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Copianço 2.0 - Ética e competitividade

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    Copianço 2.0 - Ética e competitividade

    O mundo sempre foi competitivo. E desde a invenção do Estado Moderno e do ideal burguês que a escola cumpre o papel de domar os espíritos e os corpos transformando os indivíduos em cidadãos, selecionando, simultaneamente, os mais capazes para as tarefas mais importantes.

    Verdade seja dita que em Portugal nunca o espírito liberal e moderno penetrou nesta sociedade tacanha que vivia de caciquismos vários. Mesmo no século XX, fruto da importância da Igreja Católica e do Estado Novo, a competição era coisa mal vista e o ideal era promover o cada macaco no seu galho, sem grandes escaladas sociais.


    Hoje, já não é nada assim e assiste-se a uma competição diária em todas as esferas do quotidiano.


    Mas, a discussão que proponho tem a ver a ética. Com o questionar "o vale tudo", usando como exemplo o Kit Tecnológico de copianço da Monorean noticiado em Monorean... ou o método infalível de copiar nos exames | Pplware

    Qual é o papel da escola nisto tudo? Qual é a responsabilidade social das empresas? Que sociedade estamos a construir...

    #2
    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
    O mundo sempre foi competitivo. E desde a invenção do Estado Moderno e do ideal burguês que a escola cumpre o papel de domar os espíritos e os corpos transformando os indivíduos em cidadãos, selecionando, simultaneamente, os mais capazes para as tarefas mais importantes.

    Verdade seja dita que em Portugal nunca o espírito liberal e moderno penetrou nesta sociedade tacanha que vivia de caciquismos vários. Mesmo no século XX, fruto da importância da Igreja Católica e do Estado Novo, a competição era coisa mal vista e o ideal era promover o cada macaco no seu galho, sem grandes escaladas sociais.


    Hoje, já não é nada assim e assiste-se a uma competição diária em todas as esferas do quotidiano.


    Mas, a discussão que proponho tem a ver a ética. Com o questionar "o vale tudo", usando como exemplo o Kit Tecnológico de copianço da Monorean noticiado em Monorean... ou o método infalível de copiar nos exames | Pplware

    Qual é o papel da escola nisto tudo? Qual é a responsabilidade social das empresas? Que sociedade estamos a construir...
    O papel da escola é apanhar quem copia e reprovar o aluno.

    Sempre existiram as cabulas, já vi este método ser feito com auriculares de fio numa mulher de cabelo comprido a ser apanhada... Não há metodos infaliveis, mas a experiencia mostra que estes alunos que baseiam todo o percurso em metodos de copinaço, não vão longe.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por danger Ver Post
      O papel da escola é apanhar quem copia e reprovar o aluno.

      Sempre existiram as cabulas, já vi este método ser feito com auriculares de fio numa mulher de cabelo comprido a ser apanhada... Não há metodos infaliveis, mas a experiencia mostra que estes alunos que baseiam todo o percurso em metodos de copinaço, não vão longe.
      Ainda no outro dia apanhei uma com um copianço enorme. Tinha lá a matéria toda. Claro que levou zero e volta ao exame mais tarde.

      No meu caso, aviso solenemente os alunos: "Copiar é um ato de corrupção, de falta de respeito com o professor e com os colegas que não o fazem. Por isso, vocês fazem tudo para copiar e eu farei tudo para vos apanhar". Os alunos que vêm às aulas ficam com medo e não arriscam. Mas aquela como nunca veio às aulas achava que eu era como os outros. O copianço está agora no meu Hall of Fame [um quadro em cortiça no meu gabinete].

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        #4
        Tive um prof cubano que não gostava nada de apanhar copianços.

        Dizia que no seu pais quem fosse apanhado a copiar saia do sistema de ensino, não sei se é verdade ou não.

        Na faculdade vi esquemas incriveis e o certo é que muitos safavam-se. Parvo era eu que cheguei a usar "apontamentos" na calculadora, mas ficava todo atrapalhado e acabava por não ver nada.

        Com isto não estou a dizer que nunca tenha copiado, mas claramente não era bom a fazê-lo .
        Editado pela última vez por JoelM; 16 February 2015, 12:11.

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          #5
          Querem ver que é por isto que existem tantos licenciados no desemprego?

          De que adianta passar o curso a copiar se depois quando entrarem no mercado de trabalho vão ser facilmente despedidos por incompetência?

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            #6
            è o que eu lhes digo: "Os empregadores não querem saber que notas tiveram. Querem saber do que vocÊs são capazes de fazer, de trazer para a empresa como mais -valia. E aí não há copianço que vos valha". Infelizmente eles só se mentalizam disso quando chegam ao mercado de trabalho. Depois lá vêm dizer: "o prof tinha razão, se fosse agora tinha aproveitado as cadeiras todas de outra maneira"... Claro... se fosse agora...

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              #7
              Se usei 2 ou 3 vezes cábulas foi muito, não era mesmo a minha praia. Mas sabia de pessoal que usava sempre e alguns tinham notas melhores do que as minhas, por vezes, o que me leva a perguntar de que valeu não ter usado também.

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                #8
                Felizmente existem provas de avaliação que avaliam, não a capacidade de memorizar informação, mas sim a capacidade de raciocínio. E aí, o copianço de nada serve...

