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Consumos exagerados - Leon 1.6TDI

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    Consumos exagerados - Leon 1.6TDI

    Boa noite.

    Tenho um Leon 1.6TDI 105 DSG de 2010 com 73.000Km.

    O carro nunca foi muito económico, mas agora penso que exagera nos consumos, 8,7l/100km nos últimos 2000Km.

    Era normal ter entre 7 e 7,5l/100km. O carro faz muitos percursos curtos, o que prejudica os consumos, mas sem trânsito. Circula maioritariamente em nacionais de montanha com uma condução sem exageros.

    Eu nem ligo muito aos consumos, mas não será demasiado elevado para o carro em questão?


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    P.S. O carro tem jantes de 18".

    Fiquem bem.

    #2
    Além do aumento de consumos, há mais algum sintoma?

    Comentário


      #3
      Podia ter mencionado que tenho tido problemas com o FAP, já me aceudeu a luz de aviso umas ?8? vezes desde que tenho o carro e faz regenerações bem regulares em intervalos pequenos, fruto dos percursos curto que o carro faz muitas vezes. Inclusive já entrou em "safe mode" e foi de reboque fazer uma regeneração forçada, há uns 10.000Km atrás.

      Realmente é essa a 1ª causa de que desconfio, não percebo porque não me lembrei de mencionar isso...

      Comentário


        #4
        A minha pergunta não foi "inocente". Conheço quem tenha uma Golf Variant 1.6 dessa geração e andou como tu, com luzes do FAP a acender, consumos absurdos para a utilização, idas para a oficina até que descobriram o "gato": injectores. Gastou 2 mil e tal € e ficou "com um carro novo" (palavras dele). Diz que nem em novo se comportava após esta intervenção, mas penso que pode ter sido alguma actualização de software, ou outra coisa qualquer.
        Editado pela última vez por Ecoflex; 03 April 2015, 00:01.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
          Podia ter mencionado que tenho tido problemas com o FAP, já me aceudeu a luz de aviso umas ?8? vezes desde que tenho o carro e faz regenerações bem regulares em intervalos pequenos, fruto dos percursos curto que o carro faz muitas vezes. Inclusive já entrou em "safe mode" e foi de reboque fazer uma regeneração forçada, há uns 10.000Km atrás.

          Realmente é essa a 1ª causa de que desconfio, não percebo porque não me lembrei de mencionar isso...
          Era a informação mais importante. aqui tens provavelmente a única razão para esses consumos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            A minha pergunta não foi "inocente". Conheço quem tenha uma Golf Variant 1.6 dessa geração e andou como tu, com luzes do FAP a acender, consumos absurdos para a utilização, idas para a oficina até que descobriram o "gato": injectores. Gastou 2 mil e tal € e ficou "com um carro novo" (palavras dele). Diz que nem em novo se comportava após esta intervenção, mas penso que pode ter sido alguma actualização de software, ou outra coisa qualquer.
            Pois... E desconfio que um "matraquear" a baixa rotação seja dos injectores... Até estou com medo de ir à oficina.

            Comentário


              #7
              mais um carro recente com sintomas claros de pouco "FAP FAP FAP"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                mais um carro recente com sintomas claros de pouco "FAP FAP FAP"...
                Não percebi...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                  Não percebi...
                  "Fap" em inglês quer dizer "Tocar à p*nh*t*",ou abreviando o Português fica "TAP".

                  Comentário


                    #10
                    Também me cheira a injectores, os 1.6 TDI têm tido alguns reports nesse sentido.

                    Não notas o carro com menor desempenho? Matraquear do motor e consumos elevados é bem capaz de ser injectores, mas confirma, possa ser que haja alguma atualização de software qualquer para o carro.

                    Comentário


                      #11
                      Pensei que era só no bloco 2.0 de 2007,2008, por volta dessas datas.

                      Comentário


                        #12
                        Condução em estradas de montanha com aquela média horária num carro com caixa auto e jantes 18, não vejo os 8.7 como muitos. Agora ir testar isso numa AE a 120km/h durante uns bons 200 ou 300kms e ver a média é que ajudava a perceber se tava algo de mal.

                        Quanto ao barulho do motor, notas o ponteiro do conta-rotações irregular nessa altura?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                          Boa noite.

                          Tenho um Leon 1.6TDI 105 DSG de 2010 com 73.000Km.

                          O carro nunca foi muito económico, mas agora penso que exagera nos consumos, 8,7l/100km nos últimos 2000Km.




                          Era normal ter entre 7 e 7,5l/100km. O carro faz muitos percursos curtos, o que prejudica os consumos, mas sem trânsito. Circula maioritariamente em nacionais de montanha com uma condução sem exageros.

                          Eu nem ligo muito aos consumos, mas não será demasiado elevado para o carro em questão?


                          [ATTACH]129291[/ATTACH]

                          [ATTACH]129292[/ATTACH]

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                          P.S. O carro tem jantes de 18".

                          Fiquem bem.

                          Eu tive o mesmo problema, tenho um golf VI Variant 1.6 tdi de também de 2010, e andava com os consumos sempre entre os 7 e os 8 de media.

