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Fiat Bravo 1.6 105cv fumo da vareta e muito pouco oleo

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    Fiat Bravo 1.6 105cv fumo da vareta e muito pouco oleo

    Boas

    Comprei um Fiat Bravo 1.6 multijet com 105cv com 117.000km do ano 2008/10 muito jeitoso... O carro puxa bem...É económico e aparantemente está tudo bem... Já fiz uns 500km com ele e nada de barulhinhos..

    Sei que ainda andei pouco mas pronto...espero andar muito mais.... Quando o carro está quente e eu tiro a vareta do óleo ele deita pouco fumo e muito pouco óleo...

    Liguei para o stand e ele disse que era normal... eu bati o pé e insisti que não era normal... ja tenho marcação na oficina deles... como ja todos sabemos tentam sempre fugir aos arranjos

    Já me disseram que pode ser segmentos

    O que acham? Eu a mim não me parece grave até porque não notei descida do nível óleo... o carro puxa bem e nem faz barulhos e é silencioso

    Peço ajuda...

    Obrigado pela vossa atenção e um grande abraço a todos

    #2
    Originalmente Colocado por pepas94 Ver Post
    Boas

    Comprei um Fiat Bravo 1.6 multijet com 105cv com 117.000km do ano 2008/10 muito jeitoso... O carro puxa bem...É económico e aparantemente está tudo bem... Já fiz uns 500km com ele e nada de barulhinhos..

    Sei que ainda andei pouco mas pronto...espero andar muito mais.... Quando o carro está quente e eu tiro a vareta do óleo ele deita pouco fumo e muito pouco óleo...

    Liguei para o stand e ele disse que era normal... eu bati o pé e insisti que não era normal... ja tenho marcação na oficina deles... como ja todos sabemos tentam sempre fugir aos arranjos

    Já me disseram que pode ser segmentos

    O que acham? Eu a mim não me parece grave até porque não notei descida do nível óleo... o carro puxa bem e nem faz barulhos e é silencioso

    Peço ajuda...

    Obrigado pela vossa atenção e um grande abraço a todos
    Aparenta ter todos os sintomas de estar em bom estado..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Aparenta ter todos os sintomas de estar em bom estado..
      Entao e o facto de do fumo da vareta?

      Comentário


        #4
        Então, tens o óleo quente e o motor a funcionar o que implica óleo quente a circular, querias ter muito óleo e nada de fumo??
        Antes de bateres o pé e estares já a "atirar pedras" ao stand, aconselho uma leitura sobre funcionamento de motores...
        Editado pela última vez por paulo14; 19 April 2015, 20:26.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pepas94 Ver Post
          Entao e o facto de do fumo da vareta?
          Podes ter os segmentos ok e ter fumo quando tens o motor quente. Agora teres fumo na vareta com o motor frio (24h parado), já é motivo para controlar regularmente o nível de óleo.

          Comentário


            #6
            A vareta serve para ver o nível do oleo, não é nenhuma ferramenta de diagnostico.

            Se o carro anda bem e não aparenta ter problemas nenhuns, é meter gasóleo e andar... para quê complicar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
              A vareta serve para ver o nível do oleo, não é nenhuma ferramenta de diagnostico.

              Se o carro anda bem e não aparenta ter problemas nenhuns, é meter gasóleo e andar... para quê complicar.
              Serve na situação que descrevi. Se tal acontecer, o motor está bem cansado e o proprietário dá conta.

              Comentário


                #8
                A valvula PCV serve para "arejar" o carter . Deconheço nestes aspectos o 1.6 multijet

                Normalmente se o motor tiver a trabalhar e ao retirar a vareta e mandar bastante fumo e quiça pingas de oleo significa que o motor está a perder a compressao e que a dita pressao passa da camara para o carter atraves dos segmentos , dai o diagnostico segmentos desgastados .

                Comentário


                  #9
                  Conheço vários carro novos que fazem isso, essa teoria não passa de um mito.

                  Comentário


                    #10
                    Mais um, que não está a ver nenhum problema aí...

                    Comentário


                      #11
                      O ideal é ver sempre o nivel do óleo a frio e num local exactamente plano...qualquer desnível por pequeno seja pode fazer diferença...Pepas94, vê como está o nivel do óleo com o carro a frio e depois diz-nos...Com o motor a quente a medição não é realista...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                        Conheço vários carro novos que fazem isso, essa teoria não passa de um mito.
                        Depende da quantidade de fumo que mandem!
                        os meus carros deitam um bocado de fumo ( vapores de óleo), mas é coisa mínima.
                        Ja vi um golf, que queria comprar, que deitava imenso fumo pela vareta! Foi pena, porque foi dos melhores que tinha visto.
                        MÓ vendedor ainda disse que era normal, mas depois de ver que um a3 com o mesmo motor nao fazia fumo nenhum, lá alterou o discurso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por addt Ver Post
                          O ideal é ver sempre o nivel do óleo a frio e num local exactamente plano...qualquer desnível por pequeno seja pode fazer diferença...Pepas94, vê como está o nivel do óleo com o carro a frio e depois diz-nos...Com o motor a quente a medição não é realista...
                          Os manuais dos meus 2 carros dizem que é para se aferir o nível do óleo a quente, portanto isso não é assim tão taxativo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                            Então, tens o óleo quente e o motor a funcionar o que implica óleo quente a circular, querias ter muito óleo e nada de fumo??
                            Antes de bateres o pé e estares já a "atirar pedras" ao stand, aconselho uma leitura sobre funcionamento de motores...
                            É preciso ir tão longe? É só voltar ao 5ºano e relembrar a física da ebulição.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Os manuais dos meus 2 carros dizem que é para se aferir o nível do óleo a quente, portanto isso não é assim tão taxativo.
                              Eu acho que no golf tenho as marcas para ver a frio ou a quente.
                              Normalmente recomendam verificar o nível a quente, 15/20 min depois de desligar o motor, tal como referes.

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