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Ressonância nos pneus traseiros ? Alguém tem/teve ?

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    Ressonância nos pneus traseiros ? Alguém tem/teve ?

    Bom dia a todos

    Tenho uns Goodyear Eagle F1 Assymetric, medida 235/40/18, e há algum tempo atrás notei que os pneus de trás tornaram-se muito ruidosos, tipo ressonância.
    Dirigi-me à casa de pneus onde costumo ir e, após inspecção dos mesmos, o fulano diz-me que o problema é que os pneus estão "escamados" ( acho que foi esse o termo utilizado ) por terem andado sempre no eixo de trás.
    De seguida disse-me que os teríamos que passar para a frente, que o barulho iria ser ainda mais audível, mas que ao fim de 2/3000 kms os pneus iriam "acamar".

    Assim fiz.

    Acham que isto faz algum sentido ? O ruído continua, e é ainda maior quando travo.

    Alguém já teve experiencia semelhante ?

    Desde já o meu obrigado pelas respostas, e cumprimentos a todos.
    Editado pela última vez por FACC; 18 February 2015, 10:36.

    #2
    Greetings!

    Se estiveres ovalizados fazem esse barulho que referes.
    É frequente no eixo de trás.
    Mas não sei se 3000km resolve o problema.

    Se os pneus já tiverem mais de 6 anos e o piso não estiver mas melhores condições, troca os pneus. Nem que seja uns usados em conta.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
      Bom dia a todos

      Tenho uns Goodyear Eagle F1 Assymetric, medida 235/40/18, e há algum tempo atrás notei que os pneus de trás tornaram-se muito ruidosos, tipo ressonância.
      Dirigi-me à casa de pneus onde costumo ir e, após inspecção dos mesmos, o fulano diz-me que o problema é que os pneus estão "escamados" ( acho que foi esse o termo utilizado ) por terem andado sempre no eixo de trás.
      De seguida disse-me que os teríamos que passar para a frente, que o barulho iria ser ainda mais audível, mas que ao fim de 2/3000 kms os pneus iriam "acamar".
      Assim fiz.
      Acham que isto faz algum sentido ? O ruído continua, e é ainda maior quando travo.
      Alguém já teve experiencia semelhante ?

      Desde já o meu obrigado pelas respostas, e cumprimentos a todos.
      À frente além de fazerem barulho ainda te vão afectar a direcção.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
        Greetings!

        Se estiveres ovalizados fazem esse barulho que referes.
        É frequente no eixo de trás.
        Mas não sei se 3000km resolve o problema.

        Se os pneus já tiverem mais de 6 anos e o piso não estiver mas melhores condições, troca os pneus. Nem que seja uns usados em conta.

        Cumprimentos
        O problema é esse... além de serem caros como o caneco, ainda têm mais de metade do piso...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          À frente além de fazerem barulho ainda te vão afectar a direcção.
          É um facto... afecta mesmo Os pneus têm apenas 2 anos, e 20.000kms, e são caros como tudo ! Não deveria ser expectável este tipo de situação de um pneu tão caro, julgo eu...

          Comentário


            #6
            A experiência diz que pneus atrás jamais poderão ser montados à frente, após uns bons 20 mil km.

            Ou andas todos os 10 mil km a caminhar para a santinha oficina a mudar de trás para a frente ou montas num eixo e deixas lá morrer em paz.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CL Ver Post
              A experiência diz que pneus atrás jamais poderão ser montados à frente, após uns bons 20 mil km.

              Ou andas todos os 10 mil km a caminhar para a santinha oficina a mudar de trás para a frente ou montas num eixo e deixas lá morrer em paz.
              Nunca tive problemas em o fazer. Aliás, no Punto TD70 fiz isso algumas vezes e sempre sem problemas... Faziam 25k atrás mais 20k à frente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Nunca tive problemas em o fazer. Aliás, no Punto TD70 fiz isso algumas vezes e sempre sem problemas... Faziam 25k atrás mais 20k à frente.
                Eu também não, e faço essa troca lá para os 30 mil kms, quando coloco 2 novos atrás.

                Comentário


                  #9
                  Já me aconteceu no eixo traseiro de um Golf 5, eram uns Goodyear.
                  A banda de rodagem interior estava gasta género intermitente.
                  A razão era pouca pressão nos pneus e percorrer muita AE e não ter feito a rotação logo aos 10.000 km.
                  Nos novos comecei a colocar 2.3 bar atrás, nunca mais tive esse problema, e claro fazer a rotação dos pneus a tempo e horas.

