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Problemas Seat Leon 1.6 tdi

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    Problemas Seat Leon 1.6 tdi

    Boa tarde pessoal,

    ultimamente tenho tido uns "problemas" com o meu carro e gostaria de saber se alguém aqui já terá tido os mesmos problemas.

    O meu carro é um Seat Leon 1.6 tdi (105 cv) de 2011.
    O carro tem neste momento 70 000 km e ultimamente tem-me feito uma chiadeira a frio. Hoje, no mecânico, tiraram a correia do alternador para ver se seria daí e o barulho continuou, ou seja, pensam que será da correia de distribuição. A chiadeira só acontece quando pego no carro pela primeira vez no dia e faz o barulho durante +/- 5 min e depois vai perdendo intensidade até não se ouvir mais.

    Curiosamente, nestes últimos dias, tem-me acontecido outra coisa que não sei se estará interligado com esta chiadeira ou não.
    Quando pego no carro a frio, se acelerar até +/- às 2000 rpm e meter o pé à embraiagem para meter a seguinte velocidade (acontece mais da 1ª para a segunda e da 2ª para a 3ª velocidade), mal carrego na embraiagem, ouve-se uma espécie de ruído de "chapa contra chapa" que dura uma fracção de segundo e depois para. Conforme vou andando, também este barulho desaparece. O ruído é como se a embraiagem não "pegasse" logo, ou seja, parece que resvala um bocado e só depois é que engata. A nível do funcionamento, não noto nada, é mesmo só este barulho.
    Já com o carro parado, se puser em ponto morto e largar o pedal da embraiagem, ouve-se um ruído da embraiagem que deve ser do rolamento de encosto. Será que este novo ruído se deve também ao rolamento de encosto?

    A chiadeira, vem do lado esquerdo do motor (se estiver de frente para o carro), mas o outro ruído que deve ser da embraiagem parece vir do lado direito do motor.

    Segunda-feira devo levar o carro ao stand onde o comprei e devem substituir a correia de distribuição, até porque só o kit custa à volta de 200 euros, sem IVA, portanto eles que paguem, porque com 70 000 km e para quem sempre cuidou do carro, não se justifica este problema, mas o meu medo até é mais se não for da correia de distribuição mas sim da embraiagem. Embora também não tenha km's suficientes para ter problemas de embraiagem (teoricamente), aí eles podem sempre usar o argumento de que a embraiagem está assim devido ao tipo de condução...

    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    #2
    Eu voto na embraiagem porque distribuição ainda é muito cedo para trocar. Se for embraiagem começa a preparar a carteira.

    Comentário


      #3
      A embraiagem também pode causar uma chiadeira? A chiadeira como é rítmica (já agora, se acelerar, a chiadeira também aumenta de ritmo, por assim dizer), sempre parti do princípio que seria de uma correia ou de algum tensor ou algo assim.
      Se a chiadeira for realmente da embraiagem, o ruído não deveria ser mais notório do lado direito do motor e não do esquerdo, como é o caso?

      De qualquer das formas já sei que estou lixado, porque seja um ou outro, vai ser uma despesa para cima de 400 euros.

      Comentário


        #4
        Embraiagem seria do lado do condutor. Se o ruído vem do lado do passageiro, poderá ser alguma correia ou rolamento(tensor, bomba de água,etc..).

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          #5
          Pois, também diria que a chiadeira é de alguma correia e o outro barulho quando acelero e carrego na embraiagem deve mesmo ser da embraiagem. Devem ser dois problemas distintos. É esta a minha sorte. :p

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Embraiagem seria do lado do condutor. Se o ruído vem do lado do passageiro, poderá ser alguma correia ou rolamento(tensor, bomba de água,etc..).
            Ele referiu que o barulho é notório no lado esquerdo...

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              #7
              Visto de frente ou sentado ao volante?

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                #8
                O ruído que falas quando largas o pedal por acaso é igual a este?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Areis30 Ver Post
                  Quando pego no carro a frio, se acelerar até +/- às 2000 rpm e meter o pé à embraiagem para meter a seguinte velocidade (acontece mais da 1ª para a segunda e da 2ª para a 3ª velocidade), mal carrego na embraiagem, ouve-se uma espécie de ruído de "chapa contra chapa" que dura uma fracção de segundo e depois para. Conforme vou andando, também este barulho desaparece. O ruído é como se a embraiagem não "pegasse" logo, ou seja, parece que resvala um bocado e só depois é que engata. A nível do funcionamento, não noto nada, é mesmo só este barulho.
                  Já com o carro parado, se puser em ponto morto e largar o pedal da embraiagem, ouve-se um ruído da embraiagem que deve ser do rolamento de encosto. Será que este novo ruído se deve também ao rolamento de encosto?

