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Berlingo - Tensor da correia auxiliar

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    Berlingo - Tensor da correia auxiliar

    Boas,

    Pus-me a mudar a correia de acessórios da Berlingo.

    Contudo quando fui a montar a correia verifiquei que tinha de aliviar o tensor de ajustamento de modo a que a correia sirva.

    Além da pincelada que foi tirar o tensor sem descer o motor, agora não consigo aliviar o tensor para uma posição mais adequada à nova correia.

    O tensor é o que está na foto, e é o do motor DW8 (motor 1.9 da Cirtoen, peugeot, fiat, etc).

    Ele vai-se ajustando por ele à medida que a correia vai esticando com o tempo e utilização e no final tem de se comprar um novo ?

    Ou existe forma de ajustar aquilo ? Como ?

    É que as imagens de novos à venda nas lojas de peças é na posição em que este que tenho comigo está.

    Obrigado pela ajuda

    citroen tensioner.jpg

    #2
    Boas,

    O tensor apresentado na imagem é automatico ou seja, tensa automaticamente a correia e pelo o que entendo desmontaste a peça inteira sem esta estar inop, certo?...caso esteja errado terás de montar na mesma novo ou velho...

    Volta a montar o tensor e de seguida recolhe o tensor ao maximo (pelo sextavado/parafuso da poly chave 13,16 ou q seja) e faz a travagem do mesmo pelos orificios (ex. com o cu de uma broca de 4mm ou q seja) e então coloca a correia na posição correcta e de seguida destravas o tensor...se reparares tens dois orificios junto da poly e um na base do tensor ATENÇÃO que para recolheres o tensor tem de estar montado senão está sujeito a aleijar-te...só terás de segurar com uma mão a chave que recolhe e com a outra mão colocar o travamento.

    A regra que deves seguir é a do curso do tensor, ao pores a correia e soltando o tensor este terá de ficar +/- pelo meio, isto é, se ficar muito recolhido poderá enventualmente partir a mola tensora, se ficar muito aliviado poderá causar barulhos e inclusive patinar...

    Espero ter ajudado e bom trabalho...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
      Boas,

      O tensor apresentado na imagem é automatico ou seja, tensa automaticamente a correia e pelo o que entendo desmontaste a peça inteira sem esta estar inop, certo?...caso esteja errado terás de montar na mesma novo ou velho...

      Volta a montar o tensor e de seguida recolhe o tensor ao maximo (pelo sextavado/parafuso da poly chave 13,16 ou q seja) e faz a travagem do mesmo pelos orificios (ex. com o cu de uma broca de 4mm ou q seja) e então coloca a correia na posição correcta e de seguida destravas o tensor...se reparares tens dois orificios junto da poly e um na base do tensor ATENÇÃO que para recolheres o tensor tem de estar montado senão está sujeito a aleijar-te...só terás de segurar com uma mão a chave que recolhe e com a outra mão colocar o travamento.

      A regra que deves seguir é a do curso do tensor, ao pores a correia e soltando o tensor este terá de ficar +/- pelo meio, isto é, se ficar muito recolhido poderá enventualmente partir a mola tensora, se ficar muito aliviado poderá causar barulhos e inclusive patinar...

      Espero ter ajudado e bom trabalho...
      É isto. Pode fechar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        É isto. Pode fechar
        Ficaste safo? Deu para entender a explicação? Se é que era esta a explicação para o teu problema...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rambado Ver Post
          Boas,

          O tensor apresentado na imagem é automatico ou seja, tensa automaticamente a correia e pelo o que entendo desmontaste a peça inteira sem esta estar inop, certo?...caso esteja errado terás de montar na mesma novo ou velho...

          Volta a montar o tensor e de seguida recolhe o tensor ao maximo (pelo sextavado/parafuso da poly chave 13,16 ou q seja) e faz a travagem do mesmo pelos orificios (ex. com o cu de uma broca de 4mm ou q seja) e então coloca a correia na posição correcta e de seguida destravas o tensor...se reparares tens dois orificios junto da poly e um na base do tensor ATENÇÃO que para recolheres o tensor tem de estar montado senão está sujeito a aleijar-te...só terás de segurar com uma mão a chave que recolhe e com a outra mão colocar o travamento.

          A regra que deves seguir é a do curso do tensor, ao pores a correia e soltando o tensor este terá de ficar +/- pelo meio, isto é, se ficar muito recolhido poderá enventualmente partir a mola tensora, se ficar muito aliviado poderá causar barulhos e inclusive patinar...

          Espero ter ajudado e bom trabalho...

          Peço desculpa por só agora aqui vir.
          Isto sem ver como se faz é muito simples de explicar mas dificil de fazer
          Pedi a alguém que me explicasse como funcionava o tensor. Mostrou-me. Com o tensor no motor e de cá do lado de cima no capot, é puxar o tensor no sentido da traseira do carro. Convém ter um extensor na chave pois aquilo faz muita força (ou eu sou fraco)....

          Posso dizer agora que mudar esta correia demora.....10 minutos para um inexperiente que o faça pela 2ª vez.
          Pena é o espaço para meter a chave para forçar o tensor, aquilo tem de ser uma chave mesmo estreita.

          Agradecido pela ajuda.

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