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De quem é a culpa?

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    De quem é a culpa?

    Tive um acidente que infelizmente envolve um autocarro que transportam crianças para a escola, que "normalmente anda muito apressado" para cumprir horários. Não me sinto culpado mas tudo aponta para vir a ter culpa, por isso vou descrever o melhor que puder. Numa estrada secundária de paralelo num dia de "chuva morrinha" para continuar a circular tive que contornar 4 carros que se encontravam estacionados mas ocupavam a minha faixa de rodagem. Depois de confirmar que o fazia em segurança, dei pisca e iniciei a manobra. Quando estava a chegar ao fim da manobra avisto um autocarro que vinha "rápido" em sentido contrário. Parei, porque me apercebi que não conseguia terminar a manobra e como não tinha escapatórias, tentei iniciar marcha atrás mas foi tarde pois o autocarro fez uma travagem que ficou com marcas na estrada de 30 e tal metros bateu num muro que o manteve na estrada e acabou por ir contra o meu carro. O condutor acabou por assumir as culpas mas depois de chegarem os representantes da empresa a versão mudou e este acabou por me dizer que não podia assumir as culpas senão na empresa f**** a cabeça. E agora como me defendo? O que faço?

    #2
    Bem, assumir culpas no local do acidente não leva a lado nenhum. Não são os condutores que têm esse poder na mão. Os peritos averiguadores é que darão início ao processo para apurar o(s) culpado(s). Mas, honestamente, não vejo como te possas safar (desculpa a franqueza).

    Comentário


      #3
      Basta saber onde se encontra o teu veículo.

      Esquece se o outro vinha rápido, ele até pode argumentar que se despistou por estares em contra-mão (se estiveres e assim parece de acordo com o que descreves).

      Comentário


        #4
        Quando se faz uma ultrapassagem esta têm que ser feita o mais rápido possivel e em condições de segurança!! Mas no seu caso 4 carros que estavam parados, seria um risco por mais nesta altura em que o chão com esta "chuva molha parvos" parece manteiga e travagem não é logo "assegurada" será complicado sim para o seu lado. No entanto, o autocarro se transportava crianças também não pode andar com excesso de velocidade!! Será um caso em que terão 50% de culpa para cada lado.

        Comentário


          #5
          Não há culpas assumidas no local.
          Preenchem a declaração amigável com a verdade e depois logo se vê.

          Comentário


            #6
            fico admirado como conseguiste fazer marcha atrás, de certeza que não conseguias concluir a manobra? e percebi mal ou depois dos carros estacionados havia alguma curva que te impossibilitou de ver o autocarro antes?

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              #7
              1 - um autocarro com essas características não pode andar em excesso de velocidade
              2 - quem tem o obstáculo (tu) tem sempre que ceder a passagem


              se for para discutir isso, tenta aproveitar o excesso de velocidade do bus para um dia normal (quanto mais num dia de chuva mola pavos).
              mas boa sorte!

              Comentário


                #8
                Essa de ainda julgar que com a realização da marcha a trás tinha tempo de recuar, significa algumas coisas:

                1- Ou tu estavas mesmo a iniciar a ultrapassagem e não percebeste de imediato a velocidade do autocarro. Deste modo levou-te a iniciar a ultrapassagem mas alguma coisa fez-te parar e iniciar a marcha a trás.
                2- ou ias a ultrapassar já dois ou três carros e hesitaste, paraste e meteste a marcha a trás.
                3- Ou não tinhas visibilidade suficiente da faixa contrária, impedindo a visibilidade necessária para efetuar a ultrapassagem em segurança.

                Qualquer uma delas revela inexperiencia.

                Boa sorte com o caso.

                Comentário


                  #9
                  Eu vi logo que a culpa era tua na primeira frase dizes: que "normalmente anda muito apressado"


                  Comentário


                    #10
                    No meu ponto de vista és o culpado pois estás em contra mão, caso a polícia tenha sido chamada ao local e confirmado esses 30m de travagem o condutor da carrinha será atuado por excesso de velocidade apenas, mas isto em nada te irá tirar a culpa, digo eu... Poderei estar errado.

                    Comentário


                      #11
                      Chamaram as autoridades ao local? Ficou registado o rasto de travagem? Foram tiradas fotografias dos veículos na via e das estacionadas? Há testemunhas?

                      Isto será tudo elementos a serem considerados para se tomar um posição.

                      Terás sempre a desvantagem de estar a ocupar a via contrária, agora, confirmando-se a versão que apresentas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Eu vi logo que a culpa era tua na primeira frase dizes: que "normalmente anda muito apressado"


                        acho que ele se refere ao autocarro que anda apressado para cumprir horários...