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                  #9
                  Depende do método de ensino. Até ao secundário a matéria lecionada tinha que ser praticamente toda decorada. No ensino superior havia docentes que permitiam a consulta. A conclusão que chego é que nos exames que é necessário decorar uma cábula pode dar jeito. Na faculdade tive exames de consulta que mesmo assim havia quem reprovasse porque não sabia organizar e o que consultar porque maior parte das vezes era interpretação e desenvolvimento do raciocínio e isso nem com consulta se safavam.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                    ...mas a experiencia mostra que estes alunos que baseiam todo o percurso em metodos de copinaço, não vão longe.
                    Depende.. se essas pessoas conhecerem a "família cunha" acabam mestres na arte de "rapar o tacho"

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                      #11
                      Mas não somos todos permissíveis e compactuamos com os cábulas, pois nunca vi ninguém a denunciar. E pior que isso, em geral aceita-se que se faça sem existir grandes problemas morais ou éticos por parte dos prevaricadores.

                      E, no fundo, quem copia por sistema sabe que está a contornar a lei e está a prejudicar os outros que com ele competem.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                        Ainda no outro dia apanhei uma com um copianço enorme. Tinha lá a matéria toda. Claro que levou zero e volta ao exame mais tarde.

                        No meu caso, aviso solenemente os alunos: "Copiar é um ato de corrupção, de falta de respeito com o professor e com os colegas que não o fazem. Por isso, vocês fazem tudo para copiar e eu farei tudo para vos apanhar". Os alunos que vêm às aulas ficam com medo e não arriscam. Mas aquela como nunca veio às aulas achava que eu era como os outros. O copianço está agora no meu Hall of Fame [um quadro em cortiça no meu gabinete].
                        Desculpa a sinceridade, mas o que dizes não bate certo com o que praticas.

                        Se copiar é, para ti, um acto de corrupção, o castigo não pode ser um "Tenta outra vez". Compreendo que os mecanismos das instituições sejam uma complicação para dar a devida punição a um estudante e que, por isso, a solução natural (que dá menos chatices a toda a gente) acaba por ser essa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                          O papel da escola é apanhar quem copia e reprovar o aluno.

                          Sempre existiram as cabulas, já vi este método ser feito com auriculares de fio numa mulher de cabelo comprido a ser apanhada... Não há metodos infaliveis, mas a experiencia mostra que estes alunos que baseiam todo o percurso em metodos de copinaço, não vão longe.
                          Estás enganado. Alguns que obtêm diplomas à pressão até chegam a altos cargos da nação.

                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                          Ainda no outro dia apanhei uma com um copianço enorme. Tinha lá a matéria toda. Claro que levou zero e volta ao exame mais tarde.
                          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                          No meu caso, aviso solenemente os alunos: "Copiar é um ato de corrupção, de falta de respeito com o professor e com os colegas que não o fazem. Por isso, vocês fazem tudo para copiar e eu farei tudo para vos apanhar". Os alunos que vêm às aulas ficam com medo e não arriscam. Mas aquela como nunca veio às aulas achava que eu era como os outros. O copianço está agora no meu Hall of Fame [um quadro em cortiça no meu gabinete].


                          O copianso é utilíssimo! Fiz muitos, do 10º ao 5º ano do curso universitário. Nunca os usei. Mas fazê-los é ajudar a estudar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                            Desculpa a sinceridade, mas o que dizes não bate certo com o que praticas.

                            Se copiar é, para ti, um acto de corrupção, o castigo não pode ser um "Tenta outra vez". Compreendo que os mecanismos das instituições sejam uma complicação para dar a devida punição a um estudante e que, por isso, a solução natural (que dá menos chatices a toda a gente) acaba por ser essa.
                            Eu já anulei uma prova e participei ao Conselho Pedagógico da Faculdade e só no ano seguinte é que fez a cadeira. E olha que não dá trabalho nenhum, é só preencher um formulário, expor o caso e anexar (caso exista) o material apreendido. Cinco minutos bastam e acaba-se logo com a brincadeira.

                            Mas, maioria dos professores anula a prova e siga para bingo e muitos ou fazem de conta que não se passou nada ou descontam na avaliação da prova.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                              Desculpa a sinceridade, mas o que dizes não bate certo com o que praticas.

                              Se copiar é, para ti, um acto de corrupção, o castigo não pode ser um "Tenta outra vez". Compreendo que os mecanismos das instituições sejam uma complicação para dar a devida punição a um estudante e que, por isso, a solução natural (que dá menos chatices a toda a gente) acaba por ser essa.
                              Eu fiz o que estava ao meu alcance: Chumbar a aluna. Mas ela tem direito a estar no exame de recurso. Não posso fazer nada contra isso. Sim há a possibilidade de abrir um processo disciplinar, mas são os próprios responsáveis a incentivar à resolução desta forma. E a humilhação por que passou vai ensiná-la também.

                              Infelizmente, o que é mais comum é os profs não fazerem controlo e deixarem copiar.
                              Editado pela última vez por Icedevice; 16 February 2015, 18:34.

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                                #16
                                Isto vai dar asneira, à uns tempos quase que me comiam vivo aqui por ter sido contra os copianços.
                                Estou só a dizer...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post

                                  Verdade seja dita que em Portugal nunca o espírito liberal e moderno penetrou nesta sociedade tacanha que vivia de caciquismos vários. Mesmo no século XX, fruto da importância da Igreja Católica e do Estado Novo, a competição era coisa mal vista e o ideal era promover o cada macaco no seu galho, sem grandes escaladas sociais.
                                  [Citation needed] como dizem nas wikipedias.

                                  Sugeria o contrário: nos regimes autoritários sempre surgiram e ascenderam indivíduos "vindos do nada", e nos regimes republicanos e democráticos, teóricamente meritocráticos, há uma estranha preponderância dos mesmos apelidos à tona da sociedade.

                                  (Pois, é off-topic do copianço, mas já que veio de lá a caneladazinha iluminada, venham as provas.)

                                  P.S. Para quem não souber, a meritocracia com exames abertos a todos para o funcionalismo público foi inventada pela monarquia chinesa.
                                  Editado pela última vez por A4B5; 16 February 2015, 20:32.

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