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Volvo V40 TD 98 - Não pega a trabalhar

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    Volvo V40 TD 98 - Não pega a trabalhar

    Boas users, cá em casa mora uma volvo v40 td, que felizmente nunca deu dores de cabeça.
    Hoje, após a avaria veio de reboque para casa e estou a ver primeiro se é algo de fácil arranjo ou pelo menos saber do que se trata.

    A carrinha foi imobilizada, depois de cerca de 40km, a trabalhar e assim permaneceu durante 10 minutos. Durante este tempo estava um pouco acelerada, algo que por vezes acontecia mas que com duas aceleradelas ia ao sitio. Como esta aceleração foi confundida com outros barulhos, ficou acelerada até ir abaixo.
    Quando se voltou a tentar meter a trabalhar, só ao fim de algumas tentativas pegou, mas assim que pegou voltou a ir abaixo e não voltou a pegar.

    O motor é renault. (D4192T2)

    Deixo um video com uma tentativa de arranque caso possa ajudar. Não posso precisar mas o único barulho mais "diferente" é esse "assobio" enquanto se estava a dar à chave




    Desde já obrigado
    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
    Boas users, cá em casa mora uma volvo v40 td, que felizmente nunca deu dores de cabeça.
    Hoje, após a avaria veio de reboque para casa e estou a ver primeiro se é algo de fácil arranjo ou pelo menos saber do que se trata.

    A carrinha foi imobilizada, depois de cerca de 40km, a trabalhar e assim permaneceu durante 10 minutos. Durante este tempo estava um pouco acelerada, algo que por vezes acontecia mas que com duas aceleradelas ia ao sitio. Como esta aceleração foi confundida com outros barulhos, ficou acelerada até ir abaixo.
    Quando se voltou a tentar meter a trabalhar, só ao fim de algumas tentativas pegou, mas assim que pegou voltou a ir abaixo e não voltou a pegar.

    O motor é renault. (D4192T2)

    Deixo um video com uma tentativa de arranque caso possa ajudar. Não posso precisar mas o único barulho mais "diferente" é esse "assobio" enquanto se estava a dar à chave




    Desde já obrigado
    Cumprimentos
    Filtro do gasoleo quando é que realmente foi trocado pela ultima vez?

    Caso não saibas e/ou teja quase na altura de o trocares então é uma boa altura para o fazer. Verifica se quando tirares o velho se não fica lá a borracha do velho agarrada.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
      Filtro do gasoleo quando é que realmente foi trocado pela ultima vez?

      Caso não saibas e/ou teja quase na altura de o trocares então é uma boa altura para o fazer. Verifica se quando tirares o velho se não fica lá a borracha do velho agarrada.
      Não sou eu que ando com a carrinha mas segundo sei na ultima revisão o filtro de gasóleo foi mudado, isto à coisa de 5000/7500km +/-

      Comentário


        #4
        Deita algum fumo na "tentativa" de arranque ?
        Ficou a trabalhar parada e acelerada ,após 40km, 10 minutos até pifar sozinha, certo ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
          Não sou eu que ando com a carrinha mas segundo sei na ultima revisão o filtro de gasóleo foi mudado, isto à coisa de 5000/7500km +/-
          Exprimenta ler este tópico.

          http://forum.autohoje.com/boxes/1354...esliga-se.html

          Havia um problema que se descobriu ser o filtro do gasoleo com apenas 3 mil km.

          Foi trocado o filtro e ficou resolvido.

          Filtro do gasoleo é barato e normalmente é facil trocar em casa. Enquanto não aparecem mais palpites é algo que podes exprimentar antes de entrares em experiências mais dispendiosas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
            Deita algum fumo na "tentativa" de arranque ?
            Ficou a trabalhar parada e acelerada ,após 40km, 10 minutos até pifar sozinha, certo ?
            Houve uma altura em que isso ocorreu. Mas eram as velas de incandescência a ir à vida. Entretanto mudaram-se e não voltou a fazer isso.
            Sim, exatamente

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
              Exprimenta ler este tópico.

              http://forum.autohoje.com/boxes/1354...esliga-se.html

              Havia um problema que se descobriu ser o filtro do gasoleo com apenas 3 mil km.

