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Problema rotações "maradas", sobem e descem descontroladamente (Freelander 1 Deisel)

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    Problema rotações "maradas", sobem e descem descontroladamente (Freelander 1 Deisel)

    Boas

    Antes de mais apresento-me, já que este é o meu primeiro post. Sou uma moça dos Açores a viver em Lisboa há uns aninhos. Passei muito recentemente de um Smart fortwo diesel para um Toyota IQ gasolina.

    Posto isto, o problema ao que venho passa-se com o jipe dos meus pais. Já há algum tempo que acontece, e cada vez é mais gravoso, umas "acelerações" e "travagens". Filmei um vídeo, que envio abaixo, onde se vê que, em ponto morto, sem qualquer aplicação de acelerador, as rotações sobem e descem como por vontade própria (não acontece no vídeo mas chegam a ultrapassar as 3000rpm).

    Isto acontece também em marcha, com a embraiagem a fundo, por exemplo ao mudar a mudança. Para além disto (como se pode ver na parte final do vídeo), em andamento a rotações baixas, as rotações descem e surge a luz vermelha do motor no painel, precisamente quando se sente que "amarra".

    Video: https://youtu.be/yeDb5Z6Exlc

    O jipe já foi ao mecânico, trocou a admissão de ar ou coisa assim do género, não resolveu nada. Já fiz reset ao throttle, não resolveu também. Na máquina não dá erro. A Jaguar, que é a representante da Land Rover, "não sabe".

    Pedia que se alguém já teve um problema destes me diga o que era e como resolveu.

    Muito agradecida!
    Editado pela última vez por Shimmy; 23 April 2015, 16:22.

    #2
    Boas Cara forista,

    Isso pode ser o acelerador ou algum componente do mesmo que possa estar danificado e atenção isso pode danificar-te algo em termos de motor e em termos de condução é perigoso.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Só uma coisa, é diesel a palavra correcta.

      Comentário


        #4
        Só ajudo se vier uma Fatia do Queijo de São Jorge..

        Comentário


          #5
          Pode ser o sensor de ralenti, pode até ser algo preso no cabo do acelerador, mas se foi ao mecânico e não descobriu... troca de mecânico. Procura alguém mais especializado em Freelanders na tua zona.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Pode ser o sensor de ralenti, pode até ser algo preso no cabo do acelerador, mas se foi ao mecânico e não descobriu... troca de mecânico. Procura alguém mais especializado em Freelanders na tua zona.
            Os representantes da Land Rover em LX são a Jaguar. Foram eles que disseram para substituir o tubo de admissão de ar ou cabo ou assim, não me recordo, que não resultou. Há uns anos ele tinha tido o mesmo problema e havia uma oficina em Fernão Ferro que resolveu o problema, mas essa oficina desapareceu do mapa e não encontro qualquer referência a ela para perguntar como o conseguiram.

            Comentário


              #7
              Vê esta link pode ser que ajude.

              Freelander L -Series 2.0 Di - Ralenti problems - MG-Rover.org Forums

              Cheira-me a bomba injectora.

              Comentário


                #8
                Nesse caso: Assistência e Reparações de Bombas Injectoras - Guião - Empresas

                Comentário


                  #9
                  Olha, eu sou um moço dos Açores a viver em Lisboa há uns aninhos e também tenho um Land Rover! Infelizmente não faço ideia do que possa ser esse problema.

                  O Freelander está em Lisboa? Por cá há várias oficinas não oficiais, mas especializadas em Land Rover. Eu confio o meu a uma dessa oficinas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SuperdeOrigem Ver Post
                    Olha, eu sou um moço dos Açores a viver em Lisboa há uns aninhos e também tenho um Land Rover! Infelizmente não faço ideia do que possa ser esse problema.

                    O Freelander está em Lisboa? Por cá há várias oficinas não oficiais, mas especializadas em Land Rover. Eu confio o meu a uma dessa oficinas.
                    Está cá em Lisboa sim, veio para cá há uns anos para quando eles cá estão e para desenrascar a mim e a minha irmã quando estávamos a estudar. Podes aconselhar-me uma oficina de confiança para Land Rovers?
                    Editado pela última vez por Shimmy; 23 April 2015, 17:16.

