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Acidente: Oficina de colisão multimarcas.

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    Acidente: Oficina de colisão multimarcas.

    Pois é, o Qashqai cá de casa teve um acidente bastante grande, tendo batido contra outro carro num cruzamento.

    IMG0029A.jpg

    A culpa é nossa mas o carro tem seguro de danos próprios. O problema é que, na oficina da marca, uma primeira estimativa inicial do custo de reparação ultrapassa o valor seguro, o que implicaria que o carro fosse para perda total. Ainda não foi feita peritagem.

    Posto isto, alguém poderia recomendar uma oficina com preços mais em conta, mas que fosse competente?

    O meu maior receio é que a reparação não vai ser só chapa, portanto seria preciso uma oficina que soubesse o que está a fazer na parte de mecânica, electricidade, interiores, etc.

    Visto de fora, pelo menos vai ser preciso:
    - chapa da frente toda: pára-choques, guarda lamas, faróis, capot, travessas, etc
    - mecânica: pelo menos há periféricos afectados (radiador, intercooler, tubagens, etc), mas o motor em si deverá estar OK
    - interior: 2 airbags, reparação do tablier, pre-tensores dos cintos, etc.
    - chassis: pelo menos uma longarina foi afectada portanto provavelmente o carro também precisará de ser desempenado.

    Obrigado desde já pela ajuda.
    Editado pela última vez por Zar; 14 May 2015, 13:51.

    #2
    Acho que um trabalho deste devia de ser executado pela marca, pois eles conhecem o carro melhor que ninguém.

    Comentário


      #3
      Qual a zona do país?

      Comentário


        #4
        Concordo. Porém na marca a reparação via ficar demasiado cara para poder ser suportada pela seguradora.
        Ainda perguntei à seguradora se eu poderia pagar a diferença mas eles disseram que não.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jmra Ver Post
          Qual a zona do país?
          Lisboa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zar Ver Post
            - chassis: pelo menos uma longarina foi afectada portanto provavelmente o carro também precisará de ser desempenado.

            Obrigado desde já pela ajuda.
            Só pela ultima linha, eu CA ficava com o dinheiro...

            Comentário


              #7
              EU preferiria na marca, mesmo correndo o risco da perda total.

              Comentário


                #8
                duas questões...

                o carro está totalmente pago?
                e quanto é que o seguro te dá para recuperação??

                Comentário


                  #9
                  Se ser para comprar outro com o valor do seguro eu comprava dado que arranjado numa multimarca vais gastar sempre em problemas e dores d cabeça q vais ter depois...
                  Mesmo na marca é difícil....

                  Comentário


                    #10
                    Falar com a certeira dos outros é "fácil", mas acho que o deverias deixar ir para perda total.

                    Se fosse para arranjar preferia sempre o bate-chapas... Nestes casos valorizo muito a experiência acumulada.

                    PS: Infelizmente os carros da família já tiveram diversas batidas, quase sempre por culpa dos outros, e nunca equacionei a hipótese de os colocar na marca. Quanto muito exijo que algum tipo de peças sejam originais, como os para-choques para o w202.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado a todos pelas opiniões.

                      O querer reparar o carro é mais motivado pelo facto da indmenização da seguradora não chegar ao valor de mercado do carro.

                      Para aumentar à confusão, hoje pedi a um mecânico de uma oficina multimarca que me recomendaram para ver o carro e a conclusão é que nem eles conseguem fazer muito mais barato que na marca...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                        Obrigado a todos pelas opiniões.

                        O querer reparar o carro é mais motivado pelo facto da indmenização da seguradora não chegar ao valor de mercado do carro.

                        Para aumentar à confusão, hoje pedi a um mecânico de uma oficina multimarca que me recomendaram para ver o carro e a conclusão é que nem eles conseguem fazer muito mais barato que na marca...
                        É normal. Se forem comprar as peças à marca (airbags, tensores, radiadores, tablier...) estas vão custar mais porque a marca tem a sua margem e a coisa acaba por se diluir nos custos adicionais, por exemplo de bate-chapas...

