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Exames Nacionais 4ano

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    Exames Nacionais 4ano

    Boa tarde,

    Alguem me tira uma duvida? Um aluno do 4 ano com nota final 2 a matematica passa ou nao de ano?

    #2
    Passa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
      Passa.

      sério?

      se passa não devia passar, sei que o principio é não passar para não traumatizar as crianças, e tentar fazer um trabalho extra com elas no ano seguinte para as recuperar na matéria com dificuldades. No entanto isto já é feito à vários anos para se tirar as devidas conclusões. Que são. Funciona ou não funciona não chumbar os alunos? será que se conseguem recuperar com sucesso os alunos no ano seguinte?

      é que eu tenho a impressão que o sucesso não está a ser muito, então se calhar o melhor é chumba-los e deixa-los traumatizados, alias a uns anos era o que acontecia e não me parecia que a minha geração tenha ficado muito traumatizada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
        sério?

        se passa não devia passar, sei que o principio é não passar para não traumatizar as crianças, e tentar fazer um trabalho extra com elas no ano seguinte para as recuperar na matéria com dificuldades. No entanto isto já é feito à vários anos para se tirar as devidas conclusões. Que são. Funciona ou não funciona não chumbar os alunos? será que se conseguem recuperar com sucesso os alunos no ano seguinte?

        é que eu tenho a impressão que o sucesso não está a ser muito, então se calhar o melhor é chumba-los e deixa-los traumatizados, alias a uns anos era o que acontecia e não me parecia que a minha geração tenha ficado muito traumatizada.
        Fizeste exames nacionais na quarta classe?

        Comentário


          #5
          Eu fiz e só tenho a dizer: coitados dos putos hoje em dia. Estudam matéria que eu só dei no liceu... Acho um absurdo este programa do 4º ano.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
            Eu fiz e só tenho a dizer: coitados dos putos hoje em dia. Estudam matéria que eu só dei no liceu... Acho um absurdo este programa do 4º ano.

            É um absurdo mesmo. Gostava sinceramente que o ministro da educação os fizesse e que a nota que tirasse fosse divulgada

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
              Eu fiz e só tenho a dizer: coitados dos putos hoje em dia. Estudam matéria que eu só dei no liceu... Acho um absurdo este programa do 4º ano.
              Não estou propriamente por dentro dos conteúdos programáticos do actual 4º ano (as crianças lá de casa já passaram, há muito, essa fase), mas:

              -No meu tempo havia exames da 4ª Classe;
              -No meu tempo os alunos reprovavam;
              -No meu tempo os alunos que reprovavam não mostravam quaisquer sinais de trauma (eram normalmente rebeldes, sim);
              -No meu tempo estudava-se a Língua Portuguesa com relativa profundidade, Aritmética (muito exercícios), História e Geografia de Portugal, que incluía conhecer a maioria dos rios, serras, caminhos de ferro, climas, principais riquezas, etc. de Portugal Continental e de todas as, então, Províncias Ultramarinas (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Timor, Macau, ...);
              -Nem todos os alunos iam a exame (os que não evidenciavam conhecer a matéria);
              -Ao longo do ano havia Provas Escritas individuais (hoje fazem tudo em grupo!).

              Por tudo isto, não estou a ver qual é a dificuldade dos conteúdos actuais... parece-me é que as pessoas estão muito habituadas ao facilitismo!

              Depois temos licenciados que não sabem escrever ou fazer um cálculo simples, como é frequente ver-se. Já nem na rádio se fala português em condições!
              Editado pela última vez por antcamp; 13 May 2015, 11:26.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por antcamp Ver Post
                Não estou propriamente por dentro dos conteúdos programáticos do actual 4º ano (as crianças lá de casa já passaram, há muito, essa fase), mas:

                -No meu tempo havia exames da 4ª Classe;
                -No meu tempo os alunos reprovavam;
                -No meu tempo os alunos que reprovavam não mostravam quaisquer sinais de trauma (eram normalmente rebeldes, sim);
                -No meu tempo estudava-se a Língua Portuguesa com relativa profundidade, Aritmética (muito exercícios), História e Geografia de Portugal, que incluía conhecer a maioria dos rios, serras, caminhos de ferro, climas, principais riquezas, etc. de Portugal Continental e de todas as, então, Províncias Ultramarinas (Angola, Moçambique, Guiné, Cabo Verde, Timor, Macau, ...);
                -Nem todos os alunos iam a exame (os que não evidenciavam conhecer a matéria);
                -Ao longo do ano havia Provas Escritas individuais (hoje fazem tudo em grupo!).

