Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a melhor geração?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Qual a melhor geração?

    Vamos lá fazer uma pequena brincadeira / análise de modelos de automóveis com várias gerações.

    Ou seja, num determinado modelo, que teve continuidade de gerações, tentar analisar qual foi a geração que marcou mais, que teve mais impacto no mercado, que vendeu mais, que trouxe maiores inovações tecnológicas, etc.

    Mas vamos colocar algumas regras prévias:

    - válido apenas para modelos com um mínimo de 4 gerações comerciais.
    - ainda em fase de comercialização.
    - têm que ter mantido a mesma designação comercial.
    - significativa expressão comercial.
    - exclusão de supercarros.

    Vou fazer uma pequena lista de alguns modelos.
    Certamente que me vou esquecer, ou mesmo não saber alguns modelos, pelo que pedia-vos que apontassem alguns modelos que possam faltar para incluir na listagem.
    Peço-vos ainda o favor, aos que sabem, as designações internas dos modelos, os E36, W123, etc (confesso que sei muito poucos).

    Basicamente é escolher a geração de cada modelo, e quem quiser, dá uma justificação da escolha.

    LISTA:

    Audi A3
    Audi A4
    Audi A6
    Audi A8
    BMW Série 3
    BMW Série 5
    BMW Série 7
    Fiat Punto / GPunto (*)
    Ford Fiesta
    Honda Civic
    Mercedes Classe C
    Mercedes Classe E
    Mercedes Classe S
    Nissan Micra
    Opel Corsa
    Opel Astra
    Peugeot 306 / 307 / 308 / 308 (*)
    Renault Clio
    Seat Ibiza
    Toyota Corolla
    VW Polo
    VW Golf
    VW Passat

    A lista estará certamente incompleta, e pior ainda, ter algum modelo que não tenha 4 gerações...
    Fiz a lista a olhar para uma lista de preços de agora e foi a olho!
    Ajudem-me com aquelas nomenclaturas, os E36 e etc, que eu não percebo nada disso. Obrigado.

    (*) Esta gama alterou a designação comercial, mas mesmo assim acho justo incluir na lista.

    Podem juntar dados históricos, factos que marcaram cada geração. Por exemplo, quando é que foram lançadas as gerações. Pelo menos a primeira.
    Também gostava que se analisasse quais as gerações que mais venderam.
    Tipo a geração que mais vendeu e qual o modelo que mais vendeu (soma de todas as gerações).
    Em Portugal e no Mundo.

    NOTA: Isto não tem valor nenhum, não é nenhum estudo ou trabalho, é só mesmo para passar tempo.
    Mas obrigado desde já aos que possam contribuir.

    #2
    não consigo responder.

    Para mim a geração seguinte é sempre melhor que as anteriores em tudo, acho que há muito poucos casos no mercado automóvel em que eu goste mais da versão precedente do que da posterior

    Comentário


      #3
      O Ibiza 6K parece-me ter melhor qualidade de contruçãoque o 6J, são os dois q conheço... apesar de terem 15 anos de diferença entre gerações... Mas o 6J supera noutras coisas.
      O do meu pai tem 21 anos, espero para ver daqui a 15 anos como está o meu da mesma idadae para comparar lol
      Editado pela última vez por dm222; 14 March 2015, 18:54.

      Comentário


        #4
        Tenho a ideia que no início da década de 2000, foi o VW Golf IV que melhor imagem deixou da marca, as versões seguintes deixaram um pouco a desejar.

        Comentário


          #5
          Reduzi a lista... E aqui fica.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          BMW Série 3
          A geração de 1998 foi a melhor de todas. Qualidade a rodos, comportamento eficaz e um conforto de muito bom nível. Se vier com um 6L, dificilmente haverá melhor na época...


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          BMW Série 5
          Geração de 1996, os predicados são os mesmos descritos para o Série 3 acima.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Fiat Punto / GPunto (*)
          O primeiro foi uma pequena pedrada no charco. Apartir daí não era complicado melhorar o produto mas o 1º convence mais que as gerações seguintes. Para evitar as dores de cabeça, um 1996 em diante é preferível.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Ford Fiesta
          A 5ª geração. Apesar de ser um carro banal mas parece que a condução do mesmo o faz parecer outro. Nunca percebi esta associação...


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Honda Civic
          A de 1988. Apartir daí é a desgraça total.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Mercedes Classe C
          A 1ª e a última. Pelo meio parece que o Classe C andou meio perdido...


