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Mudanca daquelas que arranham mesmo

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    Mudanca daquelas que arranham mesmo

    Boas
    Precisava de uma pequena ajuda visto, nao perceber nada de mecaninca, nem da mais elementar, mas o que se passa é que ao engrenar certas mudancas, mesmo com o pedal da embraiagem a fundo, sinto que algumas delas estao a "arranhar". Comecei por notar com a marcha-a-tras, que mesmo pondo 1º e voltando a por marcha-a-tras, aquilo arranhava sempre, agora tenho notado que, a 3º esta a ir pelo mesmo caminho,tal como a 5º, ja para nao falar que sinto que todas elas nao estao tao suaves como deviam. Esta porcaria sera embraiagem? Ou que raio é?
    Obrogado

    #2
    Olha, tb estou curioso pela resposta, pk o meu tb anda a arranhar a marcha atrás, mmo com embraiagem a fundo.

    Comentário


      #3
      hehehe, espero que a resposta seja suave.

      Comentário


        #4
        bem, pelo que sei poderia ser as anilhas sincronizadoras gastas,ou falta de valvoline na caixa,poderia ser tambem calibrar ou ajustar o cabo da embraiagem.

        Comentário


          #5
          Pois eu qd falei em suave passava por ai, em relacao a cabo da embraiagem, eu nao sei é se a minha fiat strada, ainda é de cabo.

          Comentário


            #6
            algum desgaste nos sincronizadores. quanto à marcha atrás, quase todos os carros fazem isso, incluindo os novos!

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              #7
              citação:Originalmente colocada por pipiland

              Boas
              Precisava de uma pequena ajuda visto, nao perceber nada de mecaninca, nem da mais elementar, mas o que se passa é que ao engrenar certas mudancas, mesmo com o pedal da embraiagem a fundo, sinto que algumas delas estao a "arranhar". Comecei por notar com a marcha-a-tras, que mesmo pondo 1º e voltando a por marcha-a-tras, aquilo arranhava sempre, agora tenho notado que, a 3º esta a ir pelo mesmo caminho,tal como a 5º, ja para nao falar que sinto que todas elas nao estao tao suaves como deviam. Esta porcaria sera embraiagem? Ou que raio é?
              Obrogado
              Há várias hipoteses, embriagem poderá ser mas não me parece que seja disso, oleo da caixa que já perdeu grande parte das propriedades ou então algum dos apoios do motor partido ou com desgaste.

              Para mim deve ser alguma das 2 ultimas. Mudei à pouco tempo o oleo da caixa (ou valvulina como muita gente diz) e logo aí a caixa ficou muito mais suave. Algum tempo depois mudei tambem um dos apoios, no caso era o da caixa em que a borracha que deveria filtrar as vibrações já quase tinha desaparecido e depois disso voltou ao normal, desapareceram as folgas que já se notavam na alavanca bem como os movimentos que esta fazia quando se acelerava ou desacelerava.

              Começa por verificar o nivel de oleo da caixa e se calhar até o substituias, mal não faz. ;)
              Não custa nada ao mesmo tempo verificar se tens algum apoio partido ou com desgaste acentuado porque se acontecer alguma destas situações o motor desloca-se e estando fora do sitio um dos primeiros sintomas que se nota é vibrações e barulhos anormais e dificuldade em engrenar mudanças.

              Comentário


                #8
                Qual é o bólide?
                Os perguntadeiros continuam a pensar que se não indicarem a marca os palpites vão ser melhores!
                E antes de mais o pedal pega em cima ou em baixo?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por telmauto

                  E antes de mais o pedal pega em cima ou em baixo?

                  O meu pega bem em baixo... suponho que está na altura da dolorosa, se é que já não deixei passar muito o prazo e aquilo já fez mossa no volante. [8)]

                  Comentário


                    #10
                    Experimenta uma coisa
                    Tenta meter o travao de pe a fundo tambem e diz se melhorou?

                    Comentário


                      #11
                      antes de meteres a marcha atras experimenta levar a manete ate a zona onde se mete a 5ª mas nao a metas. Depois mete a marcha atras ;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por telmauto

                        Qual é o bólide?
                        Os perguntadeiros continuam a pensar que se não indicarem a marca os palpites vão ser melhores!
                        E antes de mais o pedal pega em cima ou em baixo?
                        parece que é uma fiat Strada...

