Como é evidente, quando se conduz um carro, o volante e o selector de velocidades da caixa, são os items com os quais mais interagimos fisicamente.
Seria portanto de esperar que as marcas conciderasem como prioridade o feeling, o revestimento, as dimensões, a estetica dos mesmos, até porque a qualidade percebida ( de um carro neste caso) , vem de informações visuais e de tacto.
No fundo, mal comparando, a qualidade do volante e do selector, são como se fossem a qualidade do carro em si, ou pelo menos indicadores da mesma.
Qual não é o espanto então, quando nos deparamos com marcas em que os volantes se esfarelam, perdem o revestimento,se deformam, passados poucos meses de utilização....
...Ou casos em que embora não haja danos nos volantes e selectores, estes sempre foram maus em termos termicos, em termos de toque, de dimensão, conforto, ergonomia, etc....
É certo que todos os items contribuem para o preço final de um carro, e se há segmentos em que se aceita como extra opcional um volante de boa qualidade em pele, há segmentos em que pelo seu posicionamento de mercado deveriam ser de serie.
No entanto em qualquer dos casos nunca deveria ser aceitavel o facto de termos maus volantes....
Qual não é o meu espanto quando verifiquei que carros como o audi A4 da primeira serie e o mercedes classe C igualmente das primeiras séries, vem de origem com um volante plastico naõ revestido com um toque semelhante aos do clio série I !!
Neste segmento é concerteza inadmicivel, o que contribui para que o feeling da qualidade global do produto seja fortemente diminuido na condução destes automoveis por causa de "simples" volantes e selectores de velocidade, items a que constantemente recorremos, interagimos, mas que tanta importancia tem na perceção de qualidade de um item como um todo.
Seria portanto de esperar que as marcas conciderasem como prioridade o feeling, o revestimento, as dimensões, a estetica dos mesmos, até porque a qualidade percebida ( de um carro neste caso) , vem de informações visuais e de tacto.
No fundo, mal comparando, a qualidade do volante e do selector, são como se fossem a qualidade do carro em si, ou pelo menos indicadores da mesma.
Qual não é o espanto então, quando nos deparamos com marcas em que os volantes se esfarelam, perdem o revestimento,se deformam, passados poucos meses de utilização....
...Ou casos em que embora não haja danos nos volantes e selectores, estes sempre foram maus em termos termicos, em termos de toque, de dimensão, conforto, ergonomia, etc....
É certo que todos os items contribuem para o preço final de um carro, e se há segmentos em que se aceita como extra opcional um volante de boa qualidade em pele, há segmentos em que pelo seu posicionamento de mercado deveriam ser de serie.
No entanto em qualquer dos casos nunca deveria ser aceitavel o facto de termos maus volantes....
Qual não é o meu espanto quando verifiquei que carros como o audi A4 da primeira serie e o mercedes classe C igualmente das primeiras séries, vem de origem com um volante plastico naõ revestido com um toque semelhante aos do clio série I !!
Neste segmento é concerteza inadmicivel, o que contribui para que o feeling da qualidade global do produto seja fortemente diminuido na condução destes automoveis por causa de "simples" volantes e selectores de velocidade, items a que constantemente recorremos, interagimos, mas que tanta importancia tem na perceção de qualidade de um item como um todo.
Comentário