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Possível conversão GPL Opel Corsa C

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    Possível conversão GPL Opel Corsa C

    Boas pessoal

    Como a vida da muitas voltas e com os combustíveis cada vez mais caro tenho nos últimos dias andado a pensar nesta possibilidade.

    O que acontece é que no ano passado eu andava com o Polo ca da casa (1.2TDI), porque era eu que fazia mais km por mês. Entretanto a vida mudou e quem passou a fazer mais km por mes e a minha namorada, logo ela passou a usar o Polo.

    Como segundo carro existe em Opel Corsa C 1.2 de 2001, carro este que era usado pela minha namorada para fazer cerca de 10 km por dia. Agora quem anda com ele sou eu, e faço cerca de 1000 - 1200 km por mes, ou seja ainda gasto alguns € em gasolina.

    Fruto do meu trajecto diário e do transito que apanho todos os dias neste carro faço consumos de 6,5-7 litros

    O que me comecei a questionar era se compensaria colocar um kit de GPL neste carro para assim ter alguma poupança ao final do mes, nao gastando tanto dinheiro em gasolina.

    Ja andei a ler muita coisa, e ate ja andei no forum autogas a ver por la testemunhos e tudo e cada vez estou mas convencido que faria uma poupança ainda considerável e com os km que faço em cerca de 2 anos conseguiria pagar o kit.

    Agora, gostava de saber a opinião, se vale a pena colocar kit de GPL? se sim, onde na zona do Porto?
    ou se deixo ficar a gasolina na mesma.

    O carro é para manter, nao estamos em altura de andar a fazer ca trocas de carros so porque sim, e visto que ele ate nao tem dado grandes problemas vai-se manter ca em casa.

    O carro esta com 106 mil km actualmente

    #2
    de acordo com o nº de kms, o gpl pode demorar mais ou menos tempo a render. acho que nesse carro não haverá problemas até porque parece ter poucos kms, mas eu apoio sempre quem tiver a vontade de fazer essa transformação ;)

    Comentário


      #3
      pipo22, já colocaste o teu dilema no forum autogas ? Lá é o sitio ideal para tirares as tuas dúvidas.

      Se os testes de compressão estiverem bem, 106 mil kms, ainda tem muito para andar. Para esse carro, conta com 40 mil kms para pagar o investimento no kit GPL.

      Já agora, a vida dá muitas voltas, assim como ainda por dar mais. O que quero dizer é, vês-te a ter o carro por mais 3 anos ? (1200 kms por mês, dá +- 3 anos para pagar o kit GPL) Se sim, força, se não...não vale a pena.
      Editado pela última vez por GPLduradouro; 24 April 2015, 12:30.

      Comentário


        #4
        Tenho Gpl num motor semelhante (z14xep) quase 100 mil em cima do lombo sem queixas , o meu pagou se rápido (30 mil ano ano no minimo) so tenho a recomendar .

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
          pipo22, já colocaste o teu dilema no forum autogas ? Lá é o sitio ideal para tirares as tuas dúvidas.

          Se os testes de compressão estiverem bem, 106 mil kms, ainda tem muito para andar. Para esse carro, conta com 40 mil kms para pagar o investimento no kit GPL.

          Já agora, a vida dá muitas voltas, assim como ainda por dar mais. O que quero dizer é, vês-te a ter o carro por mais 3 anos ? (1200 kms por mês, dá +- 3 anos para pagar o kit GPL) Se sim, força, se não...não vale a pena.
          por acaso ainda nao coloquei a duvida no forum autogas, mas vou ver se coloco la.

          vejo-me a ter este carro no minimo mais uns 5 anos, nao tenciono mudar de carro tao cedo, so se começar a dar muitas dores de cabeças e muitas despesas, coisa que nao tem dado, senao é carro para manter durante mais um bom tempo, muito mais que 5 anos se possivel.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
            pipo22, já colocaste o teu dilema no forum autogas ? Lá é o sitio ideal para tirares as tuas dúvidas.

            Se os testes de compressão estiverem bem, 106 mil kms, ainda tem muito para andar. Para esse carro, conta com 40 mil kms para pagar o investimento no kit GPL.