              Foi trocado o filtro e ficou resolvido.

              Filtro do gasoleo é barato e normalmente é facil trocar em casa. Enquanto não aparecem mais palpites é algo que podes exprimentar antes de entrares em experiências mais dispendiosas.
              Vou experimentar fazê-lo, obrigado pela sugestão

              Comentário


                #8
                Sensor de cambota

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                  Houve uma altura em que isso ocorreu. Mas eram as velas de incandescência a ir à vida. Entretanto mudaram-se e não voltou a fazer isso.
                  Sim, exatamente
                  Eu referia-me a agora. Se a junta estiver boa e deitar fumo branco, à partida chega lá o gasóleo e o fumo cheira a ele (num carro de bomba mecânica).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fEMALUSI Ver Post
                    Eu referia-me a agora. Se a junta estiver boa e deitar fumo branco, à partida chega lá o gasóleo e o fumo cheira a ele (num carro de bomba mecânica).
                    Não sai qualquer fumo agora

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                      Vou experimentar fazê-lo, obrigado pela sugestão
                      Já falaram aí tb no sensor da cãobota.

                      Tá aqui um forum q te pode interessar para dar pistas

                      DIY - Substituição sensor da cambota Clio II 1.2

                      trocaram sensor da cambota, depois sensor de temperatura e só á terceira é que foi de vez. era problema na bomba de gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                        Não sai qualquer fumo agora
                        Eu sei que não é um bom procedimento mas às vezes quando o arranque "não arranca" por falta de gasóleo (ou gasolina) manda-se uma "sprayzada" tipo wd40 para a conducta de ar para tirar as teimas do motor e obrigar ao arranque com uma ou duas explosões. Mas repito que não é um procedimenro recomendável e provávelmente vai aparecer aqui alguém a dar-me nas orelhas por isto mas, já fiz uso deste recurso algumas vezes e vou continuar a fazê-lo se achar conveniente. Uma vez num catrapilo, andou a pegar assim, porque só pegava assim, até que alguém reparou que havia por lá um filtro mal montado e que permitia o retorno do gasóleo

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado a todos pelas respostas. Hoje há procura do problema deparei-me com 2 situações que achei estranhas.

                          Comecei por verificar se chegava gasóleo à bomba. E ligavam 2 tubos à bomba, um que vinha do filtro de gasóleo e outro que vinha direto, sem passar pelo filtro de gasóleo, desliguei um tubo e testei a ver se quando dava à chave se chegava à bomba e nada, testei o outro tubo e mais uma vez nada. Só quando "bombeei" no filtro de gasóleo (que tem tipo uma tampa que ao premir fornece gasóleo à bomba) e no tubo a verde apareceu então gasóleo, mas no outro tubo, assinalado a vermelho, não.

                          Outra coisa estranha é que depois de parar de dar à chave, a carrinha continuava a rodar o motor de arranque durante cerca de 2/3 segundos


                          Comentário


                            #14
                            Sendo um motor Renault, suponho que seja derivado do dci do clio. E posso falar da minha vasta experiência em dci's :-) ( 350000km)

                            No meu ex dci tive um problema chato com a boia do gasóleo, que metia ar no circuito com o deposito menos de meio e o carro parava ao ralenti , mas estava ok com um mínimo de aceleração...

                            Quando essa situação toda surgiu em que nível estava o depósito? Menos de meio? Se sim verifica se existe ar nas tubagens acho que indirectamente já fizeste isso... Usas a tal bomba para purgas o ar
                            E depôs vê se pega...

                            Agora que li de novo, o motor de arranque fica a rodar ou o motor todo fica a rodar? Assim parece que não tem compressão...

