Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Exame de Condução - Erros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Exame de Condução - Erros

    Boas malta, eu já estou nas minhas últimas 7 aulas de condução e já começo a pensar mais seriamente sobre o exame. Eu tenho andado a ver alguns fóruns de opinião sobre o assunto e decidi criar este tópico para, mais do que saber truques e dicas (também será útil), que fossem divulgados alguns dos erros mais cometidos e causas de reprovação de exame. Sou da opinião que se aprende muito com os erros e mesmo não sendo eu que os cometa, achei que seria muito importante ficar a saber onde se costuma "escorregar" mais, de forma a redobrar a minha atenção para situações do género.




    Montana

    #2
    Eu quando fui a exame de condução, chumbei pela primeira vez, devido ao facto de numa via de sentido unico, o instrutor mandar virar a esquerda e eu nao encostar o mais possivel a esquerda da faixa de rodagem, mandou-me para la 3 vezes, e eu n sabia que tava a cometer esse erro: resultado a seguir a terceira vez mandou-me estacionar e disse que tinha chumbado. A segunda vez fui muito mais nervoso, o examinador era um gordo velho que tava sempre a reclamar e metia conversa, por meter conversa ia passando um vermelho com a distração. muito cuidado fica muito concentrado quando falam ctg e tenta manter-te calmo quando ele te critica. nunca te esqueças dos picas a estacionar e em qualquer situação. mas o segredo e manter-se calmo e um bocado de sorte dependendo do examinador.

    Comentário


      #3
      Vais mais atento a uns, cometes outros.
      Vai com calma, atenção e há-de ser o que for.

      Comentário


        #4
        a minha experiência não é muito boa! eu só passei à 3º (pronto e agora vão dizer porque eu sou mulher e bla bla bla) na minha opinião nao tem nada a ver com ser mulher ou nao, tem a ver que eles sao grandes chulos! no meu caso, e no caso de muita gente, os examinadores (pelo menos na ACP Porto, que ainda por cima é privada) eles metem os examinados num estado de nervos total! o meu instrutor sempre me disse que se eu fizesse algum erro e que o examinador começasse a mandar vir pra continuar e fazer de conta que não era nada! ora, no meu 1º exame, nao conhecia o percurso, ele mandou-me virar à esquerda e eu pisei uma linha continua! MAS a linha continua que eu pisei era contra ordenação leve, portanto nao tinha reprovado ali, mas o examinador fez um basqueiro tal que eu pensei que ja tinha reprovado! ora, continuei o exame a tremer por todos os lados.. mais à frente, ao circular sempre à direita entrei numa via bus que nao estava sinalizada, só mais à frente e no chao! reprovei aí. na segunda vez o examinador tava cheio de pressa pq lhe tavam smepre a ligar e ele queria era chegar à acp rapido, entao basicamente queria que eu ultrapassasse um bus que me parou à frente, mas como vinham carros nao ultrapassei, na 2º vez que o bus parou eu ia a ultrapassar EM SEGURANÇA e o gajo parou-me o carro e disse que eu ia bater no bus, coisa que eu nao ia mas enfim! passado uns tempos, ja dps de conseguir passar no exame o meu pai falou com um gajo que trabalha na acp e ele proprio admitiu que eles tinham que reprovar os alunos pa entrar la dinheiro! isto é tudo um negocio, claro que se fizeres tudo direito eles nao tem por onde pegar, mas aqui no Porto e principalmente na acp é uma vergonha, eles tratam mesmo mal as pessoas! o conselho que te dou, pois sou experiente em exames de condução (LOOL) é que apenas ouças as indicações que te dão, atenção a sinais verticais e tb a sinais que estão no piso... para sempre nos stop's e atenção a cedencias de passagem...
        desculpem o testamento, mas o tema "exames de condução" é um tema que a mim me revolta muito porque aquilo é tudo um negocio! espero, sinceramente, que a tua experiencia seja diferente

        Comentário


          #5
          Conselho de ouro:
          Ir relaxado.
          De nada vale ir stressado. Mesmo que tenham de cumprir hipotéticas "quotas de reprovação", se não tiverem por onde pegar nunca te podem chumbar.
          O meu examinador também me "picou" na altura do exame (o que vai de encontro ao que a Marta22 e o meu exame tambem foi no Porto) mas eu só me conseguia rir de tão nervoso que estava, o homem até me chegou a perguntar se estava com consciência de que estava ser avaliado e disse-me para não fazer o exame de animo leve porque podia correr "menos bem". No entanto, mesmo com a pressão que ele me estava a fazer não vacilei e no final lá teve que me carimbar a guia.

          Se precisares de fazer mais aulas para alem das 30, ou 32 incluídas faz, mas só se precisares!
          Na escola onde andei gostavam muito de propor pacotes com aulas porque supostamente não estávamos preparados para exame, o curioso é que praticamente a todos os meus amigos que tiraram lá a carta foi feita essa sugestão!
          Editado pela última vez por KwarY; 23 February 2015, 19:00.

