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Diferença entre carro e mota em taxas a pagar

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    Diferença entre carro e mota em taxas a pagar

    Bem pessoal, sendo eu um jovem de 18 anos a tirar a carta de carro e a pensar em tirar carta categoria A2 por ser mais "pratico e econômico" e a razão para a criação deste tópico, ter menos taxas que veículos ligeiros.
    Queria saber ao certo que tipo de taxas motociclos e carros pagam e qual a mais em conta, no meu caso estou indeciso entre um peugeot 106 GTI e mota Kawasaki Ninja r 250.
    Obrigado
    Editado pela última vez por ivohenriques; 17 February 2015, 22:32.

    #2
    Na mota poupas duas taxas de ecovalor pneu, em relação ao carro.

    Comentário


      #3
      pagas selo e nada mais. essa ainda n leva inspecao

      Comentário


        #4
        o dinheiro que poupares em taxas vai dar jeito no hospital

        Comentário


          #5
          AHAHAHHAHAHAHAH xD

          Comentário


            #6
            Assim de repente:

            Mota:

            - IUC 5,49 eur
            - seguro poderá ser mais caro do que para o carro
            - pneus mais caros
            - intervalos de manutenção mais curtos

            Carro:

            - IUC 55 eur
            - IPO anual +- 27 eur


            Deve haver algo mais que me esta a escapar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
              Assim de repente:

              Mota:

              - IUC 5,49 eur
              - seguro poderá ser mais caro do que para o carro
              - pneus mais caros
              - intervalos de manutenção mais curtos

              Carro:

              - IUC 55 eur
              - IPO anual +- 27 eur


              Deve haver algo mais que me esta a escapar.
              Então neste caso em termos de taxas é mais económico o carro?

              Comentário


                #8
                Em termos de seguro é fácil simulares e veres a diferença entre ambos. Recém encartado vai ser um "estouro" em ambos os casos.

                Verifica o custo médio dos pneus para esse modelo assim como a duração média e compara com a tua utiização. Tanto na mota como no carro é aconselhável usar pneus em condições, mas no carro podes poupar umas notas se optares por pneus semi novos ou de marcas menos conceituadas.

                O habitual de manutenção, óleo/filtro motor, filtro ar, lubrificações, não fica nada de especial.
                Como faço na minha Hornet, mudar o óleo e o respetivo filtro fica em cerca de 35€. O filtro do ar troquei por um de rendimento, foi mais caro mas é lavável

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ivohenriques Ver Post
                  Então neste caso em termos de taxas é mais económico o carro?
                  Taxas?
                  Como assim?
                  Impostos é isso que queres saber?

                  Um veiculo tem mais custos associados do que taxas.

                  Tens de olhar para o geral.

                  Comentário


                    #10
                    Em IUC só compensa a moto se for inferior a 500cc. A partir dai é um veiculo de luxo que paga tanto ou mais que um 2000 a gasolina ou diesel

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                      Taxas?
                      Como assim?
                      Impostos é isso que queres saber?

                      Um veiculo tem mais custos associados do que taxas.

                      Tens de olhar para o geral.
                      taxas, imposto, basicamente todos os custos envolvidos mensalmente e\ou anualmente, tirando o normal e fundamental como combustível e manutenção.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                        Em IUC só compensa a moto se for inferior a 500cc. A partir dai é um veiculo de luxo que paga tanto ou mais que um 2000 a gasolina ou diesel
                        Isso se for para carros anteriores a 2007, se forem posteriores já não é assim.
                        Mas mesmo assim, se calhar existem carros de 50k a pagar tanto de selo como motas de 8 ou 9k.. é o luxo

                        Comentário


                          #13
                          Podemos fazer aqui uma boa comparação:

                          Moto com mais de 750cc do ano de 1997, actualmente com 17/18 anos, já pagou imposto durante todos estes anos, no entanto, paga 122.47€ e certamente tem CO2 inferior a muitos ligeiros.

                          Um ligeiro com 1400cc a gasolina, de 2014, paga 131.40€ de IUC.

                          Achas justa esta comparação? Motociclo é um veiculo de luxo aos olhos dos desgovernantes.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                            Podemos fazer aqui uma boa comparação:

                            Moto com mais de 750cc do ano de 1997, actualmente com 17/18 anos, já pagou imposto durante todos estes anos, no entanto, paga 122.47€ e certamente tem CO2 inferior a muitos ligeiros.

                            Um ligeiro com 1400cc a gasolina, de 2014, paga 131.40€ de IUC.

