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Teste diagnóstico de Oficina - Pagar ou não

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    Teste diagnóstico de Oficina - Pagar ou não

    Ora viva,

    Venho abrir este tópico, pois passei agora na oficina onde estive o meu carro a arranjar, de modo a ir buscar uma 2ª factura de outro arranjo, e ao verificar a factura vi que está aqui uma aba que diz "teste diagnóstico - 30€". Qaundo paguei a 1ª factura não vinha lá nada disto.
    Não pelo valor, mas pelo descaramento disto, que eu a meu ver não tenho de pagar, gostava de saber qual a vossa opinião.
    O carro foi deixado na oficina com o intuito de arranjar uma avaria. Avaria essa que nem veio devidamente arranjada, mas isso é outra história.
    O mecânico utilizou a máquina diagnóstico, de modo a auxiliá-lo a ELE a encontrar a avaria. O mecânico deveria estar devidamente certificado a ver de onde era o problema, se não viu, e utilizou a máquina, eu é que tenho de pagar isso?

    Não me tinha acontecido uma destas, já pedi testes diagnósticos a meu pedido, que paguei de modo a ver onde era o problema. Agora assim, visto que avancei com a obra, tive de pagar MO, peças, etc, ainda me vem chular um teste que tem em vista auxiliar o mecânico?
    Não sei se é uma prática normal ou não, mas fiquei surpreso.

    #2
    Parece-me correto que se para identificar/reparar uma avaria foi utilizada uma máquina de teste cujo preço de utilização isolada se encontra afixado na oficina esse serviço deva ser debitado.
    Mas podiam ter sido mais inteligentes e cobrar mais uma hora de mão de obra.....e estava tudo bem.....

    Comentário


      #3
      Eu não concordo com esse pagamento. Os "truques" que eles usam para encontrarem os problemas, é lá com eles e eu não tenho de pagar por isso. Esse custo nunca deveria ser imputado de forma directa, a meu ver.

      Uma coisa é ires lá fazer o diagnóstico e previamente acordarem o valor do mesmo. Outra, é pores lá um carro a arranjar e teres de pagar pelo diagnóstico que eles querem/necessitam.

      Neste caso, não acho que seja uma exorbitância ao ponto de me chatear. Dizia ao homem que não concordava com a imputação desse custo, pagava, e nunca mais lá voltava.
      Editado pela última vez por marelo; 12 June 2015, 16:43.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por combozip Ver Post
        Parece-me correto que se para identificar/reparar uma avaria foi utilizada uma máquina de teste cujo preço de utilização isolada se encontra afixado na oficina esse serviço deva ser debitado.
        Mas podiam ter sido mais inteligentes e cobrar mais uma hora de mão de obra.....e estava tudo bem.....
        Isso não podiam fazer, que eu fiquei quase sempre ao pé do carro quando eles mexeram nele.

        Eu não acho correto. A máquina tem o intuito de ajudar o mecânico a identificar o problema para o qual eu deixei o carro para ordem de reparação. Se o mecânico terá de ter o auxílio da máquina, eu é que tenho de pagar isso? Porquê, se a máquina o auxilia a ele? Para além de que mesmo depois de mexer na máquina, e trocar as coisas o carro continua a não estar a 100%.
        Se eu estiver no escritório e um cliente me ligar a pedir um reportório para o qual eu esteja qualificado a fazer, e que possa cobrar por isso, caso eu não saiba fazer e tenha de ir a algum gabinete ou conhecido pedir ajuda (gratuita, tal como o teste é gratuito), não vou cobrar isso ao meu cliente. Desempenho o meu trabalho, e cobro o meu trabalho. Não cobro os auxilios que tenho. Aliás, isso não é cobrar, para mim é roubar!

        30€ é algo insignificante, mas é dinheiro que dava para jantar fora e ir beber uns copos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
          Eu não concordo com esse pagamento. Os "truques" que eles usam para encontrarem os problemas, é lá com eles e eu não tenho de pagar por isso. Esse custo nunca deveria ser imputado de forma directa, a meu ver.

          Uma coisa é ires lá fazer o diagnóstico e previamente acordarem o valor do mesmo. Outra, é pores lá um carro a arranjar e teres de pagar pelo diagnóstico que eles querem/necessitam.

          Neste caso, não acho que seja uma exorbitância ao ponto de me chatear. Dizia ao homem que não concordava com a imputação desse custo, pagava, e nunca mais lá voltava.
          Ora exactamente o meu pensamento.

