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Fuga óleo borboleta admissão

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    Fuga óleo borboleta admissão

    Boa tarde,

    Tenho uma Volvo V40 1.9TDI de 2004, com 255.000 kms.

    Aqui há umas semanas, quando na oficina levantaram o carro no elevador para verificar uma situação de suspensão, deparei-me com um babado consideravel de óleo por baixo do motor, no resguardo inferior.

    Dei um salto à marca e dizem-me que existe uma fuga de óleo pela borboleta da admissão (não faço ideia do que isso seja). Pedem-me para reparar cerca de 270€.

    Questões:
    - é grave a avaria? em que consiste concretamente? que implicações pode ter no normal funcionamento do carro?
    - é expectável este tipo de avaria num carro com esta idade?
    - o valor da reparação é exagerado? no orçamento fala em troca do depósito do óleo, do difusor de paragem do colector de admissão, anilha, tampão, caixa de ligação e junta.

    Obrigado pela atenção e comentários.

    JP
    Editado pela última vez por japazul; 02 June 2015, 17:44.

    #2
    Eblase chamado à recepção

    Comentário


      #3
      Diesel dessa altura com borboleta de admissao? E mesmo que se tiver, o oleo nao passa por al, so o respiro do carter que manda os gases para o motor. Acho que te enganaram.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
        Eblase chamado à recepção
        Não estou a ver como uns vapores podem chegar à forra. Só vendo.

        Comentário


          #5
          Estou mais impressionado é por ter difusor e de ser um TDI <.<

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
            Estou mais impressionado é por ter difusor e de ser um TDI <.<
            E mais, motor de origem Renault!

            Comentário


              #7
              vê se o bujão está bem apertado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por prteixeira Ver Post
                Estou mais impressionado é por ter difusor e de ser um TDI <.<
                Desculpa não ser perito em nomenclaturas, já me auto-flagelei por isso.
                A minha questão não se prende tanto em ser tdi, sdi, tdci ou td.
                De qualquer modo, agradeço a tua participação.

                Comentário


                  #9
                  Conheço bem esse bloco, mas sem turbo, num renault. A Configuração desse Volvo é bastante diferente, desde a alimentação ser CR como na sobrealimentação. Mas o bloco em si terá poucas diferenças, é o 1870cc

                  Nas versões atmosféricas é tipico a partir de uma determinada quilometragem o respiro do carter (PCV?), que está ligado à admissão directamente na caixa do filtro, entupir, babar, pingar, desde o encaixe no carter (parece um copo) ao encaixe no filtro.

                  O meu faz isso fazia isso e volta e meia escorria no encaixe do carter e pingava na forra ou no chão. Teve de ser vedado com silicone porque com o-rings nunca resolvi a situação. Pode ser daí que pinga no chão.

                  Aquilo que eles chamam "borboleta" é um bocado parvo por não existir. O que se deve passar é essa fuga ser aspirada para a admissão.

                  Pode não ser nada disto mas com a má descrição que te deram é o que me faz lembrar.

                  Ou isso ou tens uma fuga no turbo, o que é sempre mais chato e bem mais problemático... se for daí, não deixes andar, trata disso, não vá o motor aspirar esse óleo.

                  Comentário


                    #10
                    Vocsa,

                    Muito obrigado pela tua participação. Sempre fico um pouco mais elucidado.

                    De facto, sou daqueles que prefere resolver e ter o carro em excelente condição e foi o que fiz. O valor não era por aí além e fugas de óleo nunca são bom prenúncio. Pedi para me darem um relatório detalhado da avaria e da reparação efectuada. Serve de histórico para mim e ao menos sei o que foi feito.

                    Fuga no turbo não foi o diagnóstico. Pela tua exposição, de facto parece-me que poderá ser mesmo uma fuga aspirada para a admissão. Dentro em breve já poderei dar certezas.

                    Obrigado.

                    JP

                    Comentário


                      #11
                      Agradeço umas fotos da operação(ou pós-operatório).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Agradeço umas fotos da operação(ou pós-operatório).
                        Eblase,

                        Eu até punha mas sendo na oficina não tenho hipótese. E ainda que fosse possível, não saberia que fotografar

                        Comentário


                          #13
                          Ora, então mais detalhadamente, o carro apresentava fuga de óleo pelo carter e pela caixa de ligação da borboleta de aceleração. Afim de reparar, foi substituída a junta do carter e a caixa de ligação. Não sei o que seja mas é o detalhe da avaria apresentado pela oficina. Ou seja, 270€ subtraídos da conta bancária...

                          Comentário


                            #14
                            A descrição que fazes agora encaixa "minimamente" naquilo que expus ali atrás.

                            Só duas coisas me fazem alguma confusão, a designação de "borboleta" e o preço. Mas quanto ao preço as oficinas são mesmo assim.

                            Essa tal "caixa" no teu é aquilo que no meu carro parece um copo e fica praticamente ligado ao carter. Aquilo não é lá muito fácil de reparar, a ultima tentativa foi por silicone e parece resultar, mas ainda é cedo para falar... Por isso é natural que te tenham metido tudo novo.

                            O importante é que fique resolvido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Aquilo não é lá muito fácil de reparar, a ultima tentativa foi por silicone e parece resultar, mas ainda é cedo para falar... Por isso é natural que te tenham metido tudo novo.

                              O importante é que fique resolvido.
                              Ora, levando tudo novo é sinónimo de resolução definitiva da fuga, certo?

                              É possível fazer um controlo efectivo e ver se tem fugas futuramente sem ter de levar à oficina?

                              Comentário


                                #16
                                Acredito que sim.

                                Geralmente os problemas vêm das "juntas". Tentei por abraçadeira, o-ring, nada. A "caixa" por vezes quebra por causa das vibrações do motor, ao fim de muitos anos.

                                Não estou a ver a disposição do teu motor, a admissão será muiiiito diferente do meu. No meu, consegue-se ver com algum custo a zona de onde vem a fuga. Portanto é na lateral onde está a vareta, mais ou menos a meio do carter, é aí o "respiro". Quando começa a aparecer óleo ou humidade... já sei.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não era para me levares a mal... antes pelo contrário.
                                  Editado pela última vez por prteixeira; 03 June 2015, 21:34.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já estou a ver que "copo" é que falam. Crónico neste motor.. baba sempre junto ao cárter.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo menos, pelo que conheço, nos 1.9 dci costuma a haver fugas de óleo pelo decantador.
                                      Falei nisso no meu ultimo post mas tornei a editar, não tinha reparado que já tinha resolvido o problema e de que até mesmo o VOCSA já tinha tocado no assunto.

                                      Comentário

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