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O seu NIB pode estar a pagar as contas de outra pessoa

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    O seu NIB pode estar a pagar as contas de outra pessoa

    Se costuma pagar contas por débito directo, fique atento ao seu extracto bancário. Os bancos deixaram de ser parte activa nas autorizações e nem sempre é necessário verificar que o NIB indicado pertence a quem o fornece.

    Há quem esteja a pagar contas utilizando um número de identificação bancária (NIB) que não é seu. Margarida Henriques é uma das lesadas. Descobriu que a associação desportiva de que faz parte andava a pagar uma conta, por débito directo, que não tinha autorizado.

    “Havia três movimentos que não estavam identificados com nenhuma transacção que nós tivéssemos feito nem com nenhuma autorização de débito”, começa por explicar à Renascença. “Os três movimentos somam praticamente 100 euros”, adianta.

    Descobriu o que se passava na delegação da empresa que estava a fazer a cobrança: “Era um senhor de Cascais, que tinha dado o nosso NIB para fazer o débito directo do serviço que ele estava a usufruir da MEO”.

    O banco recusou qualquer responsabilidade. Limitou-se a explicar que o problema decorre da harmonização bancária na União Europeia. Desde Agosto do ano passado, as Autorização de Débito Directo são concedidas pelo devedor directamente ao credor, sem interferência da entidade bancária.

    “Qualquer pessoa chega à internet, tira um NIB, põe aquele NIB como seu e a entidade credora não tem nada que ateste que aquele NIB é da pessoa”, contesta Margarida Henriques. “A partir daqui, tudo pode acontecer”, lamenta.

    Contactado pela Renascença, o Banco de Portugal confirma as alterações à lei. Há sete meses que as autorizações de débitos directos são um acordo celebrado exclusivamente entre quem presta o serviço e quem o paga.

    Em caso de ilícito, denuncie
    A jurista Carla Varela, da associação de defesa do consumidor Deco, não tem dúvidas de que a utilização abusiva dos dados de outra pessoa consubstancia um ilícito criminal e deixa alguns conselhos para quem seja vítima de tal acto.

    A primeira coisa a fazer é “denunciar automaticamente junto da instituição de crédito em causa” a situação.

    “Poderá em simultâneo, e até numa caixa multibanco, cancelar essa ordem de débito com efeitos imediatos e, uma vez apurada a situação em concreto, denunciar ao Banco de Portugal”, continua.

    Além disso, “e junto da instituição de crédito, solicitar o reembolso das quantias indevidamente debitadas, uma vez que não existe um contrato acessório – que neste caso seria com uma empresa de telecomunicações – subscrito pelo titular da conta, que não autorizou qualquer débito em conta”.

    E porque prevenir é melhor do que remediar, a jurista da Deco lembra que os consumidores também têm a responsabilidade de “não facultar de forma nenhuma, os dados bancários”.

    “A primeira cautela é a protecção desses dados”, sublinha, considerando também que os bancos e as empresas prestadoras de serviços devem exigir comprovativos e a assinatura dos clientes para procederem aos débitos.

    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=182197

    #2
    Agora é como na Alemanha. Mas na Alemanha ainda é pior porque os cartões de débito contém número de conta, número do banco e agora até já o nib completo. E com isso pode-se autorizar tudo. Funciona como um cartão de crédito que é só colocar os número e pagamento feito.

    O sector bancário em Portugal sempre protestou um pouco contra a harmonização europeia, porque apesar de ser uma boa ideia em Portugal implicou andar em varias coisas para trás...

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      #3
      Bom tópico...até porque há que estar de «olho bem aberto»....

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        #4
        significa que as respostas deste tópico deixaram de fazer sentido?

        http://forum.autohoje.com/off-topic/...ar-um-nib.html

        Comentário


          #5
          basta um gajo esquecer-se de um talão de multibanco

          ou então deitá-lo fora também passa a ser perigoso

          Comentário


            #6
            Não deveria funcionar assim, mas por outro lado é um bocado estúpido andar a pagar contas a partir de NIBs de outras pessoas, até porque estes serviços estão perfeitamente identificados e é muito fácil chegar ao autor da "brincadeira", que além de devolver o dinheiro também tem de responder por um crime. Não estou a ver qual é a real vantagem de utilizar NIBs alheios para pagar contas próprias, a não ser naqueles casos de pessoas que têm tudo falsificado. Mesmo nesses casos, se a pessoa tem interesse em pagar algo por débito directo, é porque está a usufruir do serviço, e assim sendo também não será complicado chegar à origem do problema. Não vejo qualquer interesse em fazer isto, sinceramente. Já agora, acho que existe um prazo para se anular qualquer débito directo que caia na conta. Não sei bem quantos dias são, mas sei que isso existe, portanto se o comerciante / fornecedor de serviços não tiver cuidado em identificar o cliente, acabará por ser ele a ficar com o prejuízo.

