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Eliminação ou não da FAP

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    Eliminação ou não da FAP

    Boas, tenho um VW Golf VI de 2009, TDI, 110 cv. Estou a pensar em brevemente dentro de 2 meses +/- fazer uma repro solf para 150/160 cv's (isto visto maior parte dos componentes do motor deste carro serem os mesmos do de 140 cv's e tenho conhecimento de este motor ter capacidade para +/- 180 cv's).
    Até aqui tudo bem, agora a minha questão é a seguinte, o carro atualmente tem quase 150.00 km's e faço cerca de 50% nacional a velocidades baixas, 30% cidade e 20% AE. Mais tarde ou mais cedo vou ter problemas com a FAP provavelmente, o que queria saber era se quando fizer a repro (se fizer) elimino logo a FAP ou deixo andar até dar problema? Na IPO não vai dar problemas o carro com mais cv's e sem FAP? Ou só sem FAP?

    Desde já obrigado e fico a aguardar respostas ;)

    [emoji6]
    Editado pela última vez por diogomes; 03 June 2015, 23:56.

    #2
    [delete please]
    Editado pela última vez por diogomes; 03 June 2015, 23:55. Razão: Apagar

    Comentário


      #3
      A IPO não detecta isso. Se algum dia vir a detectar só tens de voltar a meter a FAP.

      Quanto à repro, mais um tdi du açu? Vai ficar a mandar fumo pa tras tipo tinta de choco?

      Comentário


        #4
        Eu quero meter mais cavalos não pó aço xD
        É mais uma questão de conforto, apesar do carro nao ter falta de potência notória, venho de um 130 PD e este 110 CR faz diferença e nota-se falta de força com ar condicionado ligado por exemplo, no fundo é para obter mais prazer na condução do carro. E é para manter o carro uns bons anos por isso convém não inventar muito.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
          Eu quero meter mais cavalos não pó aço xD
          É mais uma questão de conforto, apesar do carro nao ter falta de potência notória, venho de um 130 PD e este 110 CR faz diferença e nota-se falta de força com ar condicionado ligado por exemplo, no fundo é para obter mais prazer na condução do carro. E é para manter o carro uns bons anos por isso convém não inventar muito.
          Cavalos? Conforto?

          Olha que eu tive um 1.6 diesel ford/psa de 110 cavalos e nunca me queixei de falta de força com AC e 5 pessoas, esse motor até terá mais binário.

          De 130 para 110 já notas a perda.

          E queres meter isso com quantos cavalos?

          Comentário


            #6
            Eu estava a pensar em algo na ordem dos 150, para nao esticar muito.
            Ele não me deixa ficar mal e puxa bem, mas é mais aquela coisa... Sinto que ele consegue mais mas derivado á limitação dos cavalos (eletrónica) e da velocidase (199 km/h), penso que uma repro bem feita nao ficasse mal...

            Comentário


              #7
              eu penso que és sonhador!

              se queres fiabilidade metes isso com 130 cv, agora tu queres 160 kkkk

              Comentário


                #8
                Se o FAP não te está a dar problemas, não vejo motivo para o eliminares.
                Se fazes 50% de Nacional, partindo do principio que isso corresponde a pelo menos 20kms consecutivos, o teu FAP estará a fazer as regenerações necessárias.
                Se o eliminares no IPO não haverá problemas.
                Quanto à repro, 40 cv parece-me muito, analisa um meio termo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brm2 Ver Post
                  eu penso que és sonhador!

                  se queres fiabilidade metes isso com 130 cv, agora tu queres 160 kkkk
                  Este motor só nao tem 140 cv's porque está limitado apenas eletronicamente, nao sao os componentes. Sim, 160 nao é bem o que pretendo. Estou mais inclinado para 150. E este motor foi testado e tem capacidade para 180 sem grandes esforços.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                    Se o FAP não te está a dar problemas, não vejo motivo para o eliminares.
                    Se fazes 50% de Nacional, partindo do principio que isso corresponde a pelo menos 20kms consecutivos, o teu FAP estará a fazer as regenerações necessárias.
                    Se o eliminares no IPO não haverá problemas.
                    Quanto à repro, 40 cv parece-me muito, analisa um meio termo.
                    Os 50% nacional sao cerca de 30 km's diários não consecutivos... Cerca de 10 km's de cada vez.... E sim um meio termo como os 150 a mim parecem-me suficientes.

