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Melhor Chassis Segmento C

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    Melhor Chassis Segmento C

    Boa tarde,

    sem querer já lançar uma guerra entre users venho aqui por-vos uma questão.

    Tenho uma Focus SW de 2013 e realmente estou muito satisfeito a nível de comportamento... A estabilidade daquilo, a maneira como se agarra ás curvas, como faz uma curva... estes dias ia a 150km/h em curva numa AE e tive de travar bruscamente, pensei "já foste".. mas não, o carro inclinou um pouco a frente como é normal mas sentia traseia que parecia ir a fugir a levar uma sacudidela e a endireitar com uma facilidade... uma altura nos primeiros tempos que tive a carrinha (antes tinha um Audi A4 B5) ia a entrar numa curva quando reparei que ia a uma velocidade excessiva e pensei..."ja fomos"... apontei o carro á curva e ele fez aquilo com uma facilidade...

    Na altura o vendedor disse-me que o chassis do focus é o melhor chassis a nivel mundial deste segmento... que opinioes teem? que outros preferem?

    Cumprimentos

    #2
    Do mundo e arredores, mas de longe, então sendo o vendedor a dizer !!

    Comentário


      #3
      Como sabes, um carro é muito mais que chassis! Estou a ignorar o aspeto motor e a falar de suspensões, direção, tração, travões...

      Nos generalistas o Focus tem boa fama e proveito, mas qualquer versão "picante" faz muito melhor: megane RS, Astra OPC, Golf GTI e por aí adiante!

      Considerando todos os elementos, para quem valoriza mesmo a componente dinâmica (de que o chassis é um elemento muito importante) em carros de dia-a-dia penso que o Serie 1 continua um nível acima de todos, Focus incluído!!!

      Comentário


        #4
        Isto é conversa que dá pano para mangas, sobretudo se se limitar à opinião pessoal. Mas um bom indicador será talvez os testes de alce porque representam uma situação limite. Pegando neste teste julgo que ainda está por destronar o velhinho Citroen Xantia com suspensão hidractiva, que se comportava melhor que um Porsche 911! O Focus RS também tinha uma excelente pontuação mas penso que o Focus "normal" vinha mais a meio da tabela. Vou se encontro a listagem e já a posto aqui.

        Comentário


          #5
          O chassis do Focus sempre foi das referências no segmento, há uns anos atrás (no tempo do Focus mk1) era mesmo a referência. Com o passar dos anos, grande parte da concorrência já se nivelou ao mesmo patamar. Depois é uma questão de gosto, uns são mais filtrados, outros mais directos e reativos...e penso que seja nestes últimos que os Focus se enquadram e daí a unanimidade quanto ao seu bom chassis.

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            #6
            Cá está ela, a lista com o ranking do teste do alce que eu tinha visto.
            Comfirma-se a minha impressão. O Focus RS está lá para cima mas o Focus normal aparece bem mais abaixo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Como sabes, um carro é muito mais que chassis! Estou a ignorar o aspeto motor e a falar de suspensões, direção, tração, travões...

              Nos generalistas o Focus tem boa fama e proveito, mas qualquer versão "picante" faz muito melhor: megane RS, Astra OPC, Golf GTI e por aí adiante!

              Considerando todos os elementos, para quem valoriza mesmo a componente dinâmica (de que o chassis é um elemento muito importante) em carros de dia-a-dia penso que o Serie 1 continua um nível acima de todos, Focus incluído!!!
              Pois eu estou a falar em generalistas... não em versões desportivas... por exexmplo, conduzi uma saab sport hatc com o chassis desportivo e mesmo assim não estou a ver grandes diferenças...

              Pois mas o s1 é rwd, certo? eu queria falar em fwd

              Obrigado pelo feedback

              para os users que veem criticar so por criticar deem alguma resposta construtiva...

              Comentário


                #8
                Essa travagem sem EBD e não adiantava nada o bom chassis que o teu carro tem.