                    Comentário


                      #11
                      Isso não será o sensor da posição do acelerador?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                        Isso não será o sensor da posição do acelerador?
                        Já lhe fiz reset... varias vezes..

                        Comentário


                          #13
                          Aos 4 segundos do video acede a luz do motor, pelo que a avaria deve estar registada na centralina.
                          É ligar à máquina para verificar.

                          Carro do Demo!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            Aos 4 segundos do video acede a luz do motor, pelo que a avaria deve estar registada na centralina.
                            É ligar à máquina para verificar.

                            Carro do Demo!

                            bomba injetora com problemas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Shimmy Ver Post
                              Já lhe fiz reset... varias vezes..
                              Reset como assim? Se o sensor ou algum cabo estiver danificado, só substituindo.. E se for daí o problema é bem capaz de ser um cabo. Pelo menos no 200 e no 25 isso às vezes acontece. Não apanhaste agua antes disso acontecer?

                              Comentário


                                #16
                                Isso é sintoma de potenciómetro da bomba injectora, mas nada como um diagnostico para confirmar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Shimmy Ver Post
                                  Está cá em Lisboa sim, veio para cá há uns anos para quando eles cá estão e para desenrascar a mim e a minha irmã quando estávamos a estudar. Podes aconselhar-me uma oficina de confiança para Land Rovers?
                                  Enviei PM.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, mas a máquina não acusa erros..

                                    Apanhar água como assim? Certamente andou à chuva no inverno, mas nada por demais, e está sempre na garagem quando parado.

                                    Quanto ao reset, segui estes passos:
                                    key in ignition, switch to position II, dont start it., press accelerator to the floor 5 times in succession, take foot off switch to position I, remove key. then start and see if it idles at approximately 750rpm when warm.

                                    Sent from my HTC One_M8 using Tapatalk
                                    Editado pela última vez por Shimmy; 26 April 2015, 05:29.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Convinha percorrer o sistema todo e verificar por sensores avariados. Um simples sensor de temperatura pode fazer isso e nem sempre aparece registado na máquina de diagnóstico.

                                      Já vi um caso parecido (não era num carro igual!!!) e depois de se verificar tudo já se estava a preparar para mudar a bomba injectora, foi-se a ver era um pino da centralina a fazer mau contacto. Algo invulgar naqueles carros.

                                      O meu conselho é que encontres uma boa oficina que dê uma verificação geral no carro antes de começarem a trocar peças...

                                      Comentário


                                        #20
                                        poltergeist!!

                                        Originalmente Colocado por Shimmy Ver Post
                                        Pois, mas a máquina não acusa erros..
                                        Provavelmente o mecânico utilizou o vag com ou algo do genero...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                                          poltergeist!!



                                          Provavelmente o mecânico utilizou o vag com ou algo do genero...
                                          Esse não é compatível..

                                          Comentário


                                            #22
                                            No meu discovery tdi era a ficha que estava mal ligada/suja no alternador. Tirei, limpei e ficou bom mas não sei se o Freelander usa o mesmo sistema..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                              Isso é sintoma de potenciómetro da bomba injectora, mas nada como um diagnostico para confirmar.
                                              Apostava mais nisto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O sensor de temperatura também pode influenciar. O resto mandei por PM

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ando há mais de um ano com o mesmo problema num clio a gasolina e sem solução, já foi à máquina e não acusa nada. Já mudei o sensor da temperatura, PMS, temperatura do ar de admissão, pontenciómetro do acelerador, sensor do ralenti, vários resets à centralina e uma ida ao electricista e nada resolveu até hoje. Vai andar assim até morrer..

                                                  Edit: Só faz isto nos primeiros quilómetros, depois de andar um bocado trabalha bem tirando algumas excepções que não passa mesmo.
                                                  Editado pela última vez por nuno42; 26 April 2015, 16:34.

                                                  Comentário

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