            Já agora, a vida dá muitas voltas, assim como ainda por dar mais. O que quero dizer é, vês-te a ter o carro por mais 3 anos ? (1200 kms por mês, dá +- 3 anos para pagar o kit GPL) Se sim, força, se não...não vale a pena.
            Sim... até porque colocar esta questão aqui é a mesma coisa que um Super Dragão gritar golo no meio da claque dos NN...

            95% dos utilizadores deste fórum abominam o GPL.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pipo22 Ver Post
              por acaso ainda nao coloquei a duvida no forum autogas, mas vou ver se coloco la.

              vejo-me a ter este carro no minimo mais uns 5 anos, nao tenciono mudar de carro tao cedo, so se começar a dar muitas dores de cabeças e muitas despesas, coisa que nao tem dado, senao é carro para manter durante mais um bom tempo, muito mais que 5 anos se possivel.
              É o meu conselho.




              Olha... o meu foi convertido em 2013 e demorará 34000km a amortizar o investimento... já só faltam 6000km... e isto porque comecei a fazer menos kms.

              A 15000km por ano... deves demorar um pouco mais de 2 anos a amortizar... além de o GPL preservar a mecânica.

              Comentário


                #8
                Um simulador para ajudar a fazer as contas:

                GALP - Simulador GPL

                Eu no teu lugar colocaria GPL, ainda hoje passei numa bomba com a gasolina a 1,749€/Litro, perto de casa tenho uma bomba (só GPL) a menos de 0,65€/Litro

                Comentário


                  #9
                  As petrolíferas têm uma política de descontos mais agressiva... sobretudo a Galp... descontos directos, talão continente, vales com seguradoras, pontos a dobrar, etc.

                  Hoje meti GPL na Galp a €0,414/litro juntando os descontos... na margem sul é possível colocar a €0,374/litro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                    As petrolíferas têm uma política de descontos mais agressiva... sobretudo a Galp... descontos directos, talão continente, vales com seguradoras, pontos a dobrar, etc.

                    Hoje meti GPL na Galp a €0,414/litro juntando os descontos... na margem sul é possível colocar a €0,374/litro.
                    Excelente

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                      As petrolíferas têm uma política de descontos mais agressiva... sobretudo a Galp... descontos directos, talão continente, vales com seguradoras, pontos a dobrar, etc.

                      Hoje meti GPL na Galp a €0,414/litro juntando os descontos... na margem sul é possível colocar a €0,374/litro.
                      Xiça amigo, qualquer dia pagam-te para meteres gás. Eu a pensar que era o maior a meter a 57 cents...

                      Comentário


                        #12
                        Maximizo ao máximo os descontos... a cada €11 de GPL poupo €23

                        Basicamente, abasteço numa Galp que tem o GPL a €0,644, uso o talão do continente de €0,15 e o Vale da Logo (Pontos GALP) de €0,08...

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho poupado mais, o carro só anda ao fim de semana agora lol

                          Quanto a esses simuladores, atenção que alguns não fazem contas à gasolina que se usa para arranque e convém fazer contas à manutenção.

                          Comentário


                            #14
                            Exato...

                            Bem deixo aqui os meus dados registados em 28000km a GPL para se poder fazer uma simulação

                            Diferença de consumo entre combustíveis: 11%
                            Média de consumo de gasolina: 0,75L/100km (se não deixarem acabar o GPL deverá rondar os 0,5L)

                            Revisão do sistema a cada 15000km: €25 (troca do filtro de fase gasosa)

                            Comentário


                              #15
                              Os Km que fazes acho que não compensa a transformação.

                              Comentário


                                #16
                                Acho que a questão nem é o número de kms mas sim o número de anos que ele pondera ficar com o carro.

                                A fazer 15000km por ano, a conversão ficará paga em cerca de dois anos e três meses.

                                Não é muito... falamos é de um carro já com alguns anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para ajudarem mesmo o homem façam as contas todas!

