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Melhor estrada para conduzir é em Portugal - Estudo científico da AVIS

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    Melhor estrada para conduzir é em Portugal - Estudo científico da AVIS

    Melhor estrada para conduzir é em Portugal

    Um estudo concluiu que a nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão, é a melhor estrada do mundo.


    Um estudo a empresa de rent a car Avis baseou-se num índice Avis Driving Ratio, para encontrar a melhor estrada do mundo para conduzir. A fórmula permitiu concluir que, em 25 candidatas - apontadas muitas vezes como as melhores do mundo para conduzir -, a estrada que melhor permite desfrutar de velocidade e aceleração, testar a capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente é a Estrada Nacional 222, que faz a ligação entre Peso da Régua e Pinhão (que atravessa o Vale do rio Douro).


    Para chegar à fórmula que permite efetuar o cálculo (ver vídeo), a Avis recrutou uma equipa composta por um físico quântico, um designer de pistas de F1, carros de alta cilindrada (Porsche Carrera 911, Jaguar XKRS e um Mercedes-Benz E350) e ainda um reconhecido designer europeu de trajetos radicais. O físico quântico Mark Hadley recorreu à geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média, a aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias. Foi definido o ADR ideal de 10:1 - 10 segundos em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece assim a melhor experiência de condução do mundo. O percurso de 27 quilómetros inclui 93 curvas, o que permite desfrutar do prazer de conduzir, alternando frequentemente o estilo de condução.


    Em segundo e terceiro lugares neste estudo ficaram a estrada Big Sur na Califórnia e a A535 no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. Os condutores que procurem maiores desafios, têm na Nihon Romantic Highway no Japão, com uma proporção de 2:1, uma via repleta de curvas fechadas. Já a estrada da Costa Amalfitana, em Itália, com um índice 1:1, conjuga curvas apertadas e a contemplação da vista. Por fim, a Overseas Highway, na Flórida, com uma relação de 1240:1, é perfeita para quem procura uma condução que baixa intensidade conjugada com uma belíssima experiência de condução.


    Os fatores-chave do ADR (aceleração – dividida em três partes)

    Desaceleração e travagem
    Abrandar antes das curvas
    Aceleração lateral


    Segurar o carro nas curvas

    Aceleração em linha reta

    Circulação em velocidade constante

    Raio das curvas

    Comprimento das retas

    Velocidade (velocidade constante)
    in Autohoje - Melhor estrada para conduzir é em Portugal
    Editado pela última vez por OrDoS; 22 April 2015, 10:36.

    #2
    A “melhor estrada do mundo” tem vista para o Douro

    A “melhor estrada do mundo” tem vista para o Douro


    Por Samuel Silva
    22.04.2015


    Troço da N222 entre Peso da Régua e Pinhão acaba de ser declarado 'World Best Driving Road'. E não é por acaso: esta lista mundial das melhores estradas para conduzir baseia-se numa fórmula científica.
    Em 27 quilómetros sucedem-se 93 curvas, algumas bem apertadas, outras mais suaves, e que são intercaladas por rectas relativamente longas. Esta podia ser apenas mais uma estrada sinuosa do interior de Portugal, mas acaba de ser considerada a melhor do mundo para conduzir. Trata-se da N222, no troço que liga Peso da Régua ao Pinhão, com o rio Douro sempre como companhia ao longo de todo o percurso. A escolha, divulgada esta quarta-feira, foi feita pela empresa de aluguer de automóveis Avis e tem por base uma fórmula desenvolvida por um físico teórico.


    A eleição da N222 como “a melhor estrada do mundo” tem por base a diversidade daquele traçado. Os organizadores desta competição internacional valorizaram a sensação criada pela alternância entre uma condução mais exigente e desportiva das curvas apertadas e as longas rectas, que permitem uma vista privilegiada sobre o rio e os socalcos do Douro. Os desníveis da via e a paisagem também contribuíram para a escolha que agora é tornada pública.


    A decisão da Avis tem uma base teórica. A empresa pediu ao físico quântico Mark Hadley, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, para desenvolver uma fórmula que permitisse definir os critérios através dos quais se escolheria a “World Best Driving Road”. O cientista criou o Índice de Condução Avis onde combina uma análise da geometria da estrada, o tipo de condução, a aceleração média e aceleração lateral, o tempo de travagem e as distâncias.


    A fórmula de Hadley foi depois testada, em parceria com o designer de circuitos de Fórmula 1 Hermann Tilke e o criador de montanhas-russas John Wardley. Esse trabalho permitiu concluir que o índice ideal é de 10:1, ou seja dez segundos de condução em linha reta para cada segundo gasto numa curva. Com uma relação 11:1, a N222, oferece as melhores condições de condução em todo o mundo, uma experiência vivida este mês pelos jornalistas da FUGAS e que será contada no próximo número.


    A fórmula da Avis foi aplicada a um total de 25 estradas localizadas um pouco por todo o mundo, do Reino Unido a França, no Japão e Austrália, passando pela Argentina e Estados Unidos. Além da ligação entre a Régua e Pinhão, Portugal teve outras duas estradas selecionadas para o teste, a N267, entre São Marcos da Serra e Monchique, no Algarve, e a N247 entre Sintra e a Praia das Maçãs, que tiveram desempenhos mais modestos.


    Atrás da estrada entre a Régua e o Pinhão ficaram a Big Sur, na Califórnia (EUA), e a A535, no Reino Unido, com índices de 8,5:1 e 8,4:1, respetivamente. A classificação da Avis deu também destaque à Nihon Romantic Highway no Japão, repleta de curvas fechadas; a estrada da Costa Amalfitana (Itália), com um impressionante índice de 1 segundo em curva por casa segundo em recta. Em sentido contrário, a Overseas Highway, na Flórida (EUA) tem um índice 1240:1, proporcionando uma condução de baixa intensidade.

    in A

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      #3
      Repost....



      http://forum.autohoje.com/off-topic/...-conduzir.html

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        #4
        Sorry, mas nem fui ao off-topic já que é bem on-topic

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          #5
          E estão lá outras duas:

          Portugal teve outras duas estradas selecionadas para o teste, a N267, entre São Marcos da Serra e Monchique, no Algarve, e a N247 entre Sintra e a Praia das Maçãs

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