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Juke N-TEC 1.5 DCI vs. TEKNA 1.2 DIG-T

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    Juke N-TEC 1.5 DCI vs. TEKNA 1.2 DIG-T

    Bom dia,

    Está em vista um possível negócio de troca de um Smart CDI 2009 com 49k kms por um dos dois carros do título.

    A quilometragem anual é muito reduzida. Menos de 10k/ano.

    O N-TEC tem cerca de 4000kms, 1.5 DCI, 115cv - 19k euros.
    O TEKNA é novo, 1.2 DIG-T, 115cv - 20k euros.

    O TEKNA tem mais equipamento, tal como a câmara 360, Escudo de Proteção Inteligente, sensores chuva e luz, 6 colunas, botão de ignição, etc.

    Sendo que a quilometragem não justifica um diesel, mas que os preços são semelhantes, para o que iam?

    Ou não iam para nenhum destes?
    O objetivo da troca é ter um carro com mais espaço que o Smart. Se bem que existe um Leon também e o Smart fica pago no próximo ano.
    Decisions, decisions!

    Obrigado!

    #2
    Eu por esses km nunca ia para um carro Diesel. E por esse preço porque não vai para o Nissan Pulsar ou tem de ser Mini SUV?
    Não se esqueça que um diesel tem uma manutenção mais cara!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por manji Ver Post
      Bom dia,

      Está em vista um possível negócio de troca de um Smart CDI 2009 com 49k kms por um dos dois carros do título.

      A quilometragem anual é muito reduzida. Menos de 10k/ano.

      O N-TEC tem cerca de 4000kms, 1.5 DCI, 115cv - 19k euros.
      O TEKNA é novo, 1.2 DIG-T, 115cv - 20k euros.

      O TEKNA tem mais equipamento, tal como a câmara 360, Escudo de Proteção Inteligente, sensores chuva e luz, 6 colunas, botão de ignição, etc.

      Sendo que a quilometragem não justifica um diesel, mas que os preços são semelhantes, para o que iam?

      Ou não iam para nenhum destes?
      O objetivo da troca é ter um carro com mais espaço que o Smart. Se bem que existe um Leon também e o Smart fica pago no próximo ano.
      Decisions, decisions!

      Obrigado!
      Este é daqueles casos que eu tenho vindo a dizer que nem vale a pena fazer contas, a vantagem (económica) está sempre do lado do diesel.
      Então se vais gastar o mesmo dinheiro inicialmente na compra do carro, aliás até gastas menos na compra do diesel, até podes procurar um melhor pelos 20k€, a partir do momento que sais com o carro do stand já estás a poupar em combustível.

      Em 10k km ano, comparativamente ao gasolina a poupança andará nos 350€/ano.
      Daqui por meia dúzia de anos o juke diesel com 60000km valerá pelo menos + 3 a 4mil € que a versão gasolina nas mesmas condições.
      Manutenção preventiva é a mesma coisa, a curativa não será muito diferente entre as versões diesel e gasolina.
      Economicamente com essas premissas era uma estupidez na minha opinião comprar a versão a gasolina.

      Mas nem só de economia vive o homem:
      podes valorizar acima de tudo comprar um carro 0km.
      podes ser dos que só tem prazer a conduzir um carro a gasolina (1.2).
      podes guardar 5000€ no banco, comprar um carro mais barato (15k €, um honda jazz) e gastar os 5000€ em gasolina.

      Comentário


        #4
        Andei no Google a tentar ver que carro era o TEKNA, só depois é que percebi que era outra versão do Juke

        Economicamente o diesel vai sempre compensar, uma vez que o valor de compra é o mesmo.
        Se isso não pesar na escolha, eu iria para o gasolina.

        Comentário


          #5
          tekna é a versão, tal como já existe no qashqai há muitos anos.

          eu optaria pelo carro a gasolina, senão lá vai o FAP e uma manutenção mais cara, apesar de não se notar enquanto são ambos recentes. não encontras nenhum similar ao diesel, mas com mais 1 ano, por exemplo? se calhar poupas 1000 euritos ou algo assim. mas um nismo é que era...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            tekna é a versão, tal como já existe no qashqai há muitos anos.

            eu optaria pelo carro a gasolina, senão lá vai o FAP e uma manutenção mais cara, apesar de não se notar enquanto são ambos recentes. não encontras nenhum similar ao diesel, mas com mais 1 ano, por exemplo? se calhar poupas 1000 euritos ou algo assim. mas um nismo é que era...
            o FAP é panaceia para todos os males, neste caso o contrário. Com a poupança em combustível dava para reparar o FAP todos os anos e ainda sobrava para pagar um jantar à Maria.
            Relembro que todos os dias (não literalmente) saem novas soluções para o bicho de 7 cabeças FAP, cada vez mais económicas, já para não falar na sua retirada que neste fórum equivale a um dos 7 pecados mortais.

            Comentário


              #7
              eu não acho que andar a arranjar o FAP todos os anos seja uma solução, mas pronto...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                eu não acho que andar a arranjar o FAP todos os anos seja uma solução, mas pronto...
                Tenho certeza que o FAP não irá avariar todos anos, mas pronto, era uma forma de realçar que a poupança compensa largamente uma hipotética avaria do FAP.
                A minha posição é conhecida pelo fórum, podia andar com o FAP até dar as primeiras chatices, depois seria retirado. Quando existir legislação que me obrigue a ter o FAP colocado, colocaria.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  eu não acho que andar a arranjar o FAP todos os anos seja uma solução, mas pronto...
                  Se fosse só o FAP ainda era o menos... um filtro de gasoleo custa normalmente 7 a 8 vezes mais que o a gasolina por exemplo.