                            Achas justa esta comparação? Motociclo é um veiculo de luxo aos olhos dos desgovernantes.
                            Fiz uma pesquisa rápida e uma CBR 1000 (2013) tem uma emissão de CO2 de 133g/km.. Não sei quanto paga um carro com este tipo de emissão.

                            O luxo está em quê? Não é no valor da compra, senão até um C1 era um veículo de luxo

                            Comentário


                              #15
                              Portanto, essa CBR 1000 paga 131.40€.

                              Um 1200cc que faça mais que 120g, paga 131.90€.

                              Agora vai lá espreitar uma moto normal, com mais de 750cc, principalmente as estradistas que estas sim são comparáveis a carros e vê a diferença de CO2 para um C1 por exemplo que ronda os 90g.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                Portanto, essa CBR 1000 paga 131.40€.

                                Um 1200cc que faça mais que 120g, paga 131.90€.

                                Agora vai lá espreitar uma moto normal, com mais de 750cc, principalmente as estradistas que estas sim são comparáveis a carros e vê a diferença de CO2 para um C1 por exemplo que ronda os 90g.
                                A CBR 1000 não é uma moto normal? Uma Crossrunner (VFR800) tem uma emissão de 119,9 g/km, já leva uma cachimbada valente .

                                Quanto paga um C1?

                                Na pergunta acima, provavelmente fui mal interpretado..A mota é designado veículo de luxo porquê? Porque se assume que a pessoa já tem um carro e que pode comprar uma mota? E se tiver segundo carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  É considerado veiculo de luxo porque paga IUC de um veiculo de luxo. Ou achas que é normal uma porcaria de uma moto de 1997 pagar 122.47€? Do mesmo ano, paga um carro sim de luxo com um motor 3.5 a gasolina. Portanto, presume-se que a moto seja um veiculo de luxo.

                                  Isto já para não falar de outro ponto, a minha XJ 600 de 1992 paga 33€ de IUC e o meu 2.0 a diesel do ano 2000 paga 41.72€.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não fazia ideia que o equivalente era um 3.5 a gasolina

                                    Atualmente a partir das 750cc é mesmo a doer

                                    Eu entro com a minha parte 599cc + 249cc , ainda bem que não somam as cc antes de aplicar o imposto

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por empregado Ver Post
                                      assim de repente:

                                      Mota:

                                      - iuc 5,49 eur
                                      - seguro poderá ser mais caro do que para o carro
                                      - pneus mais caros
                                      - intervalos de manutenção mais curtos

                                      carro:

                                      - iuc 55 eur
                                      - ipo anual +- 27 eur


                                      deve haver algo mais que me esta a escapar.

                                      106 gti

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tens carta e não sabes que impostos ou despesas dá um veículo?

                                        Não percebo, queres que a malta faça as contas por ti?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                          Tens carta e não sabes que impostos ou despesas dá um veículo?

                                          Não percebo, queres que a malta faça as contas por ti?
                                          ninguém nasce ensinado
                                          Editado pela última vez por ivohenriques; 18 February 2015, 16:30.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                            Em IUC só compensa a moto se for inferior a 500cc. A partir dai é um veiculo de luxo que paga tanto ou mais que um 2000 a gasolina ou diesel
                                            Isso só é verdade em carros até 06/07. Depois disso, qualquer utilitário paga mais 100€ de IUC.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ivohenriques Ver Post
                                              ninguém nasce ensinado
                                              As únicas taxas obrigatórias são o IUC e a inspeção periódica obrigatória. O IUC podes consultá-lo aqui: Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2015 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

                                              A inspeção custa pouco menos de 30€. E se tens carta há pouco tempo, suponho que saibas a periodicidade das mesmas.

                                              Quanto ao resto das despesas, uma 250 gasta bem menos que o GTi. Em termos de manutenção, a mota pode sair mais cara. Os intervalos são mais curtos e algumas peças de desgaste costumam durar menos (pneus, pastilhas de travão, kit transmissão...). Por outro lado, poupas imenso em estacionamento (isto se trabalhares numa área com parquímetros).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                As únicas taxas obrigatórias são o IUC e a inspeção periódica obrigatória. O IUC podes consultá-lo aqui: Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2015 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

                                                A inspeção custa pouco menos de 30€. E se tens carta há pouco tempo, suponho que saibas a periodicidade das mesmas.