                        quando viste que a versão dos factos mudou, podias ter chamado a policia para fazer um auto e por certo que eles mediam as marcas de travagem do autocarro. é uma zona de 50km?

                        Comentário


                          #13
                          Se a policia/GNR não esteve no local, estarás feito ao bife

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                            e confirmado esses 30m de travagem o condutor da carrinha será atuado por excesso de velocidade apenas, mas isto em nada te irá tirar a culpa, digo eu... Poderei estar errado.
                            Nem precisa, basta ir ao tacógrafo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              Nem precisa, basta ir ao tacógrafo.
                              Olha nem me táva a lembrar disso, match point ;)

                              Comentário


                                #16
                                Se se confirmar o excesso de velocidade do autocarro, infelizmente a culpa será a dividir pelos 2.

                                É pena pois devia ser unicamente do autocarro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                  Se se confirmar o excesso de velocidade do autocarro, infelizmente a culpa será a dividir pelos 2.

                                  É pena pois devia ser unicamente do autocarro.



                                  A tipa que me mandou o carro para a sucata, também me disse que eu vinha depressa demais, ainda por cima junto a uma escola. Serviu-lhe de muito, serviu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post



                                    A tipa que me mandou o carro para a sucata, também me disse que eu vinha depressa demais, ainda por cima junto a uma escola. Serviu-lhe de muito, serviu...
                                    Dizer e ser são coisas diferentes, provado a historia seria outra.

                                    Sei de um caso em que um colega foi contra um carro que estava a fazer inversão de marcha, provado que ia em excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) arcou com as culpas.

                                    Mas isto da internet tem a sua piada, se fosse o condutor do autocarro que viesse cá expor a historia dele, era ele o acusado de ser irresponsável e culpado, como não foi...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                      Se se confirmar o excesso de velocidade do autocarro, infelizmente a culpa será a dividir pelos 2.

                                      É pena pois devia ser unicamente do autocarro.
                                      Não concordo, imagina que vais em excesso de velocidade no teu carro, é ilegal mas podes fazer, numa curva aparece-te um tipo fora de mão e chocam, qual a tua culpa? Vais na tua via, podes ser multado por excesso de velocidade mas a culpa do acidente nunca vai ser tua, o acidente deveu-se não à tua velocidade mas sim devido ao outro carro ir na tua via em contra mão.
                                      Ok que se não fosses em excesso de velocidade até "poderias talvez" travar tempo e evitar o acidente, da mesma forma que poderias evitar o acidente se tivesses ido por outra estrada ou nem tivesses saído de casa ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                        Não concordo, imagina que vais em excesso de velocidade no teu carro, é ilegal mas podes fazer, numa curva aparece-te um tipo fora de mão e chocam, qual a tua culpa? Vais na tua via, podes ser multado por excesso de velocidade mas a culpa do acidente nunca vai ser tua, o acidente deveu-se não à tua velocidade mas sim devido ao outro carro ir na tua via em contra mão.
                                        Ok que se não fosses em excesso de velocidade até "poderias talvez" travar tempo e evitar o acidente, da mesma forma que poderias evitar o acidente se tivesses ido por outra estrada ou nem tivesses saído de casa ;)
                                        Acima descrevi um caso que relata como o excesso de velocidade altera a atribuição de 'culpa' num acidente.

                                        De qualquer das formas, vocês esquecem-se que o facto do outro ir em excesso de velocidade não permite que os outros façam manobras em segurança, ficaríamos para sempre parados à espera num Stop ou similar.
                                        Editado pela última vez por TommyTosser; 24 February 2015, 12:33.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                          Dizer e ser são coisas diferentes, provado a historia seria outra.

                                          Sei de um caso em que um colega foi contra um carro que estava a fazer inversão de marcha, provado que ia em excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) arcou com as culpas.
                                          O que o teu colega não conseguiu provar foi de que o outro estava a fazer uma manobra de recurso. É a diferença.


                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                          Mas isto da internet tem a sua piada, se fosse o condutor do autocarro que viesse cá expor a historia dele, era ele o acusado de ser irresponsável e culpado, como não foi...
                                          E se fosse um ligeiro, com ou sem putos lá dentro, qual era a diferença, MESMO ? Nenhuma, apenas o tamanho da viatura.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                            Acima descrevi um caso que relata como o excesso de velocidade altera a atribuição de 'culpa' num acidente.

                                            De qualquer das formas, vocês esquecem-se que o facto do outro ir em excesso de velocidade não permite que os outros façam manobras em segurança, ficaríamos para sempre parados à espera num Stop ou similar.
                                            Eu também não disse que não tinhas razão, apenas que não concordava ;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              O que o teu colega não conseguiu provar foi de que o outro estava a fazer uma manobra de recurso. É a diferença.

