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Barulho tic tic vindo do motor (1.5dci 105cv)

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    Barulho tic tic vindo do motor (1.5dci 105cv)

    Ora bem, há poucas semanas o carro (megane break II 1.5 Dci 105cv 2008) tem feito um tic tic ao ralenti e tenho tentado perceber de onde vem o dito barulho mas está um pouco dificil. O barulho não é constante, vem e volta, como se fosse um carro a passar por nós.
    Já pensei se será da correia de distribuição, alternador ou injetores talvez. O que acham?

    Fiz um vídeo para tentar vos mostrar melhor a que me refiro.



    Já agora aquela parte queimada no tubo do intercooler, que foi da esponja que fica por cima, é normal chegar a um ponto em que o tubo está suficientemente quente para derreter a esponja?


    Obrigado.

    #2
    esse motor tem o defeito dos bronzes desgatarem, já os substituieste?

    Comentário


      #3
      O barulho dos bronzes não é aquele do vídeo, se fosse ele sabia logo.

      Comentário


        #4
        Boas

        O ano passado quando comprei a Megane 1.5 dci de 105 cv, também fazia esse barulho. Quando mudei o óleo (Castrol EDGE FST Titanium 0W-40) esse tic tic desapareceu!
        Mais tarde, o meu irmão comprou uma Senic com o mesmo motor e também fazia esse barulho. Mudou-se o óleo para o Liqui Moly Top Tec 4100 e esse grilar também desapareceu.

        Já cheguei a falar disto no tópico dos óleos...

        Mas já reparei que há por aí muitos motores destes a fazer esse grilar.

        Até julgava ser algum rolamento ou até uma correia a patinar...


        Edit, a primeira muda que fiz foi para o Motul X-Clean C3, e foi nesta muda que o ruído desapareceu.
        Editado pela última vez por PedroSilva747; 26 March 2015, 20:46.

        Comentário


          #5
          Olha que tudo tem um começo

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
            esse motor tem o defeito dos bronzes desgatarem, já os substituieste?
            Não, e não faço ideia se já foram substituídos. O carro foi comprado com 70 e tal mil num stand, importado ainda por cima.

            Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
            O barulho dos bronzes não é aquele do vídeo, se fosse ele sabia logo.
            É assim tão obvio?

            Originalmente Colocado por PedroSilva747 Ver Post
            Boas

            O ano passado quando comprei a Megane 1.5 dci de 105 cv, também fazia esse barulho. Quando mudei o óleo (Castrol EDGE FST Titanium 0W-40) esse tic tic desapareceu!
            Mais tarde, o meu irmão comprou uma Senic com o mesmo motor e também fazia esse barulho. Mudou-se o óleo para o Liqui Moly Top Tec 4100 e esse grilar também desapareceu.

            Já cheguei a falar disto no tópico dos óleos...

            Mas já reparei que há por aí muitos motores destes a fazer esse grilar.

            Até julgava ser algum rolamento ou até uma correia a patinar...


            Edit, a primeira muda que fiz foi para o Motul X-Clean C3, e foi nesta muda que o ruído desapareceu.
            Bem, essa questão do oleo vou ter em atenção entao.

            Comentário


              #7
              Quando chegares a uma conclusão avisa aqui, por favor. Tenho um carro bastante diferente que faz um barulho muito semelhante e também não é constante.

              Comentário


                #8
                Esse barulho é caracteristico nestes motores.

                E quando comprei o Clio tambem com essa versão de 105 cv, vinha com esse tic tic. O óleo que ele trazia era uma ELF xxxxxxx (não me lembro da referência)

                Desde que apliquei o Motul X-Clean C3 foi remédio santo. Nunca mais ouvi tal ruído!

                Mudo o óleo sempre aos 10.000 km. Desta vez acho que vou fazer bem menos km com este óleo que tem cerca de 2500 km percorridos. Vou mudar para o novo Castrol EDGE FST 0W40.

                Já agora, que óleo é que está no cárter? E quantos km tem?

