Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há mais de três milhões de anos, antes dos humanos, já se fabricavam ferramentas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Há mais de três milhões de anos, antes dos humanos, já se fabricavam ferramentas

    E que mais haverá por descobrir sobre o passado?...

    Há mais de três milhões de anos, antes dos humanos, já se fabricavam ferramentas

    É oficial: descobriram-se as primeiras ferramentas pré-humanas. Têm 3,3 milhões de anos, por isso só podem ter sido fabricadas antes do aparecimento dos primeiros humanos – ou seja, cerca de 400 mil anos antes dos primeiros membros conhecidos do género Homo. São de pedra, incluindo várias lascas resultantes do talhe de blocos de pedra com as pancadas de outras pedras. O artigo científico que descreve esta descoberta no Quénia, que ficará como um dos marcos na história da evolução humana, é publicado esta quinta-feira na revista Nature.

    Num breve apanhado, o artigo na Nature enumera as ferramentas mais antigas conhecidas até agora, todas de humanos. Até ao momento, o recorde de antiguidade pertencia a ferramentas de Gona, na Etiópia, com cerca de 2,6 milhões de anos. Também na Etiópia (em Hadar e Omo) e no Quénia (em Lokalalei) se tinham encontrado ferramentas com 2,3 milhões de anos. “Estes artefactos”, diz o artigo, “demonstram que esses hominíneos que sabiam talhar a pedra já tinham capacidades consideráveis de planeamento, destreza manual e selecção de materiais”.

    Até agora, considerava-se também que as espécies de hominíneos – os nossos antepassados depois da separação do ramo dos chimpanzés, há cerca de oito milhões de anos – existentes antes dos humanos não tinham tal capacidade de talhe da pedra. “A visão convencional dos estudos sobre evolução humana tem assumido que a origem da produção de ferramentas de pedra com arestas afiadas pelos hominíneos estava ligada à emergência do género Homo, como resposta a alterações climáticas e à disseminação da vegetação da savana”, contextualiza o artigo científico. “Partia-se da premissa que só a nossa linhagem deu o salto cognitivo que lhe permitiu bater pedras umas nas outras, para tirar lascas afiadas, e que isso esteve na origem do nosso sucesso evolutivo.”

    Esta visão começou por ser construída com a descoberta de instrumentos líticos no desfiladeiro de Olduvai, na Tanzânia, pelo famoso paleoantropólogo Louis Leakey, na década de 1930. Essa tecnologia, ou cultura, foi designada por olduvaiense. Os instrumentos de tipo olduvaiense eram rudimentares: fracturava-se um bloco de pedra (o núcleo) com outra pedra (o percutor) e daí saíam as lascas. Tanto as lascas como o núcleo, com arestas cortantes, eram usados como ferramentas.

    Décadas depois, além de mais instrumentos de pedra, descobriram-se fósseis de uma nova espécie dentro do género Homo, o que reforçou a ideia de que os primeiros fabricantes de ferramentas eram humanos: “Em 1964, no desfiladeiro de Olduvai, descobriram-se fósseis que pareciam mais Homo do que australopitecíneos e que estavam associados à cultura das ferramentas mais antigas conhecidas, a olduvaiense. Por isso, [essas ferramentas] foram atribuídas à nova espécie: o Homo habilis, ou homem habilidoso”, explica o artigo.

    Mas será que houve hominíneos antes dos humanos a fabricar ou, pelo menos, a usar ferramentas de pedras? Esta hipótese ganhou alguma força com a descoberta de ossos de animais com marcas, datados de há cerca de 3,4 milhões de anos. Tinham sido encontrados em 2009 em Dikika, na Etiópia, o mesmo sítio onde em 2006 já se tinha descoberto o fóssil de uma criança australopiteca, com cerca de três milhões de anos. Os investigadores defenderam então, num artigo em 2010 na revista Nature, que as marcas resultavam de cortes e de pancadas produzidos por ferramentas usadas por antepassados dos humanos, para extrair o tutano. Nem todos aceitaram essa ideia, como lembrou recentemente uma notícia no site da revista Science. Houve quem dissesse que, em vez de cortes e pancadas, os ossos foram pisados por outros humanos ou animais. E, assim, a autoria destas marcas manteve-se controversa, até porque não havia provas irrefutáveis: as próprias ferramentas.