                Por tudo isto, não estou a ver qual é a dificuldade dos conteúdos actuais... parece-me é que as pessoas estão muito habituadas ao facilitismo!

                Depois temos licenciados que não sabem escrever ou fazer um cálculo simples, como é frequente ver-se. Já nem na rádio se fala português em condições!
                Fiz a primária há 30 anos atrás. Não fiz exames da 4ª classe, pois não havia nessa altura. Também me lembro de dar geografia e história. Não me lembro é de exercícios de matemática que implicam um racionício e tanto, que muitos adultos não conseguem resolver, mesmo estando por dentro da matéria. Nem de miúdos de 9 anos a darem textos de Saramago.

                As fichas de avaliação não são feitas em conjunto. São individuais. Duas por periodo, a Portugues, Matemática e Estudo do Meio (que tem muita história por exemplo).

                Se as crianças ainda chumbam na primária, chumbam pois. Conheço vários casos que ficaram retidos no 4º ano.

                Se ficam traumatizados com exames e etc acho que não, mas acho um exagero.

                Se as antigas provas da 4ª classe deixaram de existir por algum motivo foi também.

                No entanto tem razão em muito do que diz, de haver doutores e enegenheiros que ainda não distinguem o à do há

                Comentário


                  #9
                  Este é o primeiro ano em que os alunos podem chumbar em função da nota obtida no exame nacional.
                  A nota do exame faz média com a nota da escola para a disciplina em apreço e pode resultar em chumbo.
                  Não sei neste momento a fórmula de cálculo para achar a média final, mas já li algo a esse respeito.
                  Quem chumbar na primeira fase, vai à segunda fase de exames.

                  Comentário


                    #10
                    Txi já se vê pessoal a pedir o regresso do Fonseca, está demais o bar da praia!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AJ2005 Ver Post
                      Boa tarde,

                      Alguem me tira uma duvida? Um aluno do 4 ano com nota final 2 a matematica passa ou nao de ano?
                      Passar ou não, é secundário. O importante é que se já está assim no 4o ano, precisa com urgência de apoio.

                      A matemática do 1o ciclo não é o papão que muitos apregoam, exige estudo. E é só.
                      Depois, uns podem falhar mais ou menos, devido à dificuldade em compreender uma ou outra questão ou menor atenção.

                      De resto é praticar muito...

                      Comentário


                        #12
                        Julgo que para uma criança na 4º classe, passar é tudo menos secundário e com este sistema, pode chegar ao fim do ano letivo com um 3 e a nota do exame nacional ditar a reprovação do aluno.

                        Nem todas as crianças reagem da mesma forma à pressão, mas garanto que para uma criança de 10 anos, ser levada para uma escola diferente que não a sua, com professores que não conhecem, e serem sujeitos a um exame que pode ditar a sua reprovação, pode influenciar a resultado final do teste.

                        Temos também de considerar que quem faz os testes, nunca deu aulas aquelas crianças e a forma como o enunciado está redigido poderá perfeitamente não se enquadrar com aquilo a que os alunos estão habituados, ou seja, podem estar por dentro da matéria, mas não estarem acostumados à linguagem expressa nas perguntas, o que poderá levar a um mau resultado final.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                          Julgo que para uma criança na 4º classe, passar é tudo menos secundário e com este sistema, pode chegar ao fim do ano letivo com um 3 e a nota do exame nacional ditar a reprovação do aluno.

                          Nem todas as crianças reagem da mesma forma à pressão, mas garanto que para uma criança de 10 anos, ser levada para uma escola diferente que não a sua, com professores que não conhecem, e serem sujeitos a um exame que pode ditar a sua reprovação, pode influenciar a resultado final do teste.