                Comentário


                  #9
                  Ta visto que o problema parece ser do Oleo.

                  Uma dica como aqui já foi referido, Cuidado com os bronzes disso..

                  Comentário


                    #10
                    Mas se o barulho não é constante, se antes não fazia e se o óleo tem sido sempre o mesmo (?), como poderá ser apenas do óleo?

                    Comentário


                      #11
                      O user PerdoSilva747 parece queixar-se do mesmo problema e resolveu com a mudança de óleo.
                      Quantos quilómetros tem esse óleo? Já não poderá ter perdido a sua concistência?
                      Já agora a distribuição como está?

                      Comentário


                        #12
                        Fica aqui uma possivel explicação para o caso.

                        http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-563.html

                        http://forum.autohoje.com/boxes/335-...post1068264911
                        Editado pela última vez por folguer; 27 March 2015, 13:24.

                        Comentário


                          #13
                          A revisão do oleo foi feita em novembro do ano passado tinha o carro 102mil agora tem 109 e qualquer coisa. O oleo não sei, as revisões têm sido feitas num mecanico da renault que faz uns trabalhos por fora, só me lembro de uma vez que fui com o meu pai, o mecanico tirou o oleo de um barril laranja, presumo que seja 10w40. Mas não vai lá mais nenhuma vez pelo menos para as revisões.

                          Mais logo ponho um video novo que fiz na tentativa de tentar isolar o tal barulho para perceberem melhor.

                          Comentário


                            #14
                            Se fosse a ti, começava pelo óleo.
                            Já vários Users se queixaram do mesmo.

                            Comentário


                              #15
                              Tinha boa ideia dos motores Renault, mas afinal fico de pé atrás. Bronzes?! Com 100mil?!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                Tinha boa ideia dos motores Renault, mas afinal fico de pé atrás. Bronzes?! Com 100mil?!
                                Nem sabes tu da missa a metade passa no tópico dos 1.5 dci e tens lá vários episódios.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se fosse só bronzes tava tudo bem... Uma vez assisti a uma reclamação de um cliente na Renault a queixar-se que ficou parado no meio do nada so porque o carro passou-se de um momento para o outr.. Isto num carro com15000km

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que as pessoas têm uma opinião boa acerca do 1.5 DCI, mas que à várias reclamações, lá isso há.

                                    Ou são os Injetores, ou os Bronzes, ou outras coisas que não são nada baratas...

                                    Mas mesmo assim, acho que é um motor com provas dadas de confiança.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se fizerem as contas de quantos se venderam e quantos avariaram penso que se vai encontrar uma percentagem "aceitável" ou "na media"...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Problema resolvido!

                                        Tanta coisa tanta coisa, bronzes, injetores, já a pensar o pior, no final o problema estava na correia do alternador que já estava muito seca e a borracha toda partida tanto que um bocado, cerca de 2-3 cm, desintegrou-se e por isso quando passava nessa parte fazia o tal barulho.

                                        Obrigado a todos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                          Problema resolvido!

                                          Tanta coisa tanta coisa, bronzes, injetores, já a pensar o pior, no final o problema estava na correia do alternador que já estava muito seca e a borracha toda partida tanto que um bocado, cerca de 2-3 cm, desintegrou-se e por isso quando passava nessa parte fazia o tal barulho.

                                          Obrigado a todos.
                                          Ainda bem que se resolveu.

                                          Ja parece o meu 1.6 que ate na renault me davam uma reparacao de quase 800€...com 5min + wd40 + pistola de ar comprimido resolvi a questao...

                                          O sensor da posicao da arvore de cams com mau oleo suja-se e faz com que bata as valvulas de forma desregulada, sendo bem alto e pensasse logo o pior! Bastou limpar. Na marca tinha que o trocar tal como o mecanismo que regula o sistema e para isso era preciso desnontar toda a transmissão, como tenho que a trocar...questionei...nao nao trocam...eram mais quase 600€ para desapertar a bomba de agua e montar a nova e montar a nova correia que custa nem 200€ ja com tudo o que tenho direito. Nop... Perderam um cliente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                            Ainda bem que se resolveu.