                Comentário


                  #9
                  É difícil falar em referências quanto a comportamento em carros do segmento C com 100/120cv diesel, pois não estão predestinados a ser exemplares na eficácia, antes sim, num compromisso que não ponha em causa nenhum nos itens essenciais no desempenho da suspensão. Ainda assim, posso dizer que já experimentei vários segmento C, e sem dúvida a fama do Focus não é gratuita.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                    É difícil falar em referências quanto a comportamento em carros do segmento C com 100/120cv diesel, pois não estão predestinados a ser exemplares na eficácia, antes sim, num compromisso que não ponha em causa nenhum nos itens essenciais no desempenho da suspensão. Ainda assim, posso dizer que já experimentei vários segmento C, e sem dúvida a fama do Focus não é gratuita.
                    Eu já tive um Focus de 2009 a 2012 e sinceramente nunca lhe vi qualquer predicado melhor que a Megane que tenho agora, mas também é certo que, felizmente, nunca tive que testar os limites nem de uma nem de outra.
                    Editado pela última vez por 33Stradale; 07 May 2015, 14:46.

                    Comentário


                      #11
                      Dos pequenitos só o S1 me parece diferente, mais preciso, equilibrado e reativo. Os FWD parecem-me todos muito parecidos, todos a um excelente nível. Longe já vão os tempos em que um Golf 4 parecia um barco em dia de tempestade.
                      Editado pela última vez por Jbranco; 07 May 2015, 14:48. Razão: onde se lia RWD dever-se-ia ler FWD

                      Comentário


                        #12
                        Eu vejo a coisa de outra forma, não há maus chassis. Claro que há uns melhores que outros, mas para a generalidade dos condutores não há diferenças significativas.

                        Veja-se o esquema de suspensão traseiro que tantas marcas alteraram (recordo assim de cabeça da honda e vw) independente para eixo de torsão. A maior parte das pessoas não tem noção nem nota diferenças

                        Quanto ao chassi do focus, ainda não experimentei nenhum desta geração...


                        Cump.

                        Comentário


                          #13
                          Eu também não quero armar guerras...




                          Mas acho que o Giulietta é brutal.





                          Mas a questão é, quantos conduziste para dizeres que esse é que é o"tal"??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                            Boa tarde,

                            sem querer já lançar uma guerra entre users venho aqui por-vos uma questão.

                            Tenho uma Focus SW de 2013 e realmente estou muito satisfeito a nível de comportamento... A estabilidade daquilo, a maneira como se agarra ás curvas, como faz uma curva... estes dias ia a 150km/h em curva numa AE e tive de travar bruscamente, pensei "já foste".. mas não, o carro inclinou um pouco a frente como é normal mas sentia traseia que parecia ir a fugir a levar uma sacudidela e a endireitar com uma facilidade... uma altura nos primeiros tempos que tive a carrinha (antes tinha um Audi A4 B5) ia a entrar numa curva quando reparei que ia a uma velocidade excessiva e pensei..."ja fomos"... apontei o carro á curva e ele fez aquilo com uma facilidade...

                            Na altura o vendedor disse-me que o chassis do focus é o melhor chassis a nivel mundial deste segmento... que opinioes teem? que outros preferem?

                            Cumprimentos
                            De que carros viste antes, pelo menos recentemente?

                            Comentário


                              #15
                              O Focus tem muita boa reputação nesse aspecto. Por isso é que a Ford até é apreciada na Europa apesar de ser americana.
                              Os carros que faz na Europa são muito bem ajustados ao nosso mercado e o chassis é um dos factores para isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                                Boa tarde,

                                sem querer já lançar uma guerra entre users venho aqui por-vos uma questão.

                                Tenho uma Focus SW de 2013 e realmente estou muito satisfeito a nível de comportamento... A estabilidade daquilo, a maneira como se agarra ás curvas, como faz uma curva... estes dias ia a 150km/h em curva numa AE e tive de travar bruscamente, pensei "já foste".. mas não, o carro inclinou um pouco a frente como é normal mas sentia traseia que parecia ir a fugir a levar uma sacudidela e a endireitar com uma facilidade... uma altura nos primeiros tempos que tive a carrinha (antes tinha um Audi A4 B5) ia a entrar numa curva quando reparei que ia a uma velocidade excessiva e pensei..."ja fomos"... apontei o carro á curva e ele fez aquilo com uma facilidade...