          Comentário


            #6
            Comigo reclamaram porque passei uma lomba em 3ª e entrei também numa rotunda em terceira, mas passei á primeira, A examinadora nem bom dia, nem boa tarde, super mal educada, ficou logo apresentada naquele dia.

            Comentário


              #7
              Se estás preparado, vai correr tudo bem.

              Mesmo assim, vou dizer umas coisinhas que eu tive em atenção antes e durante o exame:

              Antes do Exame:
              1- Saber como se liga todas as luzes (máximos, nevoeiro, piscas, médios...).
              2- Saber o código (óbvio) caso o examinador queira perguntar alguma coisa (Exemplo: A quantos metros se coloca o triângulo de sinalização) .

              Durante o exame:
              1- Olha para todos os lados, mexe a cabeça para se perceber que estás a olhar.
              2- Sinaliza com antecedência as manobras.
              3- Cuidado com as ruas da direita.
              4- Cuidado com sinais amarelos, vermelhos e Stop's. Se tiveres num sinal de cedência de passagem em que não haja visibilidade, pára.
              5- Cuidado com os peões.
              6- Se o examinador te mandar estacionar ou fazer alguma manobra, nunca a executes enquanto um carro esteja a passar. Esperas que passe ou continuas se este esperar por ti.
              7- Caso não percebas a ordem do examinador, não tenhas vergonha de pedir para repetir. (Numa parte do meu exame achei que tinha percebido o que o examinador tinha dito mas não pedi para repetir a ordem e acabei por ir para uma rua não programada )

              Concluindo, é só mais uma aula. A diferença é que o "velho/a" que vai ao teu lado é outro.

              Boa Sorte
              Editado pela última vez por Poolkman; 26 February 2015, 08:43. Razão: Mais informação

              Comentário


                #8
                Eu ia chumbando (e devia ter chumbado) pois não parei num Stop, abrandei praticamente parei mas não vinha ninguém e eu sigaaaaa...

                Valeu que o examinador era porreiro e percebeu que aquilo foi mais do nervosismo, não me livrei de um raspanete no final mas passei à primeira.

                Por isso acima de tudo vai calmo e alerta. Faz as coisas com calma e muita atenção às direitas, eu era uma nódoa a dar prioridade à direita

                Comentário


                  #9
                  Eu fiz um exame quase limpo, ia nervoso, mas a partir do momento que entrei no carro fiquei completamente à vontade. Fiz um exame de 40minutos, 3 estacionamentos, etc. Podia ter chumbado por não ter ligado os 4 piscas enquanto fazia contorno de passeio (tinha apenas o do lado direito), o engenheiro disse para seguir mas para a próxima sinalizar melhor a manobra. De resto correu lindamente. Boa sorte!

                  Comentário


                    #10
                    Mais um que acho que não foi dito, fazer SEMPRE as curvas em perpendicular.

                    E conhecer o carro e os seus "gadgets", a uma amiga minha perguntaram quantas velocidades tinha o limpa para brisas do carro!!

                    Comentário


                      #11
                      Boas, desde já obrigado pelos posts já divulgados. Um dos factos que me levou a criar este tópico, foi precisamente por ouvir histórias como a Marta22 referiu acerca dos examinadores da ACP. Sei que não me posso descuidar em nada, pois qualquer mínima falha serve de justificação para reprovar.
                      Espero que continuem a responder, de forma a enriquecer a discussão, para que se possa ajudar todos os futuros examinandos (incluindo eu ).

                      Comentário


                        #12
                        Quando fiz o exame foi uma rapariga primeiro. Ao estacionar deixa o carro engatado na 1ª mudança, no entanto o carro estava ligeiramente a descer, quase ao ponto de não se notar. O examinador pergunta se ela considera que tem o carro em segurança. Ela confirma travão de mão e mudança e diz que sim. Ele pede então para ela destravar o carro e este começa a descer devagarinho. Não chumbou, nem sei se seria caso para isso, mas a moral da história é que tenham sempre atenção à mudança que engatam no estacionamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                          Quando fiz o exame foi uma rapariga primeiro. Ao estacionar deixa o carro engatado na 1ª mudança, no entanto o carro estava ligeiramente a descer, quase ao ponto de não se notar. O examinador pergunta se ela considera que tem o carro em segurança. Ela confirma travão de mão e mudança e diz que sim. Ele pede então para ela destravar o carro e este começa a descer devagarinho. Não chumbou, nem sei se seria caso para isso, mas a moral da história é que tenham sempre atenção à mudança que engatam no estacionamento.
                          Não faz muito sentido. Se o carro está engatado e desligado a compressão do motor não deveria deixá-lo andar em qualquer direcção. Não interessa se é a primeira ou marcha-atrás que o resultado é igual. Só se o tivesse deixado em 5ª p.ex. onde a desmultiplicação da caixa multiplica as forças envolvidas.