                                  O kit a instalar varia bastante, tal como o preço da instalação e implica uma inspeção do tipo B;
                                  O kit GPL tem alguma manutenção, nem que seja o respetivo filtro que tem de ser trocado periodicamente e não é de borla;
                                  O carro não vai andar sempre a GPL, nomeadamente no arranque ou se deixares acabar o gás, ou seja, o gasto de gasolina não passa a ser zero e não há locais de abastecimento em todo o lado, sendo que uma deslocação adicional pode comprometer parte da poupança nesse depósito;
                                  Creio que esse motor não necessita, mas vários há que precisam de lubrificante específico para as válvulas do motor. Mais um custo;
                                  O Corsa já tem uma mala pequena... com o kit GPL passará ainda a ser menor;
                                  A aquisição do kit que custa, por exemplo 1.700 euros, tem que ser paga na hora. Podes largar esse dinheiro de uma só vez? Não preferes gastar aos poucos na bomba? O recurso a eventual crédito ainda vai encarecer mais o custo do kit;
                                  Atenção que os poucos póneis desse motor vão passar ainda a ser menos, ainda que imagino que a diferença seja pequena;
                                  Lembro ainda que, por regra, o facto de o carro ter um kit gpl não o valoriza, sendo comum até ocorrer o oposto, isto numa futura hipotética venda.

                                  Que fique claro. Não sou contra o GPL e até conduzo com frequência um carro a GPL, mas considero importante considerar o maior número possível de variáveis antes de avançar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vamos lá tentar responder a todas as tuas questões..

                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Para ajudarem mesmo o homem façam as contas todas!

                                    O kit a instalar varia bastante, tal como o preço da instalação e implica uma inspeção do tipo B;
                                    Isso é verdade, mas o preço da instalação já tem isso tudo incluído... é pagar e levantar o carro convertido e com a burocracias todas. Como já escrevi antes, em 2013 tive orçamentos entre os €1500 e os €1800... fiz por €1650... atualmente as conversões estão mais baratas.

                                    O kit GPL tem alguma manutenção, nem que seja o respetivo filtro que tem de ser trocado periodicamente e não é de borla;
                                    Certo, também já lhe foi dito que as revisões são a cada 15000km e custam cerca de €25, que é o valor do filtro de fase gasosa.

                                    O carro não vai andar sempre a GPL, nomeadamente no arranque ou se deixares acabar o gás, ou seja, o gasto de gasolina não passa a ser zero e não há locais de abastecimento em todo o lado, sendo que uma deslocação adicional pode comprometer parte da poupança nesse depósito;
                                    Já existem 280 postos com GPL em Portugal, e tirando no interior onde são mais raros, nas cidades é fácil abastecer. Quanto ao gasto de gasolina, o meu como faz lubrificação com gasolina e eu deixo sempre terminar o GPL, o meu gasto é de 0,75L de gasolina por cada 100km. Também já lhe foi dito.

                                    Creio que esse motor não necessita, mas vários há que precisam de lubrificante específico para as válvulas do motor. Mais um custo;
                                    Tal como disse na resposta anterior, o meu também não necessita, mas mesmo assim faz lubrificação com gasolina, daí os 0,75L. Nada como escolher um bom instalador.

                                    O Corsa já tem uma mala pequena... com o kit GPL passará ainda a ser menor;
                                    É maior que a do Panda de certeza, e olha que a minha continua igual à que tinha antes da conversão. Já que tens conhecimento, deves saber que existem dois tipos de depósitos... os cilíndricos e os tóricos. Os tóricos ocupam o espaço do pneu suplente, pneu esse que cada vez é mais raro vir nos automóveis. Eu tenho um kit anti-furo.

                                    A aquisição do kit que custa, por exemplo 1.700 euros, tem que ser paga na hora. Podes largar esse dinheiro de uma só vez? Não preferes gastar aos poucos na bomba? O recurso a eventual crédito ainda vai encarecer mais o custo do kit;
                                    É verdade, só que a partir do momento que o gastas vais começar a amortizar... Depois de 35000km já estás a poupar... e se não converteres depois desses 35000km vais continuar a agravar a diferença. O GPL é das poucas coisas que podes adquirir que se pagam a elas próprias.

                                    Atenção que os poucos póneis desse motor vão passar ainda a ser menos, ainda que imagino que a diferença seja pequena;
                                    Isso é um mito urbano, mito esse que vem do tempo em que andavam carros com bilhas na bagageira... agora que penso nisso, com a tua afirmação do espaço da bagageira... acho que tu ainda deves pensar que um carro a GPL usa uma bilha. Uma boa afinação deixa a resposta do motor exatamente igual. Um bom instalador até te pergunta se queres que o carro ande mais a GPL, a Gasolina ou igual. Eu escolhi igual e ainda hoje não noto diferenças no andamento nem na passagem.

