.

                                      Este motor, vim a saber mais tarde, vinha com problemas nas velas de incandescência, ele pegava, mas de inverno eu não gostava de ver algum fumo branco que fazia, quando passado um ano, ele uma manhã mais fria de Dezembro, só pegou à 4 ou à 5 fui ver o que se passava e comecei por retirar as velas de incandescência e qual não é o meu espanto que só uma funcionava ainda, deve ter sido quando se queimou a penúltima que passou a ser dificil de pegar. Coloquei as 4 novas, e milagre, o fumo branco de manhã a frio deixou de acontecer e passou a pegar certinho.
                                      Este carro era na altura de uso diário da minha mulher, e passados um meses ela queixou-se, que por vezes ele não queria pegar. Como andei de volta dele e não consegui encontrar o problema levei-o a uma Bosch, e o que lhe fizeram foi trocar o filtro de gasóleo e 2 oring’s em injetores, o certo é que até o carro ser abatido por troca de um Citröen c3 após 5 anos e 70.000 km depois, não houve mais problemas com este motor, pegando e trabalhando sempre como um relógio.
                                      Portanto isto que me aconteceu vai de encontro ao que os colegas já sugeriram.
                                      Por outro lado pelo que me lembro 3 segundos até a luz apagar é muito pouco, pelo menos a frio e de verão, salvo erro eu lembro-me do tempo ser variável em função da temperatura do motor bem como da temperatura exterior, será que as velas aparentam estar funcionais, mas alguma delas quando colocada no circuito, terá alguma anomalia que leva a reduzir o tempo de pré-aquecimento? Sei que por vezes este de anomalia, podérá não estar no módulo que controla, mas numa das velas.
                                      Editado pela última vez por fluis2; 19 February 2015, 14:35.

                                      Comentário


                                        #20
                                        fluis2 obrigado pela partilha,

                                        Ontem alterei o filtro por um novo e hoje de manha la voltou a custar a pegar

                                        Hoje quando sair do trabalho lá vai voltar para o mecânico para se perceber que se anda a passar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas, vou dar aqui o meu palpite. Já viste se não será o motor de arranque? Bateria? Alternador? É que esse motor não tem muito por onde avariar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma fuga no circuito do combustivel é o suficiente para isto aconteçer e demorar a pegar até ferrar de novo.

                                            Que vejam se há alguma fuga em injectores, bomba injectora ou tubos
                                            A propria bomba injectora a precisar de revisão, ou até fora do ponto
                                            Injectores com problemas

                                            Não vai estar muito longe disso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Marco Ver Post
                                              Uma fuga no circuito do combustivel é o suficiente para isto aconteçer e demorar a pegar até ferrar de novo.

                                              Que vejam se há alguma fuga em injectores, bomba injectora ou tubos
                                              A propria bomba injectora a precisar de revisão, ou até fora do ponto
                                              Injectores com problemas

                                              Não vai estar muito longe disso.
                                              Exacto, tentei arranjar uma solução mais fácil mas sim o meu avô no ax à bem pouco tempo aconteceu-lhe o mesmo. A bomba injectora perdia gasóleo durante a noite que ele para o conseguir por a trabalhar de manha tinha de ir acordando durante a noite para o pôr a trabalhar. De facto basta uma mínima fuga no sistema de combustível que ele deixa de pegar. Abraço

                                              Comentário


                                                #24
                                                de doidos é o que posso dizer, não é que o carro foi ontem para o mecânico e ele hoje quando ia para pegar no carro não é que ele pegou a primeira como se nada fosse

                                                não percebo ... será por o ter lá deixado a subir (frete para cima) ele aqui ora fica para baixo (frente) ou a direito, não encontro outra explicação

                                                vou ter de aguardar, agora só dá para testar amanha pois como já pegou, agora a partida pega sempre À primeira o resto do dia

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cab Ver Post
                                                  de doidos é o que posso dizer, não é que o carro foi ontem para o mecânico e ele hoje quando ia para pegar no carro não é que ele pegou a primeira como se nada fosse

                                                  não percebo ... será por o ter lá deixado a subir (frete para cima) ele aqui ora fica para baixo (frente) ou a direito, não encontro outra explicação

                                                  vou ter de aguardar, agora só dá para testar amanha pois como já pegou, agora a partida pega sempre À primeira o resto do dia
                                                  Caro cab, como ficou a situação?

                                                  aproveito para responder tb ao colega de forum eblase, aqui sobre a minha situacao do meu MB 190D 2.5 da casa. a mim acontecia-me o mesmo que com o seu saxo, mas cmg a maior parte das vezes ate pega a primeira, mas o motor da umas boas voltas ate o mesmo trabalhar. eios o que fiz:
                                                  1 ver se a bateria estava em condições, estava ok.
                                                  2 mudar as 5 velas, 2 competamente pretas e mortas, problema ainda nao resolvido.
                                                  3 mudança de filtro gasoleo, bem apertado, orings novos, prefiltro novo, ainda nao resolvido.
                                                  4 detetei uma fuga num tubo que espirrava umas gotas de gasoleo, nada de especial, tubo comprado e posto, nao resolvido.
                                                  5 orings dos injetores verificados, tudo ok. problema ainda nao resolvido.

