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Toda a verdade - custos de manutenção: premium vs generalistas

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    Toda a verdade - custos de manutenção: premium vs generalistas

    Tenho ouvido várias vezes pessoas a afirmarem que o custo de manutenção de um premium (p.e. um Bmw S3 ou S5) é semelhante ao de uma marca generalista (renault, Peugeot etc).

    Da vossa experiência e conhecimentos confirmam ou desmentem?

    #2
    bem na realidade se formos a ver bem a coisa custos de material entre marcas a coisa pode andar ela por ela, mas em termos de mão de obra depende um pouco de oficina para oficina representante da marca, mas por norma as premium acabam por ser sempre mais caras que as generalistas, atenção manutenções de rotina é o que estou a falar, se formos pensar em reparações de avarias ai a coisa vai acabar por ser sempre mais cara nas premium que nas generalistas...

    um exemplo rápido:
    este ano o meu irmão foi a audi ele tem um audi a4 sedan de 2008 2.0 150cv a manutenção de rotina, oleo, filtro, cheackup normal diagnostico, deixou cerca de 400€ na oficina, eu com um focus mk2.5 1.6 tdci de 2010 110cv na ford com o mesmo serviço ficou por cerca 150€... parecido não...

    mas claro mais barato é ires a oficinas multimarcas, para as revisões de rotina, ai ainda consegues fazer mais barato a festa...
    Editado pela última vez por touromelga; 16 May 2015, 10:48.

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      #3
      Acredito que por exemplo num audi e num golf TDI com o mesmo motor e a levar as mesmas peças, um mecânico "aproveite" para puxar mais um bocado no preço do audi. Quem tem o audi tem mais dinheiro, mesmo que não seja o pensamento é assim.

      Na marca os preços são tabelados e já não deve ser assim penso eu.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
        Acredito que por exemplo num audi e num golf TDI com o mesmo motor e a levar as mesmas peças, um mecânico "aproveite" para puxar mais um bocado no preço do audi. Quem tem o audi tem mais dinheiro, mesmo que não seja o pensamento é assim.

        Na marca os preços são tabelados e já não deve ser assim penso eu.


        Por exemplo e já que referes isso, no caso da troca de correia, ficará mais oneroso num Audi A4 ou num Passat (dependendo da geração), do que num Golf/Toledo....

        Isto porque nos primeiros e por ter o motor colocado longitudinalmente, é preciso desmontar a frente toda do carro, para se ter acesso às correias.

        Coisa que num Golf/Toledo etc..., já não acontece, pelo motor estar numa posição transversal.

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          #5
          Desculpem-me eu meter no tópico, mas por experiência própria de há muitos anos, nas concessões os preços da mão obra são mais baratos que em maioria das oficinas de "esquina".

          Exemplo, substituir um componente está marcada de marca 30 minutos e só se paga 30 minutos e pode estar o técnico 1 ou 4 horas no carro, paga-se sempre apenas os 30 minutos. Aliás existem tabelas que deviam estar visíveis com os timing das substituições. Nas oficinas fora das marcas, o assunto já é diferente, paga-se o tempo que está lá o mecânico.

          Quanto aos preços das marcas e concessões, cada caso é um caso, quero dizer marca. Mas a Fiat há muitos anos era o mais barato das marcas, hoje já é diferente. É complicado!

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            #6
            Em todas as revisões do meu Mazda RX 8 até ao 120 mil km paguei uma média de 400 euros todas as revisões juntas.

            No caso do Mazda 6 que tinha anterior, em 115 mil km, todas as revisões juntas, faz uma média de 300 euros, modelo 2.5 cc de 170 cv a gasolina.

            Peugeot bipoer com 40 mil km já levou 2500 euros em pastilhas e discos á frente, sem contar revisão e outras peças.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
              Em todas as revisões do meu Mazda RX 8 até ao 120 mil km paguei uma média de 400 euros todas as revisões juntas.

              No caso do Mazda 6 que tinha anterior, em 115 mil km, todas as revisões juntas, faz uma média de 300 euros, modelo 2.5 cc de 170 cv a gasolina.

              Peugeot bipoer com 40 mil km já levou 2500 euros em pastilhas e discos á frente, sem contar revisão e outras peças.
              Parece-me que já gastou mais em pastilhas e discos que em combustivel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                Em todas as revisões do meu Mazda RX 8 até ao 120 mil km paguei uma média de 400 euros todas as revisões juntas.

