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Finlândia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

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    Finlândia quer abandonar o ensino de disciplinas nas escolas

    Pessoalmente parece-me visionário e uma ideia soberba, pois não espartilha, por assim dizer, as matérias merecedoras de estudo, como hoje sucede, e parece pretender fazer uma abordagem pela relação que, na vida real, todas as áreas do conhecimento têm entre si!... Mas, pergunto, o que é que esta comunidade AHO pensa disto? Seria Portugal capaz, ter vontade, de implementar algo semelhante? E como?

    A Finlândia já tem um dos melhores sistemas de educação do mundo, que ocupa as posições de topo na matemática, nas línguas e na ciência dos prestigiados rankings PISA da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Somente países do oriente, como a Singapura e a China conseguem superar o país nórdico.

    Políticos e especialistas em educação de todo o mundo olham para o país como um exemplo e tentam replicar nos seus sistemas de ensino o sucesso que lhe reconhecem.

    Mas a Finlândia não está a descansar nos seus louros. Está a preparar a maior reforma na educação de sempre, abandonando o tradicional ensino por disciplinas e implementando um ensino por tópicos.

    Algumas disciplinas principais, como Literatura Inglesa e Física, já estão a ser eliminadas das turmas de 16 anos em escolas da capital Helsínquia.

    Em vez disso, os jovens finlandeses estão a aprender por tópicos, como a “União Europeia”, que engloba a aprendizagem de economia, história, línguas e geografia.

    Num ponto de vista mais profissional, um aluno que queira especializar-se em restauração opta por um curso que inclui matemática, línguas (para clientes estrangeiros), competências de escrita e habilidades de comunicação oral.

    Ou seja, nada de uma hora de história, seguida de uma hora de química e de uma hora de matemática. A ideia é eliminar uma das maiores interrogações dos estudantes: “porque tenho de aprender isto?”. No novo modelo finlandês, todos os assuntos leccionados estão interligados e existem motivos práticos para os aprender.

    “Aquilo de que precisamos agora é de um tipo de educação diferente que prepare as pessoas para o mercado de trabalho”, explicou Pasi Silander, responsável pelo desenvolvimento da cidade de Helsínquia, ao jornal The Independent, salientando que com os avanços tecnológicos algumas formas de ensino deixaram de fazer sentido. “Os jovens já usam computadores avançados. No passado, os bancos tinham muitos funcionários a fazer cálculos, mas agora tudo mudou. Temos, portanto, de fazer as mudanças na educação necessárias para a indústria e sociedade modernas.”

    A maioria dos professores sempre leccionou disciplinas individuais ao longo das suas carreias e por isso são muitos os que se opõem a estas mudanças. Não é difícil percebermos porquê: o novo sistema é muito mais colaborativo, forçando os profissionais de diferentes áreas a juntarem-se para definir o plano curricular. Marjo Kyllonen, responsável pela educação na capital finlandesa e um dos autores desta reforma, baptizou o novo modelo de “co-teaching” e assegura que os professores que concordarem com ele vão receber bónus salariais.

    Cerca de 70% dos professores das escolas básicas de Helsínquia ja foram preparados para o novo modelo, de acordo com Silander. “Mudámos mesmo a mentalidade. É ligeiramente difícil convencer os professores a entrar na nova abordagem e a dar o primeiro passo… mas aqueles que o fizeram dizem que não conseguem voltar atrás.”

    O novo sistema de ensino finlandês está a ser “testado” em Helsínquia, mas a intenção dos responsáveis da capital é que este seja aplicado em todo o país por volta de 2020.
    Fonte.

    #2
    É mais uma experiência como tantas outras. Se algum dia chegar a ser implantada de forma geral, logo surgirá um qualquer outro grupo a propor e a tentar estabelecer outra metodologia qualquer.
    É a dinâmica da educação

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      #3
      Faz algum sentido, embora nao para todos os tópicos.

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        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Faz algum sentido, embora nao para todos os tópicos.
        Claro. Mas, como em tudo o que sejam medidas evolutivas, penso que a Finlândia terá esse aspecto em consideração! O ensino, para além de um tema sempre polémico, penso que estagnou na maior parte dos países, sobretudo no nosso em que questões laborais estão a sobrepôr-se às questões lectivas, quando deveria ser o contrário! Alguma coisa podemos aprender com estes pioneiros, diria, e melhorar, seguindo os bons exemplos!...