            Comentário


              #7
              Eu que faço uns negócios no OLX preocupa-me um pouco esta brincadeira.

              Comentário


                #8
                Por acaso acho incrivel como se activa um debito directo apenas inserindo um NIB sem assinar coisa nenhuma ...

                Ainda recentemente me aconteceu com o ACP . Meti o Nib na pagina da net , e já está. Nem uma verificação do meu lado pediram.

                Comentário


                  #9
                  Ainda bem que há uma coisa chamada homebanking onde se pode verificar e anular autorizações de débito. Mas ainda há quem desconfie desta funcionalidade...

                  Comentário


                    #10
                    Agora temos de andar todos em cima dos extractos bancários. Mesmo uma pessoa pode enganar-se a preencher um número.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Ainda bem que há uma coisa chamada homebanking onde se pode verificar e anular autorizações de débito. Mas ainda há quem desconfie desta funcionalidade...
                      A serio ?


                      Problema é que eu vejo o extracto 1 vez por mês ... até lá podem fazer o que quiser.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                        Agora é como na Alemanha. Mas na Alemanha ainda é pior porque os cartões de débito contém número de conta, número do banco e agora até já o nib completo. E com isso pode-se autorizar tudo. Funciona como um cartão de crédito que é só colocar os número e pagamento feito.

                        O sector bancário em Portugal sempre protestou um pouco contra a harmonização europeia, porque apesar de ser uma boa ideia em Portugal implicou andar em varias coisas para trás...
                        A mesma coisa na Bélgica. IBAN completo no cartão de débito.

                        Com a uniformização dos débitos directos SEPA, aligeiraram a carga para os bancos(menos funcionários necessários) agilizando os pagamentos por essa via a nível Europeu(DD na Bélgica com NIB Português sem necessidade de enviarem a autorização para PT) em detrimento da segurança do sistema. Completamente inadmissível, mais tarde ou mais cedo algo terá que ser implementado para autenticar tais autorizações.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          A serio ?


                          Problema é que eu vejo o extracto 1 vez por mês ... até lá podem fazer o que quiser.
                          E pior. Se por exemplo detectares um débito relacionado com uma autorização de débito directo pedido para um entidade de outro país SEPA, estou para ver como se resolverá isso.

                          Comentário


                            #14
                            Anular um débito directo, no BCP, pode-se fazer nos 90 dias seguintes. Isto para movimentos nacionais. De facto não sei se será diferente se for de outro País.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TMoura Ver Post
                              Agora temos de andar todos em cima dos extractos bancários. Mesmo uma pessoa pode enganar-se a preencher um número.
                              Com um número errado muito provavelmente n irá dar em nada o NIB tb tem um check digit (os dois últimos números)

                              Comentário


                                #16
                                Mais um caso demonstrativo de como são ridículos os tempos que vivemos.

                                Comentário


                                  #17
                                  se os vigaristas souberem desta possibilidade muitos casos vão surgir, é só uma questão de tempo

                                  eu vou ter mais cuidado com o meu NIB

                                  Comentário


                                    #18
                                    Algo que se ultrapassa com a necessidade de apresentação de comprovativo bancário do NIB, p.e., identificando o titular da conta...

                                    É mais um papel mas evita chatice para ambas as partes.

                                    (e tenho que ir confirmar um pagamento )

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                      se os vigaristas souberem desta possibilidade muitos casos vão surgir, é só uma questão de tempo

                                      eu vou ter mais cuidado com o meu NIB
                                      Já há muitos a saber. Conheço vários relatos de situações semelhantes.
                                      Já se criava algum procedimento para evitar este problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Ainda bem que há uma coisa chamada homebanking onde se pode verificar e anular autorizações de débito. Mas ainda há quem desconfie desta funcionalidade...
                                        Também podes fazer isso no MB.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Mais um caso demonstrativo de como são ridículos os tempos que vivemos.
                                          Nem mais. É que isto não faz sentido nenhum! É um convite claro ao roubo das nossas contas bancárias.

