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Nissan Micra K11 1.0 - Ruídos

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    Nissan Micra K11 1.0 - Ruídos

    Olá a todos.

    Sou novo aqui, por isso espero estar na secção correcta.
    Tenho um Nissan Micra K11 1.0, não com mais de cem mil km.

    Passo então a explicar o meu problema principal: dois ruídos. Há quem não lhes dê grande importância, enquanto outras pessoas (como eu) ligam aos ruídos todos. Sou da opinião: se faz um ruído que antes não fazia então algo aconteceu para começar a fazer ruído.

    Aqui há uns tempos, quando o carro estava em andamento, em grandes oscilações, como lombas ou covas, fazia um barulho na traseira do género "toq toq". Fui ao mecânico, o qual trocou os pendurais e os casquilhos da barra estabilizadora traseira. Este "toq toq" desapareceu, mas passado algum tempo apareceu outro ruído na traseira que acontece quando o carro faz, por exemplo, uma curva longa ou sobe e desce um passeio. O barulho é parecido com o "toq". Nas curvas longas (por exemplo, a entrar na auto-estrada) o carro fica inclinado para um dos lados durante algum tempo e é quando volta ao estado normal (em linha recta) que faz o tal "toq". A descer os passeios, depois de estar estacionado algum tempo, também faz. Parece inclusive que algo se está a partir ou mal lubrificado quando volta ao estado normal. Não percebo de que seja este barulho. Alguém me pode ajudar?

    Quanto ao outro ruído, ele vem do movimento do volante. Quando estou a estacionar o carro, ao virar o volante todo para a direita "tum" e depois para a esquerda "tum". Se parar o volante no momento em que ele faz o "tum" e o girar num curto espaço ele faz sempre o barulho. É como se estivesse algo a torcer. Não sei do que possa ser, mas há uns quatro meses atrás ele não fazia este barulho e sinto que, de dia para dia, tem vindo a aumentar. Alguém me pode ajudar?

    Espero ter explicado de forma perceptível, pode estar um pouco confuso, mas não consigo explicar de outra forma.

    Obrigado. :D

    Cumps!! ;)

    #2
    Algum casquilho de borracha que partiu. É normal com o tempo e é recomendado a sua correcção o mais depressa possível para evitar um desgaste anormal dos pneus e esforço suplementar noutros componentes.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Algum casquilho de borracha que partiu. É normal com o tempo e é recomendado a sua correcção o mais depressa possível para evitar um desgaste anormal dos pneus e esforço suplementar noutros componentes.
      Olá eblase,

      Antes de mais, obrigado pela resposta. Em relação aos casquilhos de borracha que falas, esses casquilhos ficam onde? Precisava de saber com mais detalhe para poder ir ao mecânico e questioná-lo.

      Em relação ao volante, sabes o que possa ser?

      Obrigado.

      Cumps!! ;)

      Comentário


        #4
        Boa tarde,

        Alguém mais gostaria de dar o seu contributo para me ajudar?
        Obrigado.

        Cumprimentos,

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bumblebee Ver Post
          Boa tarde,

          Alguém mais gostaria de dar o seu contributo para me ajudar?
          Obrigado.

          Cumprimentos,

          Os casquilhos da suspensão que tanto pode ser da barra estabilizadora, do charrion, braço suspensão/triângulo suspensão ou algum pendural/rótula. Agora saber qual deles é que está partido, só analisando.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Os casquilhos da suspensão que tanto pode ser da barra estabilizadora, do charrion, braço suspensão/triângulo suspensão ou algum pendural/rótula. Agora saber qual deles é que está partido, só analisando.
            eblase, muito obrigado pela dica, vou ao mecânico pedir que analise a situação. ;)

            Em relação ao barulho da direcção, aquele tum tum (parece que está a torcer algo) que faz ao virar, alguém me pode ajudar?

            Cumprimentos,

            Comentário


              #7
              As braçadeiras que apertam os casquilhos no eixo traseiro é preciso desapertar e subir as braçadeiras um pouco e apertar novamente...o técnico percebe esta dica.
              O ruido da direção poderá ser nas suspensões junto ás torres das mesmas,levantar a viatura e virar a mesma estando com a mão nas suspensões estar atento ao som do ruido ...acho que deves ir a um técnico para experimentar.

              Comentário


                #8
                Boas!! ;)

                Obrigado pelas dicas veterano, esta semana vou ver se consigo ir ao mecânico para me resolver o problema que, presumo eu, pode vir a agravar-se.

                Cumprimentos,


                Bumblebee

                Comentário


                  #9
                  Boa tarde,

                  Fui ao mecânico hoje e relativamente aos problemas apresentados (o barulho "toc" atrás e o barulho "tum tum" quando viro a direcção) ele disse-me:
                  - O barulho "toc" pode ser dos sinoblocos (tem oito) ou do rolamento do lado traseiro esquerdo que parece estar a abanar;
                  - Na direcção falou-me da violete direita (já que o barulho vem do lado direito).

                  Para além disso, antes de mudar sinoblocos ou rolamento, aconselhou-me a parafinar o carro.

                  Qual a vossa opinião relativamente a isto?

                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    #10
                    Tal como disse, era sinoblocos. É inteligente mudar todos para melhor afinação da direcção e feeling.

                    Comentário


                      #11
                      eblase, mais uma vez, obrigado pela tua resposta. ;)
                      Entretanto, eu não pedi orçamento para mudar os sinoblocos, mas deve ser um dinheirão, não?

