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    Sociedade Secundário

    Eu sou novo aqui por isso não sei bem se este é o sitio indicado para falar deste assunto.

    Mas é o seguinte: a minha irmã está no 9º ano e está com duvidas quanto a que curso escolher por isso pediu-me ajuda.

    Ela adora geografia e tudo o que tenha a ver com economia, por isso, a escolha óbvia seria ciências socioeconomicas (disse-lhe eu).

    No entanto, ela diz que não gosta muito de matemática.
    Sendo ciências socioeconomicas um curso com uma grande carga horária de matemática, até que ponto é que ela deveria escolher este curso?


    Gostava de saber a vossa opinião de modo a poder aconselha-la.

    #2
    Bom, já que gosta de geografia e detesta matemática, diz lhe para ir para humanidades, que aprenda umas línguas e se candidate a hospedeira de bordo. Assim poderá passar o resto da vida a visitar diversos locais geograficamente distintos.

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      #3
      Ou isso ou turismo.

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        #4
        Por acaso conheço alguém, de muito perto, que gostava muito de Geografia e tirou o curso de Professora. Leccionou durante uns 10-12 anos entre Lisboa e outra zona e depois arranjou um tacho numa Direcção Regional de Ordenamento do Território (ou coisa muito similar), depois... depois já não está lá, arranjou outro tacho bem mais alto.

        Acho que o fundamental é cada um ser feliz a fazer aquilo que gosta. Com mais ou menos matemática, mas sempre com imensas viagens por todo o mundo! Para quem gostar de viajar!

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          #5
          Sou só eu que acho que a malta em que escolher, muito nova?

          É que nesta altura as aulas de matemática eram para namorar...

          respondendo ao tópico, acho que ela deveria escolher o curso que gosta, e aplicar-se mais na matemática. Até aqui a coisa não é muito puxada, ainda vai a tempo de, mesmo não ganhando o gosto pela disciplina, conseguir acabar o 12º numa área que gosta e que lhe vai trazer mais oportunidades.

          Comentário


            #6
            Como hospedeira de bordo não lhe estava a imaginar. Ela estava mais virada para as economias, mas será possível tirar economia ou gestão sem gostar de matemática?

            Comentário


              #7
              ALô??????? Economia sem matemática? Sim... tal com Engenharia sem matemática...

              Tudo é possível, nalgum país deste planeta...

              Mas normal não é!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                ALô??????? Economia sem matemática? Sim... tal com Engenharia sem matemática...

                Tudo é possível, nalgum país deste planeta...

                Mas normal não é!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ptrew Ver Post
                  Como hospedeira de bordo não lhe estava a imaginar. Ela estava mais virada para as economias, mas será possível tirar economia ou gestão sem gostar de matemática?
                  Um colega meu conseguiu e era uma nódoa a matemática. Teve é que recorrer a uma privada (manhosa).
                  Mas aquilo exige um conhecimento tão profundo de matemática/estatística? É que as cadeiras de economia que tive em engenharia, matematicamente falando, eram um pouco para o básicas, comparando com outras cadeiras de engenharia...
                  Editado pela última vez por carlo; 26 February 2015, 00:20.

                  Comentário


                    #10
                    Ela que escolha o curso que gosta.
                    Adianto já, se não gosta de matemática ou se aplica ou que não escolha, ir para lá a pensar que se vai fazendo, não.
                    Eu não era dos piores a Matemática, meti-me em Ciências, andei 2 anos a mais do que devia, nunca tinha estudado e por isso não sabia estudar, depois arrependi-me, quando verdadeiramente precisei...

                    Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                    Sou só eu que acho que a malta em que escolher, muito nova?