                                            Ja parece o meu 1.6 que ate na renault me davam uma reparacao de quase 800€...com 5min + wd40 + pistola de ar comprimido resolvi a questao...

                                            O sensor da posicao da arvore de cams com mau oleo suja-se e faz com que bata as valvulas de forma desregulada, sendo bem alto e pensasse logo o pior! Bastou limpar. Na marca tinha que o trocar tal como o mecanismo que regula o sistema e para isso era preciso desnontar toda a transmissão, como tenho que a trocar...questionei...nao nao trocam...eram mais quase 600€ para desapertar a bomba de agua e montar a nova e montar a nova correia que custa nem 200€ ja com tudo o que tenho direito. Nop... Perderam um cliente.
                                            Já se sabe que as marcas aproveitam-se logo, mas por ironia quem descobriu a fonte do problema foi um mecanico (por coincidencia tambem da renault mas não o mesmo que referi anteriormente) e o gajo não sei se lhe cheirou mas ele foi direitinho à correia do alternador, tirou-a e aí pudemos ver o mau estado da mesma, ligou o carro para testar, barulho desapareceu, meteu outra correia que tinha para lá, usada mas em melhor estado só para desenrrascar enquanto não é comprada outra, e pronto ficou resolvido e não cobrou nada. Ao contrário do outro mecanico onde tem feito as revisoes que disse que teria de desmontar o motor e tal para ver, vê lá o que ele não ia cobrar de mão de obra para no final o problema estar numa correia.

                                            Ah e foi falado dos bronzes e ele disse que ia ficar por volta dos 250-300€ com tudo incluido. O que acham do preço?

                                            Comentário


                                              #23
                                              O melhor mecânico não é o do bairro que conhece todos os carros e não é especialista em nenhum...

                                              Esse valor parece-me muito bom, mas quem já passou por isso poderá confirmar. Eu, de bronzes, só sei o que leio pela net e as gajas que vejo na praia...

                                              Comentário


                                                #24
                                                270.000 km com bronzes de origem e só à 5.000 km com óleo dos bons (5W40).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                                  Problema resolvido!

                                                  Tanta coisa tanta coisa, bronzes, injetores, já a pensar o pior, no final o problema estava na correia do alternador que já estava muito seca e a borracha toda partida tanto que um bocado, cerca de 2-3 cm, desintegrou-se e por isso quando passava nessa parte fazia o tal barulho.

                                                  Obrigado a todos.
                                                  Ainda bem que conseguiram resolver logo o problema.

                                                  Provavelmente o tictic que eu ouvia na minha megane e na Senic do meu irmão, eram oriundos de outro sitio qualquer, uma vez que com a mudança de óleo em ambas, como já referi, o ruído desapareceu.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda bem que resolveste o problema.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      270.000 km com bronzes de origem e só à 5.000 km com óleo dos bons (5W40).
                                                      E se um dia vires esse motor por dentro ias apanhar um susto com o que ias ver. Lá por o caro andar não venhas dizer que o motor está impecável e que o 10w40 é muita bom..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui fica uma foto do estado da correia. É possivel que isto tenha sido feito propositalmente?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          270.000 km com bronzes de origem e só à 5.000 km com óleo dos bons (5W40).
                                                          No meu caso, motor 80cv , já vai em 301.000 Km , com bronzes, turbo, injectores e embraiagem de origem. Sempre com 5w40

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ZeTolas Ver Post
                                                            No meu caso, motor 80cv , já vai em 301.000 Km , com bronzes, turbo, injectores e embraiagem de origem. Sempre com 5w40
                                                            Pois... o meu vizinho tem um clio comercial da empresa que já vai para lá dos 600.000 km... sim... leram bem, 600.000 km e o motor sem ter sido aberto... ele há de tudo nas marcas, bons, maus, e excelentes exemplos.

                                                            Comentário

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