                        Comentário


                          #13
                          YA é isso mesmo, no meu caso é uam fiat strada 1.9 ds de 01, os apoios ate é possivel pq aquilo ja ta com folga e tenho que ver disso do oleo da caixa.
                          Assim sendo ate dve ficar em conta

                          Comentário


                            #14
                            Ainda não sabemos se pega em baixo, mas a minha bola de cristal diz-me que sim, portanto a prensa está gasta ou com molas partidas o que é habitual nos Puntos (idêntico à Strada). Vai precisar dum kit de embraiagem [:0][:0][:0];)

                            Comentário


                              #15
                              Nesses carros vai primeiro a prensa e depois o disco (este não vai, sai antes do tempo).
                              Ao asdrubal: Já vejo que tens um clio ou megane que teve o típico problema do apoio da caixa com folga.
                              Nao é um fiat.
                              Nos fiat esse apoio não avisa, cai mesmo o motor chão.

                              Comentário


                                #16
                                testa isso.. p ex no intermarche, mudam,te o oleo da caixa por 12-15€..

                                no meu ficou mto melhor depois de mudar...

                                nao ficas pobre, e ves ja se é dai..

                                Comentário


                                  #17
                                  É mais fácil espreitar por baixo e se a caixa não estiver babada de valvulina não há necessidade de ver o nível porque ela não fugiu! Mas é boa ideia substitui-la quando for à oficina para mudar o kit de embraiagem, 75w90 lá pra dentro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha embraiagem nao esta a pegar em baixo esta mesmo alinhadinha com o pedal do travao.
                                    Assim que sair do trabalho vou me deitar um bocadinho no chao hhehe

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas já teria sido afinada, no cabo, por estar a pegar em baixo? Se sim vai continuar a descer aos poucos até precisar da prensa, se não muda a valvulina e em último caso se for mesmo anilhas há que desmontar e desarmar a caixa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ya vou ver diso, qt a possiveis ajustes, ainda nao tinha levado nenhum ajuste.
                                        Obrigadao

                                        Comentário


                                          #21
                                          e já agora...

                                          um amigo tem um polo de 2001 ou 2002 e está com dificuldade em engrenar mudanças de 4ª para 3ª e agora também de 5ª para 4ª, isto a qualquer velocidade mas parece ser mais complicado a velocidades mais baixas.

                                          o que é que pode ser?!?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por miguel santos

                                            antes de meteres a marcha atras experimenta levar a manete ate a zona onde se mete a 5ª mas nao a metas. Depois mete a marcha atras ;)
                                            Isso é o q eu tenho de fazer pra conseguir reduzir pra segunda, levar a manete como se fosse a meter primeira e dpois entao por a segunda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Duro

                                              e já agora...

                                              um amigo tem um polo de 2001 ou 2002 e está com dificuldade em engrenar mudanças de 4ª para 3ª e agora também de 5ª para 4ª, isto a qualquer velocidade mas parece ser mais complicado a velocidades mais baixas.

                                              o que é que pode ser?!?
                                              Parece-me o mesmo problema do meu, mas no meu caso custa a reduzir pra segunda, segundo o que me tem dito é problema de sincronizadores.

                                              Comentário


                                                #24
                                                tb tinha exactamente esses sintomas.. e nao estava babada por ai alem..

                                                nao custa nada gastares os 12€, e ves logo se melhora..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu vou agora fazer a revisao das correias e eles vao me trocar tb a valvulina, vou aguardar para ver como fica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As caixas polo são fracas, muitas chegam a encravar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                                      citação:Originalmente colocada por Duro

                                                      e já agora...

                                                      um amigo tem um polo de 2001 ou 2002 e está com dificuldade em engrenar mudanças de 4ª para 3ª e agora também de 5ª para 4ª, isto a qualquer velocidade mas parece ser mais complicado a velocidades mais baixas.

                                                      o que é que pode ser?!?
                                                      Parece-me o mesmo problema do meu, mas no meu caso custa a reduzir pra segunda, segundo o que me tem dito é problema de sincronizadores.
                                                      isso também era a minha primeira aposta. Ele tá com um bocado de medo que a reparação seja cara e já anda com o carro assim há uns tempos.

                                                      agora parece que vai mesmo à oficina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Na Mitsubishi disseram-me que ficava em 700€, isto tb pq se aproveita e se trocam os rolamentos da caixa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Muitas vezes problemas de caixa são roginados por problemas de embraigem.
                                                          Os fluidos das caixas devem ser mudados de 5 em 5 anos ou de 200.000 mil.
                                                          Apesar de as marcas dizerem que duram a vida da caixa ao fim de 5 anos o oleo da caixa apesar de ser sintectico ate ja perdeu o seu cheiro caracteristico e tem cheiro quase de podre.
                                                          Já agora para meter sempre marcha atras sem arranhar, mete-se a 2.º ou 3.º velocidade , retira-se para ponto morto e mete-se a marcha trás, entra bem e não faz ruido nenhum.

                                                          Comentário

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