                    Comentário


                      #11
                      Procurar problemas onde não os há....

                      O 110 é um motor com potencia e binario QB para que um golf se mexa até bastante bem mesmo com 5 pessoas no carro.

                      +40cv é cortar na fiabilidade e ir á procura de problemas.
                      Tirar o FAP quando este funciona bem e fazes percursos extra urbanos quanto baste para a regeneração parece-me inútil.

                      "reprogramações bem feitas que dão mais 50 cavalos sem tirar fiabilidade", sim está bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                        Procurar problemas onde não os há....

                        O 110 é um motor com potencia e binario QB para que um golf se mexa até bastante bem mesmo com 5 pessoas no carro.

                        +40cv é cortar na fiabilidade e ir á procura de problemas.
                        Tirar o FAP quando este funciona bem e fazes percursos extra urbanos quanto baste para a regeneração parece-me inútil.

                        "reprogramações bem feitas que dão mais 50 cavalos sem tirar fiabilidade", sim está bem.
                        Ao expor aqui no fórum as minhas dúvidas é porque nao tenho bem a certesa das coisas, daí querer opinião de terceiros. Eu acredito que possa tirar alguma fiabilidade ao carro aumentar cavalos, mas para o motor em questão nao me parece uma ideia descabida.
                        Mas obrigado pela opinião, espero que continuem a ajudar ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
                          Este motor só nao tem 140 cv's porque está limitado apenas eletronicamente, nao sao os componentes.
                          Explica lá isso melhor. Qual é o motor que tens concretamente?

                          Deve haver por aí bastante gente com experiência com ele.

                          Comentário


                            #14
                            se queres fazer uma repro bem feita, vais ter de remover o FAP e anular EGR, reforçar a embreagem, e mais umas quantas coisas a nivel de intercooler e turbo para aumentar para uma potencia considerávelmente estável, quanto a fiabilidade é como te estão a dizer como estão de origem os componentes segundo o fabricante podem ter um x tempo de vida, ao efectuares as mudanças para obter mais potencia vais reduzir o seu tempo de vida...

                            portanto se querias algo potente devias ter visto isso na altura da procura, em vez de procurares algo menos potente para lhe ir enterrar dinheiro a dar mais potencia, tinhas comprado algo já nesse nivel de origem poupavas muito dinheiro logo nessa parte...

                            o fap limita sempre a repro por isso se te queres esticar a vontade vais ter mesmo de o anular...

                            o dinheiro é teu faz o que bem entenderes já tens uma ideia do filme em que te vais meter...

                            Comentário


                              #15
                              Se queres mesmo fiabilidade, não mexas no carro...desculpa a sinceridade, mas é a verdade.

                              Em relação às IPOs, por enquanto estás safo. Daqui a uns anos não se sabe, ou melhor, pensa-se que já consigam detectar qualquer alteração.

                              Quanto a eliminar o FAP ou não, uma casa conceituada a nível de repros, saberá responder-te a isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                Explica lá isso melhor. Qual é o motor que tens concretamente?

                                Deve haver por aí bastante gente com experiência com ele.
                                Deve ser o 2.0 tdi 110cv.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                  Deve ser o 2.0 tdi 110cv.
                                  Sinceramente desconhecia essa variante do 2.0 tdi.

                                  Pelos vistos existiu também uma versão de 120cv no Exeo.

                                  Não conhecia nem um nem outro. Nem sei se as diferenças são apenas de electrónica ou algo mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    Sinceramente desconhecia essa variante do 2.0 tdi.

                                    Pelos vistos existiu também uma versão de 120cv no Exeo.