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                                            #22
                                            2 ou 3 coisas que convém dizer: está-se aqui a falar de do sistema de débitos directos SEPA Core.
                                            Neste sistema uma empresa pode cobrar a um particular certas verbas. Atenção que isto não funciona para particulares a cobrar coisas a outros particulares. Tem que ser empresas a particulares. Já reduz um bocado o risco acho eu.
                                            Além disso não deixa de haver obrigação da empresa cobradora ter uma autorização do particular pagador. A diferença é que o banco não verifica isso antes de fazer a cobrança. Se a pessoa discordar do que lhe foi cobrado tem 8 semanas para mandar devolver no questions asked. Além disso se a pessoa achar que nunca deu autorização nenhuma à empresa para lhe cobrar coisas pode exigir no seu banco que a peça à empresa a apresentação da autorização. Se esta não a tiver então a pessoa tem 13 meses para mandar devolver a cobrança e o banco é obrigado a executar a ordem.
                                            Além disto tudo convém dizer que uma empresa para poder fazer cobranças no sistema SEPA tem que ser cliente de um banco e este banco tem que assinar com a Empresa um contrato de adesão ao sistema de cobranças SEPA. O Banco tem que aprovar risco de crédito para assinar este contrato porque corre o risco de a Empresa cobrar montantes e gastá-los e depois serem devolvidos ficando a conta negativa. Quer dizer, um banco não assina contratos destes de olhos totalmente fechados.
                                            Isto tudo para dizer que os riscos não são assim tão grandes. Mas claro as pessoas têm que ir vendo os seus extractos de conta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conheço um caso.
                                              Um colega meu aderiu ao M40 da meo e deu o nib para débito directo. Passados uns meses estranhou nao lhe terem sido debitadas as mensalidades e foi á loja ver o que se passava e onde foi constatado que outro andava a pagar as mensalidades dele.
                                              O mais caricato é que passados mais uns meses o desgraçado continuava a pagar e o meu colega voltou á loja reclamar e avisou que não assumia responsabilidades do que se estava a passar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só agora é que sabem disto ?
                                                O sistema anda cheio de buracos, é um pouco por todo o país. Isto é como as adesões por telefone, quem sabe talvez muitos de vocês têm serviços em vosso nome e não tinham conhecimento.
                                                Agora vamos supor que um gajo com más intenções, adere um serviço qualquer por telefone em nome de outra pessoa, dá um nib qualquer e voilá, tem serviço à borla por uns meses. Isto é a republica das bananas.

                                                Quem tem DD e se for descontado algum valor pode pedir o reembolso e cancelar esse DD.
                                                Aconteceu-me com uma companhia de seguros que pensava já estar cancelado e foi descontado o valor da minha conta, entretanto recebi a carta verde (outro buraco).
                                                É claro que em caso de acidente dá barraca.
                                                Editado pela última vez por fabiodobill20; 24 March 2015, 14:17.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Incrível..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    INFORMAÇÃO A COMPANHEIROS QUE TENHAM NET BANCO!

                                                    Sou cliente do Millennium BCP e tenho acesso à minha conta online (net banco), reparei que existe (pelo menos no caso do Millennium) uma opção que activa notificações por e-mail (gratuito) quando passa a existir um novo debito direto.

                                                    Assim quando é activado um novo debito direto recebemos uma notificação por e-mail e temos tempo de o cancelar se assim o desejar-mos.


                                                    Não precisam de agradecer

                                                    PS: os que não têm net banco ou não têm essa opção, sempre podem ir ao balcão perguntar se existe a possibilidade de serem notificados por e-mail. Também existe a possibilidade de seremos notificados por SMS mas neste caso (Millennium) cobra um valor por essa notificação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acabei de saber que o Santander online também disponibiliza essas notificações por e-mail e SMS, sem custos!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que eu acho mesmo fantástico é o MEO apenas precisar de um NIF para fazer um contracto e apenas o NIB para cobrar, nem querem saber a quem pertence.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E eu ter cancelado um débito directo em Novembro e em Abril seguinte sacam o guito?
                                                          E ter contestado o débito e cancelado novamente.
                                                          E aparecer um ano depois no extrato o raio do débito?
                                                          Estranho? Naaaaa, é apenas "o sistema".

                                                          Não é à toa que a existência de débitos directos é por vezes requisito para ausência de comissões.
                                                          Já tive duas autorizações, arrependo-me profundamente e espero não repetir.
                                                          Facilidades? Keep'em!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estive a ver o Montepio e o Barclays e não encontrei nada para avisar de novos débitos directos.

                                                            Comentário

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