                    É que nesta altura as aulas de matemática eram para namorar...

                    respondendo ao tópico, acho que ela deveria escolher o curso que gosta, e aplicar-se mais na matemática. Até aqui a coisa não é muito puxada, ainda vai a tempo de, mesmo não ganhando o gosto pela disciplina, conseguir acabar o 12º numa área que gosta e que lhe vai trazer mais oportunidades.
                    Claro que sim.
                    Um miudo/a com 15 anos a escolher basicamente o que quer fazer da vida é complicado, a juntar as pressões externas(pais, amigos que vão para outros cursos etc)
                    Para ajudar as opções não são grande ajuda, ou é secundário ou quem preferir, ou que se encaixe melhor num daqueles cursos técnicos ainda é posto de lado e criticado pelos pais, ainda há a cultura que ou se vai para Ciencias ou Economia, fora disso é para burros e quem não quer estudar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ptrew Ver Post
                      Eu sou novo aqui por isso não sei bem se este é o sitio indicado para falar deste assunto.

                      Mas é o seguinte: a minha irmã está no 9º ano e está com duvidas quanto a que curso escolher por isso pediu-me ajuda.

                      Ela adora geografia e tudo o que tenha a ver com economia, por isso, a escolha óbvia seria ciências socioeconomicas (disse-lhe eu).

                      No entanto, ela diz que não gosta muito de matemática.
                      Sendo ciências socioeconomicas um curso com uma grande carga horária de matemática, até que ponto é que ela deveria escolher este curso?


                      Gostava de saber a vossa opinião de modo a poder aconselha-la.
                      Gosta de Geografia, OK
                      Gosta de Economia mas não muito de matemática? O que é isso? Gosta de fazer as contas à mesada dela para ver quando sobra para comprar uns phones ou ir ao McDonald e sabe fazer o troco, é isso?
                      Parece o pessoal que vai para informática porque é bom no facebook e a mexer no telemóvel. Ou o que vai para biologia porque gosta de brincar no jardim, ou o pessoal que vai para desporto porque gosta de dar uns xutos na bola.

                      Ela que se aplique na matemática que não faz mal nenhum, é só estudar. Se quer ter algum curso com saída é preciso estudar. Economia, gestão, contabilidade....contas, matemática. Geografias, letras, filosofia, humanidades.... Se não, que vá para turismo ou no secundário tire um curso tecnológico e vá trabalhar depois para não andar a perder tempo em cursos com matemática.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                        Pelo menos no meu tempo os cursos que existiam em termos de economia, finanças, gestão ou engenharias (sem ser a Engenharia de Ordenha de Ovelhas) tinham um bocadinho de Matemática... por isso é que havia depois outros cursos.

                        Mas agora não sei! Cá por mim até já tou por tudo!

                        Comentário


                          #13
                          Nunca percebi o drama em torno da matemática...

                          Comentário


                            #14
                            Deve ser o mesmo que tipo direito ou ver sangue e reagir de imediato de acordo com as melhores práticas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                              Nunca percebi o drama em torno da matemática...
                              Há alunos que simplesmente não gostam de matemática. Tu gostavas de todas as disciplinas que tinhas?

                              E depois há aqueles professores que não conseguem despertar o interesse por uma disciplina. Só sei que tive a mesma professora no 10º e 11º mas esta mudou quando passei para o 12º. Até hoje, esta última, continua a ser a professora que mais gostei de ter (não não era boa ).

                              Mas também há que reconhecer que não gostar de matemática não é razão para fugir a 7 pés de cursos que a incluem. Matemática é necessária

                              Comentário


                                #16
                                No meu tempo quem não gostava de matemática simplesmente escolhia um curso... Sem matemática.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  No meu tempo quem não gostava de matemática simplesmente escolhia um curso... Sem matemática.
                                  Chamam-se advogados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                    Chamam-se advogados.
                                    Letras em geral.

                                    O meu filho mais novo é que anda irritadíssimo por se ter de estudar literatura portuguesa no 12º ano de Ciências e Tecnologias
                                    Editado pela última vez por Jbranco; 26 February 2015, 09:34.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      Letras em geral.