                                    Não conhecia nem um nem outro. Nem sei se as diferenças são apenas de electrónica ou algo mais.
                                    este motor existiu antes do 1.6 tdi.
                                    as diferenças também nao sei.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aumentar 40cv com componentes de origem? Acho que é esticar demasiado a corda. Aumentas 25cv... A partir daí é rezar.

                                      Se o FAP não te está a dar dores de cabeça não a elimines. Se queres mesmo fazer a repro podes fazer na mesma com o FAP lá...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        Explica lá isso melhor. Qual é o motor que tens concretamente?

                                        Deve haver por aí bastante gente com experiência com ele.
                                        O motor é o 2.0 TDI 110 cv. Partilha o mesmo bloco do motor, turbo, ... , do 2.0 TDI 140 cv.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                          se queres fazer uma repro bem feita, vais ter de remover o FAP e anular EGR, reforçar a embreagem, e mais umas quantas coisas a nivel de intercooler e turbo para aumentar para uma potencia considerávelmente estável, quanto a fiabilidade é como te estão a dizer como estão de origem os componentes segundo o fabricante podem ter um x tempo de vida, ao efectuares as mudanças para obter mais potencia vais reduzir o seu tempo de vida...

                                          portanto se querias algo potente devias ter visto isso na altura da procura, em vez de procurares algo menos potente para lhe ir enterrar dinheiro a dar mais potencia, tinhas comprado algo já nesse nivel de origem poupavas muito dinheiro logo nessa parte...

                                          o fap limita sempre a repro por isso se te queres esticar a vontade vais ter mesmo de o anular...

                                          o dinheiro é teu faz o que bem entenderes já tens uma ideia do filme em que te vais meter...
                                          Pois eu sei que uma repro bem feita tem de ser reforçada por todos os lados e é um grande investimento, daí querer opinião e saber se com um aumento "ligeiro" (visto ser o motor com componentes do de 140cv's ) de 30/40 cv's seria necessário tal investimento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Se queres mesmo fiabilidade, não mexas no carro...desculpa a sinceridade, mas é a verdade.

                                            Em relação às IPOs, por enquanto estás safo. Daqui a uns anos não se sabe, ou melhor, pensa-se que já consigam detectar qualquer alteração.

                                            Quanto a eliminar o FAP ou não, uma casa conceituada a nível de repros, saberá responder-te a isso.

                                            Sim, totalmente de acordo, fiabilidade total é mesmo deixar como está xD

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por diogomes Ver Post
                                              O motor é o 2.0 TDI 110 cv. Partilha o mesmo bloco do motor, turbo, ... , do 2.0 TDI 140 cv.
                                              Mas sabes se os periféricos são os mesmos? E a embraiagem? De certeza que o turbo é o mesmo da versão de 140cv e de 170cv?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só acho estranho fazerem dois motores com os mesmos componentes (turbo e afins) e "castrarem" o carro de 110cv... Não vejo a lógica disso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                  Só acho estranho fazerem dois motores com os mesmos componentes (turbo e afins) e "castrarem" o carro de 110cv... Não vejo a lógica disso.
                                                  Exacto. Parece-me que seria um desperdício de material... no mínimo.

                                                  Eu começaria por tentar descobrir as reais diferenças entre esse motor e os mais potentes (136-140 cv por ex). Isto através de fóruns estrangeiros por exemplo, ou referências de peças.

                                                  Depois de chegar a uma conclusão, logo veria o que fazer.

                                                  Edit: basta passar na mister auto e verifica-se logo que a embraiagem não é igual. Têm diâmetros diferentes...
                                                  Editado pela última vez por Vocsa; 04 June 2015, 22:41.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Greetings!

                                                    Se o carro está 'limitado' electrónicamente para os 110cv manda tirar a limitação e passas a ter os 140cv.

                                                    Se não andares a dar cabo da embraiagem não deves ter problemas.

                                                    Ficas com o carro porreiro na mesma e ficas mais contente nas corridas dos semáforos.

                                                    Quanto à fap. Não mexas enquanto não der problemas.