                                Na altura o vendedor disse-me que o chassis do focus é o melhor chassis a nivel mundial deste segmento... que opinioes teem? que outros preferem?

                                Cumprimentos
                                O focus é de facto muito bom e está no topo da classe nesse aspecto, mas o melhor é mesmo o série 1...

                                ou o vendedor nunca conduziu um série 1 ou então convenhamos, ele é vendedor da ford. não te ia dizer que não tinha o melhor chassis né?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GoncaloNovo Ver Post
                                  Pois eu estou a falar em generalistas... não em versões desportivas... por exexmplo, conduzi uma saab sport hatc com o chassis desportivo e mesmo assim não estou a ver grandes diferenças...

                                  Pois mas o s1 é rwd, certo? eu queria falar em fwd

                                  Obrigado pelo feedback

                                  para os users que veem criticar so por criticar deem alguma resposta construtiva...
                                  sim, em fwd o focus é mesmo dos melhores... se excluirmos as versões desportivas de outras marcas, o focus é muito bom. mas era melhor o mk1. e o mk2 por sua vez era melhor que o mk3...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pela minha experiencia:

                                    Serie 1
                                    Mazda 3 (apesar do antigo)
                                    Ford Focus, Astra e Giulietta
                                    Golf, Leon, A3
                                    308, C4
                                    Megane

                                    Os que estao na mesma linha, sao equiparaveis, as diferenças sao poucas. O Serie 1, principalmente as versoes mais potentes (120d para cima), sao do melhor que ha. Ainda me lembro do 130i que andei, fazer powerslides num segmento C como quem nao quer a coisa acompanhado com o som do 6 cilindros atmosferico Inesquecivel.

                                    Apesar do antigo Mazda 3 e o Focus usarem o mesmo chassi, acho a direcçao do Mazda mais directa, e o Focus falo do mk3, que ao longo dos tempos, tem vindo (como a generalidade do segmento digamos) a perder aquele feedback e ligaçao entre condutor e carro, pneus maiores, direcçoes mais filtradas, suspensoes mais focadas em conforto e ajudas, normal que os carros comecem a ficar cada vez mais filtrados e menos sensoriais.

                                    Os Astras acho que sao algo ignorados nesta tematica, mas factualmente, nao se afastam muito dos melhores FWD do segmento, falo do Mazda 3 e Focus. Mesmo o J com o peso que tem, mostra uma boa agilidade e comunicaçao.

                                    Em termos de conforto, os PSA levam a melhor, apesar de ja nao serem aquilo que eram, mas em termos dinamicos, bem fraquinhos, muito muito filtrados.

                                    A nivel global, acho os VAG os melhores para o comum condutor, nao sao os mais divertidos, mas sao os mais previsíveis e que aliam bom conforto a eficácia dinâmica, para quem quer algo solido, seguro e previsível, os VAG sao boas escolhas visto a coisa no global e nao so dinamicamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      Cá está ela, a lista com o ranking do teste do alce que eu tinha visto.
                                      Comfirma-se a minha impressão. O Focus RS está lá para cima mas o Focus normal aparece bem mais abaixo.
                                      Um Lupo 3L TDI de 2000 ao nível de um Lotus Exige S de 2007?
                                      Um Omega 2.2 melhor que um Boxster S?
                                      Um Skoda Praktik (mercadorias) melhor que um M5 de 2012?
                                      Um Corsa C 1.2 ao nível de um M3?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho um megane coupe gtline e estou bastante satisfeito com o comportamento
                                        Cumpts

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                          Um Lupo 3L TDI de 2000 ao nível de um Lotus Exige S de 2007?
                                          Um Omega 2.2 melhor que um Boxster S?
                                          Um Skoda Praktik (mercadorias) melhor que um M5 de 2012?
                                          Um Corsa C 1.2 ao nível de um M3?
                                          Eu também não queria acreditar, mas são testes efectuados exactamente nas mesmas condições!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Pela minha experiencia:

                                            Serie 1
                                            Mazda 3 (apesar do antigo)
                                            Ford Focus, Astra e Giulietta
                                            A Mazda aproveitou bem as sinergias que tinha com a Ford, quando desenvolveu o primeiro 3.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Segundo as revistas o chassi\dinamica do focus ainda serve de referencia. Estamos a falar de um chassi que saiu em 2011 e ainda sem ser modular. Tem uma coisa boa que agora é raro é o eixo traseiro ser multilink ( acho que é esse o termo. O golf perdeu isso no mk6 creio e até determinada potencia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ninguém aqui falou que o A4 não devia ter ESP.. só isso conta e muito para a resposta/comportamento do carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Houve em tempos um teste sobre a rigidez do proprio chassis , em que se mostrou que o focus em cima de um suporte apenas de um lado nao demosntrou alteraçoes visiveis nas folgas das portas e mala

                                                  Por outro lado no mesmo teste houve viaturas que se notava claramente na folga entre a carroçaria e a mala em que tinha muito mais folga de um lado que no outro .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ABS/EDP
                                                    Amortecedores mais recentes..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                                      Do mundo e arredores, mas de longe, então sendo o vendedor a dizer !!
                                                      Tal e qual

                                                      Não sei qual é o melhor ou dos melhores mas sei que isso tudo sem mãozinhas, vale 0.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Claro que é conversa de vendedor, mas curiosamente não andará muito longe da verdade
                                                        Esquecendo as versões apimentadas, o Focus é certamente uma referencia em chassis FWD... e falando dos que conheço (Mk2), são chassis muito equilibrados, com a frente sempre bem plantada (isto parece-me característica da ford... um grande amigo meu tem um fiesta mk6 que comporta-se de maneira igual), e que no limite a frente escorrega progressivamente. De referir o megane II, que acho que não fica em nada atrás do focus mk2, e que é mais fácil provocar a traseira. O melhor FWD que tive oportunidade de sentar o traseiro (no lado do pendura) foi um Clio Williams... que coisa

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                          Segundo as revistas o chassi\dinamica do focus ainda serve de referencia. Estamos a falar de um chassi que saiu em 2011 e ainda sem ser modular. Tem uma coisa boa que agora é raro é o eixo traseiro ser multilink ( acho que é esse o termo. O golf perdeu isso no mk6 creio e até determinada potencia.


                                                          Salvo erro, é nas versões de 150cv, que passam a ter o multilink.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                                                            Claro que é conversa de vendedor, mas curiosamente não andará muito longe da verdade
                                                            Esquecendo as versões apimentadas, o Focus é certamente uma referencia em chassis FWD... e falando dos que conheço (Mk2), são chassis muito equilibrados, com a frente sempre bem plantada (isto parece-me característica da ford... um grande amigo meu tem um fiesta mk6 que comporta-se de maneira igual), e que no limite a frente escorrega progressivamente. De referir o megane II, que acho que não fica em nada atrás do focus mk2, e que é mais fácil provocar a traseira. O melhor FWD que tive oportunidade de sentar o traseiro (no lado do pendura) foi um Clio Williams... que coisa
                                                            Discordo do megane II. Tive 2. Tirando as versões RS que levam reforços.

                                                            Um bom chassis pode ser percebido pela facilidade em que o carro muda de direção ou mudanças sucessivas de direção. O megane II não tinha grande rigidez torsional (no CC era mesmo ridiculo), a direção era péssima (leve e desligada) o que dificultava a ligação com o carro e comunicação com o carro. Isso não tornava o chassis mau, mas por melhor que fosse o chassis, se a direção for má, não há utilidade prática deste.

                                                            O megane II era sim bastante estável, seguro e fácil de controlar. Mas o chassis tinha pouca resistência às mudanças de direção, com alguns ruídos quando atingidos os limites de resistência torsional.

                                                            O focus quer seja o mk1, mk2 ou mk3 são bastante superiores a qualquer geração de megane.

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