Parece que estes novos carros, chamados de R5 que substituiram os S2000, estão a encher completamente a lista dos rallys nacionais e internacionais, dando espetaculo (que o publico tanto gosta) e tambem são bastante rápidos e eficientes. São mais baratos na compra e na manutenção, em comparação com os S200. Existe já uma grande variedade de carros, como os Fiestas R5, DS3 R5, o novo Skoda Fabia R5 (que vai andar por Portugal já este ano), o Mitsubishi SS R5 (que espera a licença) e para o proximo ano tambem vai haver um Corsa R5.
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Tópico da geração R (R1,R2,R3,R4,R5)
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Tópico da geração R (R1,R2,R3,R4,R5)
Editado pela última vez por Pneucareca; 05 October 2016, 11:45.Etiquetas: Nenhum
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"(...)A manutenção dos carros de competição, também é um fator muito importante para as equipas e pilotos. Por exemplo, a transmissão de um Ford Fiesta S2000 tem de ser revista a cada 2000 quilómetros mas, na versão 1.600T (RRC), são entre os 400 e os 500 quilómetros.
Os R5 foram pensados para ter intervalos de manutenção maiores pois, embora o motor tenha a mesma cilindrada de um RRC (1.600c.c.) e equipado igualmente com turbo, os R5 tem uma filosofia diferente. Se por um lado, o motor de um RRC (Regional Rally Car)/ WRC (World Rally Car) pode ser construído a partir do zero, a unidade do R5 tem de existir no mercado automóvel da própria marca ou grupo, com uma durabilidade entre 3 a 5 vezes superior em relação a um S2000 (manutenção entre 3.000 a 5.000kms).
A carroçaria tem o mesmo aspeto de um S2000, com a mesma largura e um peso limitado a 1.200kg mas, o grande trunfo está na mecânica pois, a suspensão é mais simples, os diferenciais dianteiro e posterior mecânicos, caixa de cinco velocidades sequencial e motor 1.600c.c. turbo com restritor a 32mm, em vez dos 30mm nos RRC, com uma pressão máxima de 2.5 bar e potências a rondar os 280cv.(...)"
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Originalmente Colocado por TURBO Ver Post"(...)A manutenção dos carros de competição, também é um fator muito importante para as equipas e pilotos. Por exemplo, a transmissão de um Ford Fiesta S2000 tem de ser revista a cada 2000 quilómetros mas, na versão 1.600T (RRC), são entre os 400 e os 500 quilómetros.
Os R5 foram pensados para ter intervalos de manutenção maiores pois, embora o motor tenha a mesma cilindrada de um RRC (1.600c.c.) e equipado igualmente com turbo, os R5 tem uma filosofia diferente. Se por um lado, o motor de um RRC (Regional Rally Car)/ WRC (World Rally Car) pode ser construído a partir do zero, a unidade do R5 tem de existir no mercado automóvel da própria marca ou grupo, com uma durabilidade entre 3 a 5 vezes superior em relação a um S2000 (manutenção entre 3.000 a 5.000kms).
A carroçaria tem o mesmo aspeto de um S2000, com a mesma largura e um peso limitado a 1.200kg mas, o grande trunfo está na mecânica pois, a suspensão é mais simples, os diferenciais dianteiro e posterior mecânicos, caixa de cinco velocidades sequencial e motor 1.600c.c. turbo com restritor a 32mm, em vez dos 30mm nos RRC, com uma pressão máxima de 2.5 bar e potências a rondar os 280cv.(...)"
Hoje..consegues S2000 mais baratos que um R5...além disso...a FIA sempre promete categorias mais baratas e depois dá no que dá....dos S16000...depois os S2000 os RRC....os R5...e afins...
Rallycars.info
Exemplo disso é o caso polémico dos Porsche e dos R5...não é ser só mais barato...pq ser mais barato e andar menos....
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Quando toda a industria automóvel avança para o downsizing tecnológico a par da colocação de injecção directa a benzina e diesel, a resposta em pista é acompanhar a coisa, primeiro foi no WRC, ano anterior no WTCC com a regulamentação TC1 e actualmente na F1 com novo recurso a mecânica turbo.
O que acima citei do artigo é um compacto da ideia actual.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver PostQuando toda a industria automóvel avança para o downsizing tecnológico a par da colocação de injecção directa a benzina e diesel, a resposta em pista é acompanhar a coisa, primeiro foi no WRC, ano anterior no WTCC com a regulamentação TC1 e actualmente na F1 com novo recurso a mecânica turbo.
O que acima citei do artigo é um compacto da ideia actual.
Sim..isso é o ideal no papel...mas repara no que está a acontecer com o WTCC vs. TCR a nivel de custos....a nova F1 tão barata que ela é....e os ralis....é quase a mesma coisa.
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Originalmente Colocado por SEMILHA Ver PostSim..isso é o ideal no papel...mas repara no que está a acontecer com o WTCC vs. TCR a nivel de custos....a nova F1 tão barata que ela é....e os ralis....é quase a mesma coisa.
A VW Motorsport ingressou no actual WRC a par da Hyundai por mero motivo estratégico, a Citroën mantém plano transversal no rallye há muito expecto a Lancia é a marca com maior número de título oficial FIA no WRC, a Honda não abandona o WTCC por ser um laboratório para mecânica turbo por mero exemplo.
Vê o orçamento actual no WRC da VW Motorsport e da Hyundai ou Citroën Racing, esclarecedor da opção.
É uma relação de investimento versus retorno a nível de desporto motorizado, é uma peça estratégica, as opções mecânicas e de regulamento são mero reflexo.
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Originalmente Colocado por Angolano Ver PostEm termos de manutenção os r5 são mais baratos mas em aquisição neste momento os s2000 são mais baratos.
Agora o barulho dos s2000 é qualquer coisa de viciante não como por exemplo o fiesta r5 que para mim nem barulho tem de um carro de corridas.
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Originalmente Colocado por Blue16v Ver PostPelo que já vi, tanto o ds3 r5 como o 208 t16 têm um som bem melhor. O fiesta é mesmo muito abafado
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O som deste Fabia R5 está muito bom, dos melhores possivelmente. https://www.youtube.com/watch?v=g56m-m5Hn18
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