                                                    Já ouvi em oficinas que conseguem lavar a fap por 100 e tal euros e fica bom na mesma.
                                                    Ainda há patos a cair nos retirar FAPs por 400€.

                                                    Não pagues muito pela reprogramação. Conheço quem faça por 100€.
                                                    Basicamente o que queres é alguém que meta o mapa da versão de 140cv no teu ECU.

                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vejo aqui muitos "super de origem" com uma opinião muito colado ao politicamente correcto e com muita conversa à la forum, mas sem saberem em concreto do que estão a falar.

                                                      Este motor que o user fala, é o 2.0 TDI CR 110cv. Não existiu nem um ano no mercado. Aquando da passagem de Golf 5 para o 6, o 1.9 TDI PD 105cv foi descontinuado e como estratégia para terem uma unidade de entrada de gama/versão bluemotion foi utilizado o TDI CR 143 em modo "castrado" a nível electrónico até sair o 1.6 TDI.
                                                      A nível de componentes são iguais (confirmado por varias casas de preparação/reparadores). Usa é a caixa de 5v com relações semelhantes ao que encontrávamos nos 1.9TDI 105 e depois no 1.6.

                                                      A par do 143, este 110 apenas e só reprogramado pode ir aos 180/190cv (com FAP). Já andam aí alguns com estes mapas mais fortes de 190cv, com o seu aspecto básico, jante 16,...

                                                      Face à caixa e peso do carro, eu também optava por reprogramar, porque 110cv sabem a pouco, mesmo tendo mais binário que um comum 1.5/1.6 dessa cavalagem. Não Digam que um segmento C com 1400/1500 kg com 110cv se safa bem, porque força não existe. Há um Golf6 1.6tdi cá em casa e é muito mau. Só em bom a fazer consumos em AE.

                                                      Podes colocar o mapa do 143 ou pedir algo em torno dos 150 como referiste, que guardas imensa margem de segurança ao que esse motor é capaz de dar.


                                                      Sobre o Fap, mesmo que andes devagar, se fizeres percursos com uma boa distancia, ele faz na mesma as regenerações. Sou adepto do lema "enquanto estiver bom, deixa-o andar. Quando der problemas, fora com ele".
                                                      Se por acaso optares por eliminá-lo já (normalmente quando se faz repro e elimina egr/fap paga-se só uma coisa e faz-se tudo), guarda-o para o caso de no futuro quereres pôr de origem e/ou o venderes.


                                                      Quanto ao "se querias algo mais potente devias ter pensado nisso antes e comprado logo uma motorização melhor e bla bla bla"... Quando se entra no campo de comprar usados há muitos factores que determinam o veículo que se acaba por comprar. Do que queremos, ao que está em melhor estado, o que aparece, o que está perto, enfim, do melhor negocio, vai muito!

                                                      Mas esta versão 110 do 2.0 TDI é boa nesses aspecto. Com os toques certos ficas com outro carro (não vou entrar no discurso de alertar dos cuidados a ter e limites dos incrementos de potência, porque pelo que dá a entender só queres mesmo um pouco mais de "alma" para andar mais à vontade).
                                                      Editado pela última vez por bernardoR; 04 June 2015, 23:38.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                                                        Vejo aqui muitos "super de origem" com uma opinião muito colado ao politicamente correcto e com muita conversa à la forum, mas sem saberem em concreto do que estão a falar.

                                                        Este motor que o user fala, é o 2.0 TDI CR 110cv. Não existiu nem um ano no mercado. Aquando da passagem de Golf 5 para o 6, o 1.9 TDI PD 105cv foi descontinuado e como estratégia para terem uma unidade de entrada de gama/versão bluemotion foi utilizado o TDI CR 143 em modo "castrado" a nível electrónico até sair o 1.6 TDI.
                                                        A nível de componentes são iguais (confirmado por varias casas de preparação/reparadores). Usa é a caixa de 5v com relações semelhantes ao que encontrávamos nos 1.9TDI 105 e depois no 1.6.

