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Mazda 3 1.6 MZ-CD 2009 - Luz do Motor acesa

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    Mazda 3 1.6 MZ-CD 2009 - Luz do Motor acesa

    Bom dia,
    Este é o meu primeiro post feito aqui.
    Nunca tive necessidade de postar até ao dia de hoje.
    Hoje quando estava a vir para o trabalho ( Margem Sul - Lisboa 35km = 70km ida e volta ), na subida de Monsanto o carro assim que passou das 2.1-2.2 rotações, acendeu logo a Luz de aviso do motor (o que dificultou a subida de monsanto visto que o carro entrou em SAFE-MODE, e não é propriamente fácil de subir monsanto com o carro nesse estado ).

    Este é o meu trajecto do dia-a-dia, vindo da margem sul:
    Casa Trabalho : 35km ( apanho fila a passar a ponte )
    Trabalho Casa : 35km ( apanho fila até chegar a ponte )

    É raro pegar no carro ao fim de semana.

    Já li em vários tópicos aqui no forum que a luz no caso dos mazdas pode querer dizer tudo e ao mesmo tempo nada visto ser usada para tantas anomalias.

    Gostaria de ter agora uma opinião vossa sobre a possível razão da luz ter acendido.
    1. Está relacionado com o tipo de trajecto que faço ? Se sim, poderá ser o Filtro de Particulas ?
    2. Se for do filtro de partículas, alguma forma de aproveitar o trajecto que faço para fazer regeneração ? 3
    3. Para quem possui o mesmo modelo que eu, como consigo detectar se ele já começou a fazer a regeneração ?
    4. Se optar por remover o FAP, continuarei a passar na inspeção ? O carro vai fazer aquela fumarada preta que se costuma ver noutros carros ?

    Visto que isto me aconteceu a cerca de 2-3 horas quando estava a chegar ao trabalho, à ida para casa estava a pensar apanhar depois a via-rápida para setúbal e tentar puxar para ele e forçar a regeneração.
    Existe problema, mesmo o carro estando em SAFE-MODE ?

    Info do Carro:
    Marca : Mazda
    Modelo : 3 MZ-CD
    Potencia : 109cv
    Cilindrada : 1600
    Ano : 2009

    Cumprimentos

    #2
    Rui, antes de mais convém saberes o que é, antes de se começar a extrapolar seja o que for. Se entrou em safe mode, com a luz da avaria ligada, primeiro deves fazer a leitura do erro que ficou registado na centralina. Não coloques a carroça à frente dos bois

    Comentário


      #3
      Tens razão Eco.
      Onde é o sítio mais indicado para poder verificar esse erro ?
      Norauto ou oficina mesmo da marca/representante?

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        A Bosch, liga-te o carro à máquina e sabes logo o que é. Pode ser tanta coisa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ruibullseye Ver Post
          Tens razão Eco.
          Onde é o sítio mais indicado para poder verificar esse erro ?
          Norauto ou oficina mesmo da marca/representante?

          Cumprimentos
          Até pode ser no Manel GT, desde que tenha máquina de diagnóstico

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Até pode ser no Manel GT, desde que tenha máquina de diagnóstico
            Exatamente, qualquer mecânico com uma máquina vê logo o que isso é.

            Comentário

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