    Em 2011, entrou em campo a equipa de Sonia Harmand e Jason Lewis, da Universidade de Stony Brook, perto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Estavam em prospecção numa zona a oeste do lago Turkana, no Quénia, um dos berços da evolução humana. Dirigiam-se para o local onde, em 1998, perto do rio Lomekwi, no Norte do Quénia, tinha sido encontrado um crânio de um novo género de hominíneo contemporâneo dos australopitecos: o Kenyanthropus platyops, ou “homem do Quénia com face plana”, com cerca de 3,5 milhões de anos. Só que a equipa de Sonia Harmand e Jason Lewis enganou-se no caminho, relata ainda a notícia da Science, e acabou por ir parar a uma área desconhecida. Decidiu, na mesma, fazer uma prospecção rápida do local.

    Tecnologia lomekwiense

    Imediatamente, na superfície arenosa da zona, agora identificada como Lomekwi 3, os cientistas localizaram algo que não lhes deixou grandes dúvidas: instrumentos líticos. Fizeram logo uma pequena escavação. Nessa campanha e na escavação do ano seguinte, recuperaram um total de 149 ferramentas líticas, relatam no artigo que agora publicam na Nature.

    Entre 149 instrumentos estão, por exemplo, 35 lascas, 83 núcleos e sete percutores. A colecção inclui ainda bigornas, pedras onde se apoiavam os núcleos enquanto as lascas iam sendo talhadas. Com as lascas e núcleos de arestas afiadas, é fácil imaginarmos os seus fabricantes a cortar a carne de um animal acabado de caçar…

    “As características tecnológicas das lascas e dos fragmentos de lascas são inequívocas e observadas repetidamente, o que demonstra que foram lascadas intencionalmente a partir dos núcleos”, conclui a equipa no artigo. “A tecnologia e a morfologia apresentadas pelos núcleos e pelas lascas de Lomekwi 3 não se encontram em nenhum padrão resultante de fracturas naturais de rochas. Todos apresentam características de produtos resultantes de lascamento.”

    De certa maneira, já se estava à espera deste anúncio, depois de Sonia Harmand ter falado desta descoberta em Abril, na reunião anual da Sociedade de Paleoantropologia, em São Francisco, Estados Unidos. Agora, a publicação do artigo científico torna a descoberta oficial e apresenta-a, para discussão, a toda a comunidade científica.
    O artigo diz ainda que as lascas e os núcleos de Lomekwi 3 são bastante maiores do que os instrumentos líticos de Gona, Hadar, Omo, Lokalalei e Olduvai. E que as bigornas e os percutores também são maiores e mais pesados do que os que vemos hoje a ser usados pelos chimpanzés de Bossou (aldeia da Guiné-****cri), famosos por partirem nozes com pedras. Usam algumas como bigornas, pondo-lhes as nozes em cima, e outras como martelos, com que as partem.

    Portanto, a equipa encontra nos achados de Lomekwi 3 uma mistura de ferramentas que resultam do talhe dos núcleos de pedra, por um lado, e ferramentas usadas em actividades de percussão, como os martelos e as bigornas dos chimpanzés de Bossou. “Os hominíneos de Lomekwi 3 (…) podem ter usado os artefactos de várias formas: como bigornas, núcleos para produzir lascas e/ou ferramentas de percussão”, conclui o artigo. E isto, segundo a equipa, torna esta colecção diferente das ferramentas de tipo olduvaiense. “Hipoteticamente, o conjunto de Lomekwi 3 pode representar uma fase tecnológica [de transição] entre as ferramentas usadas para actividades de percussão por um hominíneo mais antigo e as ferramentas talhadas mais tarde pelos fabricantes olduvaienses”, acrescenta-se.

    Como designar então estas ferramentas com estas duas componentes? “Tem sido sugerido o termo ‘pré-olduvaiense’, caso se encontrassem ferramentas em depósitos [geológicos] mais antigos do que 2,6 milhões de anos [como as de Gona], especialmente se fossem diferentes em termos das capacidades de talhe presentes nas olduvaienses”, responde a equipa no artigo.