                          O luz do fap estava sempre acender, até que chegou a um certo dia e entrou em safe mode.

                          Lá foi o carro para Vw, aproveitei mudei o óleo pk já estava acima do máximo devido a contaminação do gasóleo, foi apenas feita a regeneração forçada e a actualização do software, o carro ficou completamente diferente.

                          Nunca mais me acendeu a luz do fap, as medias voltaram para o normal, entre os 5 e os 6.5, já lá vão mais de 6 meses, nunca mais tive problemas dessa natureza.

                          Na Vw, disseram que o software nunca foi actualizado, pudera só la fiz a primeira revisão. O que é certo, é que o carro ficou com um trabalhar muito mais suave, sem matraquear.

                          Secalhar o teu problema também é devido a falta de actualização do sotware.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            Condução em estradas de montanha com aquela média horária num carro com caixa auto e jantes 18, não vejo os 8.7 como muitos. Agora ir testar isso numa AE a 120km/h durante uns bons 200 ou 300kms e ver a média é que ajudava a perceber se tava algo de mal.

                            Quanto ao barulho do motor, notas o ponteiro do conta-rotações irregular nessa altura?

                            Noto um "ralentim" irregular em frio, mas não é sempre. Acho que é quando está para iniciar uma regeneração.


                            Hoje vou testar com uns 100km de viagem num misto de auto-estrada e nacianal. Até porque o carro também faz auto-estrada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 250merc Ver Post
                              Eu tive o mesmo problema, tenho um golf VI Variant 1.6 tdi de também de 2010, e andava com os consumos sempre entre os 7 e os 8 de media.

                              O luz do fap estava sempre acender, até que chegou a um certo dia e entrou em safe mode.

                              Lá foi o carro para Vw, aproveitei mudei o óleo pk já estava acima do máximo devido a contaminação do gasóleo, foi apenas feita a regeneração forçada e a actualização do software, o carro ficou completamente diferente.

                              Nunca mais me acendeu a luz do fap, as medias voltaram para o normal, entre os 5 e os 6.5, já lá vão mais de 6 meses, nunca mais tive problemas dessa natureza.

                              Na Vw, disseram que o software nunca foi actualizado, pudera só la fiz a primeira revisão. O que é certo, é que o carro ficou com um trabalhar muito mais suave, sem matraquear.

                              Secalhar o teu problema também é devido a falta de actualização do sotware.

                              As revisões foram feitas na marca e sei que foram feitas pelo menos duas actualizações de software, mas penso que nenhuma tinha relação com a injecção. Quando entrou em safe mode levei-o à marca fazer a regeneração, mas não me falaram em actualizações o problemas relacionados com injectores.

                              Vou ter que o levar à oficina...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 250merc Ver Post
                                Eu tive o mesmo problema, tenho um golf VI Variant 1.6 tdi de também de 2010, e andava com os consumos sempre entre os 7 e os 8 de media.

                                O luz do fap estava sempre acender, até que chegou a um certo dia e entrou em safe mode.

                                Lá foi o carro para Vw, aproveitei mudei o óleo pk já estava acima do máximo devido a contaminação do gasóleo, foi apenas feita a regeneração forçada e a actualização do software, o carro ficou completamente diferente.

                                Nunca mais me acendeu a luz do fap, as medias voltaram para o normal, entre os 5 e os 6.5, já lá vão mais de 6 meses, nunca mais tive problemas dessa natureza.

                                Na Vw, disseram que o software nunca foi actualizado, pudera só la fiz a primeira revisão. O que é certo, é que o carro ficou com um trabalhar muito mais suave, sem matraquear.

                                Secalhar o teu problema também é devido a falta de actualização do sotware.
                                Isto foi mais ou menos o que me aconteceu com o Polo dpx da actualização do software nunca mais tive problemas tb, no meu caso já à mais de 3 anos que foi feita a actualização

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                                  Noto um "ralentim" irregular em frio, mas não é sempre. Acho que é quando está para iniciar uma regeneração.


                                  Hoje vou testar com uns 100km de viagem num misto de auto-estrada e nacianal. Até porque o carro também faz auto-estrada.
                                  O frio é assim que metes a trabalhar de manhã por ex? Faz reset ao CB1 antes de iniciares essa viagem e depois mostra o resultado final.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por srgloureiro Ver Post
                                    "Fap" em inglês quer dizer "Tocar à p*nh*t*",ou abreviando o Português fica "TAP".
                                    por acaso é mesmo Filtro Anti Partículas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa noite.

                                      Aqui estão os resultados da viagem de hoje, que acho bastante normais (6,3L/100km).

                                      O percurso foi 50% em nacional entre 50 e 90km/h e 50% em auto-estrada com o CC nos 120km/h. Parti de uma altitude de 850m e cheguei ao destino aos 400m com uma média de 6,0L/100km, regressei pelo mesmo caminho e fiz 6,7L/100km, o que é normal dada adiferença de altitudes. O carro não esteve em regeneração durante a viagem.

                                      Por esta amostra não percebo o porque de nos últimos 2000km ter 8,7L/100km de média, o consumo só deve aumentar durante as regenerações...

