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Suprimir válvula EGR

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    Suprimir válvula EGR

    Boas, sei que vou ser cruxificado por abordar aqui o assunto pois a patrulha da proteção do ambiente e do sagrado coração de Jesus vai já dizer que sou um poluidor. Mas nada disso, sou completamente contra a eliminação das válvulas EGR, que apesar de saber que so existem para que os veículos consigam respeitar as normas anti poluição também protegem o ar que respiramos.

    Hoje em conversa com um colega que tem um clio 1.4i, disse-me que após eliminar a EGR c/ junta cega obteve melhorias nos consumos e o carro desenvolve melhor.
    Pelo que sei uma vantagem anunciada da EGR também é diminuir a temperatura na câmara de combustão, aqui fico com uma dúvida, como é possível que se diminua a temperatura no interior dos cilindros injetando neles gases a elevadissimas temperaturas em vez de os deixar aspirar ar á temperatura ambiente.

    Tirando a ligeira vantagem de nos motores a gasóleo deixar a admissão mais limpa e sem carvão (que será irrisório nos motores a gasolina), não consigo encontrar outras.
    E em relação á fiabilidade/durabilidade geral do motor, que aspectos se alteram?

    Para mim tudo tretas, mas visto ser uma mod bastante famosa pelos foruns do tuning e haver tantos adeptos da mesma queria saber se alguém a fez, o porquê e que vantagens/desvantagens obteve com isso.
    Editado pela última vez por blakke; 18 April 2015, 20:31.

    #2
    Já existe um tópico sobre esse nobre tema.

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      #3
      Já o fiz à procura de melhores prestações e consumos, como não notei diferenças absolutamente nenhumas, voltei a colocar tudo como estava.

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        #4
        A egr só diminui as emissões ao relanti e até uma certa rotação, vou dar o exemplo da minha focus 1.6 tdci, a egr está aberta(recircular gases) ao relanti e até 1950 rpms, ás 2000 rpm começa a fechar ás 2500 rpm , está completamente fechada. Ora quando se "anula"a egr, é como que se a fechasses.

        Comentário


          #5
          também já ponderei anular a minha, só porque tenho a admissão um bocado entupida e o turbo esta sempre a entrar em safe..
          A desvantagem de a anular é o facto de o motor demorar mais a aquecer, e o aumento das emissões?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
            também já ponderei anular a minha, só porque tenho a admissão um bocado entupida e o turbo esta sempre a entrar em safe..
            A desvantagem de a anular é o facto de o motor demorar mais a aquecer, e o aumento das emissões?
            Turbo a entrar em safe??? Poeque não fazes uma descarbonização do turbo

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              #7
              Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
              Turbo a entrar em safe??? Poeque não fazes uma descarbonização do turbo
              €€ e para não ficar muitos dias sem o carro

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blakke Ver Post

                Pelo que sei uma vantagem anunciada da EGR também é diminuir a temperatura na câmara de combustão, aqui fico com uma dúvida, como é possível que se diminua a temperatura no interior dos cilindros injetando neles gases a elevadissimas temperaturas em vez de os deixar aspirar ar á temperatura ambiente.
                A tua pergunta é bastante inteligente.

                A questão é que os gases de escape são ricos em CO2 e os ar atmosférico é rico em oxigénio.

                O CO2 é "inerte" e vai empobrecer toda a mistura. Já o oxigénio faz parte da mistura combustível. Daí a diminuição da temperatura.

                Faz-te sentido?

                Só mais uma dica: suponho que, nos carros a gasolina, retirar a EGR por aumentar a temperatura interna da combustão vá degradar mais precocemente as válvulas de escape. Isto é uma suposição. Mas o certo é que há carros com válvulas mais sensíveis que outras, nesses não me metia nisso.

                Nos diesel estas questões não se põem tanto. Aquilo é material agricola. Bom, pelo menos dantes era...

