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Velas/Bobine Clio 2 de 2001

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    Velas/Bobine Clio 2 de 2001

    Viva,

    Ontem peguei no carro e senti-o diferente tremia quando parado, como se estive-se a cuspir.. em baixas rotações ta fraco e em altas treme bastante :/
    Pelo que me parece, e não sei muito de mecânica, ser ou das velas ou da bobine... com menos 1 cilindro a funcionar e dai todo o desconforto na condução..

    A minha pergunta é por quanto é que fica? Fui na midas hoje e segunda fazem me o diagnostico, mas perguntei assim por alto quanto ficava, caso fosse das velas e/ou bobine, e disse me 300€ e caso fosse da borboleta (não faço a mínima o que seja) por 600€

    A minha pergunta é isto está dentro do preço? É assim tão "difícil" mudar as velas e ou bobine eu mesmo?
    Já agora é melhor não andar totalmente com o carro ou para ir ao trabalho +/- 5km a 70km não existe problema?

    Desde ja obrigado malta ;)

    #2
    Substituir as velas por 300 euros? Fod*-se!
    Um jogo de velas pr esse carro deve custar 20 euros

    A bobine de ignição deve andar entre os 40 a 70 euros, e nas velas troca-se sempre o jogo completo.

    Começa por trocar as velas, é o mais simples isso pode apenas ser desgaste das velas. Sabes quando foi a ultima troca?
    Editado pela última vez por blakke; 13 June 2015, 19:46.

    Comentário


      #3
      Bem que parecia que não estava a ser "mao de faca"
      Pois, eu não sei praticamente nada sobre o histórico do carro.. ele vai com 150mil e so sei mesmo o histórico dos filtros, óleos e correia de distribuição

      Até que preço é compreensível pagar para eles trocarem? (eles segunda ligam a dizer preços concretos)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
        Bem que parecia que não estava a ser "mao de faca"
        Pois, eu não sei praticamente nada sobre o histórico do carro.. ele vai com 150mil e so sei mesmo o histórico dos filtros, óleos e correia de distribuição

        Até que preço é compreensível pagar para eles trocarem? (eles segunda ligam a dizer preços concretos)
        De que motorização estamos a falar concretamente? 1.2 60cv?

        Bem, como estou fora do país ha uns anos não tenho bem a noção do preço médio da hora de mão de obra ai, mas vamos supor 30eur/hora para a motorização que referi.

        A bobine de ignição BOSCH:
        http://www.mister-auto.com/bobine-d-...0!ZS0!221.html
        50 euros, tens também a opção da marca "BOLK" que não conheço nem sei qual a qualidade, por 35 euros. Assim como outras mais caras mas diria que com a BOSCH ficas bem servido.

        E para combinar um jogo de velas também BOSCH a cerca de 3€ cada uma x4 perfaz o total de 12 euros.
        http://www.mister-auto.com/bougie-al...2!235!666.html

        Juntando um diagnóstico eletrónico, que também rondará os 20 ou 30 euros...

        E diria que 1 ou 1:30 horas de mão de obra são mais do que suficientes para isto.

        Parece-me razoável á volta de 100 e poucos euros por este serviço (estando a falar de uma oficina), feito home made seria pelo preço das peças.
        Editado pela última vez por blakke; 13 June 2015, 20:00.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
          Viva,

          Ontem peguei no carro e senti-o diferente tremia quando parado, como se estive-se a cuspir.. em baixas rotações ta fraco e em altas treme bastante :/
          Pelo que me parece, e não sei muito de mecânica, ser ou das velas ou da bobine... com menos 1 cilindro a funcionar e dai todo o desconforto na condução..

          A minha pergunta é por quanto é que fica? Fui na midas hoje e segunda fazem me o diagnostico, mas perguntei assim por alto quanto ficava, caso fosse das velas e/ou bobine, e disse me 300€ e caso fosse da borboleta (não faço a mínima o que seja) por 600€

          A minha pergunta é isto está dentro do preço? É assim tão "difícil" mudar as velas e ou bobine eu mesmo?
          Já agora é melhor não andar totalmente com o carro ou para ir ao trabalho +/- 5km a 70km não existe problema?