                          Temos também de considerar que quem faz os testes, nunca deu aulas aquelas crianças e a forma como o enunciado está redigido poderá perfeitamente não se enquadrar com aquilo a que os alunos estão habituados, ou seja, podem estar por dentro da matéria, mas não estarem acostumados à linguagem expressa nas perguntas, o que poderá levar a um mau resultado final.
                          Coitadinhas das crianças do tempo da "outra senhora" que tinham que fazer exames da 4ª Classe numa escola que não era a delas e com 3 professores/as a fazerem-lhes perguntas. Verdadeira tortura e eu, que passei por isso, ainda sinto a pressão e nunca me passou esse trauma (not!).

                          Quanto ao último parágrafo, questiono-me porque razão os professores não usam formas diferentes de abordar os assuntos. A grande questão é: de quem é a culpa, dos professores ou do Ministério? É que, avaliando a qualidade dos professores, principalmente os do 1º Ciclo que até se fartam de dar erros ortográficos, quer parecer-me que algo anda muito mal explicado... e claro que descarregamos sempre no topo da pirâmide, também ela responsável - ou principal responsável - pelo estado do mau ensino!

                          Não vejo é ninguém a exigir aos professores que cumpram o seu papel com rigor; ao contrário, vê-se é os papás irem reclamar com eles por não passarem os seus meninos ou por chamá-los à atenção pelas tropelias que fazem... depois colhem o que semeiam.

                          Comentário


                            #14
                            Para não chumbar basta que o prof lhe dê 5 no final do ano. Assim, mesmo com 1 na prova de exame, feitas as ponderações, o miúdo passa sempre.

                            Outra hipótese é ser dado como tendo necessidade de apoio especializado e aí passa quase sem saber ler nem escrever.

                            Para os alunos maus a coisa até está facilitada.

                            Pior é para aqueles alunos medianos, que até se esforçam para aprender, andam ali no 3, não são maus o suficiente para terem apoio, e às vezes acabam por ficar para trás se o exame lhes correr mal.
                            Editado pela última vez por pjota; 13 May 2015, 16:20.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por antcamp Ver Post

                              (...)

                              Quanto ao último parágrafo, questiono-me porque razão os professores não usam formas diferentes de abordar os assuntos. A grande questão é: de quem é a culpa, dos professores ou do Ministério? É que, avaliando a qualidade dos professores, principalmente os do 1º Ciclo que até se fartam de dar erros ortográficos, quer parecer-me que algo anda muito mal explicado... e claro que descarregamos sempre no topo da pirâmide, também ela responsável - ou principal responsável - pelo estado do mau ensino!

                              (...)

                              Muitos desses professores já foram formados no tempo em que o sucesso é um direito e não uma conquista. Também já não foram reprovados para não ficarem traumatizados e muitos vêm de instituições criadas para o tacho e para o lucro em vez da formação. O constante depreciação das condições de trabalho também não ajuda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por antcamp Ver Post
                                Coitadinhas das crianças do tempo da "outra senhora" que tinham que fazer exames da 4ª Classe numa escola que não era a delas e com 3 professores/as a fazerem-lhes perguntas. Verdadeira tortura e eu, que passei por isso, ainda sinto a pressão e nunca me passou esse trauma (not!).

                                Quanto ao último parágrafo, questiono-me porque razão os professores não usam formas diferentes de abordar os assuntos. A grande questão é: de quem é a culpa, dos professores ou do Ministério? É que, avaliando a qualidade dos professores, principalmente os do 1º Ciclo que até se fartam de dar erros ortográficos, quer parecer-me que algo anda muito mal explicado... e claro que descarregamos sempre no topo da pirâmide, também ela responsável - ou principal responsável - pelo estado do mau ensino!

                                Não vejo é ninguém a exigir aos professores que cumpram o seu papel com rigor; ao contrário, vê-se é os papás irem reclamar com eles por não passarem os seus meninos ou por chamá-los à atenção pelas tropelias que fazem... depois colhem o que semeiam.

                                Pois é... mas já não estamos no tempo da outra senhora

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                                  Passar ou não, é secundário. O importante é que se já está assim no 4o ano, precisa com urgência de apoio.

                                  A matemática do 1o ciclo não é o papão que muitos apregoam, exige estudo. E é só.
                                  Depois, uns podem falhar mais ou menos, devido à dificuldade em compreender uma ou outra questão ou menor atenção.

                                  De resto é praticar muito...
                                  Não é bicho papão, mas anda lá perto.

                                  Comentário

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