                                              E se fosse um ligeiro, com ou sem putos lá dentro, qual era a diferença, MESMO ? Nenhuma, apenas o tamanho da viatura.
                                              Toda a situação relatada foi registada pela policia, a manobra perigosa (inversão de marcha) e o excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) a atribuição de culpa foi como relatei, do carro que vinha em excesso de velocidade.

                                              Falei no 'condutor do autocarro' para indicar o outro lado da historia. Para o caso até podia ser uma trotinete, vindo em excesso de velocidade não pode ser ilibado de culpas no caso.

                                              Se levarmos em conta que o que o OP relatou é verdade, o excesso de velocidade da outra viatura é que foi determinante par ao acidente, visto que o mesmo não conseguiu parar em segurança, indo até embater num muro ante de bater no OP.

                                              Trazendo o caso para outra situação, estando parado num Stop, verificando que há condições para avançar, avançar e um carro em excesso de velocidade nos bater, de quem é a culpa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quase sempre de quem sai do STOP, mesmo em sede judicial.

                                                A quem atribui a responsabilidade, tão rapidamente, ao user, o que faziam no lugar dele?

                                                Chegam a um local onde existem 4 viaturas, estacionadas, a ocupar a via.
                                                Não verificam ninguém que impeça a realização da manobra e contornam as viaturas.
                                                Quando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.

                                                O que podem fazer mais ou o que fariam diferente?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, já que ninguém responde ao rapaz, eu respondo: A culpa é do Passos Coelho!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se fosse eu, verificava se havia condições de segurança, como sempre, avançava e vindo um veiculo de frente encostava-me o máximo aos caros estacionados e tentava concluir e manobra, havendo acidente, chamava a policia e preenchia a declaração.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Quando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.
                                                      Atenção que o CE permite que quem esteja a sair de um "aperto" o possa fazer, isto é, mesmo que o outro veículo tenha prioridade, deverá permitir que o outro termine a manobra.

                                                      O que vai determinar a culpa, será o posicionamento dos veículos no auto da polícia. Pese embora o veículo ligeiro tenha duas situações em seu desfavor: contornava um obstáculo; encontrava-se na via contrária ao do seu sentido de circulação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se formos ver, a faixa de rodagem estava reduzida, face a viaturas estacionadas.

                                                        De qualquer forma o cruzamento de veículos e a impossibilidade de, é regulado no CE partindo do pressuposto que os veículos se imobilizam e então, "decidem" a passagem consoante as regras lá estipuladas (quem tem o obstáculo, quem chegou primeiro, para quem é mais fácil permitir o cruzamento, inclinação da via, tipo de veículo, etc.)

                                                        Aqui temos um veículo numa manobra necessário no local e uma viatura que (supostamente) nem consegue imobilizar-se.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A seguir ao último carro, cerca de 30 m existe uma curva para a minha direita seguida de contra curva à esquerda. Por outro lado, o primeiro carro que comecei a ultrapassar, encontra-se a uns 50 metros da curva, o último a 30. Não podia parar o carro e ficar à espera que alguém viesse à qual pedia para ir à outra ponta ver se podia passar. Não consegui fazer marcha atrás, apenas tentei assim que vejo o autocarro vir na minha direção, bater no muro que o mantem dentro da estrada, deu-me tempo para pensar nisso, apenas não tive tempo senão teria evitado a colisão. Consegui foi parar o meu carro logo que vi por cima do muro a parte de cima do autocarro.
                                                          Quanto frase, normalmente o autocarro vinha depressa demais, apenas indica que passo todos os dias por este autocarro, porque levo o meu filho à escola todos os dias e por várias vezes acompanhei e cruzei com ele e sei reconhecer quando se anda em excesso de velocidade.
                                                          Quanto à parte que "revela inexperiência", já lá vão uns bons anos (25) desde que tenho a carta e assim como a de mota e muitos, muitos kms na estrada, porém pode não querer dizer nada.
                                                          Desde o início que apesar de moralmente não sentir culpa pois fui prudente e correto, tive sempre a sensação que a culpa viria a ser minha, mesmo tendo chamado a polícia que fez o auto e me cobrou 70€, haver testemunhas, pois os condutores e passageiros dos carros estacionados estavam junto dos carros e presenciaram tudo, também confirmando que eu já estava imobilizado assim como o assumir da culpa do condutor do autocarro, e isto tudo acaba numa despesa de aproximadamente 7mil e quinhentos euros para o arranjo do meu carro.
                                                          Editado pela última vez por esposende2; 25 February 2015, 23:34.

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                                                            #30
                                                            Esse tem as costas largas... mas daí a ter culpas neste caso???? a ver pelo que está insinuado nas respostas de todos estes leitores, até que era bom que as culpas fossem dele...

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