Boas tardes,
Venho aqui mais uma vez para pedir ajuda e opiniões/experiências. Certamente a minha dúvida já foi e é a dúvida de muitos.
Logo no inicio deste ano e felizmente mudei de trabalho, para melhor diga-se. No entanto, fica a 25km de casa.
Como carro tenho um Clio II 1.2 16V, o motor D4F perto dos 120 mil km de 2002.
No inicio do ano como todos sabem os combustíveis estavam um pouco mais baratos, a gasolina talvez uns 20/25 cent mais barato por litro e como não vejo isto a parar ou a voltar para valores para perto de 1€ começa a ficar carito. Ao fim de 3 meses, já deu para fazer umas continhas e o resultado é este:
Faço por semana entre 300 a 350 km. Neste momento meto 30€ e não me chega para a semana toda (no inicio do ano chegava devido aos preços dos combustíveis). A media no meu carro está nos 6.3. Diga-se que o percurso é entre cidade e serra em plano com poucas paragens, sempre a volta dos 60/70 km/h sem grandes mudanças.
A minha dúvida é simples:
opção 1:mantenho o carro;
opção 2: converto para GPL;
opção 3: vendo e compro um a diesel?
Eis os meus pensamentos: o carro que tenho gosto muito.. bonito, de 3 portas, 5 lugares e poucos klm. Não me tem dado grandes problemas, tirando os crónicos (já mudei sensor de rotação do motor e bobine de ignição das velas). Neste momento acho que a junta tá a dar de si já.
Converter para GPL, custa á volta de 1500€, com um orçamente que já pedi a uns tempos. Poupava nos gasto mensal mas não faço a mínima ideia em relação a fiabilidade.
Na opção de vender e comprar um diesel: poupava no gasto mensal de combustível sem dúvida, mas para além de vender o carro teria que dar mais algum dinheiro; a fiabilidade nos diesel é mais baixa e as reparações são mais caras.
Obviamente o objectivo é de baixar a factura mensal de gasto de combustível que é quase uma renda ( entre 120 e 140€ por mês) mas não tenho muito capital para investir (talvez no máximo 1500/2000€).
O que faço? Obrigado pela ajuda desde já.
Venho aqui mais uma vez para pedir ajuda e opiniões/experiências. Certamente a minha dúvida já foi e é a dúvida de muitos.
Logo no inicio deste ano e felizmente mudei de trabalho, para melhor diga-se. No entanto, fica a 25km de casa.
Como carro tenho um Clio II 1.2 16V, o motor D4F perto dos 120 mil km de 2002.
No inicio do ano como todos sabem os combustíveis estavam um pouco mais baratos, a gasolina talvez uns 20/25 cent mais barato por litro e como não vejo isto a parar ou a voltar para valores para perto de 1€ começa a ficar carito. Ao fim de 3 meses, já deu para fazer umas continhas e o resultado é este:
Faço por semana entre 300 a 350 km. Neste momento meto 30€ e não me chega para a semana toda (no inicio do ano chegava devido aos preços dos combustíveis). A media no meu carro está nos 6.3. Diga-se que o percurso é entre cidade e serra em plano com poucas paragens, sempre a volta dos 60/70 km/h sem grandes mudanças.
A minha dúvida é simples:
opção 1:mantenho o carro;
opção 2: converto para GPL;
opção 3: vendo e compro um a diesel?
Eis os meus pensamentos: o carro que tenho gosto muito.. bonito, de 3 portas, 5 lugares e poucos klm. Não me tem dado grandes problemas, tirando os crónicos (já mudei sensor de rotação do motor e bobine de ignição das velas). Neste momento acho que a junta tá a dar de si já.
Converter para GPL, custa á volta de 1500€, com um orçamente que já pedi a uns tempos. Poupava nos gasto mensal mas não faço a mínima ideia em relação a fiabilidade.
Na opção de vender e comprar um diesel: poupava no gasto mensal de combustível sem dúvida, mas para além de vender o carro teria que dar mais algum dinheiro; a fiabilidade nos diesel é mais baixa e as reparações são mais caras.
Obviamente o objectivo é de baixar a factura mensal de gasto de combustível que é quase uma renda ( entre 120 e 140€ por mês) mas não tenho muito capital para investir (talvez no máximo 1500/2000€).
O que faço? Obrigado pela ajuda desde já.
Comentário