                Edit: Nos carros com turbo, retirar a EGR é um suicídio... vai passar a trabalhar a temperaturas superiores, alguns queimam logo passado muito pouco tempo
                Editado pela última vez por Vocsa; 20 April 2015, 12:50.

                Comentário


                  #9
                  A EGR só bloqueia quando o pessoal vacila em filtros de ar e anda muito tempo a pastar com o carro. No meu pd130 reprogramado, a EGR andava sempre limpinha

                  A EGR ajuda o motor a atingir a temperatura de serviço mais rapidamente, e isso traduz-se num consumo menor.

                  A injecção de combustivel é calculada, para além de varias leituras, da posição da EGR e da MAF (fluxo de ar vindo da EGR + MAF). Portanto ao bloquear a EGR, a injecção de gasoleo vai ser errada (AFR errado), salvo reprogramação.

                  Sinceramente, a melhor opção é limpar a EGR, porque ela estando limpa não faz mal a ninguém.

                  E os motor em regime de performance, fecham por completo a EGR para não afectar a performance.

                  Comentário


                    #10
                    Já há motores que mesmo a fundo, a EGR não fecha totalmente

                    Comentário


                      #11
                      Eu eliminei a minha. Faço subidas em quinta que antes fazia em 4ta.

                      Ficou com mais força e dá me ideia que come menos.

                      Recomendo.

                      Aos fanáticos do ambiente, digo-lhes que tomem banho uma vez por semana por causa de não destruir os recursos hídricos.

                      Comentário


                        #12
                        Qual o carro motor?

                        E a EGR estava em mau estado ou estava boa?

                        Não podes comparar o funcionamento de uma EGR suja/avariada com o funcionamento do motor sem ela. Isso parece-me óbvio...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          A tua pergunta é bastante inteligente.

                          A questão é que os gases de escape são ricos em CO2 e os ar atmosférico é rico em oxigénio.

                          O CO2 é "inerte" e vai empobrecer toda a mistura. Já o oxigénio faz parte da mistura combustível. Daí a diminuição da temperatura.

                          Faz-te sentido?
                          Todo o sentido completamente, não tinha pensado assim, certamente os gases de escape devem ser bem mais "frescos" do que a explosão da mistura gasolina-oxigénio.

                          Hoje por curiosidade desmontei a minha válvula, com 14 anos, 210.000km, e estava.... limpa. Ligeiramente amarelada nas condutas mas sem sujidade nenhuma. No jazz

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Qual o carro motor?

                            E a EGR estava em mau estado ou estava boa?

                            Não podes comparar o funcionamento de uma EGR suja/avariada com o funcionamento do motor sem ela. Isso parece-me óbvio...

                            Corsa 1.7DTI com 105 mil na altura em que eliminei.

                            Não sei se estava boa ou má. Meti uma junta cega.

                            Ficou com um nadinha de mais força. Nada de especial, mas nota-se.

                            Comentário


                              #15
                              Boas pessoal,

                              Tive que comprar uma EGR pois se acendeu a luz do motor o erro era a EGR mandei limpa-la mas continua na mesma foi a parte eléctrica que se foi optei por comprar por uma nova que mandei vir da Alemanha de uma loja online ficou me em 195€ já com os portes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mitojtdm Ver Post
                                Boas pessoal,

                                Tive que comprar uma EGR pois se acendeu a luz do motor o erro era a EGR mandei limpa-la mas continua na mesma foi a parte eléctrica que se foi optei por comprar por uma nova que mandei vir da Alemanha de uma loja online ficou me em 195€ já com os portes.
                                Nestes casos não é possível trocar a solenoide?

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu 9-3 tambem fez 230 mil sem EGR (levou uma chapa por cima) e reprogramado , sem problemas.

                                  A 9-3X nem sei bem como está , fizeram-lhe tanta treta por causa do FAP que provavelmente tambem a fecharam mas nao posso afirmar.

                                  Comentário

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