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Ajuda de entendidos, que carro comprar, opiniões e sugestões

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    Ajuda de entendidos, que carro comprar, opiniões e sugestões

    Bom, este tópico será mais um "que carro comprar" com algumas condicionante. Achei por bem não misturar com os restantes, pois compreendo que cada qual queira o seu espaço de debate.

    A ideia é a seguinte: possuo um Peugeot 307 1.4 HDi de Abril de 2004. Comprei-o em Outubro de 2008 com 95.000 km, vai com 136.000 Km, praticamente todos feitos em percurso urbano, com 1 ou 2 viagens superiores a 200 km por ano, e algumas viagens de 30/40 km, mensais ou bimensais. Basicamente, um carro com muito pouco andamento. O que, cada vez mais, me está a fazer ponderar se justifica manter um carro a gasóleo. Não escondo e nem é essa a minha intenção. O carro está numa fase em que precisa de manutenção. Terá de levar alguma atenção na parte mecânica, coisas simples como mudar o termóstato, limpeza de EGR e, se calhar um pouco mais preocupante, vejo uma fuga de óleo que, provavelmente terá a ver com a junta, mas não tenho a certeza, sou pouco entendido.
    A nível de interiores, o único defeito será o banco do condutor a precisar de um pequeno restauro e um pequeno remendo na alcatifa, no local onde se encosta o pé esquerdo. A nível exterior, certamente precisará de uma pintura geral. O problema não é que esteja amassado, mas tem pequenos toques porque fica diariamente num parque de estacionamento onde parece que reina a selvajaria. Quanto à parte mecânica, novamente, acredito que o facto de o carro fazer poucos km's potencie alguns problemas, pelo que pondero se valerá a pena fazer todo este restauro no carro.

    O ponto seguinte é que, financeiramente, também não tenho grandes possibilidades no momento para estar a comprar um carro superior e irrita-me a desvalorização imensa desde o momento em que o comprei até agora. Mas sei que funciona assim. Aquilo que estava a ponderar, e aqui peço a vossa sincera opinião, entendo que existem bastantes entendidos neste espaço: existe a possibilidade de vender o carro pelo serviço SAPO AUTO Já, em que supostamente comprar o carro pelo valor de revenda. É um valor baixo mas é algum. Por outro lado, falei ontem com um mecânico que tem um stand, falou-me para ponderar bem se valerá a pena o restauro ou a troca (entendo que possa estar a ser simpático, ou entendo que possa estar a tentar a venda de algum dos veículos). De qualquer forma, os carros disponíveis seriam todos dentro dos 10.000€ para cima, o que não me é de todo possível neste momento e não tenho interesse em contrair um empréstimo. Falou que avaliaria o meu carro entre os 2000/2500€. Assim sendo, a maior possibilidade é mesmo tentar vender o carro e com o que conseguir tentar com mais algum comprar algo viável e mais consentâneo com as minhas necessidades.

    Ah, conduzido por ambos, normalmente é a minha esposa que anda diariamente com ele. 5/6 km diários, fora idas às compras, uma saída aqui ou ali.

    Na vossa opinião, tento vender o carro no estado em que se encontra? Tento restaurar, sendo certo que tudo arranjado ainda se trata de uma soma avultada e depois vender? Arranjo e mantenho para justificar o valor do arranjo e vendo mais tarde? Será possível trocar o carro por um valor que não seja irrisório?
    Conseguindo a venda deste carro ou troca directa, deixo as condições conforme solicitado aqui no fórum:



    Que tipo de carros gostas?
    Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    Precisarás de levar carga com frequência?
    Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Os consumos terão grande importância?
    A potência do motor terá grande importância?
    Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?