                  Comentário


                    #10
                    Com o mesmo preço, só o Diesel faz sentido, se pensarmos na questão financeira. A juntar a isto, o 1.2 gasta bastante, ainda que seja mais agradável de utilizar e ofereça melhores prestações.

                    Comentário


                      #11
                      O Tekna a gasolina sem olhar para trás. O 1.5 dci a nível de fiabilidade não impressiona muito.Quanto ao resto dos aficionados do diesel é porque não tem dinheiro para comprar 1 bom a gasolina, tem que comprar motores de trator. Ainda bem que assim diesel qq um tem gasolina é sinal de exclusividade.

                      Comentário


                        #12
                        Estás a comparar cenários diferentes.

                        É óbvio que nesse cenário, económicamente a balança pende para o lado do diesel.

                        Mas estás a comparar um novo com um semi-novo. Se procurares um Juke a gasolina de serviço (talvez não encontres o 1.2 por ser recente), também o levas por 15.000€ e aí já tens de fazer as contas para os 4000€ de diferença entre eles.

                        Estás a usar dois pesos e duas medidas, tens de ver se queres um carro novo, ou se queres um carro mais económico.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                          o FAP é panaceia para todos os males, neste caso o contrário. Com a poupança em combustível dava para reparar o FAP todos os anos e ainda sobrava para pagar um jantar à Maria.
                          Relembro que todos os dias (não literalmente) saem novas soluções para o bicho de 7 cabeças FAP, cada vez mais económicas, já para não falar na sua retirada que neste fórum equivale a um dos 7 pecados mortais.
                          E eu relembro que remover ou inutilizar o FAP fazer isso é ilegal uma vez que altera as especificações da viatura, e que um dia a coisa pode correr muito mal para os proprietarios.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Com o mesmo preço, só o Diesel faz sentido, se pensarmos na questão financeira. A juntar a isto, o 1.2 gasta bastante, ainda que seja mais agradável de utilizar e ofereça melhores prestações.
                            O custo de um automóvel não é só o combustível. Quantos km são precisos para compensar uma mudança de injectores ou similar?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              E eu relembro que remover ou inutilizar o FAP fazer isso é ilegal uma vez que altera as especificações da viatura, e que um dia a coisa pode correr muito mal para os proprietarios.
                              Em Portugal não há legislação aplicável aos centros de inspecção que regulamentem a proibição da retirada do FAP. Nem está previsto que haja.


                              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                              O custo de um automóvel não é só o combustível. Quantos km são precisos para compensar uma mudança de injectores ou similar?
                              Eu quer-me parecer que o Juke a gasolina também tem injectores e similares.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                O custo de um automóvel não é só o combustível. Quantos km são precisos para compensar uma mudança de injectores ou similar?
                                Eu não sei quais são os carros a diesel que vocês conhecem, mas devem ser chineses, de certeza!

                                Comentário


                                  #17
                                  Se a ideia é ganhar mais espaço, o Juke é logo à partida mauzinho (espaço interior não abunda).

                                  Houve um user deste fórum com um 1.2 DIG-T que deu problemas, passou semanas na marca e nunca conseguiram resolver (o motor é raro por cá e pelos vistos não lhe sabem mexer). Essencialmente por isto iria para o Diesel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                    O custo de um automóvel não é só o combustível. Quantos km são precisos para compensar uma mudança de injectores ou similar?
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

                                    Houve um user deste fórum com um 1.2 DIG-T que deu problemas, passou semanas na marca e nunca conseguiram resolver (o motor é raro por cá e pelos vistos não lhe sabem mexer). Essencialmente por isto iria para o Diesel.
                                    Estranho um carro a gasolina dar problemas ainda por cima assim tão graves que precisa de semanas para reparar... Pelo menos esse user pode gabar-se de uma coisa, não teve problemas de FAP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                      Com o mesmo preço, só o Diesel faz sentido, se pensarmos na questão financeira. A juntar a isto, o 1.2 gasta bastante, ainda que seja mais agradável de utilizar e ofereça melhores prestações.
                                      Se esse 1.2 gasta muito é que é pior. Porque tendo em conta o facto de ser novo e ter muito mais equipamento, para além das melhores prestações iria para o 1.2.

                                      Tem outra desvantagem se o objetivo for ter o carro apenas 3 ou 4 anos, que o diesel sendo semi-novo já levou com a talhada de desvalorização inicial. Não costumo pensar nisso mas depende de caso para caso.

                                      Originalmente Colocado por mfiaes Ver Post
                                      O Tekna a gasolina sem olhar para trás. O 1.5 dci a nível de fiabilidade não impressiona muito.Quanto ao resto dos aficionados do diesel é porque não tem dinheiro para comprar 1 bom a gasolina, tem que comprar motores de trator. Ainda bem que assim diesel qq um tem gasolina é sinal de exclusividade.
                                      Nem mais, esses pobretanas que compram diesel.

                                      Desde que comprei o meu carro a gasolina que faço sucesso em qualquer lado. Mas enfim, não dá para explicar, só nós que temos carros a gasolina é que sabemos o que é ter sucesso.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Se a ideia é ganhar mais espaço, o Juke é logo à partida mauzinho (espaço interior não abunda).

                                        Houve um user deste fórum com um 1.2 DIG-T que deu problemas, passou semanas na marca e nunca conseguiram resolver (o motor é raro por cá e pelos vistos não lhe sabem mexer). Essencialmente por isto iria para o Diesel.
                                        Acho que até já o despachou.
                                        É o mal de motores raros. Também sofro um pouco disso, no tópico das Astra tenho muita informação para os diesel. Quando faço perguntas sobre o 1.6 é um vazio .

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