                  Comentário


                    #10
                    Estou precisamente na mesma situação, com os mesmos pneus mas na medida 225/45R17. No meu caso começaram a fazer barulho com cerca de 45.000km (sempre no eixo traseiro), a zona interior do pneu está gasta irregularmente e é isso que provoca a ressonância. Tambem me aconselharam a meter à frente, mas o barulho vai ser mais que muito...vão acabar no eixo de trás, e vão lá andar atá acabar o piso (ainda têm cerca de 1.5mm até aos tacos) ou começarem a trepidar.

                    Mas este problema também já afectou os anteriores pneus, neste caso uns Goodyear F1 GS-D3, e como tal, os próximos dificilmente vão ser desta marca. Em termos mecânicos está tudo em ordem (alinhamentos, camber) e as pressões sempre um pouco acima do recomendado, por isso penso que é mesmo da estrutura do pneu. É pena, pois em termos de aderância até são muito bons, agora mandar pneus fora ainda com rasto por escamarem sem razão aparente...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      A experiência diz que pneus atrás jamais poderão ser montados à frente, após uns bons 20 mil km.

                      Ou andas todos os 10 mil km a caminhar para a santinha oficina a mudar de trás para a frente ou montas num eixo e deixas lá morrer em paz.
                      Seja FWD ou RWD?

                      Por acaso passei para a frente os GYEF1 que tinha atrás e a direcção ficou bastante instavel ...

                      Comentário


                        #12
                        Em todos os carros da casa ponho pneus as pares e os únicos que ovalizaram são de má qualidade... Uns Nankang Ultrasport NS-II que devem sair este verão.

                        Tive outro caso em que os pneus acamaram, à frente, mas falo de um carro que chega a passar 4 meses parado.

                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Seja FWD ou RWD?

                        Por acaso passei para a frente os GYEF1 que tinha atrás e a direcção ficou bastante instavel ...
                        Nos RWD opto sempre por pôr os pneus em melhor estado à frente, precisamente por causa da direcção

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                          Nos RWD opto sempre por pôr os pneus em melhor estado à frente, precisamente por causa da direcção
                          Finalmente alguém concorda comigo! E porque atrás há controlo de tracção.

                          Eu só troquei para colocar uma jante ligeiramente empenada atrás :/

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                            Finalmente alguém concorda comigo! E porque atrás há controlo de tracção.

                            Eu só troquei para colocar uma jante ligeiramente empenada atrás :/
                            Uma vez que se trata do C200 Diesel não é algo fundamental

                            De qualquer forma no e34 seguia a mesma política e não havia "mariquisses" eletrónicas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post

                              Nos RWD opto sempre por pôr os pneus em melhor estado à frente, precisamente por causa da direcção
                              Esta declaração pode bem iniciar a tal terceira guerra mundial de que já se falou noutro tópico.

                              Apesar de todos os estudos e todos os "entendidos" dizerem para meter os pneus novos atrás, a minha experiência pessoal deixa-me muitas dúvidas.

                              Mas quem sou eu para duvidar... claro. Eles lá saberão...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Esta declaração pode bem iniciar a tal terceira guerra mundial de que já se falou noutro tópico.

                                Apesar de todos os estudos e todos os "entendidos" dizerem para meter os pneus novos atrás, a minha experiência pessoal deixa-me muitas dúvidas.

                                Mas quem sou eu para duvidar... claro. Eles lá saberão...
                                A sério mesmo. Na oficina de pneus onde estava a montar os pneus novos à frente esteve lá um cliente quase meia-hora a melgar-me para meter os pneus novos atrás. Só me largou quando lhe disse que depois mudava

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                  Seja FWD ou RWD?

                                  Por acaso passei para a frente os GYEF1 que tinha atrás e a direcção ficou bastante instavel ...
                                  Nos RWD costuma ser ainda pior porque têm de transmitir binário à estrada, para além das solicitações normais de qq carro, portanto as deformações que sofrem são ainda maiores. Quando colocados no eixo traseiro não se nota nada, mas quando são passados para a frente tudo é amplificado.

                                  Mas há casos e casos! Não tem de acontecer em todos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que a experiência (e as próprias marcas) indicam é para se colocar os pneus novos atrás, como bem sabemos....

                                    Dito isto, da última vez que meti pneus, meti os dois novos à frente a traseira andou fugidia nos primeiros tempos mas já está mais uniforme.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Esta declaração pode bem iniciar a tal terceira guerra mundial de que já se falou noutro tópico.