    Indo mais longe, os cientistas deixam uma proposta: “Os conjuntos de Lomekwi 3 e olduvaienses mais antigos são suficientemente distintos, em termos tecnologia e morfologia, e a sua amálgama iria mascarar mudanças comportamentais e cognitivas importantes dos hominíneos ocorridas ao longo de quase dois milhões de anos.” E, assim, defendem que a tecnologia da pedra de há 3,3 milhões de anos – surgida 700 mil anos mais cedo do que se pensava – seja designada por lomekwiense.

    Árvore com muitos ramos

    Mas esta antiguidade significa, ainda, que os autores destes instrumentos não podem ter sido humanos. Em Março, o anúncio da descoberta de uma mandíbula do género Homo com 2,8 milhões de anos, na Etiópia, recuava em 400 mil anos o aparecimento dos primeiros humanos – a grande “família” onde se inclui a nossa própria espécie (o Homo sapiens), surgida há apenas 200 mil anos. Mesmo sendo os humanos mais velhos na Terra, a sua antiguidade deixa-os de fora dos possíveis fabricantes das ferramentas de Lomekwi 3. Então, quem terá fabricado estas ferramentas pré-olduvaienses e pré-humanas?

    Entre as hipóteses, a equipa põe o Kenyanthropus platyops, a única espécie de hominíneo conhecido que viveu na região Oeste do lago Turkana na altura do fabrico dos instrumentos. Outra hipótese é o Australopithecus afarensis, que também viveu nesses tempos, mas na Etiópia.

    Para Susana Carvalho, primatóloga e arqueóloga portuguesa da Universidade de George Washington (EUA) e da Universidade do Algarve, esta descoberta não surgiu como uma grande surpresa. “Nos últimos dez anos, escrevi várias vezes que o uso de ferramentas na linhagem humana teria de ser mais antigo do que 2,6 milhões de anos. Para quem estuda o uso de ferramentas por chimpanzés, era óbvio que muitas espécies de hominíneos antes de surgir o género Homo seriam igualmente boas candidatas para fazer e usar ferramentas”, comenta a investigadora, que tem estudado os chimpanzés de Bossou e, igualmente, procurado vestígios de hominíneos precisamente perto do lago Turkana. “Em termos de requisitos cognitivos e anatómicos para o uso de ferramentas, já sabíamos que o Australopithecus (mais estudado do que Kenyanthropus) teria uma capacidade craniana e morfologia anatómica da mão que o tornava capaz de um uso, pelo menos rudimentar, de ferramentas.”

    Ainda que expectável, a descoberta de instrumentos líticos de antepassados nossos com mais de três milhões de anos tem implicações consideráveis. “Marca um novo começo para a arqueologia e a evolução humana. As origens da tecnologia não estão relacionadas com o Homo nem com os contextos climáticos que foram descritos como impulsionadores do grande evento cultural que era o aparecimento da indústria olduvaiense”, considera Susana Carvalho. “Os arqueólogos têm de rever algumas matérias: a primeira é aceitar que a evolução cultural não é um processo linear, que foi desde o mais rudimentar (olduvaiense) até ao muito complexo que vemos hoje. A tecnologia, tal como a evolução humana, é uma árvore com muitos ramos, em todos pode haver cultura material, com diferenças e semelhanças.”

    Novamente, dos chimpanzés, gorilas e orangotangos actuais chegam-nos pistas sobre a evolução da tecnologia nos ramos dessa enorme árvore. “No presente, temos três espécies de primatas não humanos, todos a usar ferramentas de pedra nos seus habitats naturais. Alguns destes primatas divergiram da nossa linha evolutiva há 35 milhões de anos. Do ponto de vista evolutivo, isto indica que a evolução da tecnologia também pode ser convergente – ou seja, ter surgido em vários momentos no tempo e no espaço, sem estar necessariamente ligada apenas aos antepassados humanos ou ao antepassado comum que humanos e chimpanzés tiveram.”

    No futuro, a descoberta de mais sítios com ferramentas pré-olduvaienses, como Susana Carvalho pensa que acontecerá em breve, poderá trazer mais respostas para todas as interrogações científicas surgidas a partir deste novo marco na história da evolução humana.
    Fonte.


    #2
    Discutível.

    Comentário


      #3
      teoria dos antigos astronautas?

      Comentário


        #4
        Também, há um disparo tecnológico e cultural num curtíssimo espaço de tempo e em localização geográfica especifica.