          Já fiz um teste, a meu pedido, que paguei obviamente com a maior disponibilidade. Agora neste caso, não pedi nada, pedi para arranjarem uma avaria, se necessitaram de fazer o teste para a identificar, não tenho nada a ver com isso.

          Eu não me vou chatear, simplesmente ganhou 30€ mas perdeu um cliente. Aliás, perdeu mais, pois até lhe tinha dado uns contactos que depois disto certamente também terão receio de ser enganados e não voltarão lá.

          Comentário


            #6
            Avantgarde, estou inteiramente de acordo contigo, esse valor é um exemplo triste da criatividade de alguns mecânicos para roubar clientes. A verdade é que, no meio de 100, há 20 que reparam e reclamam e os outros 80 pagam. Eu pediria esclarecimentos, cobrarem-me valores por usarem instrumentos de diagnostico é mesmo idiótico e ofensivo!

            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
            Neste caso, não acho que seja uma exorbitância ao ponto de me chatear. Dizia ao homem que não concordava com a imputação desse custo, pagava, e nunca mais lá voltava.
            30€ não é uma exorbitância por uma simples utilização de um instrumento (que supostamente faz parte do trabalho já cobrado na mão de obra)?

            Comentário


              #7
              Isso não faz sentido nenhum porque nesse caso também deviam ter cobrado a utilização de uma chave de fendas, uma chave de bocas número 14, 2 chaves Philips, etc., o que é ridículo. São ferramentas de trabalho.

              Agora, se for apenas para efectuar o diagnóstico é um serviço específico e deve ser cobrado mas numa reparação cobrar pelos meios utilizados a nível de ferramentas..................

              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                Está boa, só falta cobrarem o uso das chaves, dos alicates, etc...

                Cada vez quero estar mais longe desses 'mecânicos'.

                ciber007 - o teus post ainda não tinha aparecido quando fiz o meu.
                Editado pela última vez por TommyTosser; 12 June 2015, 17:06.

                Comentário


                  #9
                  Se o serviço pedido pelo cliente fosse apenas um diagnostico eletronico faria sentido cobrar os 30 euros, sendo que estes incluiriam o tempo de mão de obra e o uso do equipamento.

                  Para detectar uma avaria a máquina de diagnostico torna-se como outra ferramenta qualquer, sendo a meu ver injusto cobrar um diagnóstico á parte.
                  Não faz sentido ir a uma casa de pneus reparar um furo e cobrarem o uso do compressor para o encher.

                  Comentário


                    #10
                    Nao consegui perceber o problema.

                    Foste buscar uma segunda factura... do mesmo problema? Se for do mesmo problema, a segunda tinha teste de diagnostico e a primeira nao?

                    As facturas tem de ser sempre iguais, e se nao forem, o consumidor nao pode pagar algo que seja a acrescentado a mais à factura.

                    Se foi um segundo arranjo, e te cobraram um teste de diagnostico que das outras vezes nao cobraram:

                    - Ver se o preço do diagnostico esta na tabela de preços.
                    - Se tiver, nao ha muito a fazeres.
                    - Se nao tiver, nao tens de pagar, logico.

                    Se nao ha tabela de preços... nao metas se quer la mais o carro.

                    O teste de diagnostico, é dado como cortesia quando ha arranjo na oficina, mas nada impede que se o preço tiver afixado a cobrança do mesmo, para alem do uso da maquina que tem custos (de compra, actualizaçoes sao pagas em muitas delas...) para alem da mao-de-obra que o mecanico despende no diagnostico.

                    Falaram das chaves de fendas, o preço a mao-de-obra, ja cobre o uso da ferramenta e o seu desgaste, é com esse dinheiro que se compra novas ferramentas.

                    Comentário


                      #11
                      E a maquina também já esta igualmente incluida nesse cálculo.

                      Pessoalmente acho ridiculo e ate mesmo estúpido cobrar por algo assim mas o seu negocio cada um faz como quer. Não se pode é queixar mais tarde depois de "morder" desta forma os seus clientes.

                      Comentário


                        #12
                        [QUOTE=Avantgarde220;1Aliás, isso não é cobrar, para mim é roubar!

                        30€ é algo insignificante, mas é dinheiro que dava para jantar fora e ir beber uns copos.[/QUOTE]

                        pois, para outros dá para pagar a conta da água do mês ou então do gás. ou 2 semanas de gasóleo, por exemplo.