                                      O meu filho mais novo é que anda irritadíssimo por se ter de estudar literatura portuguesa no 12º ano de Ciências e Tecnologias
                                      É bom sinal!
                                      Faz bem à formação do indivíduo fazer coisas que não são necessariamente aquelas da sua preferência.
                                      De resto, os alunos de excelência são bons a tudo.
                                      Na maior parte das vezes nem distingues pelas notas quais são os temas de que gostam e os que não gostam...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                        É bom sinal!
                                        Faz bem à formação do indivíduo fazer coisas que não são necessariamente aquelas da sua preferência.
                                        De resto, os alunos de excelência são bons a tudo.
                                        Na maior parte das vezes nem distingues pelas notas quais são os temas de que gostam e os que não gostam...
                                        É isto. E também é a desistência à primeira dificuldade...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                          Nunca percebi o drama em torno da matemática...
                                          Estou contigo! É um verdadeiro drama nacional.

                                          Eu tenho formação algo puxada em matemática e só posso dizer uma coisa: até ao 9º ano é uma coisa, depois disso a matemática muda assim como na faculdade muda ainda mais, dependendo do curso.

                                          Já vi alunos maus a matemática até ao 9º encaixarem perfeitamente a partir do 10 ano e já vi alunos que chegaram a uma engenharia coxos de matemática e fazerem os cadeirões com grandes notas.

                                          Acho perfeitamente redutor alguém com essa idade estar desde já a dar rumo à vida e a por de lado diversos cursos por causa de uma matemática que - bem ensinada - se recupera e se aprende num mês.

                                          Sim, a matemática toda, desde a primeira classe até ao 9º ano aprende-se e recupera-se num mês mesmo para quem não tem "jeito". Com o devido apoio, claro.

                                          Tem existido é bastantes erros tanto no ensino da disciplina como no facilitismo do "não gosto meto na borda do prato". E os pais caiem na cantiga do "ahh é matemática, é normal".

                                          Sim, dá trabalho, e então? Eu também não gostava nada. E lá a gramei... como gramo tanta coisa no dia-a-dia. Faz parte, sem dramas!

                                          Comentário


                                            #22
                                            E que tal pensar numas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Wordart + Clipart rules!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                Nunca percebi o drama em torno da matemática...
                                                Não é difícil de perceber.
                                                Quando tens uma grande quantidade de professores que são "apenas" isso, não têm capacidade de cativar alunos, não sabem explicar as matérias em condições, é bota fora, e aqui falamos em matemática, vale mais uma matéria bem explicada e percebida por parte do aluno do que 3h a estudar.
                                                Falta de cultura do estudo, e contra mim falo, não há ninguém nas escolas a ajudar os alunos como deve ser, a ajudar a estudar(cada um tem os seus métodos, mas muitos não têm nenhum, nem sabem como estudar) há aquele conceito do "estuda que te faz bem" mas só falar não vale grande coisa... falta também um melhor acompanhamento, quando se vê um aluno a piorar na matemática(ou outras) deviam haver outros métodos de o cativar, explicar melhor as matérias...
                                                Editado pela última vez por paulo14; 26 February 2015, 12:45.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu cativo o meu filho para o estudo.


                                                  Se não estuda todas as disciplinas e não apresenta os resultados esperados, cativo-lhe o tablet, cativo-lhe a televisão e todas as outras coisas de que gosta, até os resultados voltarem a aparecer...


                                                  Tem todas as condições, bem mais do que eu, e, portanto, exijo na mesma medida!

                                                  Não estou à espera de um D. Sebastião do ensino que o deslumbre e lhe mostre as maravilhas da Matemática, da Língua Portuguesa, do Estudo do Meio, do Inglês, da Aprendizagem do Piano...


                                                  Sim, só tem 8 anos!..;)

                                                  De pequenino é que se incutem os hábitos de trabalho, a importância do fazer bem e a recompensa que é obter bons resultados...

                                                  Claro que há crianças diferentes, mas na generalidade este é o caminho que defendo. Sem pseudo-psicologias ou desculpabilizações. Era mais fácil, para mim e para ele, deixar ir andando. Mas o caminho mais fácil, raramente é o melhor!
                                                  Editado pela última vez por neoalfa; 26 February 2015, 13:58.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                    Eu cativo o meu filho para o estudo.