    1. O primeiro aspecto, normalmente, é o estético. Sempre gostei das linhas do Peugeot, actualmente, atraem-me modelos como o Ibiza, o 208, o 308, o Golf...
    2. O ideal seria manter o C, até porque eu e a minha esposa andamos a falar em aumentar a família (de momento somos só os 2), mas sei que dentro das condicionantes, se calhar um segmento B.
    3. Já me prendi à Peugeot e estou um pouco desiludido. Pretendo sobretudo um modelo fiável, com bons consumos e uma boa insonorização é também importante para mim. E com durabilidade, baixa manutenção... basicamente, o factor financeiro é deveras importante. Dos modelos que andei a pesquisar, gostei em certos aspectos de um Mazda 2 1.3 MZR Sport, não sou muito apontado para Renault, Citroen ou Fiat.
    4. Para já, uso diário para uma pessoa, por vezes duas, mas com alguns dias para passageiros, mais tarde, para bebé/criança.
    5. Não. Tenho também uma Mercedes Vito que me trata disso em caso de necessidade. A carga habitual são as compras e futuramente, mais uma vez, tudo o que for preciso para uma criança. Ah... nas férias a minha esposa leva a casa atrás... :p
    6. Diariamente 5/10 km, pequenas viagens para pequenos passeios, 2 ou 3 vezes anuais viagens ligeiramente maiores.
    7.Sobretudo nacional.
    8. Sim. Embora o actual Peugeot, em cidade, pára/arranca, esteja numa média de 7,5l/100km, em auto-estrada conseguem-se valores entre os 4,7/5l 100km.
    9. Em estrada a 50km/h, em AE, 110/120km/h... é este o meu andamento habitualmente, não sou de velocidades. Agora, a verdade é que também fiquei desiludido com as prestações do 1.4HDi do Peugeot, sobretudo em AE, onde perde rendimento em subidas e revela alguma dificuldade nas recuperações e ultrapassagens, pelo que abdico bem de um 1.0 ou algo que assim seja. Não quero um avião, mas algo que dê gosto conduzir quando necessário.
    10. Não é frequente.
    11. Complicado aqui. Dependerá sempre das condicionantes da venda da actual viatura. Indo por baixo, tentar adicionar mais 1000€ (no máximo) ao valor da venda.
    12. Gostaria, claro, que fosse, pelo menos, depois de 2004 que é o ano do actual. Penso que o valor acrescido dos motores diesel possa compensar com um carro a gasolina, mas mais recentes. Quanto à km, gostaria o mais possível abaixo dos 100.000km. Não sou entendido, como comecei o texto e não sei qual é a margem para considerar um carro a gasolina semi-novo, relativamente usado ou já com demasiados km's.

    Finalizando, peço imensa desculpa pelo alongar do post e agradeço a vossa paciência e ajuda para ajudar no que for possível. Grande abraço desde já a todos os que possam colaborar com possíveis interessados, possíveis compradores e vendedores e soluções...

    #2
    Se o carro é para fazer os percursos que descreves eu arranjava a parte mecânica e ia mantendo. Mas convém primeiro que tudo perceberes ao certo o que seria preciso mecanicamente para o carro te aguentar mais uns anos. Eu esperava até juntar € para fazeres um upgrade a sério, porque trocares agora para um carro que é apenas 1 ou 2 anos mais novo (porque é isso que vais arranjar, com um orçamento de 10.000€), não se justifica.

    A menos que mecanicamente, o teu carro actual esteja pelas horas da morte...

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      #3
      Não sei como se encontra a nível mecânico. Do que consigo depreender, a temperatura não passa dos 70.º, levo para o termóstato. A líquido do radiador tem uma cor um pouco turva, mas pode ser por não se mudar há alguns anos. em 2011 foram revistos os injectores, espero que bem, porque o trabalhar dele é ainda um pouco martelado. A embraiagem, numa viagem grande patinou, ou seja, parei, ao acelerar em primeira, as rotações subiam, mas o carro quase não se mexia. Daí para cá nunca mais fez isso, mas também nunca mais fez viagens superiores a 40 km. A embraiagem já tinha sido mudada em 2011 também, tem cerca de 20.000 km. Certo que tem uso intensivo, com a quantidade de rotundas e lombas que existem aqui na cidade e todos os dias surgem novas, mas ainda assim, parece-me um desgaste demasiado rápido. Há vários pontos com fuga de óleo, tanto em cima como a meio do motor e algumas tubagens. Um pouco de receio do que o mecânico disse, pode ser simples, pode ser que ao abrir se encontre ainda mais problemas. Não sei qual a possibilidade de pedir a um mecânico para abrir, verificar, dar um orçamento e se eu não quiser, fechar tudo e vir para trás como está.
      Além da mecânica são pequenas coisas que se vão tornando irritantes. O carro faz muitos barulhos parasitas. Irrita-me cada vez que ando nele em estradas de paralelo. A mala deixou de abrir de repente. Já mudei o sensor, mas continua igual. O motor da fechadura estava queimado mas consegui recuperar. Suponho que seja na BSI mas tenho de levar a um electricista e são avarias que até serem detectadas levam tempo e isso nota-se na factura final. A manete dos piscas, também conhecida como COM2000 foi uma dor de cabeça. Fui a Aveiro propositadamente para a reparar, vim com ela supostamente reparada e logo a meio do caminho tive de voltar para trás. Não ficou a funcionar mal, mas não ficou perfeita. 80€ mais viagem e sujeita a não estar bem durante muito tempo. Os controlos dos vidros eléctricos falham constantemente por acumularem uma "gordura" com o simples uso. Já várias vezes abri, limpei com limpa contactos, vai para o sítio, anda assim uns meses e volta ao mesmo. Comprei um usado, acabou por ficar com o mesmo defeito. Um novo, são dentro dos 170€, salvo erro. A pintura também me preocupa, sobretudo porque os parachoques estão bastante estalados e os apoios partidos. Mas aí, claro que não tem implicação no andar normal do carro. Mas o parachoques da frente está todo ligado às blindagens do motor e cavas das rodas que andam soltas também por isso e contribuem para os tais ruídos parasitas. Por acaso já foi resolvido, mas o vidro da frente também começou a abrir e a ganhar bolhas de ar que tornavam a visibilidade difícil. As portas de trás têm folga, por mais que se tente afinar as mesmas... Fora mais algo que não me recorde, são muitas coisas para resolver. E sempre o problema: resolver fica caro. Não resolver vai ficar mais caro ainda. Vender agora dá um valor muito baixo, daqui a uns anos, vai ser quase nada. Não sei... por isso mesmo, todas as dúvidas colocadas em cima...

