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Oficina independente especialista em Honda, zona de Lisboa

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    Oficina independente especialista em Honda, zona de Lisboa

    Boas,

    Alguém pode recomendar uma oficina independente especialista em Honda na região de Lisboa?

    É o Jazz de um familiar que está com o motor a hesitar em baixas e acendeu a luz do motor. Não deve ser nada de especial, mas prefiro que seja visto por alguém que conheça a marca. O carro já foi a um mecânico "generalista" e não ficou lá grande coisa.

    Do que pesquisei, encontrei a Ondatec e a Autojulião, mas da primeira não consigo contactar através de nenhum telefone listado na internet (será que ainda está a funcionar), e a última fica um bocado fora de mão.

    Conhecem mais alguém?

    Obrigado desde já!
    Zar

    #2
    cheira-me a EGR... é costume nesses motores

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      #3
      Obrigado pela dica.

      Do que vi muito rapidamente na internet, estava apontar mais para velas e bobines, mas é bom saber outras possibilidades.

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        #4
        Que revelou a leitura electrónica à centralina?

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          #5
          Não sei... pessoalmente ainda não levei o carro a nenhuma oficina, mas sei que, no passado, também já acendeu a luz de motor. Nessa altura o carro foi à oficina mas não sei qual foi o diagnóstico nem o que foi reparado.
          Apesar de estar a usar o carro agora, eu não sou o dono do carro e, tanto quanto me é dado a ver, ele não tem vindo a ser lá muito bem mantido (por exemplo, parece-me que tem água, e não anti-congelante, no circuito de refrigeração). Portanto, à partida até pensaria que fosse algo que se pudesse resolver com uma operação de manutenção habitual (troca de velas, por exemplo).

          Para contar a história toda, o que temos é:
          - Carro com hesitação e má resposta, depois de quente, entre as 1000 e 2000 rpm (a frio não tem problema, possivelmente por ter a mistura mais rica).
          - Por vezes o motor vai abaixo quando se deixa as rotações cair para o relanti.
          - Luz de motor começou a acender intermitentemente desde há 1-2 semanas. Aconteceu algumas vezes depois de passar por algumas descidas porlongadas em que o carro rolou, durante alguns minutos, sem acelerador.
          - Luz de motor permamentemente acesa desde o passado fim-de-semana. A condução não se alterou, nem apareceram mais sintomas.
          - Também estava à espera de ver melhores consumos e performances, mas como não conduzi o carro quando era novo é difícil de dizer.

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            #6
            Vai á NipoTunning,eles são os homens dos Hondas, arranjam isso na boa, já tiveram jazzes com esse problema e resolveram rápido...vê os contactos na net

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              #7
              Um Jazz cá de casa ligou a luz das emissões no quadrante, deve ser a mesma. Levámos à Honda (onde vai habitualmente), devolveram o carro passado 5 minutos e disseram que em princípio estava resolvido, pediram para estarmos atentos para ver se a luz ligava novamente. Já lá vai mais de ano e meio e não voltou a ligar.

              Cuidado que há muitos relatos de trocas de EGR mas parece que as vezes em que realmente é necessário trocar não é assim tão grande quanto parece. Às vezes foge-se da marca por ter receio de ter despesas mais elevadas mas lá poderiam já conhecer o problema e ir directos ao assunto, enquanto numa multi-marcas menos conhecedora do carro em questão podem andar a achar.

              Que tal está a manutenção, nomeadamente as velas e o filtro de combustível? Salvo erro, são ambos trocados aos 120 mil kms, as velas são 8 e não são das mais baratas, e o filtro de gasolina fica dentro do depósito. São trocas que ficam caras e às tantas podem ter sido descuradas. A luz que está acesa é a do motor ou das emissões?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                cheira-me a EGR... é costume nesses motores
                Apesar do relado desse problema ser falado um pouco por todos estes foruns, nunca conheci um jazz com EGR avariada. Esse problema afectou a primeira geração 2002-2003, eu tenho um de 2002 com 220.000 km e ainda não avariou, há uns meses desmontei para limpar e estava tão limpa que nem lhe toquei.

                Originalmente Colocado por Zar Ver Post
                Obrigado pela dica.

                Do que vi muito rapidamente na internet, estava apontar mais para velas e bobines, mas é bom saber outras possibilidades.
                Bem, atrás do monitor é dificil fazer um diagnostico.
                A coisa mais simples é tirar pelo menos uma vela de cada cilindro para ver o estado da mesma, a folga maxima para o jazz é de 1.1mm, novas é de 1,0mm. Arranjas no senhor carro ou num site similar, as velas de origem do jazz (NGK BKR6E-11) a cerca de 2 euros e pouco cada uma, no total o jazz tem 8 e convém ter um extensor de roquete comprido com cardã (facilita) para poder tirar as 4 de trás.

                As bobines do jazz em algumas séries costumam berrar por volta dos 200 e poucos mil km, no forum da concorrência há 2 relatos disso, no meu ainda não tive, o preço varia entre 45€ (online) a 90€ cada uma. Sendo que o carro também leva 8 já é uma despesa considerável, no entanto caso seja esse o problema podes substituir só a avariada, o mais dificil é descobrir qual delas é.

                Para já, e para poder excluir ou não a hipótese de EGR é fazer um diagnóstico eletrónico. Como te disse e visto as velas serem uma pequena despesa face á EGR ou Bobines e certamente não fará mal ao carro levar 4 pares de velas novos, eu trocava-as.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                  Um Jazz cá de casa ligou a luz das emissões no quadrante, deve ser a mesma. Levámos à Honda (onde vai habitualmente), devolveram o carro passado 5 minutos e disseram que em princípio estava resolvido, pediram para estarmos atentos para ver se a luz ligava novamente. Já lá vai mais de ano e meio e não voltou a ligar.