                            Esse tubo assinalado a vermelho não é o tubo de retorno ao depósito?
                            Editado pela última vez por angel99; 21 March 2015, 15:38.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
                              Sendo um motor Renault, suponho que seja derivado do dci do clio. E posso falar da minha vasta experiência em dci's :-) ( 350000km)

                              No meu ex dci tive um problema chato com a boia do gasóleo, que metia ar no circuito com o deposito menos de meio e o carro parava ao ralenti , mas estava ok com um mínimo de aceleração...

                              Quando essa situação toda surgiu em que nível estava o depósito? Menos de meio? Se sim verifica se existe ar nas tubagens acho que indirectamente já fizeste isso... Usas a tal bomba para purgas o ar
                              E depôs vê se pega...

                              Agora que li de novo, o motor de arranque fica a rodar ou o motor todo fica a rodar? Assim parece que não tem compressão...

                              Esse tubo assinalado a vermelho não é o tubo de retorno ao depósito?


                              No caso, este motor ainda é anterior aos DCi's...

                              Na altura deste motor, a Renault ainda usava a sigla TD e motores ainda eram de injecção indirecta.

                              Comentário


                                #16
                                Erro meu.... (também agora qq mercedes é Renault ^_^ )

                                E esse carro tem OBDII? Aposto que tem erros na parte da pressão de combustível...
                                Editado pela última vez por angel99; 21 March 2015, 17:37.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
                                  Erro meu.... (também agora qq mercedes é Renault ^_^ )


                                  Mas no caso e apesar de não ser um "dci" (que chegaram a ser montados no S/V40), este motor é na mesma de origem RENAULT, que também esteve presente no MITSUBISHI CARISMA.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                    Obrigado a todos pelas respostas. Hoje há procura do problema deparei-me com 2 situações que achei estranhas.

                                    Comecei por verificar se chegava gasóleo à bomba. E ligavam 2 tubos à bomba, um que vinha do filtro de gasóleo e outro que vinha direto, sem passar pelo filtro de gasóleo, desliguei um tubo e testei a ver se quando dava à chave se chegava à bomba e nada, testei o outro tubo e mais uma vez nada. Só quando "bombeei" no filtro de gasóleo (que tem tipo uma tampa que ao premir fornece gasóleo à bomba) e no tubo a verde apareceu então gasóleo, mas no outro tubo, assinalado a vermelho, não.

                                    Outra coisa estranha é que depois de parar de dar à chave, a carrinha continuava a rodar o motor de arranque durante cerca de 2/3 segundos


                                    Cuidado pois se entra gasóleo na bomba e não sai logo é porque ela tem muito ar e isso não é nada saudável para ela ... para evitar arrancar com ela assim alivias o racord do retorno e bombeias no filtro até sair por lá gasóleo, depois reapertas o racord já com garantia de bomba atestada. E já agora se calhar era melhor aliviar os bicones dos injectores e purgá-los também.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, hoje retirei a egr fora e que grande porcaria que ali estava, sobretudo no bocal que entra na admissão, com tanta sujidade o fluxo do ar estava completamente restringido. Porém, mesmo depois de limpo, nada. Continuava igual.

                                      Relativamente ao facto de depois de deixar de dar à chave ela continuar a dar, permanece, e não é como se faltasse compressão, é mesmo como se continua-se a dar à chave. O que é curioso é que são nesses segundos em que já não estou a dar à chave que o motor dá a sensação de querer trabalhar

                                      Vou ver se amanhã ou depois mudo o filtro e já coloco outra coisa de parte

                                      Comentário


                                        #20
                                        Será a válvula de corte de gasóleo (ou mecanismo equivalente na bomba injectora, não sei o nome correcto) ?

                                        Nesses V40 TD, quando se é muito rápido a rodar a chave de 0 para a ignição, ficam ali a dar ao motor de arranque sem pegar, pois a válvula de corte não é "desligada", e depois ao voltar com a chave à posição anterior ficam a rodar mais 1 ou 2 segundos, tal como descreves.

                                        Pode haver algum problema nessa válvula, e ela não esteja a "desligar".