          Desde ja obrigado malta ;)
          Problema comum no motor de 60 ou mais comum no de 75CV. Bobine é 30~50€ e 4 velas NGK é ~20€. É fácil fazer a operação em casa e há N vídeos disso no Youtube. Convém saber qual é a bobine/vela/cabo(60cv) para um diagnóstico correcto.

          Comentário


            #6
            Renault clio 1.2 16V privilège com 75cv de 5 portas do ano 2001

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              #7
              Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
              Renault clio 1.2 16V privilège com 75cv de 5 portas do ano 2001
              Sendo assim o orçamento também não difere muito do que disse acima. Dá para teres uma ideia.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
                Renault clio 1.2 16V privilège com 75cv de 5 portas do ano 2001
                4 velas Bosch:
                http://www.autopartslogistic.com/ind...id=28766&ref=#

                Montas se necessário. Tiras as velhas e vês.

                A bobine(mais provável:
                49€
                http://www.autopartslogistic.com/ind...id=28766&ref=#

                A foto não é a correcta que está no site. É uma coisa destas:

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                  #9
                  Realmente fica bem barato o matéria... e pelo que tenho visto, teoricamente, não parece uma operação de troca muito complicada, claro que não sabendo é capaz de demorar mais que o habitual mas sempre se fica aprender alguma coisa
                  A ver vamos o que dizem na segunda, a ver se faço isso aqui por casa ou digo a eles para fazerem.. se ficar mais que 120, ou mais qualquer coisa... compensa mais fazer aqui em casa :/

                  Em viagens pequenas 5-8kms ainda posso andar, ou melhor evitar mesmo andar com o carro?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
                    Realmente fica bem barato o matéria... e pelo que tenho visto, teoricamente, não parece uma operação de troca muito complicada, claro que não sabendo é capaz de demorar mais que o habitual mas sempre se fica aprender alguma coisa
                    A ver vamos o que dizem na segunda, a ver se faço isso aqui por casa ou digo a eles para fazerem.. se ficar mais que 120, ou mais qualquer coisa... compensa mais fazer aqui em casa :/

                    Em viagens pequenas 5-8kms ainda posso andar, ou melhor evitar mesmo andar com o carro?
                    Se o caso já está assim tão mau como pareces descrever, desde que tenhas sempre um telemóvel com saldo, bateria e o seguro do carro em dia, não há problema

                    Comentário


                      #11
                      Fiquei motivado agora

                      Logo que tiver novidades digo, assim mais tarde pode ajudar alguém ao ler o tópico ;)
                      Editado pela última vez por fabioteixeira; 13 June 2015, 22:32.

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                        #12
                        Essa midas pinta os carros com folha de ouro?

                        É que estamos a falar de um simples clio de 2001 com o 1.2....nao de um V8.

                        que abuso de preço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fabioteixeira Ver Post
                          Realmente fica bem barato o matéria... e pelo que tenho visto, teoricamente, não parece uma operação de troca muito complicada, claro que não sabendo é capaz de demorar mais que o habitual mas sempre se fica aprender alguma coisa
                          A ver vamos o que dizem na segunda, a ver se faço isso aqui por casa ou digo a eles para fazerem.. se ficar mais que 120, ou mais qualquer coisa... compensa mais fazer aqui em casa :/

                          Em viagens pequenas 5-8kms ainda posso andar, ou melhor evitar mesmo andar com o carro?
                          Atenção ao mudar das velas

                          Antes de desenroscar a vela tens que assoprar com um compressor para tirar pó e areia que esteja à volta da vela. Caso não faças isso esse lixo cai para dentro do cilindro e depois entras em despesas pesadas.

                          Não deixar a vela nova cair livremente pelo buraco senão pode danificar a ponta da vela ao cair.

                          De preferência apertar com chave dinanométrica com o aperto recomendado. Caso não tenhas chave dessas então ir apertando só com a força dos dedos (enquanto ela enrosca livremente) e depois é que se dá um jeitinho com a chave rodando um quarto de volta a meia volta (as velas da NGK costuma ter desenhos a informar isso). Isso serve se a vela tiver anilha. Caso seja cónica então é menos aperto.

                          Os cuidados principais são não deixar cair lixo para dentro do cilindro e não rebentar com a rosca por ter apertado demais.