                                    Lembro ainda que, por regra, o facto de o carro ter um kit gpl não o valoriza, sendo comum até ocorrer o oposto, isto numa futura hipotética venda.
                                    Isso acontecia antes de sair a Portaria 207-A/2013. Qualquer viatura que respeite o Regulamento ECE/ONU nº67 é bastante mais apetecível que uma viatura a gasolina, e por vezes até a diesel, pois a poupança é garantida com o GPL e não existem restrições como havia e ainda há para as viaturas convertidas sem respeitarem o Regulamento. A converter agora, é obvio que já respeita o regulamento.


                                    O GPL é o único combustível que tem aumentado o seu consumo em Portugal desde 2011 consecutivamente.


                                    Que fique claro. Não sou contra o GPL e até conduzo com frequência um carro a GPL, mas considero importante considerar o maior número possível de variáveis antes de avançar.
                                    Quem lê o que escreveste tem alguma dificuldade em acreditar nisso. Eu até acredito, podes conduzir mas a tua experiência deve ser apenas isso. E provavelmente até deve ser uma conversão antiga. Sabias que desde Julho de 2013, todas as conversões já não têm o dístico azul na traseira? Têm uma pequena vinheta verde no párabrisas, mais pequena que a do seguro e é essa vinheta que demonstra que a instalação respeita o Regulamento ECE/ONU nº 67.
                                    Editado pela última vez por Panda4x4; 28 April 2015, 12:12.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Telegraficamente para o Panda 4x4:

                                      O que eu penso é comigo e nem tu, nem ninguém sabe o que me vai na cabeça! Às vezes nem eu! Ficas também a saber que o carro em que costuma andar é de 2014! Tem cerca de 1 ano e até é turbinado! E esta, hein!?

                                      Ficas ainda a saber que o kit-antifuro não resolve todas as situações, caso te tenhas esquecido disso!

                                      Já agora, Portugal não é só as cidades. Onde o meu amigo vive tem o posto de abastecimento de GPL mais próximo a uns pouco simpáticos 20 km's! A sorte dele é que faz muitos km's por esse país fora!

                                      Seja como for, não estou para aqui a defender dama nenhuma (ao contrário de ti) estou apenas a tentar "abrir horizontes" ao pipo22. Não ganho nada ande ele a diesel, a gasolina ou a gpl! É lá com ele!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se o carro é para manter, e refiro manter uns 5anos, vai compensar o investimento... Agora, também depende como.diz o petrus, saber de que zona do país é, se tem postos de combustível no caminho, andar a fazer voltinhas pra ir abastecer vai fazer com que o retorno demore mais além do incómodo.

                                        Eu de momento faço menos de 300kms mês no meu, levou o kit com 127.000, tá com 210.000, investimento mais que pago e como não tou com ideias de o trocar, continua a compensar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Telegraficamente para o Panda 4x4:

                                          O que eu penso é comigo e nem tu, nem ninguém sabe o que me vai na cabeça! Às vezes nem eu! Ficas também a saber que o carro em que costuma andar é de 2014! Tem cerca de 1 ano e até é turbinado! E esta, hein!?

                                          Ficas ainda a saber que o kit-antifuro não resolve todas as situações, caso te tenhas esquecido disso!

                                          Já agora, Portugal não é só as cidades. Onde o meu amigo vive tem o posto de abastecimento de GPL mais próximo a uns pouco simpáticos 20 km's! A sorte dele é que faz muitos km's por esse país fora!

                                          Seja como for, não estou para aqui a defender dama nenhuma (ao contrário de ti) estou apenas a tentar "abrir horizontes" ao pipo22. Não ganho nada ande ele a diesel, a gasolina ou a gpl! É lá com ele!
                                          Aqui ninguém defende a dama de ninguém. Não estamos a falar de gajas.

                                          Se esse teu carro é de 2014, então os teus conhecimentos são quase nulos sobre o assunto.

                                          Pois o teu post foi basicamente a denegrir uma alternativa aos combustíveis tradicionais, que como podes ler esta errado da tua parte.

                                          Eu próprio já lhe disse para fazer as contas.

                                          Passa bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                            Aqui ninguém defende a dama de ninguém. Não estamos a falar de gajas.

                                            Se esse teu carro é de 2014, então os teus conhecimentos são quase nulos sobre o assunto.

