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[Ajuda] Pedido de indemnização TAP

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    [Ajuda] Pedido de indemnização TAP

    Boas.

    No Verão passado, fiz um voo com a minha esposa para Zagreb pela TAP que saiu com cerca de 8 horas de atraso. Fiz o respectivo pedido de indemnização, pondo em uso os direitos de qualquer passageiro:
    Indemnização

    Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo.
    Entre aeroportos no interior da UE
    • até 1500 km: 250 euros
    • mais de 1500 km: 400 euros
    http://europa.eu/youreurope/citizens.../index_pt.htm#

    Hoje recebi resposta da companhia aérea, prontificando-se a pagar 400 euros pelo atraso.

    A minha questão prende-se principalmente com o facto de ter feito o pedido de indemnização de 2 pessoas (meu e da minha esposa), e os 400 euros ser o valor standard a atribuir para viagens superiores a 1500 km a 1 passageiro. (isso é o que me parece, ao ler o site que está no link)

    Portanto, o que devo eu fazer?
    1- Responder ao mail, "relembrando-lhes" que a indemnização recai sobre 2 passageiros, e não apenas um, exigindo assim os 800 euros;
    2- Aceitar esse valor;
    3- Colocar um advogado/gente dentro do tema a mexer.

    Estou mais inclinado para a 1ª hipótese, mas não sei se será fácil "convencê-los", ou se é mesmo possível.

    Alguém com alguma experiência semelhante?

    Obrigado.
    Editado pela última vez por BrunoTRF; 14 May 2015, 12:17.

    #2
    Hum, boa questão !

    Em 2009 também fui indemnizado devido ao voo Lisboa => Praga ter acido em overbooking. Ía eu e a minha esposa e recebemos 400€.

    Acho que melhor do que e-mail, é dirigires-te ao aeroporto, stand da TAP e levares a documentação...

    Comentário


      #3
      Segundo sei é mesmo por passageiro, por isso acho que deves responder ao email a esclarecer a questão (caso eles "não a tenham compreendido").

      Se quiseres meter gente ao barulho, há uma empresa (desconheço feedback sobre a mesma) que trata disso, mediante o pagamento de um x (mas só cobra caso recebas o dinheiro). No caso de receberes 800€ eles cobram 200€ (100€ por passageiro). https://www.getairhelp.com/pt#.VVSSu9JTNSA

      Comentário


        #4
        Por esse valor podes chegar a acordo e ficar com a TAP!

        (não resisti)

        O que eu faria seria relembrá-los que se tratavam de dois passageiros e que deve ¨ter sido lapso deles ao não atribuir os 800 euros... depois esperava por uma resposta em tempo útil. Se não aparecesse voltaria a repensar o caso.

        Comentário


          #5
          Eu optava pela primeira situação. E espera para ver a resposta deles.

          POderá haver alguma má interpretação da lei que permita que eles paguem a indemnização pela reserva e não por passageiro... Mas claramente que a indemnização deveria ser por passageiro, e no teu caso 800€.

          Comentário


            #6
            Atenção a isto:

            Indemnização

            Além disso, ... mais de 3 horas de atraso
            Entre aeroportos no interior da UE
            • até 1500 km: 250 euros
            • mais de 1500 km: 400 euros

            Se a companhia aérea lhe propuser um voo alternativo equivalente, a indemnização pode ser reduzida em 50 %.
            Eles propuseram um voo alternativo ? Confesso que não percebo bem esta linha a vermelho. Então, se o voo alternativo também for 3 horas mais tarde do que o original, é reduzida a indemnização em 50% ?!

            Comentário


              #7
              Acho que me vou fazer de parvo e perguntar se não se enganaram no valor.
              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
              Atenção a isto:



              Eles propuseram um voo alternativo ? Confesso que não percebo bem esta linha a vermelho. Então, se o voo alternativo também for 3 horas mais tarde do que o original, é reduzida a indemnização em 50% ?!
              Não foi proposto voo alternativo, apenas nos pediram para aguardar novas informações, e de hora a hora fomos sendo actualizados até que, passadas 8 horas, levantámos voo para o mesmo destino.

              E, respondendo à tua pergunta, a minha interpretação é que terás 50% da indemnização se a companhia aérea te der voo alternativo com chegada ao destino inferior a 3 horas da hora original.

              Comentário


                #8
                Nunca percebi muito bem, é se chegas mais de 3 horas horas atrasado porque, por culpa da companhia perdeste o voo de ligação e eles marcam para o voo seguinte.

                tens na mesma direito à indemnização?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                  Nunca percebi muito bem, é se chegas mais de 3 horas horas atrasado porque, por culpa da companhia perdeste o voo de ligação e eles marcam para o voo seguinte.

                  tens na mesma direito à indemnização?
                  Se a reserva tiver escalas, têm de garantir a mesma "regra" para todos os voos.
                  Exemplo:
                  Lisboa => Havana, com escala em Madrid
                  Se o voo para Madrid atrasar 2h e não conseguires apanhar o voo para Havana, têm de indemnizar.

                  Se comprares os voos em separado, nada feito.

                  Comentário


                    #10
                    Eu pedi uma indemnização pelo atraso de mais de 12horas num voo para NYC e o pedido foi-me recusado. Como não concordei com a decisão deles, entreguei o processo à AirHelp. De acordo com o último feedback que recebi dessa empresa, neste momento o processo já está a ser encaminhado para o tribunal.

                    Comentário


                      #11
                      Não deveria ter sido uma reclamação por passageiro?

                      Pelo que percebo um passageiro fez reclamação/pediu indemnização por ele e por outro, que apesar de serem marido e mulher me parece que não está correcto. Certamente existiam dois bilhetes, um para cada passageiro.

                      A TAP deve deve estar a indemnizar só um passageiro, o que fez a reclamação.

                      È o que eu entendo, mas posso estar redondamente enganado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Castanholas Ver Post
                        Não deveria ter sido uma reclamação por passageiro?
                        Like, foi precisamente o que me ocorreu ao ler o 1º post (mas em vez de "reclamação" será "pedido de indemnização")

                        Comentário


                          #13
                          Já foi há algum tempo, mas tenho a certeza que fiz o pedido de indemnização em nome dos dois, com assinaturas, documentação e dados do e-ticket de ambos. Não será por aí.

                          Já enviei mail a perguntar se não houve nenhum engano da parte deles.

                          Comentário

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