                                                        A par do 143, este 110 apenas e só reprogramado pode ir aos 180/190cv (com FAP). Já andam aí alguns com estes mapas mais fortes de 190cv, com o seu aspecto básico, jante 16,...

                                                        Face à caixa e peso do carro, eu também optava por reprogramar, porque 110cv sabem a pouco, mesmo tendo mais binário que um comum 1.5/1.6 dessa cavalagem. Não Digam que um segmento C com 1400/1500 kg com 110cv se safa bem, porque força não existe. Há um Golf6 1.6tdi cá em casa e é muito mau. Só em bom a fazer consumos em AE.

                                                        Podes colocar o mapa do 143 ou pedir algo em torno dos 150 como referiste, que guardas imensa margem de segurança ao que esse motor é capaz de dar.


                                                        Sobre o Fap, mesmo que andes devagar, se fizeres percursos com uma boa distancia, ele faz na mesma as regenerações. Sou adepto do lema "enquanto estiver bom, deixa-o andar. Quando der problemas, fora com ele".
                                                        Se por acaso optares por eliminá-lo já (normalmente quando se faz repro e elimina egr/fap paga-se só uma coisa e faz-se tudo), guarda-o para o caso de no futuro quereres pôr de origem e/ou o venderes.


                                                        Quanto ao "se querias algo mais potente devias ter pensado nisso antes e comprado logo uma motorização melhor e bla bla bla"... Quando se entra no campo de comprar usados há muitos factores que determinam o veículo que se acaba por comprar. Do que queremos, ao que está em melhor estado, o que aparece, o que está perto, enfim, do melhor negocio, vai muito!

                                                        Mas esta versão 110 do 2.0 TDI é boa nesses aspecto. Com os toques certos ficas com outro carro (não vou entrar no discurso de alertar dos cuidados a ter e limites dos incrementos de potência, porque pelo que dá a entender só queres mesmo um pouco mais de "alma" para andar mais à vontade).
                                                        Concordo com o que aqui foi dito e sim é isso que quero, percebeste o meu ponto de vista, só espero que se vier a fazer corra tudo bem e que seja numa casa de qualidade.
                                                        Quanto a este motor só acrescentar que ele ficou até à introdução do 1.6, foi apenas haver uma solução mais económica às motorizações existentes, de resto a expressao é mesmo essa, "é um 143 cv castrado" xD

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                                          Greetings!

                                                          Se o carro está 'limitado' electrónicamente para os 110cv manda tirar a limitação e passas a ter os 140cv.

                                                          Se não andares a dar cabo da embraiagem não deves ter problemas.

                                                          Ficas com o carro porreiro na mesma e ficas mais contente nas corridas dos semáforos.

                                                          Quanto à fap. Não mexas enquanto não der problemas.

                                                          Já ouvi em oficinas que conseguem lavar a fap por 100 e tal euros e fica bom na mesma.
                                                          Ainda há patos a cair nos retirar FAPs por 400€.

                                                          Não pagues muito pela reprogramação. Conheço quem faça por 100€.
                                                          Basicamente o que queres é alguém que meta o mapa da versão de 140cv no teu ECU.

                                                          Cumprimentos
                                                          Sim a ideia é essa. E quanto à lavagem da FAP, fica como "nova" ou vai perdendo qualidade até chegar ao ponto da substituição? No fundo a minha pergunta é se a lavagem não serve só para desenrascar até certo dia?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Exacto. Parece-me que seria um desperdício de material... no mínimo.

                                                            Eu começaria por tentar descobrir as reais diferenças entre esse motor e os mais potentes (136-140 cv por ex). Isto através de fóruns estrangeiros por exemplo, ou referências de peças.

                                                            Depois de chegar a uma conclusão, logo veria o que fazer.

                                                            Edit: basta passar na mister auto e verifica-se logo que a embraiagem não é igual. Têm diâmetros diferentes...
                                                            Pois, a embraiagem por acaso desconhecia, mas o "desperdicio de material" como referiste, foi só uma breve solução de um motor para baixos consumos até à introdução dos 1.6 atuais.

                                                            Comentário

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