                  Areis30, esse barulho metálico que descreves quando o carro está a frio até as 2000 rpm (mas nem sempre faz) será certamente defeito dos injectores, tenho um Golf de 2010 com o mesmo do teu Leon e também acontece o mesmo
                  Infelizmente ha imensos casos de problemas com os injectores desde motor
                  O bimassa desdes carros também é fragil... experimenta arrancar só de embraiagem (ou se quiseres uma prova de esforço) faz.lo numa ligeira subida, se tremer é porque ja nao está a 100%
                  Editado pela última vez por Pedro105; 25 April 2015, 22:46.

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                    #10
                    Boas,

                    @apsol sim, o ruído é exatamente esse... Na altura foi-me dito aqui que seria do rolamento de encosto e que não seria nada de preocupante. Referi isso várias vezes no mecânico e ele também não me pareceu preocupado nem desmentiu quando referi que seria do rolamento de encosto...(tanto no mecânico a que costumo ir, como no mecânico da EMAC)

                    @Pedro105 Quanto aos injetores, na altura em que o carro me fazia aquele barulho irritante em baixas rotações, o chamado matraquear, levei-o à bosch para fazer um diagnóstico e disseram que o injetor 3 tinha um desvio de 1,2 e que a partir de 2,0 seria considerado avaria. Quando o levei à EMAC, fizeram a tal atualização de software dos injetores e o barulho desapareceu (agora só o faz em situações extremas mesmo, se o motor estiver mesmo a morrer) e disseram que não havia qualquer problema com os injetores. Confiei no que me disseram, porque parto do princípio que a oficina da marca conheça melhor os "seus" carros e, geralmente, eles querem é vender. Podiam ter aproveitado a deixa da bosch e ter dito que realmente teria de se mudar os injetores para me tentar impingir a venda, mas não disseram nada disso.

                    Nunca notei que o carro tremesse, mas farei o teste e logo se verá.
                    Se realmente se verificar que o problema é dos injetores, será que compensa reparar ou terá mesmo de ser substituído a determinado ponto?

                    De qualquer forma, hoje vou levar o carro ao stand onde o comprei para resolverem a questão da chaideira (do lado do passageiro), que deverá ser da correia de transmissão, e depois também lhes falo nesta questão que o Pedro105 referiu ser dos injetores e também vejo o que digam.
                    Depois quanto souber mais alguma coisa (dentro de 2 ou 3 dias, espero) também venho apresentar o ponto da situação.
                    Editado pela última vez por Areis30; 27 April 2015, 11:55.

                    Comentário


                      #11
                      O ruído que deverá ser da embraiagem é do lado do condutor.

                      Comentário


                        #12
                        Areis30, diz-me mais uma coisa, o teu tambem faz este barulho todo quando fazes as mudanças?

                        Comentário


                          #13
                          Até tive de ir agora ao carro fazer este teste...
                          O meu também faz esse "clonk", mas parece-me que não é com tanta intensidade como se ouve no vídeo.
                          Mas isso deverá ser normal, não? Quero dizer, com o carro desligado, é normal que faça mais barulho, até porque se calhar a lubrificação não será a mesma que com o carro ligado (se calhar estou a dizer uma grande asneira...), não?

                          Comentário


                            #14
                            Pois eu já pensei que pode ser por estar desligado e pela lubrificação mas acontece que tambem faz com o carro ligado só que não se ouve tão bem porcausa do som do motor que abafa e talvez por isso pensar-se que faz o barulho pelo carro estar desligado.

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                              #15
                              Pois, compreendo perfeitamente... De qualquer forma, pode ser que mais alguém tenha algo a dizer sobre este caso em particular. Eu diria que não deve ser nada de grave, mas é a tal coisa, ninguém conhece melhor o carro que o dono...

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                                #16
                                Boas,

                                ontem então lá fui buscar o carro ao stand onde o tinha comprado, porque me tinham ligado a dizer que o carro estava pronto.
                                Quando cheguei lá, tinham resolvido o problema da chiadeira que, tal como suspeitava, era da correia de transmissão. Pelos vistos, estas novas correias têm uma película de plástico na parte interior e, com o tempo, começam a fazer barulho. Esta foi a justificação que o mecânico que meu. Resumindo: mudaram-me a correia de transmissão, os rolamentos, o esticador e a bomba de água, tudo coberto pelo stand. Hoje já fui testar a ver se o barulho tinha realmente desaparecido e já não se ouvia nada.
                                Quanto àquela questão de o carro fazer um ligeiro ruído quando acelero com o carro a frio, o mecânico diz que não notou nada de errado. Vou deixar andar para já e vou-me mantendo atento quanto a isso e depois logo se vê.

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                                  #17
                                  Ainda bem que resolveste o problema ou parte dele.
                                  Não sabia que as correias têm plastico por dentro, vou ver no meu se tem.

                                  Comentário

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