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        #4
        Parágrafos !

        Exceptuando a mecânica, não listas problema nenhum que não possas vir a ter dias ou semanas depois de adquirires um usado por 10.000€, especialmente porque o teu parece não ter sido muito estimado e se for esse o uso que vai ser dado ao que adquirirem então rapidamente fica igual.
        Editado pela última vez por phirestarter; 14 April 2015, 18:39.

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          #5
          O problema é que parece não ter sido estimado, mas foi.

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            #6
            Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
            Não sei como se encontra a nível mecânico. Do que consigo depreender, a temperatura não passa dos 70.º, levo para o termóstato. A líquido do radiador tem uma cor um pouco turva, mas pode ser por não se mudar há alguns anos. em 2011 foram revistos os injectores, espero que bem, porque o trabalhar dele é ainda um pouco martelado. A embraiagem, numa viagem grande patinou, ou seja, parei, ao acelerar em primeira, as rotações subiam, mas o carro quase não se mexia. Daí para cá nunca mais fez isso, mas também nunca mais fez viagens superiores a 40 km. A embraiagem já tinha sido mudada em 2011 também, tem cerca de 20.000 km. Certo que tem uso intensivo, com a quantidade de rotundas e lombas que existem aqui na cidade e todos os dias surgem novas, mas ainda assim, parece-me um desgaste demasiado rápido. Há vários pontos com fuga de óleo, tanto em cima como a meio do motor e algumas tubagens. Um pouco de receio do que o mecânico disse, pode ser simples, pode ser que ao abrir se encontre ainda mais problemas. Não sei qual a possibilidade de pedir a um mecânico para abrir, verificar, dar um orçamento e se eu não quiser, fechar tudo e vir para trás como está.
            Além da mecânica são pequenas coisas que se vão tornando irritantes. O carro faz muitos barulhos parasitas. Irrita-me cada vez que ando nele em estradas de paralelo. A mala deixou de abrir de repente. Já mudei o sensor, mas continua igual. O motor da fechadura estava queimado mas consegui recuperar. Suponho que seja na BSI mas tenho de levar a um electricista e são avarias que até serem detectadas levam tempo e isso nota-se na factura final. A manete dos piscas, também conhecida como COM2000 foi uma dor de cabeça. Fui a Aveiro propositadamente para a reparar, vim com ela supostamente reparada e logo a meio do caminho tive de voltar para trás. Não ficou a funcionar mal, mas não ficou perfeita. 80€ mais viagem e sujeita a não estar bem durante muito tempo. Os controlos dos vidros eléctricos falham constantemente por acumularem uma "gordura" com o simples uso. Já várias vezes abri, limpei com limpa contactos, vai para o sítio, anda assim uns meses e volta ao mesmo. Comprei um usado, acabou por ficar com o mesmo defeito. Um novo, são dentro dos 170€, salvo erro. A pintura também me preocupa, sobretudo porque os parachoques estão bastante estalados e os apoios partidos. Mas aí, claro que não tem implicação no andar normal do carro. Mas o parachoques da frente está todo ligado às blindagens do motor e cavas das rodas que andam soltas também por isso e contribuem para os tais ruídos parasitas. Por acaso já foi resolvido, mas o vidro da frente também começou a abrir e a ganhar bolhas de ar que tornavam a visibilidade difícil. As portas de trás têm folga, por mais que se tente afinar as mesmas... Fora mais algo que não me recorde, são muitas coisas para resolver. E sempre o problema: resolver fica caro. Não resolver vai ficar mais caro ainda. Vender agora dá um valor muito baixo, daqui a uns anos, vai ser quase nada. Não sei... por isso mesmo, todas as dúvidas colocadas em cima...
            Sinceramente? Não sejas piegas! Resolve a mecânica! e a estética, esquece! Não tens dinheiro, não tenhas luxos!