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          #5
          Sou mais a favor de ensino por itens, por tópicos pode gerar alguma confusão, principalmente depois com os sub-tópicos.

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            #6
            Já estou a ver os alunos filandeses todos a andar só no Off-topic

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              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Já estou a ver os alunos filandeses todos a andar só no Off-topic
              Muitos tentam evitar, mas o lado negro da força, em alguma altura, acabará por ser irresistível

              Comentário


                #8
                Assim é mais fixe, eu sei bem o trauma que era ter de ir a uma aula de História e, já mais para o fim, uma aula de matemática.

                Agora os miúdos Finlandeses não se vão assustar com nomes, simplesmente vão dizer aos pais em casa que acham uma seca estar a cuscuvilhar a vida dos Vikings e dos Reis. Mais tarde só se irão perguntar o porquê de terem de estudar equações e achar limites que tendem para mais infinito (sendo este algo desconhecido, o infinito)... Mas pronto, no fundo, vão para as aulas já com outra disposição. E, como vou conhecendo a evolução para esses lados, possivelmente já irá ser permitido aulas de biologia ou anatomia com a professora loira a despir-se e a mostrar onde fica o apêndice.

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                  #9
                  Isso já foi feito, com os resultados do costume...

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                    #10
                    É por isso que os países nórdicos estão a recrutar engenheiros fora, nomeadamente em Portugal... que por sua vez vai buscar médicos a Espanha e a Cuba.

                    Comentário


                      #11
                      Ou então vai ser do género:

                      Antes - "mais 2 horas de matemática, pqp"
                      Agora - "mais 2 horas de União europeia, pqp"

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                        #12
                        E uma das partes mais curiosas, até está no texto.

                        Como se dá uma aula, que abrange varias disciplinas? Metem-se os professores todos ao mesmo tempo dentro da sala? Ou o professor de finlandês, dá finlandes, matemática, geografia, direiro, filosofia, etc, dentro dessa aula global?

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                          #13
                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                          Claro. Mas, como em tudo o que sejam medidas evolutivas, penso que a Finlândia terá esse aspecto em consideração! O ensino, para além de um tema sempre polémico, penso que estagnou na maior parte dos países, sobretudo no nosso em que questões laborais estão a sobrepôr-se às questões lectivas, quando deveria ser o contrário! Alguma coisa podemos aprender com estes pioneiros, diria, e melhorar, seguindo os bons exemplos!...
                          atendendo ao nível de instrução da nossa população não temos resultados piores que a filandia, antes pelo contrário
                          aliás os que têm melhores resultados são os asiaticos e se formos a ver não pela média mas pelos resultados excepcionalmente bons então temos os ingleses e os americanos.
                          Editado pela última vez por lll; 25 March 2015, 09:13.

                          Comentário


                            #14
                            Vocês são todos os visionários!

                            Estão só a criticar um país com um dos melhores sistemas escolares do mundo, que decidiu finalmente dar o passo que muitos têm medo que é o de não formatar as crianças todas da mesma forma!

                            Quando se fala de educação tradicional toda a gente diz que está errada, estes senhores querem mudar e está aqui tudo a meter problemas!

                            Nossa senhora...

                            Comentário


                              #15
                              Em Portugal, o 1º cliclo AKA primária também é só dado por um professor e versa sobre vários tópicos

                              Comentário


                                #16
                                Imagino que esse modelo não seja para aplicar a todos os planos de estudos.

                                Uma vez que parece orientado para o mercado de trabalho talvez se aplique aos designados cursos profissionais, ou vocacionais, como por cá se chamam. Nada de novo, portanto.

                                Não me parece que valha a pena pensar que áreas específicas como a física nuclear, por exemplo, se vai passar a ensinar desse modo.

                                Parece-me mais uma estratégia para a massificação do ensino, tentando evitar os chumbos sistemáticos dos suspeitos do costume.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                  Em Portugal, o 1º cliclo AKA primária também é só dado por um professor e versa sobre vários tópicos
                                  Claro tem tudo a ver. Matemática, português e estudo do meio. Algumas das aulas podiam ser dadas por mim ou por ti

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                                    #18
                                    Faz sentido, mas não é fácil de operacionalizar...