                                            Pois o teu post foi basicamente a denegrir uma alternativa aos combustíveis tradicionais, que como podes ler esta errado da tua parte.

                                            Eu próprio já lhe disse para fazer as contas.

                                            Passa bem.
                                            Claro que não! Sou eu que defendo o GPL com unhas e dentes!

                                            Os meus conhecimentos são o que são! Tu ao menos podias ler bem! Não está escrito em lado algum que o carro é meu, embora não me importasse nada!

                                            Nunca quis denegrir nada! Apenas mostrar-lhe a outra face da moeda que tu te "esqueceste" de mostrar...

                                            PS - eu costumo passar bem, sobretudo quando não adulteram o que escrevo.

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                                              #23
                                              Ninguém aqui escreveu que um sistema é melhor que o outro.

                                              Já agora, diz lá aqui qual a outra face da moeda que eu me esqueci de mostrar sff.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um Kit de GPL compensa sempre, agora pode é demorar mais tempo a amortizar se fizer poucos km. O ideal será um utilizador que tenha um carro novo e que faça no mínimo 15000 km ano, agora o resto que faça menos km anuais vai demorar muito a compensar o investimento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não tem necessariamente que ser um carro novo. Se for um carro que o conheças que não tenha muitos kms e que esperes ficar com ele alguns anos é uma boa escolha.

                                                  Convém é antes de converter fazer uma boa revisão e aferir o estado de saúde mecânico.

                                                  No caso do pipo22, segundo os kms que ele refere ele faz cerca de 15000km anuais, o que deixa o investimento paga em pouco mais de 2 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto aos postos de abastecimento, passo por dois no meu percurso diario, ou seja andar as voltas para colocar GPL nao é problema que se possa colocar.

                                                    quanto ao pagar o kit, sim posso paga-lo logo, nao tenciono recorrer a créditos para tal.

                                                    mas por agora vou ter de adiar um pouco a conversão, bateram-me no carro(estava estacionado e quando cheguei tinha um rico presente ) e tenho de o mandar arranjar e vai ficar uma brincadeira jeitosa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O valor da conversão é idêntico ao valor comercial do carro, se juntares o dinheiro da conversão e da venda do carro podes ir buscar um carro mais recente a GPL ou diesel sem assim o desejares.
                                                      tipo
                                                      Citroën C3 1.1, € 5.000, Torres Novas - Standvirtual

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                                        Vamos lá tentar responder a todas as tuas questões..

                                                        Lembro ainda que, por regra, o facto de o carro ter um kit gpl não o valoriza, sendo comum até ocorrer o oposto, isto numa futura hipotética venda.

                                                        Isso acontecia antes de sair a Portaria 207-A/2013. Qualquer viatura que respeite o Regulamento ECE/ONU nº67 é bastante mais apetecível que uma viatura a gasolina, e por vezes até a diesel, pois a poupança é garantida com o GPL e não existem restrições como havia e ainda há para as viaturas convertidas sem respeitarem o Regulamento. A converter agora, é obvio que já respeita o regulamento.
                                                        Explica-me lá em que é que uma portaria altera o "apetite" de potenciais compradores por veículos usados a GPL, principalmente daqueles que continuam a ter receios (infundados, eu sei) e preconceitos relativamente ao GPL?

                                                        E, já agora, em que é que uma portaria altera os valores de retoma ditados pelo mercado, nomeadamente grande maioria dos comerciantes, que se servem de todos os pormenores para desvalorizar o que lhe querem vender (eu sei que na venda é o inverso)?

                                                        O que o Petrus apresentou foram FACTOS, pelo que a tua reação me parece de todo descabida, nomeadamente no "ataque pessoal"!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não querendo tomar partido pq ambos focam pontos relevantes, devo dizer q a valorização via decreto, advém da possibilidade de se estacionar em parques subterrâneos, o q foi até há pouco tempo impedimento para q muita gente informada e adepta do gpl, optasse por carros a gpl.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                                            Não querendo tomar partido pq ambos focam pontos relevantes, devo dizer q a valorização via decreto, advém da possibilidade de se estacionar em parques subterrâneos, o q foi até há pouco tempo impedimento para q muita gente informada e adepta do gpl, optasse por carros a gpl.
                                                            Concordo, mas infelizmente não é esse o único ponto que "afugenta" potenciais compradores de veículos a GPL.

                                                            Comentário

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