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Mercedes Classe E
          W124. É preciso dizer mais alguma coisa ?


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Nissan Micra
          A vencedora do COTY de 1992, o 1º carro Japonês a consegui-lo. E isto diz muito do carro que se inspirou no FIAT 500.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Opel Corsa
          Corsa A. É o mais fiável de todos. E a sua longa carreira comercial provou que apesar de ser um carro fraco em muitos aspectos, a fiabilidade e robustez conquistaram os clientes.

          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Opel Astra
          O melhor foi o Astra E, conhecido por cá como Kadett E.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Peugeot 306 / 307 / 308 / 308 (*)
          O último está muito, muito bom.


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Renault Clio
          A geração de 2005 a 2012 é a melhor de todas. A 4ª e última a pior...


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          Seat Ibiza
          A de 1993. Carro bem equipado e minimamente robusto sem ser a tábua de rolamentos que as gerações seguintes se tornaram...


          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
          VW Golf
          O Golf II é o melhor deles todos. Foi a geração que construiu a imagem de betão que hoje temos do modelo. E foi de longe o mais fiável de todas as gerações.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HVELOS Ver Post
            Tenho a ideia que no início da década de 2000, foi o VW Golf IV que melhor imagem deixou da marca, as versões seguintes deixaram um pouco a desejar.
            Concordo parcialmente.

            Sempre considerei que o Golf IV marcou uma nova era no que diz respeito à qualidade percebida, especialmente a bordo, e que ao mesmo tempo apanhou lindamente a "boleia" do 1.9 TDI.

            No entanto, está longe de ter sido o modelo com melhor comportamento em estrada, e parte da sua excelente aparência interior em novo era particularmente má na forma como envelhecia (rubber touch por todo lado, etc).

            Mesmo a nível de motores, aquele que mais chamou a atenção foi o 1.9 TDI nas suas diversas versões.

            O 1.4 estava muito longe de ser referência no que quer que fosse, e mesmo o 1.6 era algo que não justificava falar duas vezes.

            O Golf V perdeu alguma qualidade aparente no interior, mas ganhou na durabilidade e longevidade, para além de trazer algumas mecânicas novas para cima da mesa.

            E considero que os seguintes vieram sempre a melhorar em diversos aspectos.

            Eu olho para o IV como uma transição brusca entre a série anterior (notoriamente fraca em equipamento interior e com um design interior à tanque) e o interior cuidado e mais equipado do IV (para os padrões alemães e não só da época), mas que realmente contribuiu para uma nova imagem da marca.

            Comentário


              #7
              honda civic, quarta geracao, quer o hatchback quer o crx

              Comentário


                #8
                O Audi A3 ainda só vai na 3ªgeração. Um que não esta na lista é o Lancer (saga) Evo, sendo para mim o VI o melhor, mas o IX tambem é muito bom.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                  A de 1988. Apartir daí é a desgraça total.
                  Foram poucos os exemplos que deste com que concorde, mas esta do Civic é particularmente oposta ao que acho, talvez por ser a que melhor conheço.

                  Em 1988 a Honda tinha já descoberto como fazer mecânicas com boa performance e fiabilidade.

                  Mas tinha ainda um longo caminho a percorrer na aprendizagem de fazer automóveis, daqueles que levam pessoas lá dentro.

                  Apesar dos avanços e retrocessos das versões seguintes em termos de design, eles vieram quase sempre a melhorar tudo, baseado precisamente no feedback dos clientes.

                  Um EK (95) é mais alto e tem faróis maiores do que os EG porque existiam queixas sobre a fraca iluminação e a pouca ergonomia de ir sentado numa posição tão perto do chão.

                  Sim, o EK ficou mais feio (especialmente de frente), mas com melhor iluminação e mais ergonómico (ainda assim, longe do que o mercado ia querendo, como mostraram as gerações seguintes onde isso foi novamente revisto).
                  Os interiores de um EG são bastante melhores que dos anteriores, e um EK mete ambos num chinelo em qualidade (ainda que desenhados por um cego).
                  A suavidade de rolamento e insonorização de um EK está também muito acima de um EG, apesar de até alinhar por baixo no que se fazia no segmento na época. Mas ainda assim, estava a anos-luz de um modelo de 1988. A evolução era bem notória.

                  Que um serie 5 E39 tenha sido um marco em qualidade na marca, concordo inteiramente.
                  A BMW colocou ali muita qualidade e experiência adquirida.