                        Tens, basicamente, 3 hipóteses:

                        Vais mandar reparar na marca, mas pedes orçamento a várias e optas pelo menos caro;
                        Fazes cá fora (em lx não te posso ajudar) e com todo o material de origem fica quase ao mesmo preço. Alternativa é comprar peças de sinistrados, mas há riscos;
                        Tentas "esmifrar" a seguradora e aceitas a perda total.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          É normal. Se forem comprar as peças à marca (airbags, tensores, radiadores, tablier...) estas vão custar mais porque a marca tem a sua margem e a coisa acaba por se diluir nos custos adicionais, por exemplo de bate-chapas...
                          Pois, eu pensaria que a diferença do preço de mão-de-obra pudesse tornar a reparação mais barata, mas deve ser como dizes. Não havendo peças na concorrência, a marca é bem capaz de inflaccionar o preço de venda a terceiros para nivelar tudo.
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Tens, basicamente, 3 hipóteses:

                          Vais mandar reparar na marca, mas pedes orçamento a várias e optas pelo menos caro;
                          Neste momento isso não é muito viável. O carro não está em condições de andar e terá de ir de reboque entre oficinas, e depois ainda teria que estar a pagar o trabalho de desmontar/montar para cada oficina fazer o seu orçamento.
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Fazes cá fora (em lx não te posso ajudar) e com todo o material de origem fica quase ao mesmo preço. Alternativa é comprar peças de sinistrados, mas há riscos;
                          Isto seria uma hipótese, mas parece que neste momento não se arranja nenhum Qq batido por trás para se aproveitar as peças...
                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                          Tentas "esmifrar" a seguradora e aceitas a perda total.
                          Cada vez mais este parece ser o cenário mais provável. Pelo menos já me convenci que isto não vai ser resolvido sem ser eu a assumir algumas perdas, de uma maneira ou de outra.
                          Agora parece-me melhor esperar pela peritagem para ter um orçamento claro do que o carro precisa e do que a seguradora paga de indemnização para depois ver o que vale mais a pena fazer.
                          Ou vendo o salvado e dou o processo por terminado (basicamente suportando eu a diferença entre o valor da indemnização e o valor de mercado do carro), ou fico com o salvado e mando reparar (aqui perdendo a diferença entre o valor da indemnização e o custo da reparação).
                          Infelizmente não vai dar para esmifrar grande coisa a seguradora. O valor que eles pagam está definido por tabela e é algo com que eu concordei quando fiz o seguro, portanto...

                          Comentário


                            #14
                            E porque não ficar com as duas opções??
                            Aqui à 2 anos a minha mulher teve um acidente do qual também foi dado perda total...
                            O carro era de valor MUITO inferior ao teu, apenas ~2000€ (bravo 1.9td)
                            Recebi o dinheiro e comprei novamente o carro... Cobri a oferta da proposta do sucateiro que era de 50€ ...
                            Reparei o carro e ainda fiquei a lucrar.

                            Comentário


                              #15
                              Se tu próprio dizes que o carro encolheu... Eu deixava-o ir.

                              Num próximo estoiro quem lá ia dentro pode não ficar para contar como foi.

                              Comentário


                                #16
                                pelo que relatas a melhor opção que tens é receber o valor do seguro, e vender o carro como salvado a quem tiver tempo para o restaurar e partir para outra, acho que é a melhor opção que tens a fazer, a uns anos um colega meu na mesma situação que tu, fez assim, acordou o valor com a seguradora, e vendeu o carro a uma oficina bate chapas que o recuperou e já deve andar ai na mão de outro, e ele adquiriu carro novo, isto são situações chatas, mas é a melhor decisão a tomar, pois esse carro para voltar ao que era vai ficar em peças e mão de obra um balurdio...

                                Comentário


                                  #17
                                  Não conheço o "chassi" desse carro mas se for só a longarina que enpenou, pode ser que nesse modelo seja possível a troca da mesma por uma nova.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha empresa tem trabalhado com esta oficina, parecem-me ser competentes. É no Prior Velho:

                                    http://www.automecanicadomonte.pt/competencias-tecnicas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Últimas novidades: o carro entretanto já foi peritado, sendo que a primeira estimativa mais séria da oficina ascende a um valor que ultrapassa o valor comercial do mesmo (basicamente foi um aumento de 50% relativamente à primeira estimativa feita olhando só "por fora").

                                      Com este cenário, vou simplesmente aceitar a indeminização da seguradora e dar o caso por encerrado.

                                      Obrigado a todos que participaram no tópico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                        Últimas novidades: o carro entretanto já foi peritado, sendo que a primeira estimativa mais séria da oficina ascende a um valor que ultrapassa o valor comercial do mesmo (basicamente foi um aumento de 50% relativamente à primeira estimativa feita olhando só "por fora").

                                        Com este cenário, vou simplesmente aceitar a indeminização da seguradora e dar o caso por encerrado.

                                        Obrigado a todos que participaram no tópico.
                                        Fizeste bem na minha opinião, esse só ía dar dores de cabeça...

                                        Comentário


                                          #21
                                          E eis que, passados 5 meses, aparece à venda num stand no norte...