                                                    Se não estuda todas as disciplinas e não apresenta os resultados esperados, cativo-lhe o tablet, cativo-lhe a televisão e todas as outras coisas de que gosta, até os resultados voltarem a aparecer...
                                                    Nisso não sou exemplo de nada. O mais velho sempre foi um excelente aluno sem precisar de ser "apertado". O mais novo quando chegou à escola levou com a fama do mais velho e teve de se fazer à vida para não passar por ser o irmão do bom aluno.

                                                    Resultado: Eu e a minha senhora nesse capitulo tivemos a sorte danada, os gajos andam até hoje picados um com o outro em tudo o que fazem, para mim e para a mãe é um descanso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                      Letras em geral.

                                                      O meu filho mais novo é que anda irritadíssimo por se ter de estudar literatura portuguesa no 12º ano de Ciências e Tecnologias
                                                      Eu também

                                                      Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                      É bom sinal!
                                                      Faz bem à formação do indivíduo fazer coisas que não são necessariamente aquelas da sua preferência.
                                                      De resto, os alunos de excelência são bons a tudo.
                                                      Na maior parte das vezes nem distingues pelas notas quais são os temas de que gostam e os que não gostam...

                                                      Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                      É isto. E também é a desistência à primeira dificuldade...
                                                      Não concordo, quem quer "fugir" à matemática consegue, quem quer "fugir" ao português não pode!

                                                      Até acredito que Português em ciências no 10º e 11º em ciências ainda vai, agora no 12º? Para quê? Para obrigar a voltar a estudar tudo outra vez? É que nem sequer é um português virado para as ciência, é mesmo só literatura!

                                                      Os de Letras tem MACS e Matemática B, porque não existir Português A e Português B?

                                                      Quanto ao tópico, como já referiram ela que escolha o que gosta e que a aconselhem sem a direccionarem para nada.

                                                      Estou tão mas tão arrependido de não ter ido para um curso profissional

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                        Quanto ao tópico, como já referiram ela que escolha o que gosta e que a aconselhem sem a direccionarem para nada.

                                                        Estou tão mas tão arrependido de não ter ido para um curso profissional
                                                        Quando estamos no 9º ano, nem sabemos bem do que gostamos...

                                                        Por estas duas frases que disseste, é que acho que temos que fazer certas opções, demasiado cedo. Ela provavelmente está mais preocupada com o que vai vestir no dia seguinte, do que com a matemática...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                                          Eu cativo o meu filho para o estudo.


                                                          Se não estuda todas as disciplinas e não apresenta os resultados esperados, cativo-lhe o tablet, cativo-lhe a televisão e todas as outras coisas de que gosta, até os resultados voltarem a aparecer...


                                                          Tem todas as condições, bem mais do que eu, e, portanto, exijo na mesma medida!

                                                          Não estou à espera de um D. Sebastião do ensino que o deslumbre e lhe mostre as maravilhas da Matemática, da Língua Portuguesa, do Estudo do Meio, do Inglês, da Aprendizagem do Piano...


                                                          Sim, só tem 8 anos!..;)

                                                          De pequenino é que se incutem os hábitos de trabalho, a importância do fazer bem e a recompensa que é obter bons resultados...

                                                          Claro que há crianças diferentes, mas na generalidade este é o caminho que defendo. Sem pseudo-psicologias ou desculpabilizações. Era mais fácil, para mim e para ele, deixar ir andando. Mas o caminho mais fácil, raramente é o melhor!
                                                          Eu não estava a desculpar nada.
                                                          Estava a dizer que há mal das duas partes, os alunos temem a matemática mas não há ninguém que lhes diga e principalmente lhes mostre que a matemática não é nenhum bicho de sete cabeças.
                                                          Os próprios professores(nem todos) são os primeiros a "mistificar" a disciplina.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            Pelo menos no meu tempo os cursos que existiam em termos de economia, finanças, gestão ou engenharias (sem ser a Engenharia de Ordenha de Ovelhas) tinham um bocadinho de Matemática... por isso é que havia depois outros cursos.

                                                            Mas agora não sei! Cá por mim até já tou por tudo!
                                                            Eu estava a concordar contigo...

                                                            Comentário

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