                                        Já agora, o motor é o D4192T. O D4192T2 é a versão de inj. directa que saiu em 1999.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                          Será a válvula de corte de gasóleo (ou mecanismo equivalente na bomba injectora, não sei o nome correcto) ?

                                          Nesses V40 TD, quando se é muito rápido a rodar a chave de 0 para a ignição, ficam ali a dar ao motor de arranque sem pegar, pois a válvula de corte não é "desligada", e depois ao voltar com a chave à posição anterior ficam a rodar mais 1 ou 2 segundos, tal como descreves.

                                          Pode haver algum problema nessa válvula, e ela não esteja a "desligar".

                                          Já agora, o motor é o D4192T. O D4192T2 é a versão de inj. directa que saiu em 1999.
                                          Vou verificar e obrigado pela correção

                                          Comentário


                                            #22
                                            Volto com novidades, verifiquei a válvula egr e como podem ver o bocal estava... e ainda "tentei" limpar a entrada do bocal na admissão que também estava com esta camada de óleo









                                            Como isso não resolveu o problema passei para a injeção. Para verificar se o problema estava na bomba injetora ou para trás, retirei o tubo que vem do filtro de gasóleo, meti-o dentro de uma garrafa com gasóleo e lá purguei os injetores um a um, e quando cheguei ao terceiro já estava a querer pegar e no quarto já pegou sem problemas. Pelo que se confirma que o problema está para trás, provavelmente o filtro de gasóleo como tinha sido indicado o que uma vez mais agradeço.

                                            Ps: Podia ser normal mas já depois da carrinha estar a trabalhar ela "bebeu" 25cl de gasóleo nuns 15/20 segundos Será normal? Da ultima vez que fiz este processo foi num tdi, mas já não me lembro se tinha chupado tanta gota. Parece me que 25cl seja um pouco excessivo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estive a ver o video e não chega gasóleo à bomba injectora. Verifica a ligação electrica da bomba que acciona a injecção de gasóleo. Verifica por cabos partidos, soltos..
                                              Certifica-te que ambos os tubos de gasóleo.....tem gasóleo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado pela resposta. Como suspeito que seja o filtro de gasóleo e como é algo barato, vou mudar e verificar também os pontos que indicas-te
                                                Relativamente aos dois tubos terem gasóleo, um deles é retorno, é completamente necessário que esse tenha gasóleo?


                                                Cumprimentos
                                                Editado pela última vez por RubenTeixeira; 29 March 2015, 00:31. Razão: Óleo --> Gasóleo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Será que querias dizer filtro de gasóleo..?

                                                  Sim o retorno devia ter gasóleo. Se não entra gasóleo, não há retorno..

                                                  Experimenta purgar o sistema através da bomba manual. Contudo a avaria parece ser da parte eléctrica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Será que querias dizer filtro de gasóleo..?

                                                    Sim o retorno devia ter gasóleo. Se não entra gasóleo, não há retorno..

                                                    Experimenta purgar o sistema através da bomba manual. Contudo a avaria parece ser da parte eléctrica.
                                                    Isso mesmo

                                                    Purgando o sistema através da bomba manual faz-me chegar gasóleo à bomba mas volto a ficar sem gasóleo no sistema pouco depois, pelo que pensei que o filtro pudesse estar entupido e não deixasse passar gasóleo.

                                                    Agora que reli o teu primeiro comentário reparei que falas-te nas ligações eléctricas que accionavam a injecção, mas está bomba é mecânica, o que a "acciona" é o cabo acelerador

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sim mas há uns fios. Sem eles não liga a bomba.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mas como a carrinha pegou quando coloquei o tubo que vem do filtro de gasóleo dentro de uma garrafa com gasóleo poderei ter na mesma ai o problema?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                                          Mas como a carrinha pegou quando coloquei o tubo que vem do filtro de gasóleo dentro de uma garrafa com gasóleo poderei ter na mesma ai o problema?
                                                          Boas o problema deve residir no corpo do filtro de gasóleo visto que é uma situação cronica nesse tipo de bombas manuais

                                                          Comentário

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