                                          Comentário


                                            #22
                                            conta...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois o problema é sempre esse......para uns é perda total e toma lá o dinheiro e cala-te......para quem o comprou é um negócio da china....martelada daqui...martelada de lá...e está como novo.....
                                              Devia ser obrigatório por lei carro que é dado como perda total ser obrigatoriamente desmantelado e o antigo proprietário receber o certificado de destruição.....pois tal como está é uma vergonha e as companhias de seguro comem tb a parte delas......

                                              Quando estive numa situação semelhante estava no contrato que eu iria receber o respetivo certificado de destruição.....até hoje....e já o pedi...só estou à espera de o encontrar à venda.......a paciência é uma virtude.......

                                              Comentário


                                                #24
                                                E quem diz que perda total implica abate de matrícula?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  E quem diz que perda total implica abate de matrícula?
                                                  Se não implica...devia implicar......especialmente quando estão em causas questões de segurança e que estejam relacionados com a estrutura do veículo......pelo menos num país sem esquemas.......ou então a seguradora que permita que a reparação seja feita de forma a que o orçamento fique dentro do valor venal da viatura.....por acaso as pessoas têm ideia por quanto os "alegados" sucateiros compram as viaturas com perda total? viaturas que depois são arranjadas e colocadas à venda sem ninguém saber o que lhe aconteceu?
                                                  Editado pela última vez por combozip; 16 October 2015, 21:33.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                    Pois o problema é sempre esse......para uns é perda total e toma lá o dinheiro e cala-te......para quem o comprou é um negócio da china....martelada daqui...martelada de lá...e está como novo.....
                                                    Devia ser obrigatório por lei carro que é dado como perda total ser obrigatoriamente desmantelado e o antigo proprietário receber o certificado de destruição.....pois tal como está é uma vergonha e as companhias de seguro comem tb a parte delas......

                                                    Quando estive numa situação semelhante estava no contrato que eu iria receber o respetivo certificado de destruição.....até hoje....e já o pedi...só estou à espera de o encontrar à venda.......a paciência é uma virtude.......
                                                    Não acho que todos os carros que vão para perda total tenham necessáriamente de ser abatidos. Até porque o que qualifica um sinistrado como perda total é somente uma questão monetária e não de viabilidade de reparação técnica. E é muito fácil para certos carros que um pequeno toque só de "chapa" tenha um custo de reparação superior ao valor do carro.

                                                    Para mim, carros que tenham sido considerados como perda total deveriam ficar registados como tal e o futuro comprador deveria ser, naturalmente, informado disso.
                                                    Em segundo lugar, quando se faz a peritagem, para além do custo de reparação deveria ser avaliado se a reparação tem viabilidade. Ou seja, ver se o carro tem possibilidade de ficar em condições de segurança (activa e passiva) depois de reparado.

                                                    O problema deste caso em concreto é que o custo de reparação estimado era superior ao valor comercial do carro. É verdade que foi a estimativa para uma reparação na marca e, conseguindo arranjar outro carro na sucata de onde aproveitar peças, daria para fazer a reparação por muito mais barato noutro lado.

                                                    No entanto, acho que o mais provável de ter acontecido é mesmo de ter sido feita uma reparação só "cosmética" para despachar, e poder facturar mais. Duvido muito que o carro esteja em condições.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E depois passa na categoria B na inspecção extraordinária por motivo de acidente?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os carros dados como perda total têm que fazer IPO B antes de voltar à estrada? Se for assim, menos mal...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                                                          Se não implica...devia implicar......especialmente quando estão em causas questões de segurança e que estejam relacionados com a estrutura do veículo......pelo menos num país sem esquemas.......ou então a seguradora que permita que a reparação seja feita de forma a que o orçamento fique dentro do valor venal da viatura.....por acaso as pessoas têm ideia por quanto os "alegados" sucateiros compram as viaturas com perda total? viaturas que depois são arranjadas e colocadas à venda sem ninguém saber o que lhe aconteceu?
                                                          Mas qual esquema?

                                                          Há reparações que são mais onerosas que o valor do veículo e em que este não fica incapacitado de sequer andar ou requer que vá a uma IPO B para que possa andar novamente na estrada. Qual é o problema? Nenhum...

                                                          É tudo uma questão de onde se coloca o veículo a reparar e se há alguém disposto a fazê-lo. O "lixo" de uns é o lucro dos outros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                                                            Os carros dados como perda total têm que fazer IPO B antes de voltar à estrada? Se for assim, menos mal...
                                                            Partilha aí o link para vermos as folgas nos painéis sff

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                                                            AD fim dos posts Desktop

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