                  Mas um Civic em 1988 era um karting com capota.
                  Agradava pelo seu motor e pela sua diferença, tinha piada até pela posição de condução à karting, mas demonstrava a juventude a falta de experiência da marca nem automóveis em quase tudo o resto.

                  E se dúvidas existissem, bastaria olhar para os automóveis de hoje (na maioria das marcas) e ver se mantiveram alguma dessas filosofias do Civic de 1988.

                  Comentário


                    #10
                    Seria bastante mais fácil julgarmos apenas por critérios estéticos...

                    Comentário


                      #11
                      É assim, para mim a melhor geração foi aquela cuja juventude foi nos anos 80, decada da musica rock da boa, bailes a magotes e droga a pontapé memali á frente da moina e quase de graça.....bons tempos.


                      Carros, lembro-me do renault 4L, para andar em estradões era do best, na altura havia pouco alcatrão e AEs nada.

                      Comentário


                        #12
                        Aqui vou eu. Começo por dizer que a minha opinião concentra-se no que cada modelo representou ou representa na sua respectiva geração.

                        Audi A3: 1ª geração (chegou no momento certo e foi o primeiro verdadeiro compacto de segmento premium):



                        Audi A4: penúltima geração (salvo erro de 2008). Todas foram boas mas acho que esta ainda está brutal e o projecto já tem alguns anos. Ainda hoje era capaz de comprar este carro, mesmo em detrimento de um série 3 e eu sou fã de BMW.



                        Audi A6: 3ª geração (2004/2005)



                        Audi A8: 2ª geração (detesto a actual):



                        Depois continuo os restantes

                        Comentário


                          #13
                          BMW Série 3: E46 (1997-2005): foi o último verdadeiro série 3, com a consola orientada para o condutor. Os modelos posteriores são muito bons, mas não têm o mesmo carisma. Além disso, a própria BMW afirma que o nível qualitativo dos modelos posteriores é inferior.



                          BMW Série 5: aqui dou o braço a torcer ao actual, para mim é o melhor de sempre



                          BMW Série 7: este:

                          Comentário


                            #14
                            Fiat Punto: Grande Punto, para mim foi o que marcou mais, quando saiu quis ter um mas não tinha €€, e quando tive €€ queria um carro com mais espaço!



                            Ford Fiesta: sem dúvida o restyling de 1995, vendeu que nem pãezinhos quentes, com um motor daqueles um carro tão leve foi excelente. Pena a carroçaria ser fraca (fruto da versão original de 1989).




                            Honda Civic: são mais geraçoes que o raio que o parta, mas para mim a de 1991/1992 foi a melhor.

                            Comentário


                              #15
                              Mercedes Classe C: esta versão, que acho que foi buscar os farois da frente ao 190, dando uma identidade própria e ao mesmo tempo com história:



                              Classe E: a geração de farois redondos reinventou-o, é único no mercado goste-se ou deteste-se. Pessoalmente gostei mais desta geração:



                              Classe S: não gosto dos mercedes actuais (excepto o classe A) mas tenho que dar o braço a torcer no classe S também:

                              Comentário


                                #16
                                Nissan Micra: geração de 1992/1993. Depois disso, nunca mais existiu Micra que seja Micra. Este era único e continua a ser:



                                Opel Corsa: sem margem de dúvida o corsa B (1993) foi marcante, se bem que o corsa C elevou a fasquia qualitativa e ainda hoje é um carro agradável e aceitável.



                                Opel Astra: sinto-me dividido entre a 2ª e 3ª gerações, talvez a 3ª. O GTC foi o primeiro carro "desportivo" de muitos jovens



                                Peugeot 30*: 307. Foi um grande salto qualitativo, elevou a fasquia.



                                Renault Clio: sem dúvida o Clio II Fase II. Ainda hoje é um carro bonito e bastante fiável

                                Comentário


                                  #17
                                  Seat Ibiza: a 2ª geração com restyling, saiu em 1996. Era o tempos das Ibiza GT TDI.



                                  Toyota Corolla: empate técnico entre a geração de 1993 e a de 2002:





                                  VW Polo: sem dúvida a geração de 1994. Entrar num Polo ou num Punto era uma diferença brutal



                                  VW Golf: a 4ª geração



                                  VW Passat: a geração de 1997 a 2001

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    não consigo responder.