                  Cuidado que há muitos relatos de trocas de EGR mas parece que as vezes em que realmente é necessário trocar não é assim tão grande quanto parece. Às vezes foge-se da marca por ter receio de ter despesas mais elevadas mas lá poderiam já conhecer o problema e ir directos ao assunto, enquanto numa multi-marcas menos conhecedora do carro em questão podem andar a achar.

                  Que tal está a manutenção, nomeadamente as velas e o filtro de combustível? Salvo erro, são ambos trocados aos 120 mil kms, as velas são 8 e não são das mais baratas, e o filtro de gasolina fica dentro do depósito. São trocas que ficam caras e às tantas podem ter sido descuradas. A luz que está acesa é a do motor ou das emissões?
                  Não sei de que ano é o jazz de que ele fala, se for o GD (2002 a 2008) L12Ax ou L13Ax as velas são trocadas a cada 45.000km e o filtro de gasolina todos os 105.000 km.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                    Não sei de que ano é o jazz de que ele fala, se for o GD (2002 a 2008) L12Ax ou L13Ax as velas são trocadas a cada 45.000km e o filtro de gasolina todos os 105.000 km.
                    Eu também falava do GD, estava convencido que ambos eram aos 120 mil kms mas não fui verificar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                      Um Jazz cá de casa ligou a luz das emissões no quadrante, deve ser a mesma. Levámos à Honda (onde vai habitualmente), devolveram o carro passado 5 minutos e disseram que em princípio estava resolvido, pediram para estarmos atentos para ver se a luz ligava novamente. Já lá vai mais de ano e meio e não voltou a ligar.

                      Cuidado que há muitos relatos de trocas de EGR mas parece que as vezes em que realmente é necessário trocar não é assim tão grande quanto parece. Às vezes foge-se da marca por ter receio de ter despesas mais elevadas mas lá poderiam já conhecer o problema e ir directos ao assunto, enquanto numa multi-marcas menos conhecedora do carro em questão podem andar a achar.
                      Daí a vontade de levar o carro a uma oficina que tenha experiência. Se não houver nenhuma independente acho que vou ter mesmo que levá-lo à marca...
                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                      Que tal está a manutenção, nomeadamente as velas e o filtro de combustível? Salvo erro, são ambos trocados aos 120 mil kms, as velas são 8 e não são das mais baratas, e o filtro de gasolina fica dentro do depósito. São trocas que ficam caras e às tantas podem ter sido descuradas. A luz que está acesa é a do motor ou das emissões?
                      A manutenção é a grande incógnita deste carro. Seja como for, parece-me que não tem estado a ser bem mantido.
                      O carro está a nos 115000km e, se o intervalo de troca são os 120000km, não me parece que tenha trocado de velas ainda...
                      A luz que acenteu foi esta:
                      IMG0041A.jpg

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                        #12
                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                        Apesar do relado desse problema ser falado um pouco por todos estes foruns, nunca conheci um jazz com EGR avariada. Esse problema afectou a primeira geração 2002-2003, eu tenho um de 2002 com 220.000 km e ainda não avariou, há uns meses desmontei para limpar e estava tão limpa que nem lhe toquei.



                        Bem, atrás do monitor é dificil fazer um diagnostico.
                        A coisa mais simples é tirar pelo menos uma vela de cada cilindro para ver o estado da mesma, a folga maxima para o jazz é de 1.1mm, novas é de 1,0mm. Arranjas no senhor carro ou num site similar, as velas de origem do jazz (NGK BKR6E-11) a cerca de 2 euros e pouco cada uma, no total o jazz tem 8 e convém ter um extensor de roquete comprido com cardã (facilita) para poder tirar as 4 de trás.

                        As bobines do jazz em algumas séries costumam berrar por volta dos 200 e poucos mil km, no forum da concorrência há 2 relatos disso, no meu ainda não tive, o preço varia entre 45€ (online) a 90€ cada uma. Sendo que o carro também leva 8 já é uma despesa considerável, no entanto caso seja esse o problema podes substituir só a avariada, o mais dificil é descobrir qual delas é.

                        Para já, e para poder excluir ou não a hipótese de EGR é fazer um diagnóstico eletrónico. Como te disse e visto as velas serem uma pequena despesa face á EGR ou Bobines e certamente não fará mal ao carro levar 4 pares de velas novos, eu trocava-as.
                        blakke, obrigado pela ajuda.

                        O carro é de 2003 e tem 115000km.

                        O sistema de diagnóstico do Jazz é OBDII, certo? Para ler os códigos posso ir a uma oficina qualquer que eles são capazes de ler isso.
                        Existe algum código específico que indica se o problema é da EGR?

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                          #13
                          A EGR nesse carro costuma causa hesitações e mesmo soluços, em relação as velas tenho ideia de que nesse modelo não é suposto fazer 120mil kms, isso é no jazz seguinte em que são de iridium, essas são de cobre.

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                            #14
                            Só para fechar a questão, acabei por levar o carro a uma oficina recomendada por um conhecido, essencialmente para lerem os códigos.
                            Aparentemente estava a dar erro de ignição no cilindro nº2, mas eles limparam o corpo do acelerador (disseram que estava muito sujo) e o problema ficou resolvido.
                            (Pelo menos por enquanto... não sei se aquele erro no cilindro 2 não será uma bobine a falhar eventualmente... a ver vamos.)

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