                        se não viste na altura não vale a pena agora estares a chatear-te com isso, deveria ter sido visto na altura. daí cada vez mais ser mais normal confirmar antes ou logo após o pagamento. é tipo continente: tens que verificar bem o talão à saída, muitas das vezes está lá o preço total e não da promoção. a mim aconteceu-me com as maçãs na semana passada. foram 20 ou 30 cênt e estava lá ao lado, apetecia-me reclamar, mas parecia mal. a ti sempre eram 30€...

                        Comentário


                          #13
                          Está algum mal ou não conseguir perceber. Uma 2ª. via de fatura não é igual a original?

                          Já viu no portal e-fatura essa fatura? Se não for igual a 2ª. via, isso é crime fiscal, é muito grave.

                          Comentário


                            #14
                            Cobrarem a utilização de uma máquina de diagnostico é um escândalo, aqui há muitos anos o que me vinham cobrar a mais era o material de limpeza de mãos, sim, que eles eram mecânicos mas não eram badalhocos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
                              Isso não podiam fazer, que eu fiquei quase sempre ao pé do carro quando eles mexeram nele.

                              Eu não acho correto. A máquina tem o intuito de ajudar o mecânico a identificar o problema para o qual eu deixei o carro para ordem de reparação. Se o mecânico terá de ter o auxílio da máquina, eu é que tenho de pagar isso? Porquê, se a máquina o auxilia a ele? Para além de que mesmo depois de mexer na máquina, e trocar as coisas o carro continua a não estar a 100%.
                              Se eu estiver no escritório e um cliente me ligar a pedir um reportório para o qual eu esteja qualificado a fazer, e que possa cobrar por isso, caso eu não saiba fazer e tenha de ir a algum gabinete ou conhecido pedir ajuda (gratuita, tal como o teste é gratuito), não vou cobrar isso ao meu cliente. Desempenho o meu trabalho, e cobro o meu trabalho. Não cobro os auxilios que tenho. Aliás, isso não é cobrar, para mim é roubar!

                              30€ é algo insignificante, mas é dinheiro que dava para jantar fora e ir beber uns copos.
                              Vê por outro ponto de vista... Se ele não tivesse máquina teria que estar 4 horas à procura da avaria.
                              As máquinas de diagnóstico são um investimento para as oficinas, portanto o trabalho delas tem que ser cobrado.

                              Comentário


                                #16
                                Mas são compradas para benefício da oficina.

                                Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                  Vê por outro ponto de vista... Se ele não tivesse máquina teria que estar 4 horas à procura da avaria.
                                  As máquinas de diagnóstico são um investimento para as oficinas, portanto o trabalho delas tem que ser cobrado.
                                  Não compreendo a insistência nesse lógica.

                                  Só mesmo por pura teimosia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Não compreendo a insistência nesse lógica.

                                    Só mesmo por pura teimosia.
                                    Das duas, uma: ou tens um mecânico 4 horas à volta da avaria para a descobrir e pagas a respetiva M.O., ou investes numa máquina de diagnóstico (5000 € ) e tens que a amortizar ao longo do tempo. Uma é lógica, a outra nos tempos atuais, não tem lógica nenhuma.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ovelha Ver Post
                                      Mas são compradas para benefício da oficina.

                                      Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
                                      E porque não do cliente, também?
                                      Preferes pagar 60 euros para te descobrirem a avaria, ou 30 para teres um relatório completo e exato?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso nunca tinha pensado muito nesta questão mas vendo bem, de facto é uma ferramenta como outra qualquer da oficina. Podem é alegar que apagaram outros erros e afins que em nada tinham a ver com a reparação.

                                        Uma maquineta dessas hoje em dia é baratissima só que muitas oficinas compra o que o fulano que lá vai vender material lhes impinge, que por norma é caríssimo. Ok, tem por norma um suporte melhor mas a diferença de preço é substancial.

                                        Já por duas ou vezes que precisei de ler os erros no meu carro e na altura corri não sei quantas oficinas e nenhuma conseguia entrar na centralina. Inclusive uma disse que não dava mas que ia tentar directamente, bla bla.. fosse o que isso fosse. No fim disse-me "ah isto não tem erros".