                No caso do Mazda 6 que tinha anterior, em 115 mil km, todas as revisões juntas, faz uma média de 300 euros, modelo 2.5 cc de 170 cv a gasolina.

                Peugeot bipoer com 40 mil km já levou 2500 euros em pastilhas e discos á frente, sem contar revisão e outras peças.
                Pagaste uma média de 400€ por revisão, ou no total pagaste 400€ por todas as revisões?

                Comentário


                  #9
                  Depende da zona geográfica e consequentemente do valor da mão-de-obra.

                  Comentário


                    #10
                    Sinceramente acho que não há diferenças significativas...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                      Pagaste uma média de 400€ por revisão, ou no total pagaste 400€ por todas as revisões?
                      Paguei em média por revisão 400 euros.

                      Comentário


                        #12
                        Agora durante 5 anos a manutenção é incluída por isso não é por ai.

                        Comentário


                          #13
                          Eu no meu C3 1.4 HDI, só me lembro de ter pago mais de 250€ uma vez, e foi na revisão dos 160.000 mil. Normalmente paguei entre 120 e 180 depende quando mudava o filto de gasoleo.
                          Agora no C4 deve chegar na proxima semana (espero eu) deve ser mais alto.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                            Agora durante 5 anos a manutenção é incluída por isso não é por ai.
                            Isso só é válido para BMW's. Audi e Mercedes não têm isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                              Paguei em média por revisão 400 euros.
                              Então é um dos casos onde sai ao mesmo preço ou mais caro que a manutenção dos premium.

                              No caso da BMW nos primeiros 5 anos ou 100mil km's não pagas a manutenção programada, ou seja só pagas pastilhas e discos caso necessite de trocar. No final dos 5 anos as viaturas entram num programa chamado Value&Care onde passam a ter descontos muitas vezes na ordem dos 50% na manutenção ficando tão barata ou mais a manutenção de um BMW que um qualquer generalista.

                              Isto só não é verdade quando falamos de manutenção curativa. Aí sim paga-se bem a diferença entre premium e não premium.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                Em todas as revisões do meu Mazda RX 8 até ao 120 mil km paguei uma média de 400 euros todas as revisões juntas.

                                No caso do Mazda 6 que tinha anterior, em 115 mil km, todas as revisões juntas, faz uma média de 300 euros, modelo 2.5 cc de 170 cv a gasolina.

                                Peugeot bipoer com 40 mil km já levou 2500 euros em pastilhas e discos á frente, sem contar revisão e outras peças.


                                Não te esqueças de referir, que resides no Luxemburgo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho uma pequena ideia que conforme o segmento do veiculo, mais caro é a manutenção(nem tinha logica andar num segmento A/B e pagar o mesmo que um C/D) depois depende onde é feita a manutenção, fora da marca ou na marca. Por lógica a durabilidade das peças de premium é maior, em relação aos generalistas.

                                  No anterior carro que possuia(megane 1.5) era um poço de problemas corretivos, hoje em dia no 106 1.1 que tenho(á 1 ano e meio) de corretivo apenas foi um rolamento(cerca de 50€) e uma mudança oleo.

                                  Depois mão de obra(o meu leva 70€, mas o carro fica o dia todo )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                    Desculpem-me eu meter no tópico, mas por experiência própria de há muitos anos, nas concessões os preços da mão obra são mais baratos que em maioria das oficinas de "esquina".

                                    Exemplo, substituir um componente está marcada de marca 30 minutos e só se paga 30 minutos e pode estar o técnico 1 ou 4 horas no carro, paga-se sempre apenas os 30 minutos. Aliás existem tabelas que deviam estar visíveis com os timing das substituições. Nas oficinas fora das marcas, o assunto já é diferente, paga-se o tempo que está lá o mecânico.

                                    Quanto aos preços das marcas e concessões, cada caso é um caso, quero dizer marca. Mas a Fiat há muitos anos era o mais barato das marcas, hoje já é diferente. É complicado!
                                    No caso da Norauto(porque já usei varias vezes) pagas conforme os serviços que fazem, no caso dos mecanicos da esquina, tem pequenos serviços rápidos(mudar lampada e outros) que nem sequer pagas, o meu mecanico faz-me isso.

