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Peugeot-Citroen confirma investimento e novo modelo em Mangualde.

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    Peugeot-Citroen confirma investimento e novo modelo em Mangualde.

    A fábrica portuguesa vai partilhar a próxima geração de comerciais ligeiros com a unidade de Vigo. Até 2018, quando arranca a produção, o grupo francês vai investir mais de 40 milhões de euros no distrito de Viseu.
    A PSA Peugeot Citroën vai investir na modernização e inovação dos processos produtivos da fábrica de Mangualde, de forma a receber a produção da próxima geração de veículos comerciais ligeiros do segmento B-VCL, anunciou esta sexta-feira, 5 de Junho, a multinacional francesa.

    O investimento vai ser realizado entre 2016 e 2018, ano em que terá início a fabricação deste novo modelo automóvel, cuja produção vai ser partilhada com a fábrica do grupo localizada em Vigo, Espanha. Em comunicado, o grupo destacou que "o lançamento da produção destes veículos de nova geração tem associada uma ambição de aumentar o número de fornecedores nacionais da fábrica de Mangualde".

    O volume de investimento não foi divulgado pela PSA Peugeot Citroën, mas o ministro da Economia, António Pires de Lima – que marcou presença na sessão desta sexta-feira –, adiantara há duas semanas ao semanário "Expresso" que o grupo iria investir cerca de 48 milhões de euros a curto e médio prazo, precisamente para criar as condições para acolher a produção de um novo modelo automóvel e investir na área da inovação.

    Segundo a empresa, o objectivo deste investimento passa por tornar o centro de produção nacional da empresa, no distrito de Viseu, "ainda mais flexível e competitivo". E, segundo sustentou o grupo, confirma o seu interesse em manter no seu dispositivo industrial esta unidade portuguesa, que em 54 anos já produziu mais de um milhão de veículos e "vê assim confirmada a sua futura actividade".

    O director industrial da PSA Peugeot Citroën, Yann Vincent, sublinhou que "estes volumes complementares [referentes a esta afectação agora anunciada] permitirão à fábrica convergir para a meta de uma taxa de utilização de 122% no horizonte de 2022". Citado em comunicado, o gestor frisou ainda que esta afectação se deveu "aos esforços e ao rigor dos colaboradores de Mangualde, que souberam responder às exigências económicas e organizacionais solicitadas pelo grupo".

    Franceses exigem energia barata e comboios
    Nos últimos anos, esta fábrica tem sido notícia, mas nem sempre pelos melhores motivos. Em Maio de 2014 anunciou a dispensa de 280 trabalhadores de um turno extra, contratado para fazer face a um excedente de produção. Em Janeiro de 2015, anunciou um plano de saídas voluntárias.

    Nessa altura, a empresa assegurou que tudo faria para "defender a sua longevidade". Entre as reclamações da casa-mãe para que a competitividade deste pólo industrial possa subir, verbalizados pelo CEO, Carlos Tavares, estão a diminuição do preço da energia eléctrica e também a construção de uma ligação ferroviária a Vigo.

    No início deste mês, a fabricante francesa anunciou que os CTT Correios de Portugal, no âmbito da renovação da sua frota com 604 comerciais ligeiros, encomendou 428 Peugeot Partner, que serão produzidos precisamente em Mangualde. Esta operação, cujos valores não foram divulgados, envolveu também a gestora de frotas portuguesa Finlog.

    http://www.jornaldenegocios.pt/empre...mangualde.html

    #2
    Boas noticias. Afinal não está tudo a sair de Portugal.

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      #3
      Deviam ser todos produzidos na fabrica da PSA em Portugal, já que o cliente é português

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        #4
        Originalmente Colocado por trecularecu Ver Post
        Deviam ser todos produzidos na fabrica da PSA em Portugal, já que o cliente é português
        Isso não seria possível, porque os outros modelos que a CTT encomendou são o Peugeot Expert e o Peugeot Boxer que são modelos diferentes do Partner, logo são fabricados noutras fábricas do Grupo que fabricam especificamente esses modelos.

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          #5
          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
          Isso não seria possível, porque os outros modelos que a CTT encomendou são o Peugeot Expert e o Peugeot Boxer que são modelos diferentes do Partner, logo são fabricados noutras fábricas do Grupo que fabricam especificamente esses modelos.
          Ainda gostava de ver as condicoes da fabrica espanhola. Se nao há, criavam se as condições, nem que fosse a parte da montagem.
          Se fossem os correos espanhóis a comprar carrinhas à PSA aposto que seriam todas feitas lá. Os nossos representantes e negociadores são é fracos.

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            #6
            Originalmente Colocado por trecularecu Ver Post
            Ainda gostava de ver as condicoes da fabrica espanhola. Se nao há, criavam se as condições, nem que fosse a parte da montagem.
            Se fossem os correos espanhóis a comprar carrinhas à PSA aposto que seriam todas feitas lá. Os nossos representantes e negociadores são é fracos.
            As coisas não são assim tão fáceis e lineares.

            Felizmente e apesar das sucessivos "ataques" a Fábrica lá se vai mantendo, tenho um familiar e mais 2 ou 3 conhecidos a trabalhar lá.

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              #7
              Originalmente Colocado por trecularecu Ver Post
              Ainda gostava de ver as condicoes da fabrica espanhola. Se nao há, criavam se as condições, nem que fosse a parte da montagem.
              Se fossem os correos espanhóis a comprar carrinhas à PSA aposto que seriam todas feitas lá. Os nossos representantes e negociadores são é fracos.
              E quem é que iria montar as Expert e as Boxer em Portugal? A PSA já tem a sua fábrica lotada, teria que ser uma empresa Portuguesa, e duvido que exista em Portugal uma empresa independente com capacidade de montar automóveis, pelo menos sem um investimento avultado.

              Existe uma empresa, a Fabrequipa, que foi contratada para montar os Pandur da General Dynamics, mas aquilo deu barraca, por isso duvido que estejam em condições financeiras e técnicas de se envolverem noutro contrato desse tipo.

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