                                        Depois experimentei com a maquineta de um amigo meu que é dessas que custam uns 100/200€ (no eBay até são mais baratas) e leu aquilo na perfeição e tinha erros

                                        Comentário


                                          #21
                                          A amortização dos equipamentos está incluída no valor da mão de obra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                            A amortização dos equipamentos está incluída no valor da mão de obra.
                                            OK! Então pagas mais 30 € na mão de obra!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O cobrarem a ligação à máquina de diagnóstico é muito comum, mesmo dentro das oficinas das marcas.
                                              Como foi dito, se andassem a descobrir o problema sem o diagnóstico auxiliar da máquina, poderia ser bem mais caro em mão-de-obra facturada (e por vezes ainda o é, porque as máquinas não dizem tudo e quem está a operá-las nem sempre as entende bem).

                                              Por outro lado, as máquinas têm um custo (bastante elevado nas melhores, mais os updates necessários).

                                              Claro que se no final ligam o carro à máquina, não resolvem o problema e ainda querem cobrar, a história já muda de figura. Estou com uma situação dessas em mãos, e o não pagamento de ligarem o carro à máquina vai ser o menor do problema da oficina...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                E porque não do cliente, também?
                                                Preferes pagar 60 euros para te descobrirem a avaria, ou 30 para teres um relatório completo e exato?
                                                Normalmente, um biscateiro, cobra menos mdo para um serviço, precisamente porque nao tem algumas ferramentas especificas, um estabelecimento com boas condições, etc.
                                                isto acontece em muitas áreas, nao apenas na reparação auto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  OK! Então pagas mais 30 € na mão de obra!
                                                  Valor unitário!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    O cobrarem a ligação à máquina de diagnóstico é muito comum, mesmo dentro das oficinas das marcas.
                                                    Como foi dito, se andassem a descobrir o problema sem o diagnóstico auxiliar da máquina, poderia ser bem mais caro em mão-de-obra facturada (e por vezes ainda o é, porque as máquinas não dizem tudo e quem está a operá-las nem sempre as entende bem).

                                                    Por outro lado, as máquinas têm um custo (bastante elevado nas melhores, mais os updates necessários).

                                                    Claro que se no final ligam o carro à máquina, não resolvem o problema e ainda querem cobrar, a história já muda de figura. Estou com uma situação dessas em mãos, e o não pagamento de ligarem o carro à máquina vai ser o menor do problema da oficina...
                                                    A mim nuca cobraram por um diagnostico, nem na vw, nem na Nissan!
                                                    Eles cobram, se a reparação nao for lá efectuada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                      Normalmente, um biscateiro, cobra menos mdo para um serviço, precisamente porque nao tem algumas ferramentas especificas, um estabelecimento com boas condições, etc.
                                                      isto acontece em muitas áreas, nao apenas na reparação auto.
                                                      Pois já estás a chegar ao ponto certo. O biscateiro que não faz investimentos, não calcula amortizações e cobra mão de obra barata.
                                                      E uma oficina decente que compra equipamentos caros, define amortizações e faz-se cobrar por esse serviço.

                                                      Agora preferes pagar 30 € ao biscateiro para descobrir uma avaria e estar 3 horas à sua procura, ou 30 € ao profissional para em 5 minutos te apresentar um diagnóstico?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                        Valor unitário!
                                                        Seja onde e como for. De uma forma ou outra (a que referes) pagas sempre mais pela utilização da máquina.
                                                        Eu só estou a referir os 30 € porque foi o que o user pagou.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          A mim nuca cobraram por um diagnostico, nem na vw, nem na Nissan!
                                                          Eles cobram, se a reparação nao for lá efectuada.
                                                          Pois... Estás a ser vitima do teu próprio "esquema". Então não foste tu que disseste que os equipamentos eram amortizados na M.O.?
                                                          Então o mais provável é eles pensarem como tu, e meterem um extra na M.O. E depois tu ficas todo contente e até vens para aqui demonstrar o contentamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                            Pois... Estás a ser vitima do teu próprio "esquema". Então não foste tu que disseste que os equipamentos eram amortizados na M.O.?
                                                            Então o mais provável é eles pensarem como tu, e meterem um extra na M.O. E depois tu ficas todo contente e até vens para aqui demonstrar o contentamento.
                                                            Nao é um esquema, é assim que deve ser feito!
                                                            30€, são 2 horas de mdo da oficina que levo os meus carros. Na revisão, para além das peças, são cobradas, no máximo, 3h.
                                                            a máquina de diagnostico é sempre utilizada!

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