                                      Apesar de todos os estudos e todos os "entendidos" dizerem para meter os pneus novos atrás, a minha experiência pessoal deixa-me muitas dúvidas.

                                      Mas quem sou eu para duvidar... claro. Eles lá saberão...
                                      A questão dessa recomendação é só uma...pneus novos à frente resultam numa traseira mais solta. E as marcas sabem que comportamentos sobreviradores são meio caminho andado para a desgraça, mesmo para quem acha que domina bem a viatura. O comportamento subvirador costuma ser mais controlável para o condutor.

                                      No fundo é uma recomendação defensiva, com a qual eu concordo...em parte

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        O que a experiência (e as próprias marcas) indicam é para se colocar os pneus novos atrás, como bem sabemos....

                                        Dito isto, da última vez que meti pneus, meti os dois novos à frente a traseira andou fugidia nos primeiros tempos mas já está mais uniforme.
                                        fwd ou rwd?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                          fwd ou rwd?
                                          front

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                                            #22
                                            FWD aconselho a ter os melhores pneus atrás, não há nada que se possa controlar no eixo traseiro. Agora em RWD, na minha opinião, não há problema ter os piores pneus atrás, prefiro até ter os melhores à frente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              A questão dessa recomendação é só uma...pneus novos à frente resultam numa traseira mais solta. E as marcas sabem que comportamentos sobreviradores são meio caminho andado para a desgraça, mesmo para quem acha que domina bem a viatura. O comportamento subvirador costuma ser mais controlável para o condutor.

                                              No fundo é uma recomendação defensiva, com a qual eu concordo...em parte
                                              É verdade! Os Engs da SAAB também diziam isso... até abusavam um bocado. E lá de segurança sabiam eles.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                FWD aconselho a ter os melhores pneus atrás, não há nada que se possa controlar no eixo traseiro. Agora em RWD, na minha opinião, não há problema ter os piores pneus atrás, prefiro até ter os melhores à frente.
                                                Estás a contar com o ESP e controle de tracção e mais merdices? Ou estás a falar de carros a sério? Sem "rede"?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Estás a contar com o ESP e controle de tracção e mais merdices? Ou estás a falar de carros a sério? Sem "rede"?
                                                  Os dois.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os meus comentários têm sido sempre na base dos FWD porque são aqueles que eu conduzo alguns 99,5% dos km que faço.

                                                    Nos RWD... começam por não ser meus! Não ter muita experiência neles e não querer partir nada, apesar de todas e mais algumas ajudas electrónicas que possam ter... mas não quero sequer pensar em ver uma atravessadela de traseira (especialmente em piso molhado) se for eu a ter de arcar com as despesas...

                                                    Nesses casos os pneus são sempre os 4 novos! E se tiver que haver um par mais gasto... que seja o da frente! (São carros muito caros... os pneus não representam nada!)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                      É um facto... afecta mesmo Os pneus têm apenas 2 anos, e 20.000kms, e são caros como tudo ! Não deveria ser expectável este tipo de situação de um pneu tão caro, julgo eu...
                                                      Isso acontece a qualquer pneu seja de que gama fôr, é por isso que de vez em quando se trocam os pneus do eixo traseiro para a frente ou vice verça, para que a ovalização e o desgaste seja mais homogéneo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso da ressonância é um barulho tipo "ruuuuuuuuuummmmmm"?

                                                        É que comecei a ouvir isso com uns Goodyear Eagle F1 Assymetric II 225/45R17 montados na traseira, e nem 2.000 kms tem.

                                                        Ou isso ou preciso de ir ao otorrino

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já me aconteceu na Kia Ceed.

                                                          Os pneus de trás, quando andava em cimento, dava para ver claramente que as laterais não pisavam a estrada por um todo.

                                                          Nunca os meti a frente porque o barulho e tremer ia ser imenso.

                                                          O que causa aquele desgaste é a geometria da suspensão. Foi afinada e até agora não notei mais nada. Mas vou começar a trocar os pneus de trás para a frente com mais frequência.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            Já me aconteceu na Kia Ceed.

                                                            Os pneus de trás, quando andava em cimento, dava para ver claramente que as laterais não pisavam a estrada por um todo.

                                                            Nunca os meti a frente porque o barulho e tremer ia ser imenso.

                                                            O que causa aquele desgaste é a geometria da suspensão. Foi afinada e até agora não notei mais nada. Mas vou começar a trocar os pneus de trás para a frente com mais frequência.
                                                            Olha, até parece bruxedo

                                                            A questão é que os pneus são novos

                                                            Vou ter lá passar a ver o que me dizem.

                                                            Comentário

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