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Termóstato ou Sensor da Temperatura

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    Termóstato ou Sensor da Temperatura

    Olá,

    Já tinha anteriormente colocado um tópico sobre isto, mas como descobri uma coisa nova decidi abrir um novo.

    Bem, tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV. Acontece que acho que o carro demora demasiado tempo a aquecer, e por vezes está a 60 graus como passa para os 50 graus de um momento para o outro.

    Fiz um teste e apartir daqui gostaria que me ajudassem, meti o carro a trabalhar ao Relantim para ver quanto tempo demorava a atingir os 90 graus (fiz isto com o carro frio, e não liguei nem AC, nem máximos para aquecer mais depressa), e o tempo que o carro demorou a chegar aos 90 graus foi de 28 Min.
    Acho isto demasiado tempo, a seguir arranquei e a temperatura baixou uns 15 graus.

    Acham que à algum problema, ou provavelmente tenho mesmo ou o Termóstato ou o Sensor de Temperatura avariados?

    #2
    Termostato aberto..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
      Termostato aberto..
      Pois... o Termóstato deve ter avariado na posição aberto.
      Não poderá nunca ser o Sensor?

      Comentário


        #4
        Tens a certeza em relação ao sensor se fores analisar pela centralina. Mas tudo indica que será mesmo o termóstato.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Tens a certeza em relação ao sensor se fores analisar pela centralina. Mas tudo indica que será mesmo o termóstato.
          O carro foi à pouco tempo ligado à máquina e não acusou nada do Sensor de Temperatura.

          Comentário


            #6
            Eu para testar o sensor leio a resistência com o multímetro e vejo logo se está bom ou não. Tens é de ter os valores de referência para saberes interpretar o que lês no multímetro. Quanto mais temperatura mede o sensor menor é a resistência. Já me aconteceu ler um e os valores não pararem de mudar, tinha picos enormes de diferença, estava todo marado.

            Comentário


              #7
              Chegaste a trocar o termostato na altura em que tiveste problemas com o FAP?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Chegaste a trocar o termostato na altura em que tiveste problemas com o FAP?
                Não, porque o vendedor do carro na altura em que ainda estava em garantia, disse que ia arranjar um Termóstato novo, mas nunca mais arranjou e depois falou-me que podia ser o Sensor da Temperatura.

                Comentário


                  #9
                  Como indicado, deverá ser o termostato...

                  Tanto mais, que nesse motor, já é uma peça que volta e meia faz das suas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                    Não, porque o vendedor do carro na altura em que ainda estava em garantia, disse que ia arranjar um Termóstato novo, mas nunca mais arranjou e depois falou-me que podia ser o Sensor da Temperatura.
                    Acho que depois da questão do FAP não fazia sentido algum não teres resolvido a situação. Fosse o sensor da temperatura ou o termostato (acho que nem são muito caros e trocava-se logo os 2), já devia ter sido resolvido, nem que fosse às tuas custas. Andas com aumento de consumo, variações de temperatura no motor, maior desgaste do mesmo, podes entrar em despesas com o FAP, etc...desculpa a crítica, mas não entendo como ainda andas com isso assim.

                    Comentário


                      #11
                      "Estás com sorte", nesse motor o termostato trás o sensor lá metido, seja de um ou do outro vêm ambos novos e fica resolvido...

                      Sensor:
                      Editado pela última vez por Erbium; 22 May 2015, 08:39.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                        O carro foi à pouco tempo ligado à máquina e não acusou nada do Sensor de Temperatura.
                        O analisar seria ver os valores que dá. Se há uma subida constante na temperatura ou se dá valores negativos quando devia estar a subir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Acho que depois da questão do FAP não fazia sentido algum não teres resolvido a situação. Fosse o sensor da temperatura ou o termostato (acho que nem são muito caros e trocava-se logo os 2), já devia ter sido resolvido, nem que fosse às tuas custas. Andas com aumento de consumo, variações de temperatura no motor, maior desgaste do mesmo, podes entrar em despesas com o FAP, etc...desculpa a crítica, mas não entendo como ainda andas com isso assim.
                          Tens toda a razão, mas o vendedor anda me sempre a dizer que arranja e nunca mais arranja, agora não arranja mesmo e vou ter de ser eu a pagá-lo e a pagar também a MO.