                                      Tenho que estar mais atento, porque durante a semana é mais a minha mulher que anda com o carro.





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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bartotaveira Ver Post
                                        Boa noite.

                                        Aqui estão os resultados da viagem de hoje, que acho bastante normais (6,3L/100km).

                                        O percurso foi 50% em nacional entre 50 e 90km/h e 50% em auto-estrada com o CC nos 120km/h. Parti de uma altitude de 850m e cheguei ao destino aos 400m com uma média de 6,0L/100km, regressei pelo mesmo caminho e fiz 6,7L/100km, o que é normal dada adiferença de altitudes. O carro não esteve em regeneração durante a viagem.

                                        Por esta amostra não percebo o porque de nos últimos 2000km ter 8,7L/100km de média, o consumo só deve aumentar durante as regenerações...

                                        Tenho que estar mais atento, porque durante a semana é mais a minha mulher que anda com o carro.





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                                        Esperava melhor no percurso a descer, algo a rondar os 5l. Pressão dos pneus como tá?

                                        Comentário


                                          #21
                                          realmente 6lt só se usares mal a caixa de velocidades. se andares pelas 2mil rpm deve baixar pelo menos meio litro para cada lado...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A condução foi bastante cuidada.

                                            Na AE andei sempre em sétima velocidade a 2200rpm, em nacional também não abusei das rpm...

                                            Se fizesse sempre estes consumos já ficava contente!


                                            EDIT: O meu pai tem uma média geral de 6,5L/100km em 10.000km num "bisonte" Volvo XC60 D4 AWD, sensivelmente nas mesmas estradas! )
                                            Editado pela última vez por bartotaveira; 04 April 2015, 11:19.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Para a condução que foi, não acho que tenham sido assim tão bons consumos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                Para a condução que foi, não acho que tenham sido assim tão bons consumos.

                                                Eu também acho que não! Mas comparando com a média de 8,7L/100km já é melhor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vávula EGR está limpa?
                                                  Qual o gasoleo que se tem usado?
                                                  Conduta de admissão está limpa?
                                                  Filtro de gasóleo limpo?
                                                  Qual o óleo usado?
                                                  Filtro PCV tem? E está limpo?
                                                  Como estão os injectores?

                                                  Pessoalmente, acho demasiado altos os consumos. Extremamente altos.

                                                  Na Rover 75 Tourer CDt 116cvs que tenho, tou com consumos de 6.48 em media nos ultimos 12 000 kms e faz viagens de 17 kms de cada vez em 75% do uso. E já acho que está alto!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu acho esses consumos algo exagerados para o motor e carro que tens. O meu percurso de trabalho para casa é exlusivamente nacional e estradas rurais, sendo que o meu local de trabalho fica no topo de um monte (12km de distância).
                                                    Com isto, consumos desde minha casa ao trabalho (a subir) fica pelos 7-7.5L/100km e os consumos de regresso a casa ficam pelos 4-4.5L/100km.
                                                    Isto com um carro bastante mais pesado e com um motor supostamente mais gastador (Audi A4 B8 2.0TDI).
                                                    A média do meu carro ao longo dos 30000km que tem está nos 6,4L/100.


                                                    Para além das causas apontadas anteriormente eu analisaria a EGR cujo mau funcionamente levou a um aumento de consumos no meu clio DCI. No entanto, como não tem Fap mandava fumo preto.
                                                    No teu como tens FAP, e se a EGR estiver a funcionar mal, levará ao aumento de consumos e saturação excessiva do FAP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                                                      Vávula EGR está limpa? Não faço ideia...
                                                      Qual o gasoleo que se tem usado? Normalmente gasóleo da Galp, esporadicamente meto em algum "low-cost"
                                                      Conduta de admissão está limpa? Sim
                                                      Filtro de gasóleo limpo? Sim
                                                      Qual o óleo usado? O óleo especificado pela marca da Castrol
                                                      Filtro PCV tem? E está limpo? O que é esse filtro?
                                                      Como estão os injectores? Não faço ideia...

                                                      Pessoalmente, acho demasiado altos os consumos. Extremamente altos.

                                                      Na Rover 75 Tourer CDt 116cvs que tenho, tou com consumos de 6.48 em media nos ultimos 12 000 kms e faz viagens de 17 kms de cada vez em 75% do uso. E já acho que está alto!

                                                      Respostas a bold.

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                                                        #28
                                                        Vou ter que levar o carro à oficina para fazerem um diagonóstico. Mas como não tenho grande disponibilidade vai andar assim mais uns tempos, mas enquanto isso consome-me a carteira!

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                                                          #29
                                                          O melhor era teres comprado um veiculo a gasolina claramente !

                                                          Nesse pode eventualmente ter o problema nos injectores ! Mas se continuas com esses percursos curtos só vais ter chatisses com o FAP , EGR and so on

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            O melhor era teres comprado um veiculo a gasolina claramente !

                                                            Nesse pode eventualmente ter o problema nos injectores ! Mas se continuas com esses percursos curtos só vais ter chatisses com o FAP , EGR and so on
                                                            Talvez, o carro tem uma média de 15.000km ano.

                                                            Comentário

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