                                                  a partir daqui ja me tava a passar com o raio do carro, e ontem falei com um amigo meu que trabalha na mercedes e ele disseme que so podia ser o temporizador que ou estava estragado, ou estava a transmitir info incorrecta. bom passei na casa dele pois o mesmo tem la um kit improvisado por ele em que consegue ver os segundos que demora entre o dar a chave, a resistencia apagar, e as velas realmente aquecerem.
                                                  assim foi, a resistencia apaga em 3/4 segundos, mas so ao fim de uns 10 seg as velas estao no ponto para se dar a chave. temporizador ja teve melhores dias, mas nao foi substituido pois ainda cumpre a sua função.

                                                  veja se nao é por aí o problema, deixe apagar a resistencia, e de a chave so 10 a 15 segundos depois para fazer o despiste.

                                                  espero ter ajudado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boa Noite,

                                                    Também tenho um Saxo 1.5D com 250k km, e há pouco mais de meio ano tive um problema muito semelhante.
                                                    Custava também a pegar de manhã ou quando estava algumas horas parado. A inclinação também influenciava, mas julgo que era ligeiramente a subir.
                                                    No meu caso era uma fuga no circuito de combustível, e as velas já não estavam nas melhores condições, por isso também teve de as levar.
                                                    Pouco tempo antes tinha levado uma bateria nova (a anterior só durou 3 anos!), e na altura tive de fazer reset ao software, porque foi desde a troca que começou a pegar mal, mas o problema persistiu.

                                                    Só uma nota, na altura notava-se imenso no consumo, diria que estava a consumir praí o dobro, mas tenho ideia que não deitava muito mais fumo.
                                                    Convém deixar apagar sempre a resistência, eu normalmente até deixo sempre mais um bocadito. Desde aí nunca mais tive problemas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bom dia a todos, ponto da situação ainda por resolver

                                                      Fui buscar o carro ao mecânico e depois de ele dizer que lá pegava sempre bem, a verdade e mesmo no dia em que o fui buscar não pegou assim tão bem,

                                                      no dia seguinte de manhã já só pegou a 3º vez,
                                                      Isso do temporizador e já o que faço, rodo a chave posição 1, e só rodo depois de ouvir o "click" do rele

                                                      estou a pensar comprar um temporizador novo para ver, mas comprar e depois não ser , também já testei posição 1, posição0 posição 1 posição 0 e só depois tentar por a trabalhar mas o resultado mas não deu também...

                                                      a verdade e que tenho o carro a um mês e ainda não houve um dia em que pegasse bem de manhã

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom dia,

                                                        O tipo de problema que é, normalmente os mecânicos normais têm uma certa dificuldade em resolver.
                                                        Se o carro fosse meu já o tinha colocado num Bosch Diesel Service (não basta ser Bosch Car Service), normalmente encontram este tipo de problemas à primeira e acaba por não se gasta assim tantos €. Penso que nesta altura já estão esgotados as verificações que tu e o mecânico podem fazer, estares a comprar o temporizador e depois não ser, já começa ser gastar € no escuro.
                                                        Com a minha autocaravana andei com problemas (ver http://forum.autohoje.com/boxes/1277...-potencia.html), e depois de ter passado por 2 mecânicos (e verificações minhas), acabei por um Bosch Diesel Service, que detetou o problema, e até acabei por gastar menos do que numa ocorrência semelhante cerca de 7 anos antes, isto é apenas um conselho a decisão é tua claro. Quando foi do meu 106 XRD, deixei-o de véspera na BOSCH e cerca de 80 € depois incluindo peças e mão-de-obra ficou 5*, fez mais 70.000 km e foi abatido por troca de outro, mas completamente funcional.
                                                        Editado pela última vez por fluis2; 25 February 2015, 12:07. Razão: Erro ortografico

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          obrigado fluis2, é o que vou fazer se possível ainda hoje vou a bosch car service diesel,

                                                          ps(sorry pelos erros ortográficos é que escrever no telemóvel em andamento)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            ora boas a todos ponto da situação velas novas (beru), válvula nova da ignição da bomba injectora , fui ontem levantar o carro ao que já estaria pronto

                                                            hoje de manha pegou a primeira mas ainda deu 3voltas ao motor de arranque, o que achei estranho pois tinham dito que estaria ok, e não me parece normal dar 3 voltas para pegar, vamos ver o que me aguardo os próximos dias, até porque fiquei com a impressão que só pegou por o carro estar ao sol. "talvez" se não estivesse um dia tão agradável tenho duvidas que tivesse pegado

                                                            obrigado a todos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X