        A proto história.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
          Também, há um disparo tecnológico e cultural num curtíssimo espaço de tempo e em localização geográfica especifica.

          A proto história.
          Este achado vai dar mais um boost ao canal história e à teoria.

          Comentário


            #6
            Não é achado no sentido de revolucionar a coisa.

            Quando à escala geodésica a actual tecnologia disponível não responde a muita pedra em corte.

            Comentário


              #7
              Que usavam então para talhar a pedra com tamanha precisão?

              Comentário


                #8
                Melhor, como faziam a deslocação de tais volumes e peso?, há testes actuais em ambiente cientifico multidisciplinar (engenharia naval, civil, arqueologia industrial, historiadores) que a uma escala ínfima não fazem deslocação alguma de material em condição aproximada.

                No corte de pedra o erro esmaga o actual laser em muito monumento de alvenaria.

                Houve aqui, digamos um pequeno salto.


                Comentário


                  #9
                  O meu avô tem ferramentas dessas lá por casa.

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                      teoria dos antigos astronautas?
                      Onde está a foto daquele maluco a dizer "Aliens"??

                      Comentário


                        #12
                        escolhe
                        https://goo.gl/Oq8EKW

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post


                          Há aí algumas que desconhecia!!

                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #14
                            E se a resposta for basica ao ponto de no futuro um astronauta passa por um buraco negro e vai bater a antiguidade no planeta terra e começa a partir daí a construir a civilização com ferramentas e metodos que conhece que nos ainda actualmente desconhecemos ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                              E se a resposta for basica ao ponto de no futuro um astronauta passa por um buraco negro e vai bater a antiguidade no planeta terra e começa a partir daí a construir a civilização com ferramentas e metodos que conhece que nos ainda actualmente desconhecemos ?
                              Exactamente, embora, evidentemente, a continuidade da linhagem imporia que viajasse "dessa forma" (espacio-temporal) pelo menos uma pequena comunidade humana! Mas já sabemos como é em temas destes...

                              Há tanta coisa que não sabemos que essa possibilidade é uma das que estão cada vez mais na lista de possibilidades a considerar! Aliás, face à riqueza deste tema é preferível aceitar, mesmo que nos limitemos ao conhecimento actual (sem especulação, portanto), possibilidades desse tipo a desvalorizá-lo!

                              Vale a pena ler: Oldest evidence of stone tool use and meat-eating among human ancestors discovered: Lucy's species butchered meat...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                Melhor, como faziam a deslocação de tais volumes e peso?, há testes actuais em ambiente cientifico multidisciplinar (engenharia naval, civil, arqueologia industrial, historiadores) que a uma escala ínfima não fazem deslocação alguma de material em condição aproximada.

                                No corte de pedra o erro esmaga o actual laser em muito monumento de alvenaria.

                                Houve aqui, digamos um pequeno salto.


                                Nem mais. Daí o quão é interessante é tentar descobrir cada vez mais passado da vida terrestre!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Onde está a foto daquele maluco a dizer "Aliens"??
                                  Não meti aqui as fotos porque estou no telefone.

                                  Esse tipo já andou aqui por Portugal a fazer um documentário.

                                  Associaram a Atlântida com Silves.

                                  Por acaso até acho alguns pontos credíveis na teoria dos antigos astronautas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloNobregaa Ver Post
                                    E se a resposta for basica ao ponto de no futuro um astronauta passa por um buraco negro e vai bater a antiguidade no planeta terra e começa a partir daí a construir a civilização com ferramentas e metodos que conhece que nos ainda actualmente desconhecemos ?
                                    Isso é giro. Boa sorte para o astronauta que entrar lá.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                      Não meti aqui as fotos porque estou no telefone.

                                      Esse tipo já andou aqui por Portugal a fazer um documentário.

                                      Associaram a Atlântida com Silves.

                                      Por acaso até acho alguns pontos credíveis na teoria dos antigos astronautas.
                                      Verdade. Vi esse episódio. Aliás, só vi esse porque estava a fazer zapping e reconheci Silves.