            Utiliza o carro como um meio de transporte que ele é, no futuro, quando tiveres poder de compra, aí sim!

            Comentário


              #7
              Não se trata de questão de luxos ou afins. É a dúvida entre investir na mecânica deste ou usar esse valor para outra viatura. A parte estética preocupa, mas claro que não é fundamental. Vou ponderar, se calhar, a possibilidade de fazer um check up ao carro, verificar os reais problemas e pesar o custo/benefício.

              Comentário


                #8
                Se o carro está a andar e se passa na IPO, também ninguém te diz que tens que arranjar tudo de uma vez. Era o que eu faria, meter o carro num sítio em condições, listar tudo o que tem e depois, dentro da disponibilidade financeira ir arranjando. Parece-me o mais sensato.

                Comentário


                  #9
                  Eu venderia agora enquanto ele ainda vale algum !

                  A performance desse carro é fraca , fazes circuitos cujo o motor nem sequer aquece e como tal mais desgaste !

                  A juntar os problemasitos aqui e acola acho que poderias trocar esse carro por um a gasolina melhorsito .

                  Estive a ver e o teu é capaz de valer 6000 euros +/-

                  Tens o clio TCE de 100cvs de 2008
                  Fiat bravo 1.4 T-jet de 150cvs de 2007
                  Honda civic 1.4

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                    #10
                    Miguel, acredito que valha dentro de 6000 se estiver em condições, mas como relatado, não está.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                      Não se trata de questão de luxos ou afins. É a dúvida entre investir na mecânica deste ou usar esse valor para outra viatura. A parte estética preocupa, mas claro que não é fundamental. Vou ponderar, se calhar, a possibilidade de fazer um check up ao carro, verificar os reais problemas e pesar o custo/benefício.
                      Trocar é sempre perder dinheiro. Sabes o que tens, fazes uma boa revisão, e continua. Além disso o que te oferecem por ele é um valor ridículo, então no servido Auto Sapo Já as ofertas são obscenas, já avaliei a minha carrinha anterior com esses serviços, fazem ofertas a rondar 50% o valor de venda e esse fez a oferta mais baixa de cerca de 30 ou 40% do valor a que vendi a carrinha a particular, valor esse que já estava abaixo do que pedem no mercado porque sei ser razoável.

                      Por curiosidade, uma breve pesquisa dá sempre valores acima de de 5000€, portanto...

                      Carros Usados, Auto Usados e Carros à Venda no Standvirtual


                      Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                      Miguel, acredito que valha dentro de 6000 se estiver em condições, mas como relatado, não está.


                      Pelo que dizes: 500€ numa boa revisão, 250€ numa embraiagem e 750€ numa pintura total. Dá 1500€.

                      Se te oferecem 2500€ (nem isso) por ele, se gastares os 1500€ no carro, ficas supostamente com 4000€, soma das ofertas e da despesa.

                      Mesmo que vendas por só 5000€, ainda ficas com 1000€ de diferença....
                      Editado pela última vez por PDCouto; 15 April 2015, 09:03.

                      Comentário


                        #12
                        Provavelmente vai ser isso mesmo. Vou tentar encontrar alguma oficina de confiança. Estive a ver a Autolack, mas há uma aqui perto de casa que parece ter bons preços, a J. Alves. Sei que têm bastantes oficinas.

                        Comentário


                          #13
                          Eu também gastava algum a arranjar o carro..
                          O fundamental é isso mesmo, encontrar uma oficina em condições.

                          Comentário


                            #14
                            Phillipric, enviei-te uma pm.

                            ;)

                            Comentário


                              #15
                              Lida e respondida.

                              Comentário

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