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    Sharan - Galaxy - Allambra - Ajudem la...

    Pois é, fui ao topico onde se poderia colocar algumas questoes sobre estes motores ( 1.9 tdi 115 cv) e por palhaçadas do costume o mesmo foi fechado.

    Tenho debaixo de olho 3 carros todos diferentes, mas todos iguas. Todos ja com alguns kms em cima do lombo, todos dentro do mesmo preço e curiosamente todos do mesmo ano ( 2001 ).

    Uma Galaxy 1.9 tdi 115 cv, a irma gemea Sharan e a outra irma gemea que é a Allambra.

    Ja sei que vao dizer que aquilo sao motores de guerra, que nunca mais tem fim, que é do melhor do mundo e etc etc etc.... poupem me dessas preciosidades e ajudem com algo concreto.

    O que devo realmente procurar em concreto nestas unidades, para comprovar o seu real estado.

    Digam me la quais os problemas cronicos disto, porque eu de VAG's nao percebo mesmo nada e nem fazia questoes de perceber, nao fosse a necessidade de um segundo carro e um deles ter de andar com 5 pessoas com alguma regularidade e montes de tralha na mala no dia-a-dia.

    Nao se acanhem a dizer mal, mas que digam com conhecimento de causa e sem picardias com ninguem

    #2
    O único problema crónico do qual tenho conhecimento, é o medidor de massa de ar.
    Na compra de um usado, julgo que que é pertinente levá-lo à marca e pedir para o passarem a pente fino.
    Mesmo que tenha de se pagar os testes, sempre nos deixa mais descansados, e com sorte ainda temos acesso ao historial do carro, na eventualidade de o mesmo ter sido assistido na marca.
    Boa sorte com a compra.

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      #3
      Verifica o sistema de ar condicionado.
      Todas as que conheço, com AC manual, deram problemas.
      Não sei se as com climatronic tiveram esses problemas.

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        #4
        Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
        Verifica o sistema de ar condicionado.
        Todas as que conheço, com AC manual, deram problemas.
        Não sei se as com climatronic tiveram esses problemas.
        Alhambra penso ser mais barata que a galaxy e a sharan (pelo menos em nova eram), e é tudo a mesma coisa. A alhambra penso ter pormenores um bocadinho melhores que o galaxy. Compra o 130cv, é o motor mais fiável, e o mais equilibrado entre consumos/prestações.

        Aqui em casa temos uma galaxy de 130cv, só deu 2 chatices: fecho das portas avariaram, e uma cena eletrónica que fazia avariar o cruise control e a buzina. De resto o motor é do aço (nunca avariou nada, levou uma bateria). Os leds do CB perderam a força (problema crónico em alguns VAG's), e nas alhambras/sharan parecem melhores. O comportamento é fraco, típico dos primeiros monovolumes.
        Editado pela última vez por murgto; 19 May 2015, 12:51.

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          #5
          O medidor de Massa de ar, sim ja tinha em ideia que era um dos seus principais pontos fracos. Uma substituiçao, caso seja necessario, ronda que valores? Quando surgiram os primeiros casos destas avarias sei que era um reparaçao algo avultada, mas actualmente nao tenho noçoes do preço.

          A hipotese de momento recai mesmo apenas sobre as 115cv. As de 130cv ja sobem um pouco mais de preço e para o serviço que iram fazer, nao acho que faça assim tanta diferença.

          Esse problema electronico que fazia avariar o CC e a Buzina, recordas te ao certo o que era?

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            #6
            Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
            Verifica o sistema de ar condicionado.
            Todas as que conheço, com AC manual, deram problemas.
            Não sei se as com climatronic tiveram esses problemas.
            O climatronic que conheço, noutro VAG da época, continua a bombar suave e eficazmente sem um único toque de manutenção, nem sequer enchimento de fluido - não se mexe para não estragar Pinga um pouco de água quando se estaciona, mas isso será normal.

            Por outro lado, foi preciso MAF há um par de anos (sintoma: perda de força nas subidas), e custou quase 200 euros, peça recondicionada.

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              #7
              Também utilizam o AJM?

              Desse ano, ja deve fazer a troca da distribuição aos 90kkm.
              Alguns costumam queimar a junta da cabeça (aconteceu no meu), de resto penso que nâo têm outros problemas crónicos.

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                #8
                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                O medidor de Massa de ar, sim ja tinha em ideia que era um dos seus principais pontos fracos. Uma substituiçao, caso seja necessario, ronda que valores? Quando surgiram os primeiros casos destas avarias sei que era um reparaçao algo avultada, mas actualmente nao tenho noçoes do preço.

                A hipotese de momento recai mesmo apenas sobre as 115cv. As de 130cv ja sobem um pouco mais de preço e para o serviço que iram fazer, nao acho que faça assim tanta diferença.

                Esse problema electronico que fazia avariar o CC e a Buzina, recordas te ao certo o que era?
                Nao é pelos 15cvs adicionais. Eu sempre ouvi dizer que o motor de 130cvs é mais fiável que o de 115, que na verdade durou muito pouco tempo em produçao...

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