                                      Por outro lado também já estive no museu onde o tipo esteve e vi a tal pedra que ele viu... o gajo é maluquinho. Aquilo é um menir e está lá documentado como tal...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Deixem cá ver se percebi bem. Há uma teoria que diz que um astronauta do futuro ou de outro planeta qualquer, não interessa, esteve na Terra antes de haver humanos e andou por cá a deixar coisas. Então e quer dizer que uma cultura suficientemente avançada para viajar de planeta em planeta, quiçá até no próprio tempo, e em vez de largar por cá objectos de tecnologia avançada, deixa pedras lascadas!? É isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          Verdade. Vi esse episódio. Aliás, só vi esse porque estava a fazer zapping e reconheci Silves.

                                          Por outro lado também já estive no museu onde o tipo esteve e vi a tal pedra que ele viu... o gajo é maluquinho. Aquilo é um menir e está lá documentado como tal...
                                          E a pedra tem realmente aqueles 'riscos' que se parecem com o código de ADN?

                                          Se tiver não deixa de ser estranho. Ele chama lhe um ovo da criação e associa a uma raça de extraterrestres que andava por cá na antiguidade [emoji2]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                            Não meti aqui as fotos porque estou no telefone.

                                            Esse tipo já andou aqui por Portugal a fazer um documentário.

                                            Associaram a Atlântida com Silves.

                                            Por acaso até acho alguns pontos credíveis na teoria dos antigos astronautas.
                                            Silves? porquê?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aliens, baby... aliens!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                Silves? porquê?!
                                                Porque segundo um escocês que por lá vive, silves na antiguidade era rodeada pelo rio arade e tinha vários níveis na cidade.

                                                Outra coisa em que ele se baseou foi nuns textos de um grego qq da antiguidade.

                                                Atlântida ficava para lá dos pilares se Hércules (gibraltar).

                                                Portanto ele achou algumas evidências que ligam silves à Atlântida. [emoji3]

                                                É uma teoria um pouco repuxada mas o alien man adorou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                  Silves? porquê?!
                                                  porque os aliens foram almoçar na marisqueira O Rui, e resolveram ficar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                    Deixem cá ver se percebi bem. Há uma teoria que diz que um astronauta do futuro ou de outro planeta qualquer, não interessa, esteve na Terra antes de haver humanos e andou por cá a deixar coisas. Então e quer dizer que uma cultura suficientemente avançada para viajar de planeta em planeta, quiçá até no próprio tempo, e em vez de largar por cá objectos de tecnologia avançada, deixa pedras lascadas!? É isso?
                                                    Claro, é daquela raça que quando vai para a praia ou fazer um piquenique deixa os restos por lá espalhados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                      Porque segundo um escocês que por lá vive, silves na antiguidade era rodeada pelo rio arade e tinha vários níveis na cidade.

                                                      Outra coisa em que ele se baseou foi nuns textos de um grego qq da antiguidade.

                                                      Atlântida ficava para lá dos pilares se Hércules (gibraltar).


                                                      Portanto ele achou algumas evidências que ligam silves à Atlântida. [emoji3]

                                                      É uma teoria um pouco repuxada mas o alien man adorou.
                                                      LOL, esse apanhou demasiado sol na cabeça

                                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                      porque os aliens foram almoçar na marisqueira O Rui, e resolveram ficar
                                                      Do que tu te foste lembrar...já marchava um fino com gambinha da costa e aquele pão torrado com maionese caseira

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                        LOL, esse apanhou demasiado sol na cabeça



                                                        Do que tu te foste lembrar...já marchava um fino com gambinha da costa e aquele pão torrado com maionese caseira
                                                        claro

                                                        os aliens pensaram "é aqui mesmo"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
                                                          E a pedra tem realmente aqueles 'riscos' que se parecem com o código de ADN?

                                                          Se tiver não deixa de ser estranho. Ele chama lhe um ovo da criação e associa a uma raça de extraterrestres que andava por cá na antiguidade [emoji2]
                                                          Os "riscos" parecem o que quiseres... por assim dizer...

                                                          Mas Silves merece uma visita, em especial quem gosta de história. Esse tal museu é interessante, depois as muralhas e o castelo... a pedra que eles usam e as tais cores que falaram nesse programa. Muito diferente do Algarve que a maioria das pessoas conhece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            claro

                                                            os aliens pensaram "é aqui mesmo"

                                                            Muito bom!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X