                          Comentário


                            #14
                            eu considero 2 os pontos mais faceis de provocar o chumbo, 1o quem ja sabe conduzir á algum tempo e esta demasiado á vontade o que leva a ter ja "vicios" que nada tem de mal mas podem levar ao chumbo, o 2o sao os nervos que nos levam a cometer erros que numa situacao normal nunca fariamos.
                            Obvio que quem nao estuda ou nao tem jeito para "a coisa", pronto, vai chumbando

                            Comentário


                              #15
                              Boas tardes,
                              alguém sabe me dizer quanto tempo demora o exame de condução?

                              Comentário


                                #16
                                Depende mas +/- 20/30 minutos

                                Comentário


                                  #17
                                  Ir relaxado é o mais importante.
                                  estava nervoso, esqueci do cinto de segurança e só dei conta uns 100-150m à frente. Pior ainda, coloquei o cinto com o carro em andamento. Como julgava que já tinha chumbado fiz o resto do exame nas calmas. Resultado final, levei um sermão de todo o tamanho e passei

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eluland Ver Post
                                    Ir relaxado é o mais importante.
                                    estava nervoso, esqueci do cinto de segurança e só dei conta uns 100-150m à frente. Pior ainda, coloquei o cinto com o carro em andamento. Como julgava que já tinha chumbado fiz o resto do exame nas calmas. Resultado final, levei um sermão de todo o tamanho e passei
                                    Bem, conseguiste passar depois de arrancar sem cinto?

                                    Esse examinador devia de ser espetacular, eles no cinto são super rigorosos nem um metro deixam andar sem cinto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por KwarY Ver Post
                                      Mesmo que tenham de cumprir hipotéticas "quotas de reprovação", se não tiverem por onde pegar nunca te podem chumbar.
                                      Pensas tu! A mim chumbaram-me por algo que supostamente fiz no início do exame.

                                      Obviamente não é no final do exame que te lembras se fizeste mesmo o que o examinador alega que fizeste. E é a tua palavra contra a dele.

                                      Originalmente Colocado por almeida100 Ver Post
                                      Quando fiz o exame foi uma rapariga primeiro. Ao estacionar deixa o carro engatado na 1ª mudança, no entanto o carro estava ligeiramente a descer, quase ao ponto de não se notar. O examinador pergunta se ela considera que tem o carro em segurança. Ela confirma travão de mão e mudança e diz que sim. Ele pede então para ela destravar o carro e este começa a descer devagarinho. Não chumbou, nem sei se seria caso para isso, mas a moral da história é que tenham sempre atenção à mudança que engatam no estacionamento.
                                      Ela que tirasse o pezinho da embraiagem.

                                      Originalmente Colocado por Marta22 Ver Post
                                      a minha experiência não é muito boa! eu só passei à 3º (pronto e agora vão dizer porque eu sou mulher e bla bla bla) na minha opinião nao tem nada a ver com ser mulher ou nao, tem a ver que eles sao grandes chulos! no meu caso, e no caso de muita gente, os examinadores (pelo menos na ACP Porto, que ainda por cima é privada) eles metem os examinados num estado de nervos total! o meu instrutor sempre me disse que se eu fizesse algum erro e que o examinador começasse a mandar vir pra continuar e fazer de conta que não era nada! ora, no meu 1º exame, nao conhecia o percurso, ele mandou-me virar à esquerda e eu pisei uma linha continua! MAS a linha continua que eu pisei era contra ordenação leve, portanto nao tinha reprovado ali, mas o examinador fez um basqueiro tal que eu pensei que ja tinha reprovado! ora, continuei o exame a tremer por todos os lados.. mais à frente, ao circular sempre à direita entrei numa via bus que nao estava sinalizada, só mais à frente e no chao! reprovei aí. na segunda vez o examinador tava cheio de pressa pq lhe tavam smepre a ligar e ele queria era chegar à acp rapido, entao basicamente queria que eu ultrapassasse um bus que me parou à frente, mas como vinham carros nao ultrapassei, na 2º vez que o bus parou eu ia a ultrapassar EM SEGURANÇA e o gajo parou-me o carro e disse que eu ia bater no bus, coisa que eu nao ia mas enfim! passado uns tempos, ja dps de conseguir passar no exame o meu pai falou com um gajo que trabalha na acp e ele proprio admitiu que eles tinham que reprovar os alunos pa entrar la dinheiro! isto é tudo um negocio, claro que se fizeres tudo direito eles nao tem por onde pegar, mas aqui no Porto e principalmente na acp é uma vergonha, eles tratam mesmo mal as pessoas! o conselho que te dou, pois sou experiente em exames de condução (LOOL) é que apenas ouças as indicações que te dão, atenção a sinais verticais e tb a sinais que estão no piso... para sempre nos stop's e atenção a cedencias de passagem...
                                      desculpem o testamento, mas o tema "exames de condução" é um tema que a mim me revolta muito porque aquilo é tudo um negocio! espero, sinceramente, que a tua experiencia seja diferente
                                      Se adicionares parágrafos vais ter mais gente a ler esse comentário, que te deve ter dado algum trabalho a escrever.
                                      Editado pela última vez por rppm; 22 July 2015, 22:08.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X