Melhor estrada para conduzir é em Portugal
Um estudo concluiu que a nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão, é a melhor estrada do mundo.
Um estudo a empresa de rent a car Avis baseou-se num índice Avis Driving Ratio, para encontrar a melhor estrada do mundo para conduzir. A fórmula permitiu concluir que, em 25 candidatas - apontadas muitas vezes como as melhores do mundo para conduzir -, a estrada que melhor permite desfrutar de velocidade e aceleração, testar a capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente é a Estrada Nacional 222, que faz a ligação entre Peso da Régua e Pinhão (que atravessa o Vale do rio Douro).
Para chegar à fórmula que permite efetuar o cálculo (ver vídeo), a Avis recrutou uma equipa composta por um físico quântico, um designer de pistas de F1, carros de alta cilindrada (Porsche Carrera 911, Jaguar XKRS e um Mercedes-Benz E350) e ainda um reconhecido designer europeu de trajetos radicais. O físico quântico Mark Hadley recorreu à geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média, a aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias. Foi definido o ADR ideal de 10:1 - 10 segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece assim a melhor experiência de condução do mundo. O percurso de 27 quilómetros inclui 93 curvas, o que permite desfrutar do prazer de conduzir, alternando frequentemente o estilo de condução.
Em segundo e terceiro lugares neste estudo ficaram a estrada Big Sur na Califórnia e a A535 no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. Os condutores que procurem maiores desafios, têm na Nihon Romantic Highway no Japão, com uma proporção de 2:1, uma via repleta de curvas fechadas. Já a estrada da Costa Amalfitana, em Itália, com um índice 1:1, conjuga curvas apertadas e a contemplação da vista. Por fim, a Overseas Highway, na Flórida, com uma relação de 1240:1, é perfeita para quem procura uma condução que baixa intensidade conjugada com uma belíssima experiência de condução.
Os fatores-chave do ADR (aceleração – dividida em três partes)
Desaceleração e travagem
Abrandar antes das curvas
Aceleração lateral
Segurar o carro nas curvas
Aceleração em linha reta
Circulação em velocidade constante
Raio das curvas
Comprimento das retas
Velocidade (velocidade constante)
Um estudo concluiu que a nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão, é a melhor estrada do mundo.
Um estudo a empresa de rent a car Avis baseou-se num índice Avis Driving Ratio, para encontrar a melhor estrada do mundo para conduzir. A fórmula permitiu concluir que, em 25 candidatas - apontadas muitas vezes como as melhores do mundo para conduzir -, a estrada que melhor permite desfrutar de velocidade e aceleração, testar a capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente é a Estrada Nacional 222, que faz a ligação entre Peso da Régua e Pinhão (que atravessa o Vale do rio Douro).
Para chegar à fórmula que permite efetuar o cálculo (ver vídeo), a Avis recrutou uma equipa composta por um físico quântico, um designer de pistas de F1, carros de alta cilindrada (Porsche Carrera 911, Jaguar XKRS e um Mercedes-Benz E350) e ainda um reconhecido designer europeu de trajetos radicais. O físico quântico Mark Hadley recorreu à geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média, a aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias. Foi definido o ADR ideal de 10:1 - 10 segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece assim a melhor experiência de condução do mundo. O percurso de 27 quilómetros inclui 93 curvas, o que permite desfrutar do prazer de conduzir, alternando frequentemente o estilo de condução.
Em segundo e terceiro lugares neste estudo ficaram a estrada Big Sur na Califórnia e a A535 no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. Os condutores que procurem maiores desafios, têm na Nihon Romantic Highway no Japão, com uma proporção de 2:1, uma via repleta de curvas fechadas. Já a estrada da Costa Amalfitana, em Itália, com um índice 1:1, conjuga curvas apertadas e a contemplação da vista. Por fim, a Overseas Highway, na Flórida, com uma relação de 1240:1, é perfeita para quem procura uma condução que baixa intensidade conjugada com uma belíssima experiência de condução.
Os fatores-chave do ADR (aceleração – dividida em três partes)
Desaceleração e travagem
Abrandar antes das curvas
Aceleração lateral
Segurar o carro nas curvas
Aceleração em linha reta
Circulação em velocidade constante
Raio das curvas
Comprimento das retas
Velocidade (velocidade constante)
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