                          Comentário


                            #14
                            Aposta na bricolage

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                              "Estás com sorte", nesse motor o termostato trás o sensor lá metido, seja de um ou do outro vêm ambos novos e fica resolvido...

                              Sensor:
                              Ainda bem, pensava que tinha de comprar o Termóstato mais o Sensor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                O analisar seria ver os valores que dá. Se há uma subida constante na temperatura ou se dá valores negativos quando devia estar a subir.
                                Pois... não sabia que esse podia ser um método para saber se o Sensor está bom ou não.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aproveito o tópico

                                  VW Bora TDI 115, que faz 130 km's em AE a 140/150 e practicamente não chega aos 80 graus (apenas naquela Serra da A1 a segui a Santarém chegou perto dos 90).
                                  Termóstato?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                    Ainda bem, pensava que tinha de comprar o Termóstato mais o Sensor.
                                    O sensor pode comprar-se separadamente (custa à volta de 10€) mas por norma o termóstato (35-40€) já o trás...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                      Aproveito o tópico

                                      VW Bora TDI 115, que faz 130 km's em AE a 140/150 e practicamente não chega aos 80 graus (apenas naquela Serra da A1 a segui a Santarém chegou perto dos 90).
                                      Termóstato?
                                      Termóstato nas couves. 15€ tens um de qualidade. Atestar com G12 depois.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Termóstato nas couves. 15€ tens um de qualidade. Atestar com G12 depois.
                                        Obrigado.
                                        Era o que suspeitava. Vai ser a minha mãe a tratar disso... vamos lá ver quanto lhe vão "xular"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                          O sensor pode comprar-se separadamente (custa à volta de 10€) mas por norma o termóstato (35-40€) já o trás...
                                          Sim, tenho visto a 35€, 40€, mas na FIAT já é bem mais caro por volta dos 90€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                            Sim, tenho visto a 35€, 40€, mas na FIAT já é bem mais caro por volta dos 90€.

                                            Numa casa de peças, encontrarás pelos valores indicados (+-)

                                            Olha por exemplo:



                                            http://www.mister-auto.pt/pt/termost...8904_g316.html


                                            http://www.oscaro.es/termostato-refr...16-2528-303-gt

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Numa casa de peças, encontrarás pelos valores indicados (+-)

                                              Olha por exemplo:



                                              http://www.mister-auto.pt/pt/termost...8904_g316.html


                                              http://www.oscaro.es/termostato-refr...16-2528-303-gt
                                              No site da Oscaro, o Termóstato que é da Valeo não vem com Sensor, pois não?
                                              É que para comprar, dava me mais jeito comprar logo um com tudo incluído.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                No site da Oscaro, o Termóstato que é da Valeo não vem com Sensor, pois não?
                                                É que para comprar, dava me mais jeito comprar logo um com tudo incluído.
                                                Pela imagem sim, tem sensor.

                                                Tens aqui onde comprei o meu, gates a 36€ e vem com sensor de certeza: http://www.autopecasonline24.pt/gates/1238574

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já eu, quando troquei o termostato, retirei o sensor novo que vinha com ele e meti o velho. Para mim, é apenas mais uma peça para "chegar" ao comprador.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                                                    já eu, quando troquei o termostato, retirei o sensor novo que vinha com ele e meti o velho. Para mim, é apenas mais uma peça para "chegar" ao comprador.
                                                    Sim, mas se poder meter um novo é melhor.
                                                    Pensa que depois o velho se avaria ao fim de um mês, se calhar o outro que é novo não irá avariar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O problema não é de ele ser novo, mas sim da qualidade do mesmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Termóstato nas couves. 15€ tens um de qualidade. Atestar com G12 depois.
                                                        Em que loja?


                                                        Sent from my iPhone using Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                                                          O problema não é de ele ser novo, mas sim da qualidade do mesmo.
                                                          Pois... também é verdade, se vier de uma marca com pouca qualidade pode durar menos que um de boa qualidade mas já usado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se parado atinge 90ºC é porque o sensor está ok.
                                                            Se o tubo que vai ao radiador tiver quente antes dos 70ºC, é o termostato que está aberto.
                                                            Se desligado por umas boas horas, o sensor mostrar uma temp muito diferente da temp ambiente (só lido por obd) o sensor está estragado.

                                                            Comentário

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