                                                Quanto ao resto das despesas, uma 250 gasta bem menos que o GTi. Em termos de manutenção, a mota pode sair mais cara. Os intervalos são mais curtos e algumas peças de desgaste costumam durar menos (pneus, pastilhas de travão, kit transmissão...). Por outro lado, poupas imenso em estacionamento (isto se trabalhares numa área com parquímetros).
                                                A IUC ja tinha conhecimento, mas pensava que havia mais tavas para alem dessa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ivohenriques Ver Post
                                                  A IUC ja tinha conhecimento, mas pensava que havia mais tavas para alem dessa.
                                                  Não. A única coisa a levar em linha de conta em termos legais são: IUC, inspeção, seguro, parquímetros e multas.
                                                  Fora isso, é manutenção programada (revisões, pneus, etc.), manutenção não-programada (avarias e peças de desgaste que se usam até ao fim de vida, tipo lâmpadas, bateria, etc.) e acidentes. A desvalorização do veículo também é uma despesa grande, mas só "sentes" na venda.


                                                  Ah e gasolina, claro.

                                                  EDIT: lembrei-me de uma coisa: na mota, se tiveres via verde, tens 30% de desconto nas portagens.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então basicamente, carro e mota pagam as mesmas taxas, mas a mota paga muito menos, não tem inspeção o caso desta cilindrada, leva menos 2 pneus logo mais em conta e o seguro e metade do de carro.
                                                    O único problema é garagem para a mota, ao fim ao cabo os custos vão dar ao mesmo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o custo da vida, que não será quantificável

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já te foi tudo dito , mas dou te mais um exemplo pessoal.

                                                        Cbr 600 2001 -

                                                        Pneus duram entre os 5 e os 10 mil quilómetros e são entre 50% ou até 100% mais caros que os do carro. (Consoante o pneu mais duro/macio e respectivo punho direito)

                                                        Revisões de 6k em 6k mais baratas que as do carro .

                                                        Litro por quilometro tem a ver com o punho claro está , a minha bebe bem entre os 6/8 não tenho aqui certezas ... mas de certo uma 250cc das novas gastará perto dos 4l .

                                                        Iuc - 50 euros

                                                        Inspecção - nem la metes o cu.

                                                        Seguro eu pago na volta dos 60€ ano , não sei precisar o valor certo , mas é um seguro "especial" feito através do Vitorino seguros na Açoriana para quem
                                                        já tem um carro em nome próprio, no teu caso sendo o primeiro seguro e para mota upa upa ..

                                                        Portagens ... (Usar a imaginação) .


                                                        Carro Astra H 1.4 (Gpl)

                                                        Custo por quilometro inferior a mota 30€ 500km sem stress (a gás )
                                                        Iuc- igual na casa dos 50€
                                                        Seguro- 150 euros aprox.
                                                        Revisão a cada 15 mk , oleos filtros etc ..
                                                        (Avarias/peças de desgaste ao nível da mota no meu entender,tirando os travões/pneus da mota que se vão bem mais rápido)

                                                        Assim por alto é isto que já são 6 da matina quase .

                                                        Não esquecer umas coisas , na mota de inverno não é para qualquer um ...

                                                        A mota a fazer os mm quilómetros sai mais caro .(isto na 600cc mas numa 250cc não deve ser assim tão diferente) .

                                                        A mais importante : Gostas de andar de mota ? Esta é que acho importante na decisão . A vida são "dois dias" , eu já vou acreditando numa que ouvi uma vez , "Na hora de partir vais te arrepender mais do que não fizeste do que o que fizeste"

                                                        Faz o que o coração mandar , mas tem em atenção aos custos ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ivohenriques Ver Post
                                                          ninguém nasce ensinado
                                                          Achei mesmo estranho porque eu tinha a tua idade e tinha carro e sabia exactamente o que tinha que pagar... e não havia internet. Devo ter nascido ensinado.

                                                          Ainda por cima como falas de taxas, é só uma! IUC!

                                                          Claro que como já foi dito há mais despesas envolvidas, mas imposto é só um... (e chega!)

                                                          Originalmente Colocado por SB Ver Post
                                                          o custo da vida, que não será quantificável
                                                          De carro não se morre? Até se morre no passeio. Ou é melhor não sair de casa?

                                                          http://www.leca-palmeira.com/perafit...oda-de-camiao/
                                                          Editado pela última vez por PDCouto; 19 February 2015, 11:34.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                            Achei mesmo estranho porque eu tinha a tua idade e tinha carro e sabia exactamente o que tinha que pagar... e não havia internet. Devo ter nascido ensinado.
                                                            Parabéns.

                                                            Comentário

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