                                    No megane que tinha, tinha uma borracha vedante no tubo da admissão em que simplesmente arrebentou(caso acelera-se mais um bocado, perdia potencia) conclusão, fui ao mecanico, pos-mo a borracha, e paguei 0
                                    Editado pela última vez por balao; 17 May 2015, 13:52.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                      um exemplo rápido:
                                      este ano o meu irmão foi a audi ele tem um audi a4 sedan de 2008 2.0 150cv a manutenção de rotina, oleo, filtro, cheackup normal diagnostico, deixou cerca de 400€ na oficina, eu com um focus mk2.5 1.6 tdci de 2010 110cv na ford com o mesmo serviço ficou por cerca 150€... parecido não...

                                      Essas contas não serão assim tão simples.
                                      Convém salientar que o motor 2.0 leva mais óleo (logo será mais caro) e o intervalo entre manutenções é diferente: 30/30 mil no caso do Audi e 20/20 mil no Focus, o que vai atenuar a diferença.

                                      Comentário


                                        #20
                                        niguem disse que eram assim tão simples, e expliquei o porquê não deves ter lido essa parte leste só a final que dei como exemplo, mas na realidade estás enganado, ambos teem o mesmo periodo de manutenção 2 anos ou 30k km's tanto o ford como o audi, e não tem nada haver com o motor do audi ser 2.0, mas sim os oleos usados e respectivos preços e custo de mão de obra, e peças se necessário, o focus que referi é de empresa em regime de aluguer a manutenção é mais cara mas é assim que eles querem, pois eu tenho uma sw mais velha e faço a festa por fora com 62€ oleo e filtro da ford, só que claro o oleo troco-o todos os anos pois é 1 ano ou 30 k km's, há oleos e oleos...

                                        há muitas coisas a ter em conta, não é só agarras-te a um exemplo dado e dizer que não é bem assim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                          niguem disse que eram assim tão simples, e expliquei o porquê não deves ter lido essa parte leste só a final que dei como exemplo, mas na realidade estás enganado, ambos teem o mesmo periodo de manutenção 2 anos ou 30k km's tanto o ford como o audi, e não tem nada haver com o motor do audi ser 2.0, mas sim os oleos usados e respectivos preços e custo de mão de obra, e peças se necessário, o focus que referi é de empresa em regime de aluguer a manutenção é mais cara mas é assim que eles querem, pois eu tenho uma sw mais velha e faço a festa por fora com 62€ oleo e filtro da ford, só que claro o oleo troco-o todos os anos pois é 1 ano ou 30 k km's, há oleos e oleos...

                                          há muitas coisas a ter em conta, não é só agarras-te a um exemplo dado e dizer que não é bem assim...

                                          Ias jurar que no manual do Ford lá de casa (igual ao teu), a manutenção é anual ou de 20k em 20k kilómetros.

                                          Cheira-me que estás enganado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            nao estou nao, o oleo que uso é oleo ford formula fw 5w30 1 ano ou 30k km's oleo indicado para carros com fap 39€ 5L ... e há para mais tempo os 2 anos custa quase o dobro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tenho pena que este topic que criei há exactamente um ano (lembrei-me dele hoje pro coincidência), não tenha sido conclusivo.

                                              Aproveito para deixar aqui alguns valores da penúltima revisão do meu Clio dci em 2014.

                                              Filtro do Habitáculo: 26.50€
                                              Filtro de Ar: 19,94€
                                              Filtro óleo: 13€
                                              Oleo 10w40: 74.85€
                                              Discos de travão: 150€
                                              Pastilhas: 52€
                                              Lampada H1: 12€

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um óleo 10w40 custar 74 euros é um roubo, se bem que as restantes peças também não foram nada baratas. Isso foi na Renault?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E uma lâmpada h1 a custar 12€?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                    E uma lâmpada h1 a custar 12€?
                                                    Foi uma revisão Premium num carro banal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      Um óleo 10w40 custar 74 euros é um roubo, se bem que as restantes peças também não foram nada baratas. Isso foi na Renault?
                                                      Afirmativo.
                                                      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                      E uma lâmpada h1 a custar 12€?
                                                      Sim

                                                      Comentário

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