                          Se tens 1 cilindro que não está a funcionar então ele não deve estar a queimar gasolina. Se a gasolina não é queimada então vai para o escape/catalisador e vai-te rebentar com o catalisador (que é uma peça bastante cara) porque vai incendiar-se lá dentro.

                          Sendo assim não é nada boa ideia andar a circular com o carro. Ou seja, o melhor é evitar mesmo andar com o carro.

                          Atenção a esses pormenores e boa sorte com a resolução do problema.

                          Mais um pormenor muito importante: antes de tirar as velas o motor deve estar completamente frio (e quando as fores meter tb deverá estar completamente frio mas se já tiraste as velas não o consegues meter a trabalhar para aquecer)
                          Editado pela última vez por RickyP; 14 June 2015, 01:21.

                          Comentário


                            #14
                            Viva,

                            Fui agora ao carro e tava a tentar identificar a vela que estava a dar problemas... e fui tirando uma a vez(o cabo)... e o carro ficava pior com cada uma que tirava :/
                            Isto é normal? ela funciona mal mas funciona? é porque o carro quase morre e abana todo com menos uma..

                            Comentário


                              #15
                              Sim é normal ficar pior se tiras um cabo. Para além disso, falta testar se a bobine está a enviar sinal pelo cabo pelo que esse teste é incompleto.

                              Comentário


                                #16
                                Como é que consigo testar, assim sem qualquer maquina ? :\

                                Comentário


                                  #17
                                  Se não tens conhecimentos básicos, não recomendo fazeres.

                                  Podes experimentar com outra vela compativel ao ligar cabo a cabo. Ou seja, tiras um cabo e ligas uma vela compatível (não tiras as que tens no motor) e encostas a vela ao bloco do motor. Com a ajuda de alguém para dar à chave, espreitas se a vela produz faísca. Um exemplo:



                                  Em vez de ter alguém a dar à chave, usei um programa para ligar a bobine.

                                  Não toques no carro nesta altura. Trabalha em segurança.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Levei agora a norauto, lembrei me que eles trabalhavam ao domingo (lol so agora que me lembrei xD)
                                    E eles confirmaram.. bobine

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bobine é um problema muito comum nestes motores.

                                      Agora é assim: podes substituir só uma (~70 euros + mão-de-obra), ou as quatro.
                                      - Se substituíres só uma, o problema vai aparecer noutra mais cedo ou mais tarde.
                                      - Se substituíres todas, podes meter bobinas de nova geração, que já não têm o problema de pifar tão frequentemente.

                                      Se optares por todas, certifica-te que eles te vendem as de 2008 em diante... se não voltas à oficina mais cedo ou mais tarde, pelo mesmo motivo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Viva,

                                        Já tenho o carro a funcionar normalmente
                                        Fui a norauto no domingo, diagnosticaram 1 vela e a bobine (basicamente fez o que eu fiz, com o carro ligado foi tirando os cabos) isto em 40 minutos a espera e 5 min, se tanto, de diagnostico. Ainda não satisfeito com os diagnósticos que me tinham feito fui a uma oficina de rua, conhecido de um amigo, e não é que tive de ir a um oficina pequena para me ligarem a maquina dos erros
                                        Não que a maquina seja o salvador da pátria, mas não devia ser a primeira ferramenta a usar?! Oo

                                        Testou as 4 velas e a bobine, resultado apenas a bobine estava danificada, quanto as velas fiquei a saber que são recentes (segundo o mecanico: "são das boas" )
                                        Um segundo erro era a borboleta que segundo ele estava muito suja em algumas partes bastante mau mesmo... e ele ta teve a limpar aquilo e foi se os erros todos ^^
                                        Deu também o erro do airbag, mas é normal porque aqueles fios debaixo do banco é uma coisa sensível de mais --' ele tbm disse que facilmente cortava e soldava aquilo, mas basta eu dar um toque e aquilo funcionar... por isso não mandei ainda reparar..)

                                        Resumindo foi dificil encontrar um serviço qualidade/preço

                                        Aqui ficam os orçamentos:
                                        Midas: 300€ bobine e velas
                                        Norauto: 160€ bobine e velas
                                        Oficina normal: 125€ bobine e limpeza da borboleta (66€+iva e 2 horas de trabalho + arredondamento/desconto)

                                        Obrigado a todos malta ;)

                                        Comentário

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