                                    Uma outra revolução virá no futuro: ensino personalizado. As pessoas são todas diferentes, em termos de capacidades e dificuldades, pelo que não faz sentido que pessoas diferentes sejam submetidas ao mesmo ritmo e forma de aprendizagem. Não tenham dúvidas, no futuro, a aprendizagem e desenvolvimento de competências vão ser personalizados e ajustados ao perfil de cada aluno.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em Portugal é muito difícil mudar o que quer que seja uma vez que os professores mais antigos têm lugar cativo no ensino e estão pouco receptivos à mudança! Daí o desinteresse dos miúdos pela escola.
                                      Importante, por exemplo, era introduzirem uma disciplina que se chamasse algo como "vida real" ou "dia a dia" [emoji57] , onde as crianças aprendessem como funcionam as finanças (dinheiro), segurança social, contratos de trabalho, leis, etc...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                        Claro tem tudo a ver. Matemática, português e estudo do meio. Algumas das aulas podiam ser dadas por mim ou por ti
                                        .....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                          Claro tem tudo a ver. Matemática, português e estudo do meio. Algumas das aulas podiam ser dadas por mim ou por ti
                                          Convém colocares ponto final no fim da frase. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuIzInHo0o Ver Post
                                            onde as crianças aprendessem como funcionam as finanças (dinheiro), segurança social, contratos de trabalho, leis, etc...
                                            Crianças???

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                              Crianças???
                                              É como quem diz, jovens! [emoji28]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuIzInHo0o Ver Post
                                                Importante, por exemplo, era introduzirem uma disciplina que se chamasse algo como "vida real" ou "dia a dia" [emoji57] , onde as crianças aprendessem como funcionam as finanças (dinheiro), segurança social, contratos de trabalho, leis, etc...
                                                Acrescenta aí: higiene pessoal, preparação de refeições, etc...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Acrescenta aí: higiene pessoal, preparação de refeições, etc...
                                                  É melhor andarmoa de olhos tapadinhos a vida toda... Ou então é melhor aprender filosofia por obrigação e ter que saber o que é que o Freud pensava cada vez que ia à casa de banho!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RuIzInHo0o Ver Post
                                                    Importante, por exemplo, era introduzirem uma disciplina que se chamasse algo como "vida real" ou "dia a dia" [emoji57] , onde as crianças aprendessem como funcionam as finanças (dinheiro), segurança social, contratos de trabalho, leis, etc...
                                                    Sim, e eles já têm essa disciplina. Brincam aos "pais e às mães"... Não brincam às finanças, segurança social, contratos de trabalho e leis mas simulam que se fo.dem à mesma...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RuIzInHo0o Ver Post
                                                      onde as crianças aprendessem como funcionam as finanças (dinheiro), segurança social [emoji15] (que se deve pagar a tempo e horas)[emoji16] , contratos de trabalho, leis, etc...
                                                      Isto dos contratos de trabalho era para todos ou o pessoal (jovens) que ambiciona viver de subsídios tinha só a parte da segurança social?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        fundamentos da economia podiam e deviam ser dados, leriamos menos disparates por aqui.

                                                        lei laborais e segurança social são instaveis, quando chegassem ao mercado de trabalho já muitas podiam ter sido muito alteradas. Mas um cadeira genérica de direito/legislação provavelmente seria útil.

                                                        higiene pessoal e alimentação quando passei pelo ensino básico dei isso, aliás também se dava o essencial da educação sexual mas enfim, não servia para empregar umas centenas de psicologos desempregados. Mas como uma coias é a teoria e outra é a pratica duvido que a parte da alimentação tenha servido de muito na vida real, as pessoas são muito reticentes a alterar os seus hábitos alimentares.

                                                        preparação de refeições, há paises aonde isso se faz e seria útil, mas implicaria as escolas teriam cozinhas para os alunos aprenderem isso. Fica um pouco caro. Mas não há grupos de pressão com estudos falsificados, como existiram para pressionar os governos a implementar a educação sexual.

                                                        Comentário

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