                      E sobre parafinar o carro, que dizes sobre isto? ;)

                      Cumprimentos,

                      Comentário


                        #12
                        Cada braço custa entre 45 a 70€ conforme medida do instalado.
                        Fica mais em conta trocar o braço oscilante do que andar a trocar casquilhos/rótula.

                        Já a ponteira de direcção(violette, já vi cada nome.....) é coisa para 7€ cada e recomendo trocar ao par para fazer um único alinhamento.

                        Fazendo contas por alto, tens aí <150€ em peças para teres isso como deve ser.

                        Vê os preços aqui:

                        Braço oscilantes:
                        http://www.autopartslogistic.com/inc...%20obl%EDquo)#

                        Ponteira direcção:
                        http://www.autopartslogistic.com/inc...ticula%E7%E3o#

                        Porquê parafinar? Passar o liquido para a estrada para depois os motociclistas andarem aos papéis?

                        Comentário


                          #13
                          Boas,

                          eblase, pensava que podia ser mais caro. Mas olha uma coisa: os braços oscilantes não são é a mesma coisa que os sinoblocos, certo? Se mudar os braços oscilantes convém mudar os sinoblocos?

                          Em relação à ponteira direcção, já mudei uma vez a da esquerda, por isso não vai poder ser ao mesmo tempo. Mas obrigado pela dica!! ;)

                          Pois, o mecânico sugeriu parafinar para ver se o barulho "toc" atrás desaparecia. Confesso que sou um pouco leigo na matéria. Uma vez que moro no Porto, nem sei até que ponto existe aqui uma oficina que faça parafinação do automóvel.

                          Obrigado, mais uma vez. ;)

                          Cumps. ;)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bumblebee Ver Post
                            Boas,

                            eblase, pensava que podia ser mais caro. Mas olha uma coisa: os braços oscilantes não são é a mesma coisa que os sinoblocos, certo? Se mudar os braços oscilantes convém mudar os sinoblocos?

                            Em relação à ponteira direcção, já mudei uma vez a da esquerda, por isso não vai poder ser ao mesmo tempo. Mas obrigado pela dica!! ;)

                            Pois, o mecânico sugeriu parafinar para ver se o barulho "toc" atrás desaparecia. Confesso que sou um pouco leigo na matéria. Uma vez que moro no Porto, nem sei até que ponto existe aqui uma oficina que faça parafinação do automóvel.

                            Obrigado, mais uma vez. ;)

                            Cumps. ;)
                            Cada braço tem dois casquilhos e um rótula.
                            A barra estabilizadora(se tiver) também usa.

                            Comentário


                              #15
                              eblase,

                              Sim, tem barra estabilizadora e já foram mudados os casquilhos da mesma. Fiquei um pouco confuso com a informação. Pelo que percebi:
                              - Na direcção cada braço tem dois casquilhos e uma rótula, é isso?

                              É que antes, eu perguntei se os braços oscilantes eram diferentes dos sinoblocos. É que os sinoblocos devem ser caros.

                              Já agora, alguém sabe de algum produto para passar nas borrachas e plásticos exteriores do carro para lhes dar brilho e protecção?

                              Cumps. ;)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bumblebee Ver Post
                                eblase,

                                Sim, tem barra estabilizadora e já foram mudados os casquilhos da mesma. Fiquei um pouco confuso com a informação. Pelo que percebi:
                                - Na direcção cada braço tem dois casquilhos e uma rótula, é isso?

                                É que antes, eu perguntei se os braços oscilantes eram diferentes dos sinoblocos. É que os sinoblocos devem ser caros.

                                Já agora, alguém sabe de algum produto para passar nas borrachas e plásticos exteriores do carro para lhes dar brilho e protecção?

                                Cumps. ;)
                                A direcção tem uma ponteira/rótula. Fim da história.

                                O braço oscilante (triangulo...... há vários nomes) tem dois casquilhos/sinoblocos e uma rótula. Quando a rótula cede, é aconselhável trocar o braço oscilante.

                                Casquilho = sinobloco = silentblock

                                Comentário


                                  #17
                                  eblase, muito obrigado pela explicação. ;)

                                  Cumprimentos!! ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    [QUOTE=Bumblebee;1068493442]Boa tarde,

                                    Fui ao mecânico hoje e relativamente aos problemas apresentados (o barulho "toc" atrás e o barulho "tum tum" quando viro a direcção) ele disse-me:
                                    - O barulho "toc" pode ser dos sinoblocos (tem oito) ou do rolamento do lado traseiro esquerdo que parece estar a abanar;
                                    - Na direcção falou-me da violete direita (já que o barulho vem do lado direito).

                                    Para além disso, antes de mudar sinoblocos ou rolamento, aconselhou-me a parafinar o carro.

                                    Qual a vossa opinião relativamente a isto?

                                    Cumprimentos,[/QUOTE
                                    A muitos anos que não ouvia um mecanico dizer para parafinar um automovel ....lavam-se apenas ... nem os camiões são parafinados e têm chassi.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que deves procurar a opinião de outro técnico.... muita confusão em termos de diagnóstico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olá veterano,

                                        Pois, por acaso o diagnóstico foi um pouco confuso. Se queres que te diga até eu fico confuso e sem saber o que é. Já estive para filmar com som o ruído "TOC" atrás para postar o vídeo aqui e vocês ouvirem. Cada vez faz mais ruído, vou tentar ir ao mecânico de novo esta semana. Eu acredito que possa ser talvez dos sinoblocos...

                                        Quanto ao barulho que a direcção faz, parece ser da ponta de direcção/violete.

                                        Sinceramente nunca tinha ouvido falar em parafinar o automóvel... Mas pronto, nem pus essa ideia em questão.

                                        Cumprimentos!! ;)

                                        Comentário

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