                                    Para mim a geração seguinte é sempre melhor que as anteriores em tudo, acho que há muito poucos casos no mercado automóvel em que eu goste mais da versão precedente do que da posterior
                                    Tens que contextualizar à época que cada geração foi lançada. Obviamente que a última tem a obrigação de ser globalmente a melhor. Mas se relativizarmos as coisas podemos considerar uma geração anterior melhor, mais marcante do que a/s sucessora/s.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                      O Audi A3 ainda só vai na 3ªgeração. Um que não esta na lista é o Lancer (saga) Evo, sendo para mim o VI o melhor, mas o IX tambem é muito bom.
                                      Como disse, fiz a lista a olho ao mesmo tempo que ia vendo uma lista de preços atual. Vou retirar o A3 da listagem.

                                      Sobre o evo a situação é diferente. Uma coisa são as gerações do Lancer, outra coisa são as gerações do evo.

                                      Quantas gerações teve o lancer? Se calhar devia estar na lista...

                                      Assim a olho devia, devia... [emoji1]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para mim a melhor do civic:



                                        No entanto este para mim também merece five stars

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post

                                          Toyota Corolla: empate técnico entre a geração de 1993 e a de 2002:




                                          Concordo em absoluto! Relativamente aos Toyota Corolla essas foram sem duvida as minhas gerações favoritas (ok, posso ser suspeito por ter um Corolla de 1993 ).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Mas um Civic em 1988 era um karting com capota.
                                            Agradava pelo seu motor e pela sua diferença, tinha piada até pela posição de condução à karting, mas demonstrava a juventude a falta de experiência da marca nem automóveis em quase tudo o resto.

                                            E se dúvidas existissem, bastaria olhar para os automóveis de hoje (na maioria das marcas) e ver se mantiveram alguma dessas filosofias do Civic de 1988.
                                            Poucos são os projectos dos anos 80 que consigam chegar aos dias de hoje com qualidades que ainda valorizamos. Logo, a comparação não pode ser feita directamente.

                                            Digam o que disserem, o Civic de 1988 é mais bem construído que os seguintes. Respira tradição Japonesa e Honda por todos os poros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Neste topico não pode faltar um dos maiores sucessos de vendas da europa, produzido continuamente durante 12 anos.
                                              É pena que já poucos existam em bom estado de conservação muito em parte pela procura de azeiteiros do xuning.

                                              Comentário


                                                #24
                                                De facto é pena, e com este nível de equipamento o 206 ficava bonito. Para mim o único senão deste carro era o interior, era bonito, confortável mas podia ter um pouco mais de qualidade.

                                                Aprendi a conduzir num 206 2.0 HDI aquilo andava que era uma coisa parva

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                  De facto é pena, e com este nível de equipamento o 206 ficava bonito. Para mim o único senão deste carro era o interior, era bonito, confortável mas podia ter um pouco mais de qualidade.

                                                  Aprendi a conduzir num 206 2.0 HDI aquilo andava que era uma coisa parva
                                                  Eu tive um 2.0 HDI durante 2 anos e foi vendido com 300 e tal mil km, era um grande motor e foi bastante fiável. O único senão foi o tecto de abrir elétrico que passou mais tempo avariado do que a funcionar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não é pelo facto de ter um Civic de 4ª geração, mas também concordo que foi das melhores gerações do Civic. É o "verdadeiro" JDM.

                                                    Claro que as gerações seguintes melhoraram em muitos aspectos (mal não fosse assim), mas atendendo à época em que saiu, acho que foi mesmo a geração que se destacou mais.

                                                    Motores à prova de bala, performances bastante boas, um comportamento porreiro (diz-se que bastante melhor que o EG), espaçoso, confortável, etc.

                                                    Basta comparar o modelo base da marca cá em Portugal com o restante segmento C.. Era o 1.4GL, um "simples" 1.4 alinhado com o resto da concorrência, mas já com 90cv e com uma aceleração dos 0-100 em 9,9s. Numa altura em que os principais concorrentes andavam pelos 12/13s. Era um produto global muito bom.

                                                    A partir daí começou-se a perder um pouco o destaque e hoje em dia o Civic passa completamente despercebido (tirando as séries R) no meio de tantos outros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Audi A3, BMW E36 e MB Classe S...cada um na sua gama, os melhores.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em geral a melhor geração é a mais recente. Mesmo que num ou noutro aspeto ocorra um recuo, no seu todo costuma haver um progresso.

                                                        Apercebo-me disso em especial baseando-me especialmente na minha experiência com os Golf e 911 porque são modelos que conduzi e/ou tive em todas as gerações desde os anos 80.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X